Skip to content

Os pacientes perguntam e nós respondemos tudo sobre as leucemias

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Existem quatro tipos de leucemia, cada um com suas especificidades. Mas não são tão simples de entender. Veja nesta matéria as principais dúvidas e respostas sobre este câncer


Receber o diagnóstico de uma leucemia pode causar um certo choque para o paciente. São muitos conceitos, medicamentos e coisas novas para entender. E isso tudo pode acabar sendo muito confuso.

É importante conversar com o médico para tentar tirar a maioria das dúvidas. Mas é normal que acabe ficando algumas perguntas após a consulta. Por isso, separamos as principais dúvidas dos pacientes e agora iremos respondê-las!

Vamos começar pela leucemia linfóide crônica (LLC)!

Watch and Wait. O que significa isso?

Um dos conceitos que geram mais dúvida nos pacientes da LLC é o “watch and wait”, traduzindo do inglês para o português, “observar e aguardar”.

A confusão ocorre, pois, após o paciente receber o diagnóstico, na maioria dos casos, é indicado que ele não dê início a nenhum tratamento. “Como assim eu tenho uma leucemia e não vou tratá-la imediatamente?”, muitos pacientes pensam. Mas é isso mesmo, nesse estágio inicial só é necessário o acompanhamento da evolução da doença.

O Dr. Celso Massumoto, hematologista, coordenador da unidade de Transplantes de Medula Óssea do Hospital Nove de Julho e membro do Comitê Médico da Abrale, explica que os especialistas optam por esse caminho pois a LLC não avança rapidamente.

principais dúvidas; leucemia; watch and wait“A maioria dos pacientes tem uma evolução muito lenta. Isso significa que para se desenvolver, a doença leva mais de dez anos”, explica ele.

É importante ressaltar que isso não significa que o paciente será abandonado pelo seu médico. Muito pelo contrário! O paciente deve se consultar e realizar os exames uma vez por ano, pelo menos. Por meio desses exames, o médico avaliará a evolução dos sinais que o paciente apresenta para decidir se chegou a hora de iniciar o uso dos medicamentos.

“Nós analisamos se o paciente apresenta perda de peso, febre ou aumento da taxa de duplicação dos linfócitos em menos de um ano. Por exemplo, se o indivíduo tem 6 mil linfócitos no sangue e um ano depois ele tiver 12 mil, significa que duplicou em um ano. Então, nesse caso, ele deveria iniciar o tratamento”, diz o Dr. Massumoto.

Devido a essa evolução mais lenta, o diagnóstico precoce não tem tanta importância quanto nos outros casos. Normalmente, a LLC é descoberta pelo hemograma realizado durante o check up anual. Ou ainda acontece muito de o paciente estar investigando outro problema de saúde e acabar encontrando a leucemia.

principais dúvidas; leucemia; tmoOs pacientes de LLC precisam fazer transplante de medula óssea (TMO)?

Hoje em dia são poucos os pacientes que são submetidos a um TMO. Isso acontece porque a medicina dispõe de muitas drogas de última geração, aumentando as taxas de resposta ao tratamento.

“Então é muito provável que o transplante vá ser indicado apenas para aqueles pacientes considerados de altíssimo risco”, diz o hematologista.

Próximo passo – Leucemia mieloide crônica (LMC)

LMC é câncer? E quais os tratamentos?

Antes de mais nada, é importante destacar que a LMC é sim um câncer. Alguns médicos optam por utilizar o termo “neoplasia hematológica” pois a palavra “câncer” tem um impacto negativo muito grande. Mas sim, ela é um câncer do sangue.

Dito isso, vamos seguir aos tratamentos.

Atualmente, são utilizados três inibidores de tirosina quinase para o tratamento da LMC. O de primeira geração, que é o mesilato de imatinibe, os de segunda geração, dasatinibe e nilotinibe, e os de terceira geração.

“Na verdade, não significa que são primeira e segunda opção. No tratamento inicial, para a maioria dos pacientes, é dado o imatinibe. Para alguns pacientes que não obtém uma resposta citogenética adequada, nós podemos iniciar o tratamento com os inibidores de segunda geração”, explica o Dr. Massumoto.

