Tenho leucemia, e agora? Não é preciso ter medo, leucemia tem cura
Última atualização em 28 de julho de 2021
Atualmente, é possível alcançar a remissão completa e até mesmo a cura neste tipo de câncer. Por isso, não é preciso temê-lo
Todas as células do corpo humano, inclusive as do sangue, têm sua origem a partir de uma célula-tronco. Ou seja, há uma célula mãe, que está na medula óssea, e produz outras células com características específicas. Dessa forma, há o desenvolvimento dos anticorpos, dos glóbulos vermelhos, das plaquetas e afins, cada um com a sua função.
Com isso, é possível perceber que há um longo e complexo caminho entre a célula-tronco e a madura, totalmente desenvolvida.
“Leucemias são cânceres que surgem quando as células, nesse processo de distinção, sofrem mutações no seu DNA e passam a proliferar de maneira descontrolada. São tantas fases que a célula mãe leva até atingir sua maturidade, que explica porquê as leucemias podem ser tão diferentes. Cada leucemia reflete a célula que lhe deu origem, lá atrás, no seu desenvolvimento”, explica o Dr. Bernardo Garicochea, hematologista e coordenador da Unidade de Aconselhamento Genético do grupo Oncoclínicas.
Por exemplo, dentre os principais tipos de leucemias estão as linfoides, que acontecem quando a mutação está nas células linfoides, os linfócitos. Já as leucemias mieloides, acontecem nas células mieloides, responsáveis por dar origem aos granulócitos, monócitos, megacariócitos e hemácias. Da mesma forma, a doença pode ser aguda ou crônica, a depender se a célula já estava totalmente desenvolvida ou não. Nas agudas, elas são imaturas e, nas crônicas, maduras.
Tratamentos para leucemia
“Há tratamento para todos os tipos de leucemia. Muitas são curáveis e constituem-se em uma das histórias mais bonitas da medicina nas últimas décadas. Isso porque o estudo das leucemias serviu para aprendermos muito sobre quase todos os cânceres humanos”, diz o Dr. Garicochea.
Para definir qual o melhor tratamento para aquele paciente são feitos testes para analisar as características das células leucêmicas, o estado geral da pessoa e outras doenças que ela possa ter.
“Mais recentemente, os estudos realizados no DNA dos pacientes têm fornecido informações muito detalhadas sobre o tipo de leucemia. Além disso e, melhor ainda, tem permitido que novos tratamentos, muitos por simples comprimidos, possam ser utilizados de maneira personalizada para cada caso”, conta o hematologista.
Para o tratamento da LMC (leucemia mieloide crônica), na maioria dos casos, são utilizados inibidores de tirosina quinase. Como imatinibe, dasatinibe e nilotinibe. Já na leucemia linfoide crônica (LLC), é possível que o paciente não precise de terapia efetiva, somente necessite de acompanhamento. Dessa forma, ele passa pelo processo chamado de watch and wait (observar e aguardar). Quando é preciso realizar terapia, há uma série de tratamentos possíveis, incluindo quimioterapia e imunoterapia, por exemplo.
Por outro lado, o tratamento para LMA (leucemia mieloide aguda) é feito com quimioterapia, podendo ou não ser realizado transplante de medula óssea (TMO). Já para o tratamento de LLA (leucemia linfoide aguda), há algumas possíveis terapias. Podem ser administradas quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e também o TMO, dependendo dos fatores de prognóstico, como idade e mutação genética.
Leucemia tem cura
“Leucemia é uma doença que se for bem diagnosticada e tratada rapidamente com os medicamentos certos, tem cura”, o médico reforça. Ele complementa dizendo que é natural ficar abalado e com medo ao receber o diagnóstico. Entretanto, procurar informação é a melhor forma de lutar contra esse temor e alcançar a própria cura.
