Skip to content

Formol pode causar câncer. A leucemia é um deles

Mulher fazendo escova progressiva com formol
Compartilhe

Última atualização em 7 de março de 2024

Descubra porque a escova progressiva com formol é proibida e como seu uso e aplicação pode aumentar o risco de câncer

O uso dessa substância na realização da escova progressiva é proibido, porque o formol pode causar câncer. Isso vale tanto para quem alisa o cabelo, quanto para o cabeleireiro que realiza o procedimento. O risco aumenta conforme o tempo de uso, mas é possível que uma curta exposição seja um gatilho para o desenvolvimento da doença. Por isso, o ideal é substituir produtos que contenham a substância ou, em casos em que isso não seja possível, tenha-se alguns cuidados. 

O formaldeído, popularmente conhecido como formol, é um gás incolor, inflamável, possui um cheiro forte e é utilizado para confecção de utensílios domésticos e acabamentos têxteis. Ele é utilizado, por exemplo, para a fabricação de resinas, plásticos, tecidos, madeira, papel e celulose, além de fundições, indústria de construção, laboratório de anatomia e serviço de embalsamento, e fabricação de fibras de vidro, abrasivos e borrachas.

Perto dos anos 2000, essa substância também passou a ser utilizada para compor produtos que alisam o cabelo, além de reduzir o volume dos fios. Porém, logo em seguida, esse uso foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido aos riscos que o formol traz para o trabalhador e para os clientes.

Qual o mal que o formol pode causar?

Além da possibilidade de uma intoxicação aguda, que pode acontecer durante ou logo após a realização do alisamento, a inalação constante desta substância também pode causar câncer. Os principais tipos são de nasofaringe e leucemia, mas há evidências que outros tipos de neoplasias também estariam relacionados.

Irritação no olho por conta de intoxicação por formol

Ubirani Otero, chefe da Área Técnica Ambiente, Trabalho e Câncer- CONPREV, conta que, desde 2004, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer classifica o formaldeído como comprovadamente cancerígeno para humanos.

A curto prazo, os sintomas de intoxicação por formol são: irritação da pele, que pode ser vista por meio de vermelhidão, ardor e descamação; irritação dos olhos, incluindo lacrimejamento excessivo, conjuntivite e visão embaçada; irritação no nariz; tosse; dor de cabeça e queda de cabelo.

Já a longo prazo, isto é, conforme a pessoa vai tendo contato com a substância ao longo do tempo, ela pode ter alguns efeitos crônicos, como o desenvolvimento do câncer.

A chefe do CONPREV descreve que os resultados de quatro estudos de coorte e 12 estudos tipo caso-controle demonstraram que homens expostos ao formaldeído tem três vezes mais chance de ter a doença em comparação àqueles que não têm contato. Já para as mulheres, o risco é 6,3 vezes maior. 

Leia também:

Porque o formol pode causar câncer?

O formol é cancerígeno porque “a exposição constante pode causar falhas nos mecanismos de reparação celular ou nas células de defesa do organismo humano, facilitando a mutação das células e o desenvolvimento do câncer”, Ubirani explica.

Leucemia no sangue por conta do contato com formol

Ela ainda diz que apesar do risco aumentar quando há um maior tempo de exposição, não se tem garantias de que um tempo menor não cause mutações e seja um gatilho para o início da doença. Por isso, Ubirani alerta que “não há nível seguro de exposição a agente reconhecidamente cancerígeno”.  

Outro ponto importante é que o risco é maior para os trabalhadores que realizam a escova progressiva ou tem contato com o formol de outras formas, justamente porque eles passam mais tempo expostos a ele.

“Os trabalhadores são os mais expostos a estes agentes cancerígenos, por terem maior contato com eles em decorrência do processo de trabalho, seja pela manipulação do produto ou por estarem em ambientes em que o agente está presente. O ideal é substituir o formol por outros agentes menos nocivos à saúde”, a chefe do CONPREV afirma.    

É importante ressaltar que a Anvisa proíbe o uso do formaldeído como alisante de cabelos há muitos anos, bem como em produtos de limpeza (pastilhas).

“Em situações em que não seja possível ainda eliminar o uso do formol, a recomendação é manter os ambientes arejados, usar os equipamentos de proteção individual e coletiva e realizar o monitoramento dos ambientes e vigilância à saúde do trabalhador previsto na NR7”, a especialista orienta. 

Os tipos de câncer que podem ser causados pelo formol são, principalmente, o de nasofaringe e a leucemia. Mas, há evidências que a substância também poderia estar relacionada ao surgimento dos cânceres de pulmão, cavidade oral, oro e hipofaringe, cérebro, pâncreas, laringe, linfoma de Hodgkin e mieloma múltiplo.

Ubirani fala que o câncer de nasofaringe é considerado raro e atinge a porção superior da faringe e se estende do fundo do nariz até a laringe e esôfago. Já a leucemia acontece em 5,33 a cada 100 mil brasileiros, tendo uma estimativa de 11.540 novos casos para cada ano do triênio 2023-2025 e atinge as células do sangue.

Ubirani alerta que a principal forma de detectar esses cânceres é por meio do acompanhamento médico. “O trabalhador deve realizar os exames periódicos nas datas certas e relatar ao médico o que vem observando em si mesmo”, aconselha.

Sintomas do câncer de nasofaringe

  • Dor de garganta
  • Dor nos ouvidos
  • Zumbidos
  • Perda de audição 
  • Inchaço no rosto e
  • Secreção no nariz

Sintomas de leucemia

  • Anemia
  • Infecções recorrentes
  • Cansaço
  • Sangramentos (principalmente na gengiva)
  • Manchas roxas pelo corpo (hematomas e petéquias)
Leia também:

Trocando a progressiva com formol para a sem formol

O principal benefício da progressiva sem formol é, sem dúvida, a segurança e saúde do organismo. Mas, ela ainda traz outras vantagens como a revitalização da fibra capilar, fios alinhados e livre de danos, versatilidade para todos os tipos de cabelo, resultado natural e redução do frizz. 

Mulher alisando cabelo com progressiva sem formol

De acordo com o Guia Casa e Jardim, as melhores progressivas sem formol  são: 

  • Let Me Be Protein Smoothing Passo Único
  • Escova Progressiva Orgânica Sem Formol Prohall Cosmetic Select One
  • Escova Progressiva Em Apenas Um Passo Itallian Trivitt Liss
  •  Yenzah Yentox Whey Fit Cream
  • Kit Me Leva Black Zap Cosméticos
  • Escova Progressiva Orgânica sem Formol Maria Escandalosa Kit 2×1
  • Escova Progressiva Forever Liss Semi Definitiva Zero 2×1
  • Escova Progressiva Sem Formol Agilise Unika
  • Salvatore Blue Gold 2×1
  • Realinhamento Capilar Phohall Select One.

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! ?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top