Alguns pacientes já estão sendo tratados inicialmente com os inibidores de segunda geração. E, de acordo com os resultados obtidos até agora, a resposta molecular profunda é maior neste grupo.

O Dr. Massumoto pondera que “no futuro seja muito provável uma mudança no tratamento, utilizando os inibidores de segunda geração no início do tratamento. Mas, por enquanto, nós não fazemos isso”.

Caso o paciente não apresente a resposta esperada mesmo depois de tomar os três inibidores, ele é indicado para a realização de um transplante alogênico de medula óssea. Nesse caso, é preferível que o doador seja algum membro da família ou não aparentado com compatibilidade HLA 9 de 10 ou 10 de 10.

O que é o PCR e para que ele serve?principais dúvidas; leucemia; pcr

O PCR (do inglês polimerase chain reaction) é um exame realizado tanto para diagnosticar a LMC, quanto para identificar o estadiamento da leucemia.

É um exame de sangue no qual se realiza a duplicação do DNA do paciente para procurar uma mutação genética chamada BCR-ABL, do cromossomo de Philadelfia. O resultado desse exame indicará o grau de resposta da doença. Sendo que 1 é o grau mais grave e o 4, considerado resposta molecular profunda, é a estabilização da leucemia- ou seja, a doença está controlada e não está mais ativa.

Durante o tratamento da LMC, é preciso realizar os exames a cada 3 meses, para avaliar a resposta molecular. O Dr. Massumoto afirma que “caso o indivíduo não obtenha resposta molecular 4 em um ano, é preciso mudar de tratamento”.

principais dúvidas; leucemia; inibidoresEu posso parar de tomar o inibidor?

Existem estudos clínicos para a descontinuação dos inibidores após, pelo menos, três anos de tratamento e resposta molecular nível 4. “Se o paciente perde a resposta acima de 4 e passa para 3, já significa que não está mais apresentando bons resultados. Com isso, deve retomar o inibidor”, o hematologista chama atenção.

Existem também alguns pacientes que interrompem temporariamente o uso do inibidor, seja devido a uma cirurgia de grande porte, por ingestão de bebida alcoólica ou por algum outro motivo. Nesses casos, o Dr. Celso alerta que essa pausa não pode durar mais de sete dias. Caso ultrapasse essa data, o tratamento poderá ser prejudicado.

Por fim, e não menos importante, as leucemias agudas.

Os pacientes com estes tipos de leucemia tendem a ter um certo temor, pois acreditam que elas sejam mais difíceis de serem tratadas e curadas. Além, também, do medo da possibilidade de recidivar. Esse receio faz com que surjam muitas dúvidas, mas, na verdade, essas leucemias não são tão complicadas.

principais dúvidas; leucemia; tratamentoA leucemia mieloide aguda (LMA) e a leucemia linfóide aguda (LLA) são mais difíceis de serem tratadas?

O Dr. Massumoto responde certeiramente que não! “Não. É que aí vai entrar numa gama muito grande de possibilidades”, completa ele.

Por exemplo, a LLA quando acontece em crianças apresenta uma alta taxa de sobrevida. Elas possuem uma chance de cura em torno de 80%. Enquanto que para os adultos, essa taxa é de 20% a 30%.

Já para a LMA, o hematologista explica que “os melhores tratamentos são para aqueles pacientes que tem um bom prognóstico”.

Ele exemplifica que pacientes mais idosos nem sempre apresentam uma boa resposta à quimioterapia convencional. Portanto, esse tratamento apresenta uma baixa taxa de cura. Para sanar esse problema, estão desenvolvendo um medicamento para pacientes de LMA com mais de 75 anos. E espera-se que ele seja de grande ajuda.

principais dúvidas; leucemia; recidiva

Por que os pacientes de LMA e LLA recidivam tanto?

Não é que eles recidivam muito. “É que são pacientes de alto risco que têm uma leucemia com muitas alterações citogenéticas, conhecidas como de alto risco, e recidivam. Existem outras LMA e LLA que tem um bom prognóstico e são altamente curáveis”, explica Massumoto.

O que acontece é que, ao misturar todos os tipos de leucemias agudas, aquelas que são de fatores de pior prognóstico vão aumentar a mortalidade e influenciar nos resultados.