“Mas informação de qualidade e não conversa ou palpite de quem não entende do assunto. Converse com seu médico, com as enfermeiras, com a psicóloga. Converse com outros pacientes, que já estão ou já passaram pelo tratamento. Muitas fantasias serão desfeitas. E confie sempre no seu médico, ele é quem vai lhe dar as informações mais atualizadas e corretas sempre”, fala o médico.
Se diagnosticada precocemente, as chances de cura da leucemia são de 90% para as crianças e de 50% em adultos de até 60 anos.
“Mesmo certos tipos de leucemia que ainda não tem uma cura, tem tratamentos capazes de controlar a doença por décadas. Às vezes, com o paciente praticamente sem sintoma algum”, o Dr. Garicochea informa.
O que é leucemia?
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em cada ano do triênio 2020-22, cerca de 11 mil pessoas serão diagnosticadas com leucemia. Entre os anos de 2018 e 2019, a Abrale realizou uma série de pesquisas com pacientes de LMA, LLA, LMC e LLC. Foi observado que 50% dessas pessoas não sabiam o que era essa doença antes de serem diagnosticadas com o câncer.
Além disso, mostrou-se que 25% dos pacientes/cuidadores de pacientes de LLA não sabiam dizer qual foi o primeiro protocolo de tratamento indicado. Enquanto que para LMA, esse número é de 65%. Ainda nas leucemias agudas, 60% dos pacientes não sabem o que é Doença Residual Mínima (DRM).
Por outro lado, nas leucemias crônicas, a principal dificuldade encontrada foi em relação à chegar em um diagnóstico correto. 51% dos pacientes de LMC passaram por vários médicos até identificar o câncer. 26% das pessoas com LLC tiveram dificuldade para fechar o diagnóstico.
Para mudar esse cenário, a Abrale realiza uma grande campanha durante os meses de setembro e outubro chamada “A leucemia parece invisível, mas seus sintomas são evidentes”.
O objetivo é informar os principais sintomas de leucemia, fazendo com que a população esteja alerta caso algum dos sinais apareça. Dessa forma, facilitando o diagnóstico precoce e aumentando as chances de cura.
Além disso, serão realizadas ações para apoio e empoderamento do paciente e seu familiar. O intuito, com isso, é auxiliar a melhorar a qualidade de vida e fazer com que os pacientes tenham maior entendimento sobre o tratamento realizado.
Outras ações com médicos, para capacitação, e de políticas públicas, para garantir acesso aos medicamentos, serão feitas.
Como é o hemograma de uma pessoa com leucemia?
A equipe médica faz toda a diferença na ”batalha” contra a leucemia.
Por outro lado a confiança do paciente, a disposição para enfrentar cada etapa, a ”obediência completa” a tudo que a equipe médica prescreve, é o mínimo q nós pacientes podemos fazer.
E assim será possível chegar à vitória.
Nós fazemos o possível e Deus fará o impossível
Olá, Eliana, como vai?
Exatamente! É preciso que todos trabalhem juntos e ter muita fé para alcançar o resultado esperado!
A senhora já conhece a Abrale? Nós somos uma instituição que auxilia pacientes com alguns tipos de doenças hematológicas, como a leucemia, por meio de alguns serviços gratuitos. Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente e, dentro de alguns dias, a senhora receberá um e-mail nosso explicando mais detalhadamente o nosso trabalho e nos colocando à disposição para o que precisar!
Abraços!
Preciso saber desse local.
Pode enviar o endereço
Olá, Maria Lucila, como vai?
A senhora quer o endereço da Abrale? Estamos à disposição da senhora!
Pode entrar em contato conosco por estes meios:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– WhatsApp: 11 3149-5190
– E-mail: [email protected]
– Formulário https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Gostaria de informações sobre como curar está doença
Olá, Ladimar, como vai?
Para saber quais são as chances de cura e qual o tratamento mais indicado para cada caso, é fundamental que a paciente converse com um onco-hematologista. Esse médico será responsável por indicar qual terapia a pessoa deve fazer, acompanhar o processo e esclarecer todas as dúvidas que vocês tiverem.
