skip to Main Content

Quem tem PTI pode tomar vacina?

Pessoa Tomando Vacina
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

 A imunização é importante para pessoas com trombocitopenia imune primária (PTI), mas é essencial estar atento ao melhor momento para isso

Escrito por:

Natália Mancini

Sim, quem tem PTI  pode tomar vacina. Inclusive, não só pode, como deve. Mas, por ser uma doença autoimune e, em alguns casos, envolver o uso de medicação imunossupressora, é preciso conversar com o médico antes de se imunizar. Essa orientação vale, também, para a vacina contra a COVID-19.

Por ser uma doença na qual o sistema imunológico da pessoa passa a atacar as plaquetas do próprio indivíduo, a trombocitopenia imune primária, também chamada de púrpura trombocitopênica idiopática, é considerada uma doença autoimune. E, justamente por envolver o sistema imune, que é responsável por fazer a defesa do corpo, é possível que surjam dúvidas sobre poder ou não se vacinar.

A Drª. Ana Clara Kneese, responsável pelo Serviço de Hematologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, explica que em certas situações, por exemplo quando o paciente faz uso de tratamento imunossupressor, como altas doses de corticoide, ele pode apresentar uma menor resposta ao estímulo vacinal.

“A menor resposta se deve à falta de capacidade plena do sistema imunológico, tanto através dos linfócitos B quanto os T”, ela diz.

Nesses casos, pode haver a indicação de esperar o fim da terapia para a vacinação. Mas é de extrema importância que assim que possível, a pessoa se imunize para qualquer doença. A COVID-19, por exemplo, é uma infecção de grande gravidade, que pode levar à morte, além das diversas complicações que ela pode causar.

Leia também:

Vacinação pré-esplenectomia

A Drª. Ana Clara conta que a retirada do baço também pode afetar a resposta vacinal. Ou seja, o paciente pode desenvolver uma menor quantidade de anticorpos contra aquela doença. 

Por isso, a orientação é que a pessoa receba a imunização antes da cirurgia. Mas, é preciso garantir que haja um intervalo de tempo suficiente para ter a resposta de produção de anticorpos. 

Ilustração Indicando Onde Fica O Baço

Atualmente, o período de espera recomendado para os imunizantes contra meningococo, pneumococo e Haemophilus influenza é de três semanas. Já para a vacina contra a COVID-19, é necessário realizar a vacinação completa e aguardar, pelo menos, 15 dias, para a intervenção cirurgica.

 

Vacinação pós-esplenectomia

De acordo com a hematologista, o calendário vacinal após o procedimento segue a orientação para a população geral.

“É muito importante que o paciente submetido à retirada do baço seja vacinado, visto que está em situação de maior risco para uma evolução grave se contaminado”, ela complementa. 

Leia também:

Quem tem PTI  pode tomar qualquer vacina da COVID-19?

“Sim, qualquer uma das disponíveis no Brasil”, a médica informa. 

Ela complementa dizendo que sabe-se que vacinas com vírus atenuado podem causar um agravamento da PTI. Mas, essa complicação é pouco frequente e não deve ser considerada como motivo para não se imunizar. 

Paciente Que Tem Pti Pode Tomar Vacina

“Alguns casos têm sido descritos, mas são raros e não implicam em recomendação especial ou escolha de vacina”, a Drª. Ana Clara Kneese reforça.

A única precaução que o paciente de PTI deve ter é conversar com o médico que acompanha o caso para verificar se aquele é o melhor momento para se vacinar.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top