Quais são os melhores tratamentos para as leucemias agudas?

O Dr. Massumoto responde enfaticamente que não existe um melhor tratamento. Cada caso é um caso e cada paciente responderá de um jeito. Então é necessário conversar com o médico para saber quais são as opções disponíveis e trarão o melhor resultado, individualmente.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
71 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

boa tarde eu tenho Lmc,a 2 anos e a doenca esta contralada nivel de bcl normal tudo ok. sendo que achei um trabalho otima oprtunidade e os exames sao muitos rigidos, sendo que no hemograma tem o V.D.R.L que detecta doencas como sifilis e etc. SERA QUE NO MEU CASO FAZENDO ESSE EXAME DETECTARIA QUE TIVE LMC?
FAZER EXAMES PERIODICAMENTE E ESTA TUDO NORMAL….

Sou portadora de LMC há oito anos. Iniciei com imatinibe. No quinto ano fui para o dasatinibe. Apesar da resposta clínica ser boa com imatinibe, tinha reações adversas muito ruins. Vômitos diários, câimbras, diarreia.
Há três semanas passei mal, fui diagnosticada com edema pulmonar e tanto o pneumologista quanto o hematologista disseram que a causa é a toxidade do tratamento e o dasatinibe foi suspenso até a próxima consulta, dia 29. Além do edema, que foi controlado só com medicação, sem fazer punção, a pressão foi às alturas (20 x 9, 18 x 9 …agora 14 x 9).
Naturalmente estou assustada, insegura, sem saber o que virá pela frente. Alguma luz pra eu segurar as pontas? Agradeço.

vc ta bem querida?

Olá, me chamo Marcelo. Fui diagnosticado com a LLC. Tenho 43 anos de idade e em um dos exames a taxa de células cancerígenas foi muito baixa (1.700), tomei alguns medicamentos como Eprax, Mabthera… E nada. Realizo exame de Hemograma periodicamente para acompanhar minha HB, que sempre está baixa (5-7). Gostaria de aproveitar esse espaço e oportunidade e saber qual o tratamento ideal para o meu caso específico.

Oi, Boa noite.
Meu marido descobriu em Março de 2016 uma a LLA, o mundo quase desaba, ele tinha perdido uma prima (ela só conseguiu fazer 2 Quimios) mês anterior com a mesma LLA, ele Passou por 8 Quimioterapia devastadora, foi difícil, enfrentou 13 UTI ao todo, pegou várias pneumonia, os médicos já ñ sabiam o que fazer, se foram muitos colegas que nem chegaram a terminar as Quimios e outros pós transplante, a última vez que ele passou 22 dias no hospital foi em Fevereiro de 2019 pegou uma Zóster que até hj tem seqüelas
Hj tá controlada, porém a imunidade oscila e não passa 150, um colega que fez igual com ele o transplante sendo que LMA,a doença voltou em Dezembro de 2019, ele terá que passar por tudo de novo.
Uma doença devastadora eu presenciei vários jovens morrerem, idosos, vários com relatos de depois de 5, 10 anos ela voltou.

Boa tarde meu irmão tem LMA, fez uma primeira quimioterapia conseguiu a remissão da doença fez mais 2 ea doença voltou agora está fazendo quimioterapia em casa e entrou na justiça para conseguir um medicamento venetoclax na justiça

Eu sou avó de um garoto de 5anos ele faz tratamento de leucemia lla ,apois de 10 meses ele entrou em manutenção,ele é classificado como baixo risco,logo nos primeiros exame já constava que não existe essa doença na medula dele.e uma felicidade imensa pois estamos conseguindo vencer essa doença com a ajuda de Deus juntos com os médicos oncológico. Do hospital oncológico infantil Octávio lobo em Belém

Bom dia.
Fui diagnósticada com LMA M3 em ,27/07/17 me encontro em manutenção da doença.
Minha dúvida e essa doença diminuiu meu tempo de vida? E se sim, quantos ano tenho depois de ter alta da mesma?

Olá boa noite , tenho a msm dúvida e problema .