É importante lembrar que há quatro principais tipos de leucemia: leucemia mieloide aguda, leucemia linfoide aguda, leucemia miloide crônica e leucemia linfoide crônica.
No caso das leucemias agudas, geralmente, o tratamento inclui a realização de quimioterapia e, dependendo de vários fatores, pode ter o objetivo de curar ou de oferecer uma melhor qualidade de vida para o paciente. Já no caso das leucemias crônicas, a terapia inclui outros tipos de medicamentos, e o objetivo é controlar a doença!
Nós pedimos para que a senhora, ou a paciente, entre em contato com o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa passar mais informações sobre a leucemia, explicar melhor quais serviços oferecemos e entendermos como podemos ajudar vocês! Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Quais os Sintomas da leucemia
Olá, Diana como vai?
Os sintomas de leucemia variam de acordo com o subtipo da doença. Mas os principais são: febre, fadiga, infecções frequentes, perda de peso sem motivo aparente, hematomas recorrentes, dor nos ossos e suor noturno.
Caso a senhora queira saber mais detalhadamente, de acordo com o subtipo, temos uma matéria que fala sobre isso. A senhora pode acessá-la clicando aqui.
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Abraços!
onde posso ter contato com o Dr Bernardo Garicochea ?????
Olá, Ribeiro, como vai?
O Dr. Garicochea é hematologista do Grupo Oncoclínicas.
O senhor precisa de algum auxílio em relação ao tratamento de leucemia? Se sim, a Abrale está à disposição! O senhor pode entrar em contato conosco por meio dos telefones 11 3149-5190 | 0800-773-9973 ou e-mail [email protected].
Abraços!
Olá, me chamo Anne e fui diagnosticada com LLA aos 13 anos, fiz o tratamento com quimioterapia, radioterapia e medicamentos. Atualmente estou com 27 anos e saudável. Já são quase 12 anos de alta do tratamento. Leucemia tem cura <3
Olá, Anne, como vai?
Muito obrigada por compartilhar a sua história conosco e com os outros pacientes, ficamos muito felizes em saber que a senhora venceu a leucemia e está bem atualmente!
Caso precise de qualquer coisa, a Abrale está à disposição!
Abraços!
Meu nome é flaubenia e fiz tratamento pra LMA em 2016 ,tive sucesso na quimioterapia e esse ano deve ter alta .#tem cura
Olá, Flaubenia, como vai?
Muito obrigada por compartilhar conosco, ficamos muito felizes em saber que a senhora está bem e o tratamento foi um sucesso! Ficamos na torcida para a sua alta!
Qualquer coisa que precisar, a Abrale está à disposição!
Abraços!
A sua mutação foi negativa ?
Meu filho tem leucemia,foi diagnósticado em agosto de 2020 e esta em tratamento no hospital de clínica em porto Alegre RS.. E foi muito rapido assim que se manifestou com sangramentos,manchas rochas e feridas na boca. Entre uma semana quase o perdemos.. Ele tem LLA e esta em remição e ele está reagindo bm ao tratamento. Apesar da cituação avida não tem preço mais tem tratamento. Ageadeço a todos que fazem pesquisa e lutam por medicamentos e salvam vidas.
Olá, Clarice, como vai?
Obrigada por compartilhar a sua experiência conosco. Ficamos felizes em saber que o seu filho reagiu bem ao tratamento e está em remissão ?
Realmente, os profissionais da área da saúde e da área da pesquisa merecem muitas palmas e agradecimentos!
Nós temos algumas matérias sobre LLA infantil que acreditamos que possam ser interessante para a senhora:
Alimentação infantil durante o tratamento oncológico
Leucemia infantil: tratamentos e seus avanços
A senhora e seu filho já conhecem a Abrale? Somos uma associação que auxilia pacientes e familiares de pacientes com cânceres hematológicos, como a LLA, por meio de diversos serviços gratuitos! Estamos encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa ter um contato mais próximo e auxiliá-los da melhor forma possível! Pedimos para que fique atenta ao endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário, pois, dentro de alguns dias, enviaremos uma mensagem por lá!
