Skip to content

Como são os hematomas da leucemia?

Hematoma de leucemia
Compartilhe

Última atualização em 6 de dezembro de 2023

Esse sintoma se torna preocupante quando se intensifica em um curto período de tempo. Nesses casos, é essencial procurar um médico e realizar um hemograma completo

Esbarrar em algum local e ficar com o braço ou a perna roxa é um cenário com o qual muitas pessoas se identificam. Mas, é preciso ficar atento, especialmente quando essas manchas surgem sem um motivo aparente, pois há algumas doenças que podem causar esse sintoma. Os hematomas da leucemia apresentam características específicas, como sua aparência e tempo de cicatrização.

A leucemia pode causar alguns sintomas, como infecções graves recorrentes, anemia, cansaço, palidez, falta de energia e hemorragia na gengiva. Mas, também é possível que, devido a ela, apareçam pelo corpo hematomas, pintinhas vermelhas ou manchas roxas.

“Hematomas, pintinhas avermelhadas e manchas roxas podem sugerir problemas de coagulação do nosso sangue. Em alguns casos de leucemias agudas, essas alterações da pele podem acontecer pela baixa contagem de plaquetas gerada pela doença”, explica o Dr. Walter Braga, onco-hematologista do Hospital Santa Catarina – Paulista.

Porém, ele alerta que esse não é um sintoma de leucemia tão comum. Os primeiros sinais desse câncer, na maioria das vezes, é a anemia e as infecções bacterianas. 

“Algumas leucemias agudas, como a leucemia promielocítica, podem ter os hematomas e sangramentos com os sintomas mais proeminentes”, o Dr. Braga descreve.

Como são os hematomas da leucemia

Eles podem ser hematomas ou manchas roxas semelhantes aos que aparecem devido a alguma pancada ou pintinhas vermelhas, chamadas de “petéquias”. O mais comum é que apareçam nos braços, pernas e pés.

De acordo com o especialista, “as manchas roxas e hematomas se concentram em áreas de traumas, como braços e pernas principalmente. Já as pintinhas vermelhas, as petéquias, em geral aparecem em membros inferiores, como pernas e pés, por serem áreas de maior pressão hidrostática e os valores de plaquetas estarem muito baixos. ”

Manchas vermelhas de leucemia

 Além disso, o Dr. Braga conta que os hematomas e manchas da leucemia tendem a demorar mais para cicatrizar e desaparecer. Ele diz que isso acontece pois as leucemias agudas enfraquecem o sistema imunológico, fazendo com que algumas células do sistema imune, inclusive as que auxiliam na reabsorção dos hematoma. Então, leva um tempo maior para o corpo reabsorver os hematomas e manchas roxas.

Leia também:

Como saber se a mancha é de leucemia?

Exame de sangue para leucemia

“Costumamos falar que os sangramentos cutâneos são os mais sugestivos de plaquetas baixas. Toda vez que alguém perceber uma grande quantidade de hematomas, manchas roxas ou pintinhas vermelhas aparecendo em um curto espaço de tempo, de cinco a sete dias, ou o aparecimento de sangramento ao escovar os dentes, na vagina ou na urina, deve se dirigir a um serviço de pronto-atendimento para ser cuidadosamente avaliado e realizar o exame mais importante, que é o hemograma completo”, o Dr. Walter Braga alerta.

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! ?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Meu filho de 6 anos sempre apresenta manchas rochas na canela, joelho, e até perto do cotovelo já apareceu. Há alguns meses atrás apareceu umas pintinhas vermelhas em uma das orelhas e sumiu. Depois disso já fizemos hemograma e os resultados foram normais. Mas essas manchas sempre estão aparecendo, depois ficam esverdeadas, somem, mas depois aparecem novamente. Ele se mexe muito enquanto está dormindo, por isso as vezes bate principalmente as pernas na grade protetora da cama, o que me tranquiliza um pouco a respeito das manchas. Minha dúvida é, manchas de leucemia aparecem e somem? Essas pintinhas vermelhas ( pelo que eu pesquisei, parecem petequias), podem aparecer em pessoas saudáveis? Mesmo com hemograma normal devo me preocupar? Agradeço de coração se puderem tirar as dúvidas de uma mãe angustiada.

Back To Top