Eu quero saber sobre o paciente que faz tratamento de leocemia e é alérgico a algum tipo de remédio….se ele por engano fazer uso do mesmo quais são as complicações?pode vir ao óbito?por favor eu preciso saber meu filho faz tratamento a 3anos ele tem 36anos

Minha cunhada apresentou falta de ar ,levamos ao hospital,colocaram ela na uti em isolamento e depois intubaram.e no outro dia faleceu.deram diagnostico de leucemia ,sera isso possivel

Sim

Olá, boa tarde!
Fui diagnosticado com leucemia em 2016, fiz o tratamento internado por 8 meses e mais dois anos de quimioterapias uma vez por semana, esse ano de 2021 é o 5 ano e último para ser decretada a cura pela medicina, gostaria de tirar uma dúvida em relação a maca peruana, posso tomar por já ter tratado ou não é recomendado?

Sou portador de LMC, faço tratamento com imatinibe, porém sinto muita câimbras,muito mal estar, náuseas, gostaria de saber se esses sintomas estão ligados mais ao uso do medicamento, ou da própria doença ?

Boa noite! Descobrimos a leucemia (LMA) do meu filho de 8 anos no dia 24/04 e no dia 25/04 ele veio a óbito, foi tdu muito rápido e assustador, ele apresentou hemorragia pulmonar, sepse aguda, e mais algumas coisas, estou desolada, tenho mais 3 filhos, isso pode vir acontecer novamente? Eles podem desenvolver essa doença tbm?

Estou me curando de LMA,tenho 40 anos e moro na Irlanda cheguei aqui em dezembro em fevereiro fui diagnósticada achei q não fosse suportar e depois de 3 meses morando no hospital os médicos me disseram que minha medula negativou não precisarei de transplante e sim mais um quarto bloco de químio ! Qdo poderei voltar a vida normal?

Boa noite!
Eu descobri doença em outubro LMA
Fique 2 meses no hospital, agora estou fazendo a químio 2 vezes na semana e tomando vezanoide ,
Ficou com dor de cabeça e meu corpo pesado

Olá ,exame deu taxa de ige de 5,14 ,, por que deve estar tão baixa ?

Então essa taxa está normal para faixa etaria de 15 anos?

Obrigado 😊

ei boa tarde! me chamo Roberta
em 2013 descobrimos em exame de rotina a llc em meu pai, e agora em 2021, as taxas aumentaram muito e ele ja começou o tratamento com clorambucil, onde tivemos uma resposta muito boa, e agora esta em quimioterapia semanal. Por conta das medicações, ele tem sentido tontura quando toma as medicações pré quimio em casa, enjoo, esses efeitos colaterais por conta da quimio. Porém esta reagindo bem, mas esta muito nervoso. Tem alguma coisa que possam conversar com ele para acalma-lo? tem alguma chance por ele ter respondido super bem, e as taxas estão quase no valor normal, que ele obtenha cura?

Bom dia
Minha prima tem 30 anos e descobriu a 6 meses que tem leucemia, nao sei de qual tipo. Ela sentia muitas dores no corpo e cabeça fazia exames e nunca descobria o que era ate que um dia estava tomando banho e sentiu fortes dores e nao conseguia se mexer e assim descobriram que esta com leucemia. Ela faz exames toda quinta feira e trasfusao de sangue e as vezes fica internada. Ela esta muito magra e nao consegue mas fazer sua atividades do dia dia e sente muitas dores no corpo inteiro e cabeça. Queria saber quais a chance de cura dela, essa semana ela esta internada para uma cirurgía mas nao sei qual.