Abraços!
Minha irmã foi diagnosticada com está doença,qual o serviço que nós oferece?
ola bom dia estou com o possível diagnostico de LMC através de uma hemograma alterado ,estou fazendo todos os exames , nenhum ainda chegou ao diagnostico mas encontraram o cromossomo philadelphia no cariótipo da medula mas o resultado foi considerado incompleto por não atingir o padrão de vinte metáfases analisadas, meu exame de sangue de rearranjo tbm não conseguiram ter um diagnostico e pediram para que eu recoleta e a biopsia da medula tbm não cheram a um diagnostico foi enviado para exames de imuno-histoquímico, estou muito angustiada .
Olá, Adriana, como vai?
Entendemos o seu choque e preocupação, pode ser realmente muito angustiante esperar um diagnóstico, especialmente de um câncer. Mas nós estamos do lado da senhora ? é importantíssimo que a senhora retorne ao(à) médico(a) assim que os resultados do exame ficarem prontos! A partir desses exames, o(a) onco-hematologista definirá qual o melhor tratamento para o seu caso. Porém, nos gostaríamos de ressaltar que, apesar de ser uma doença crônica, os pacientes de LMC conseguem viver uma vida praticamente normal é com uma boa qualidade.
Vamos deixar algumas matérias sobre a LMC que acreditamos que possam te ajudar!
Leucemia Mieloide Cronica: hoje e amanhã
Guia das leucemias
A cura do câncer já existe?
O que é o Cromossomo Philadelphia negativo?
Pessoas com leucemia crônica podem ter filhos?
É hora de descontinuar o tratamento da LMC?
Como lidar com os efeitos colaterais do tratamento da leucemia mieloide crônica
O que é LMC?
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Abraços!
Vaí da tudo certo é nome de Jesus??? amém
Boa noite, tenho uma amiga recém diagnostica e pesquisando a respeito do assunto encontrei vocês, teriam como me informar quais os atendimentos gratuitos para os familiares ? Desde já agradecida
Olá, Maria, como vai?
Tanto para o paciente, quanto para os familiares, nós oferecemos, gratuitamente, Apoio ao Paciente (para esclarecimento de dúvidas e contato com outros pacientes), Apoio Psicológico e e Apoio Jurídico. Para conhecer, com mais detalhes, os projetos que nós temos, a senhora ou a sua amiga podem entrar no nosso site (https://www.abrale.org.br/) e ir no menu “Serviços Gratuitos” e também podem falar conosco por meio dos telefones 11 3149-5190 | 0800-773-9973, e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (11) 31495190 .
Ficamos no aguardo do contato de vocês ?
Abraços!
Meu marido recebeu o diagnóstico de leucemia a 10 dias e não está sendo fácil.mais lendo esses comentários de cura me aliviou muito.obrigado.
Olá, Selma, como vai?
Ficamos felizes em saber que a matéria e o relato de outros pacientes/familiares ajudou a senhora!
A senhora e seu marido já conhecem o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com alguns tipos de câncer hematológicos, como a leucemia, por meio de diversos serviços gratuitos! Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa estar mais próximos e consigamos ajudar vocês no que for preciso – seja para esclarecer as dúvidas de vocês em relação à doença e seus tratamentos ou estar ao lado de vocês! Dentro de alguns dias, a equipe do Apoio enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Eu tenho leucemia lla e estou a espera de transplante aguardando.liberacao do plano tenho 62 anos tenho chances de ficar curado ?
Olá, Hamilton, como vai?
O sucesso do transplante depende de alguns fatores da doença e do senhor, mas, esse é um dos principais métodos que pode levar a cura sim! Para saber mais exatamente quais as chances no seu caso, recomendamos que o senhor converse com o(a) médico(a) que acompanha o seu tratamento.
O senhor já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com alguns tipos de cânceres, como a LLA, por meio de diversos serviços gratuitos! Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa estar mais próximos e consigamos ajudar o senhor no que for preciso! Dentro de alguns dias, a equipe do Apoio enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que o senhor indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Abraços!
Minha mãe tem sua idade e foi diagnosticada Tb. Me responde dizendo q tá bem senhor por favor ????
Olá, Jessyca, como vai?
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a leucemia, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!
Meu filho foi diagnosticado com LLA aos 2 anos de idade. Fez todo o tratamento de quimio é demais medicações que estão no protocolo (corticoides, bactrin, Jofix, losec, etc..). Ele respondeu super bem ao tratamento, terminamos há 3 meses o tratamento e segue em observação com exames (sangue), 1 vez por mês. Ele ainda está com o Port cartch, vamos esperar mais um pouco para tirar. Enfim, ele está super bem… já vai pra escola, brinca…?? Mas meu maior medo é que o câncer volte. Quais as chances disso acontecer no caso do LLA?
Mara, quantas notícias boas! Ficamos muito felizes que seu filho esteja em remissão e que tenha apresentado resultados tão positivos ao longo do tratamento! E é nisso que você deve focar nesse momento! A recidiva não deve ser o seu foco. Afinal, se ela acontecer, os tratamento estarão totalmente disponíveis 🙂
Meu filho foi diagnosticado com leucemia mieloide aguarda
Meu filho foi diagnosticado com leucemia mieloide aguarda vai começar a quimioterapia agora estou pedindo a Deus que nos ajude a enfrentar esta batalha. Ele está no hospital Mário Covas em Sbcampo. Gostaria de trocar e ter experiência com familiares grato com ajuda dos profissionais de saúde ea DEUS
Olá Amauri! Com o avanço da Medicina, hoje existem tratamentos muito eficazes para a leucemia mieloide aguda! A equipe da Abrale fica à disposição para o que precisar. Entre em contato conosco pelo [email protected] ou (11) 3149-5190.
Gostaria de saber se o transplante de medula para leucemia tem fila de espera quando o paciente já tem doador grato
Olá Amauri! Tudo irá depender do centro de tratamento em que você está realizando o tratamento. Se tiverem leito disponível, acredito que não seja necessário entrar em uma fila de espera. Se enfrentar qualquer dificuldade, entre em contato com a Abrale pelo [email protected] ou (11) 3149-5190.
Não estamos passando por isso no momento. É que várias pessoas me falaram que. Se o paciente tiver um doador ele ainda teria que aguardar em uma fita de espera. Muito obrigado pela orientação sou grato por vocês fiquem com Deus. Obrigado
Boa noite, após o aumento na dosagem do medicamento é possivel reverter essa situação????
Olá, Ana Maria, como vai?
Pedimos desculpas, mas não entendemos a sua dúvida. A senhora pode detalhar mais o caso, por favor? Qual tipo de leucemia o paciente tem, qual o quadro atual e qual medicação está tomando?
Abraços!
Boa noite, não sei por onde.começar pelo fato de não saber ao certo o diagnóstico que apresento, estão investigando ainda, mas, têem exames feitos e por isso estou buscando conhecimento no assunto.
Meus Leucócitos estão a.15600ul
Os Linfócitos 64%,9984ul
Linfósitos Atípicos 20%
Volume plaquetas 243000ul
Mpv 10.00fl
Estou querendo mais informações sobre isso.
Por favor. Obrigada.
Olá, Gildete, como vai?
Além desses resultados do hemograma, a senhora está com mais algum sintoma? Se sim, quais?
Esse aumento dos linfócitos e dos leucócitos pode ser ocasionado por diversos motivos, desde infecções bacterianas até doenças mais complexas. Os médicos estão com alguma suspeita de diagnóstico?
Abraços!