Bom dia !
Hoje, em out/2021, tenho 48 anos.
Em jul/2018 fui diagnosticada com LLA tipo T. Um susto enorme principalmente pois minha cunhada e amiga tinha perdido essa batalha meses atras do meu diagnostico.
LLA-t é uma doença nao comum, principalmente para adultos.
Depois de tratamentos com pediatras, hematologistas, equipe multidisciplinar, internacoes, orações e muitas quimios, fui submetida a TMO em 12/2018 e desde 2020 estou sem nenhum remedio e vida segue, plena.
Confiar no tratamento e nos medicos foi fundamental, principalmente acreditar na cura.
Dra Andrezza Feitosa, hematologista é fantástica, ela me avisava tudo que ia acontecer (e acontecia), tirava minhas duvidas e sempre estava preocupada com meu bem estar. A equipe do Einstein e do 9 de julho sao perfeitas, enfermagem, fisio dentistas e principalmente os medicos e toda equipe do Dr. Nelson. Gratidão eterna.
Antes queria saber como seria o meu futuro apos toda dura jornada de tratamento, então, vc que esta lendo e tem dúvidas, saiba que volta tudo ao normal. Faça tudo que te pedirem, seja paciente e grato. Assim a chance de acabar td bem é imensa.
Acredite !!!

Se uma mulher que tem LLC e não sabe gerar um filho enquanto está com esse câncer (sem estar em tratamento), a criança pode desenvolver essa doença?

Oi Nina! A LLC não é uma doença hereditária, ou seja, ela não passa de pais/mães para filhos. Nem no momento da gestação, ok?

Á 3 anos fui diagnosticado com Mieloproliferativa crônica, comecei o tratamento utilizando quimioterápico via oral (Hidreya) durante o ano 2019;
2020 p/ cá, venho fazendo uso de antistaminicos e antquagulante!
Vira e meche apresento pruridos muito severos pelo corpo
No exames alérgicos meu IGE está acima de 400 kul p/ alergia a corante e ácaros;
Gostaria de saber se isso é efeito do LMC!
Att.
Grato.

Oi meu nome é Amanda
Fui diagnosticada com LLA em setembro,ja fiz algumas quimioterapia até aqui,ja fiz 2 exames da medula e todos deram negativo para doença,mais meu médico diz que preciso continuar com o tratamento mesmo assim.
Fico confusa se não tem mais a doença porque continuar com o tratamento tão doloroso,e outra a última químio que fiz ela fez meus rins terem problemas.
Oque eu faço

Bom dia.
Tive uma filha que foi diagnosticada com leucemia com 4 meses de idade, que infelizmente não resistiu. Acabamos de ter outro bebê 1 mês de vida, outra menina.
Ela tem chances aumentadas de ter a doença?

Um hemograma absolutamente normal realizado no domingo, mas que em 5 dias os leucócitos dobram e os Neutrófilos triplicam pode indicar que a pessoa tem leucemia?

Obrigada!

Um paciente diagnosticado com qualquer uma das leucemias pode trabalhar normalmente ?

Boa noite. Meu marido foi diagnósticado com lla a um mês e permanece internado desde então. Gostaria de saber se a próxima etapa do tratamento o internamento também será longo assim. Os médicos disseram que ele vai ficar alguns dias em casa para tomar um ar e deve internar novamente.

Boa noite. Meu companheiro tem anemia mediterrânea, em meados de fevereiro teve covid em 13 de março foi diagnosticado com leucemia linfoblastica aguda, decretado para morrer da noite para o dia, mas uma luz ao fim do túnel logo chegou a possibilidade da imunoterapia pois era a única opção para a situação no momento devido o quadro gravíssimo de saúde que ele apresentava. Passado 3 meses com desatinib teve derrame nos pulmões e esta a um mês sem nenhuma terapia e com as análises normais, eu sempre tive dúvidas com relação a esse diagnóstico. É possível uma pessoa com LLA ter apenas 3 meses de terapia e o hemograma normalizar ficando este sem nenhuma outra terapia? No momento o hemograma só mostra anemia por falta de ferro que é o que ele sempre teve de hereditário.

Minha filha 37 anos de acordo com exames de sangue possa estar com leucemia, mas resultados só começam a partir de dia 14 Ago 22, são 4 e o terceiro leva 30 dias e o quarto em torno de sessenta dia.
É possível já encaminhar para oncologia(INCA)?
Como não temos ideia de qual classificação da leucemia, será possível inicial algum tratamento ou será necessário aguardar resultado final?

Boa tarde.
Quem tem leucemia, ao realizar exame de paternidade pode haver algum tipo de modificação no exame, tipo dar negativo falso ou positivo falso?
Desde já agradeço..
Atte.

Obrigado..

Bom dia tudo bem? Sou a Cintia, mãe da Bruna que descobriu estar como LMA a 01 mês, ela já dez o primeiro ciclo de quimioterapia e os 03 dias da outra quimio, o médico falou que ela está com 68% de leucemia no sangue, estamos apreensivos mais creio na cura pelo sangue de Cristo.
Tem um outro conhecido que tem LLA e tem uma MEDICAÇÃO para DOAR, chamada Imbruvica, gostaria de saber como podemos fazer essa doação.

Oi Cintia como estão as coisas?

Boa tarde estou com uma gestAnte, que teve leucemia (não sei qual tipo) antes de engravidar, e na gravidez diz que o médico falou que ela é alérgica a suplementação de ferro, isso é verdadeiro, se for, tem outra forma de sem ser só com a alimentação para aumentar o ferro dela?

Meu pai descobriu a LLC em 2016, desde então fazia acompanhamento com uma hematologista. Tudo ocorreu bem desde então sempre acompanhando, e se necessário utilizava medicamentos para estabilizar a doença. Mass em 2023 em fevereiro ele tomou a 4ª dose da vacina da covid, 1 mês depois retornou a Joinville na hematologista onde ela constatou uma pequena alteração nas plaquetas, ela pediu que ele retornasse depois de 1 mês com o mesmo exame e se este desse a a mesma alteração ela faria um exame de mielograma para ver o que estava acontecendo para ela entrar com o medicamento certo para estabilizar a doença. Ele fez o exame e ficamos de ir a Joinville para levar os exames mas não eu tempo. No dia 20 ele começou a sentir-se mal, no outro dia quis ficar só deitado não quis comer, levamos no hospital onde atestaram que não tinha nada apenas uma gripezinha. No dia seguinte levamos ele novamente já bem debilitado, foi realizado um exame de sangue e constatado um infecção no hemograma mas o medico dispensou para casa… no sábado ele retornou pois não esta se sentindo bem, embaixo do seu braço apareceu uma bolinha que cresceu e tornou-se do tamanho de uma bola de tênis preta e este reclamava de muita dor naquele local mas nenhum médico deu atenção aquele detalhe. Feito exames de raio x o médico falou que o pulmão estava ótimo e foi assim liberado. no mesmo dia sábado tive que chamar o Bombeiros meu pai mesmo com a pressão arterial baixíssima, com o corpo gelado, teve a capacidade de se reerguer e ir tomar um banho para aguardar a ambulância… ele foi andando para dentro da ambulância. No hospital no mesmo dia ele ficou em observação do sábado a noite até o domingo as 13:30. quando as 14 h resolveram internar ele na UTI. Intubaram e foi a última vez que vi ele. Me disseram que ele estava com uma infecção nos pulmões, pneumonia e um problema nos rins…. enfim as 14 h ele foi internado na UTI, e as 16:23 h ele teve uma PCR. Mas na verdade olhando seus prontuários médicos ele teve uma SEPSE!!!!!! perdi meu pai. Agora eu pergunto: Paciente oncológico não tem prioridade de atendimento? Se viram uma infecção porque não internaram e trataram e tentaram transferir para o hospital que o acompanhava, 4 vezes retornamos no hospital em menos de 24 horas…. no atestado de óbito diz que ele faleceu de pneumonia em consequência de Leucemia mas os prontuários dizem que ele teve uma SEPSE, uma infecção que não foi tratada como deveria ser tratada. Agora eu pergunto? É JUSTO? 4 vezes omisso, negligenciado, tratado como ninguém… Prometi fazer justiça por ele porque ele não merecia esse tratamento, ele era um home muito justo. E moverei céus e terras para provar que foram omissos e negligentes com meu herói que lutou mas não conseguiu sozinho vencer a infecção. In memoriam do meu anjo João Batista de Lima que partiu aos 61 anos, um homem forte, de 61 anos que vivia andando com sua monarck de aro para todo lado, sangue de índio, podíamos contar seu cabelos brancos. que amava a vida. aqui deixou saudade e uma dor insuportável. Aqui ficou uma filha que está com depressão, culpa por não ter feito mais e tantos outros sentimentos. Não desejo essa dor nem ao meu pior inimigo.

Back To Top