Bom dia, Natalia , eles não dizem nada, fiz o exame de.fenotipagem e pediram também o exame de Mielo e Biopsia mas ainda não consegui fazer estou aguardando a vaga no Hemoba.
Quais as chances de cura de uma pessoa com 77 anos com insuficiência cardíaca diabetes e Edema pulmonar se curar de câncer LLC
Olá, Reizener, como vai?
Na grande maioria dos casos, a LLC é uma doença que não necessita de tratamento medicamentoso, apenas acompanhamento médico. Nos casos que precisam, o objetivo não é a cura, como geralmente nós imaginamos, mas sim o controle da doença para que ela fique em um estado de “dormência”. Então, mesmo com essas questões de saúde, é possível que essa pessoa tenha uma boa qualidade de vida em relação à LLC.
Nós vamos deixar abaixo um link com diversos conteúdos que nós temos sobre a LLC. Caso você, ou o paciente, queira ler, acreditamos que pode ajudar bastante a entender a LLC e o tratamento:
https://revista.abrale.org.br/tag/llc/
Abraços!
Infelizmente vou parar de tomar meus medicamentos , com a leucemia crônica ninguém lhe da uma oportunidade de emprego , te vê como um pessoa imprestável e inferior , está difícil sobreviver com os poucos bicos que aparecem para se manter , a única saída é deixar o cancer avansar e partir para outro plano.
Olá, Alexandre, como vai?
Legalmente, as empresas são proibidas de descriminar uma pessoa por ela ter um câncer. Ainda mais sendo a leucemia crônica altamente controlável e que, na maioria dos casos, permite que o paciente tenha uma vida normal. Nós vamos ajudá-lo!
Estamos encaminhando o seu caso para o nosso apoio ao paciente, apoio psicológico e apoio jurídico para que a gente possa conversar mais sobre a sua situação. Estamos do seu lado, não desista ?
Fique atento ao endereço de e-mail que o senhor indicou quando fez o comentário, pois enviaremos uma mensagem por lá!
Abraços!
Olá!
Meu pai 75 anos foi diagnosticado com LLA Ph + e submetido à sete ciclos de indução. Desde o final do ciclo, há 1 ano, não apresentou mais positividade na biópsia de medula. Está sob terapia de manutenção mas tendo internações cíclicas por infecções oportunistas e neutropenia febril. Quando saberei se ele está curado? Obrigada.
Olá, Lisângela, como vai?
A etapa de manutenção pode durar meses ou até mesmo anos, dependendo de quão grave era a doença no momento do diagnóstico. Orientamos que a senhora converse com o(a) médico(a) dele para entender por quanto tempo esse terapia ainda deve ser realizada e discutir sobre os benefícios e riscos (por conta das internações).
Geralmente, só é possível falar em cura depois de cinco anos, mas, não necessariamente, o tratamento continuará por tanto tempo. Por isso é importante conversar com o(a) médico(a).
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a LLA, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!
Gostaria de saber se Leucemia em cura ou tem remissão? Fiquei confusa porque o que eu sei é que não existe cura para o câncer, seja qual for, apenas um estado de remissão onde a doença não se apresenta. Seria como um vulcão que deixa de entrar em erupção. Estou equivocada?
Olá, Wania, como vai?
Inicialmente, considera-se que a pessoa entrou em remissão e, depois de uns anos sem a doença dar sinal, é possível falar em cura. Então, por exemplo, uma pessoa com leucemia linfoide aguda, logo depois do fim do tratamento os médicos dizem que ela está em remissão. Depois de alguns anos, geralmente são 5, mas esse tempo pode variar de acordo com algumas características da doença, é possível falar em cura. Porém, de qualquer forma, o paciente deve continuar em acompanhamento para garantir que tudo continua bem.
Entretanto, caso o paciente tenha uma leucemia crônica, ai sim, não é possível falar em cura, somente em remissão. Então, o paciente faz tratamento para que a doença pare de dar sinais, ela parando de dar sinais, fala-se em cura. Mas, no caso da LMC, o paciente não pode parar de tomar o medicamento, pois, se parar, corre o risco da doença retornar. Já na LLC, é possível que o paciente consiga manter a remissão sem tomar medicamentos.
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a leucemia, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!
Olá boa noite me chamo Neide. Meu filho foi diagnosticado com lla em 2019, em março desse ano terminou a manutenção. Segue agora em acompanhamento. Tenho muito medo da recidiva. Qual o período mais perigoso para isso?
Olá, Neide, como vai?
Isso depende de alguns fatores, mas, em geral, os primeiros cinco anos são os mais importantes. Mas, é fundamental que ele continue realizando o acompanhamento médico com o onco-hematologista conforme o indicado, assim, CASO ele venha a ter uma recidiva, poderá ser diagnosticado o quanto antes.
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a LLA, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!
Minha tia Sueli marques está com leucemia, quero saber o que podemos fazer para ela ter a cura , meu pai faleceu estava com câncer no intestino e minha avó mãe da minha tia Sueli e meu pai, minha avó faleceu com câncer de pele, agora minha tia Sueli está com câncer no sangue me ajuda a minha tia Sueli conseguir a cura
Olá, Adriana, como vai?
O primeiro passo é procurar um onco-hematologista para que ele possa avaliar o caso da sua tia e indicar qual o melhor tratamento! É importante entender também qual o tipo de leucemia sua tia tem, ou seja, se é crônica ou aguda. No caso das leucemias crônicas, o objetivo do tratamento não é a cura em si, mas sim, o controle da doença, permitindo que o paciente tenha uma boa qualidade de vida. Já no caso das leucemias agudas, pode ser utilizada quimioterapia, terapias-alvo, imunoterapia e/ou transplante de medula óssea – como a senhora pode ver, há muitas opções terapêuticas!
Nós temos diversos materiais que explicam o que é a leucemia, cada tipo, e os tratamentos que podem ser utilizados. Vamos deixar os links a seguir para que você possa ler e entender melhor o que está acontecendo. Mas, é fundamental entender que esses materiais não substituem a conversa com o médico, então é importantíssimo que vocês perguntem ao médico todas as dúvidas que tivrem!
Revista Abrale Online: https://revista.abrale.org.br/tag/leucemia/
Site Abrale: https://www.abrale.org.br/doencas/leucemia/
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a leucemia, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços
Só esposo como faço para ter mais informações para ajudar minha esposa
Olá, Ednaldo, como vai?
Pedimos para que a senhora entre em contato com o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa conversar melhor, entender certinho o seu caso e identificar como conseguimos te ajudar!
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!
E quanto a Leucemia LCP? Quais as chances de cura?
Olá, Kil, como vai?
Nós temos alguns conteúdos sobre a leucemia de células pilosas (também chamada de tricoleucemia) que explicam várias questões, inclusive sobre a cura.
Vamos deixar os links para estes conteúdos abaixo para que a senhora e/ou o paciente possam ler e esclarecer as dúvidas ?
– Tricoleucemia: o que é, sintomas e tratamentos
– Quanto tempo vive uma pessoa com tricoleucemia?
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como leucemia, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Boa noite ,tive diagnóstico recente de LLC no mês de janeiro de 2023, sou divorciado, não tive coragem de falar para meus filhos,o que fazer?, Tbm não faço uso de medicamentos, só acompanhamento médico., Não tenho sintomas.
Olá, Givaldo, como vai?
O senhor não é obrigado a contar sobre a doença para ninguém, mas se o senhor considerar importante que eles saibam, converse com eles sobre o que está acontecendo! Nós acreditamos que contar, principalmente para familiares tão próximos, é muito importante para poder ter uma rede de apoio e para que todos saibam quem procurar e o que fazer caso o senhor venha a ter sintomas importantes.
Se quiser ajuda para lidar com toda essa situação e entender se e como contar para os seus filhos, nosso Apoio Psicológico está à disposição! Além disso, nosso Apoio ao Paciente também está aqui para te ajudar da forma que precisar e/ou esclarecer qualquer dúvida que tiver ?
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços
Minha sobrinha está com Leucemia mieloide aguda, porém a mutação dela deu NEGATIVO , ela tem 3 anos , descobrimos a Leucemia dela dia 23/1/2023 ela está internada desde o dia qje descobrimos ,porém gostaria de saber como é feito o tratamento dessa doença, as plaquetas dela chega até 33mil ,ela fez o exame do licor e deu 0,3 porém matou bastante , mais matou as células boas também porém os exames dela não está ficando bom , até hoje ela não conseguiu ter alta pra ir pra casa porque cada dia é uma novidade nós exames
Olá, Caroline, como vai?
A senhora pode entrar em contato com nosso Apoio ao Paciente, por favor? Assim, podemos encaminhar sua pergunta para um de nossos especialistas! Inclusive, nós temos um projeto chamado Telemedicina, no qual os pacientes e seus familiares podem fazer uma consulta gratuita para ter uma segunda opinião médica, tirar as dúvidas e até mesmo ver quais seriam os principais tratamentos para aquele caso.
Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Minha irmã recebeu o diagnóstico semana passada….estamos assustado pois ela está bem ….perdeu peso, mais cansada…! ela tem 55 anos e meu irmão é 100% compatível esse mês deve começar o tratamento.
O que podemos esperar desse tratamento estamos sem acreditar ☹️nessa notícia!!! perdemos nosso pai ano passado! gostaria de saber como ajuda- lá …
Olá, Valéria, como vai?
A sua irmã fará o transplante de medula óssea, correto? Nós temos uma matéria que explica certinho o que é esse tratamento e outra que conta quais são as etapas dele! Vamos deixar os links para ambas a seguir, assim a senhora pode conferir a explicação completa e esclarecer suas principais dúvidas ?
Além disso, a equipe da Abrale está à disposição para ajudar a senhora, a paciente ou os outros familiares com o que vocês precisarem! Inclusive, nós temos um Projeto de Telemedicina, no qual os pacientes (ou seus familiares) podem fazer uma consulta com um dos nossos hematologistas voluntários para tirar as dúvidas sobre a própria doença ou do tratamento, como lidar com efeitos colaterais ou até mesmo ter uma segunda opinião.
Fora esse Projeto, nós oferecemos Apoio Jurídico e Psicológico totalmente gratuito!
Para conhecer mais sobre nosso trabalho e para que a gente possa te apoiar, basta entrar em contato com o nosso Apoio ao Paciente!
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Então abralle eu tenho 14 anos fiz o tratamento de leucemia linfóide aguda no ano de 2020 e terminei em novembro de 2022 atualmente tenho 9 meses fora de tratamento mais eu sempre fico falando com a minha médica que tenho medo da leucemia voltar e ela me fala que tem vários pacientes curados e que hoje tem sonhos e projetos realizados
Olá, Rebecca, como vai?
Esse medo é algo bastante frequente nos pacientes, independente da idade, então isso que você está sentindo é normal, fique tranquila ? Essas consultas frequentes após o tratamento são justamente para isso, para garantir que tudo continue bem e CASO apareça alguma alteração, vocês poderem agir o quanto antes.
Mas sim, há diversos pacientes curados e realizando seus sonhos!! Podemos te apresentar a alguns, se você quiser!
Inclusive, recentemente, nós contamos a história de duas pessoas que foram diagnosticadas com LLA quando eram jovens e hoje estão bem e seguindo suas vidas. Vamos deixar os links para esses relatos a seguir, caso você queira conhecer:
Vida além da LLA: a jornada do diagnóstico ao pós-câncer
Paciente de LLA supera desafios com apoio, informação e compartilhamento
Também podemos oferecer apoio psicológico gratuito, para você poder entrar em contato com suas emoções e medos! Se tiver interesse, nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo ?
Abraços!