skip to Main Content

Quem tem PTI pode tomar vacina?

Pessoa Tomando Vacina
Compartilhe

Última atualização em 10 de agosto de 2021

 A imunização é importante para pessoas com trombocitopenia imune primária (PTI), mas é essencial estar atento ao melhor momento para isso

Escrito por:

Natália Mancini

Sim, quem tem PTI  pode tomar vacina. Inclusive, não só pode, como deve. Mas, por ser uma doença autoimune e, em alguns casos, envolver o uso de medicação imunossupressora, é preciso conversar com o médico antes de se imunizar. Essa orientação vale, também, para a vacina contra a COVID-19.

Por ser uma doença na qual o sistema imunológico da pessoa passa a atacar as plaquetas do próprio indivíduo, a trombocitopenia imune primária, também chamada de púrpura trombocitopênica idiopática, é considerada uma doença autoimune. E, justamente por envolver o sistema imune, que é responsável por fazer a defesa do corpo, é possível que surjam dúvidas sobre poder ou não se vacinar.

A Drª. Ana Clara Kneese, responsável pelo Serviço de Hematologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, explica que em certas situações, por exemplo quando o paciente faz uso de tratamento imunossupressor, como altas doses de corticoide, ele pode apresentar uma menor resposta ao estímulo vacinal.

“A menor resposta se deve à falta de capacidade plena do sistema imunológico, tanto através dos linfócitos B quanto os T”, ela diz.

Nesses casos, pode haver a indicação de esperar o fim da terapia para a vacinação. Mas é de extrema importância que assim que possível, a pessoa se imunize para qualquer doença. A COVID-19, por exemplo, é uma infecção de grande gravidade, que pode levar à morte, além das diversas complicações que ela pode causar.

Leia também:

Vacinação pré-esplenectomia

A Drª. Ana Clara conta que a retirada do baço também pode afetar a resposta vacinal. Ou seja, o paciente pode desenvolver uma menor quantidade de anticorpos contra aquela doença. 

Por isso, a orientação é que a pessoa receba a imunização antes da cirurgia. Mas, é preciso garantir que haja um intervalo de tempo suficiente para ter a resposta de produção de anticorpos. 

Ilustração Indicando Onde Fica O Baço

Atualmente, o período de espera recomendado para os imunizantes contra meningococo, pneumococo e Haemophilus influenza é de três semanas. Já para a vacina contra a COVID-19, é necessário realizar a vacinação completa e aguardar, pelo menos, 15 dias, para a intervenção cirurgica.

 

Vacinação pós-esplenectomia

De acordo com a hematologista, o calendário vacinal após o procedimento segue a orientação para a população geral.

“É muito importante que o paciente submetido à retirada do baço seja vacinado, visto que está em situação de maior risco para uma evolução grave se contaminado”, ela complementa. 

Leia também:

Quem tem PTI  pode tomar qualquer vacina da COVID-19?

“Sim, qualquer uma das disponíveis no Brasil”, a médica informa. 

Ela complementa dizendo que sabe-se que vacinas com vírus atenuado podem causar um agravamento da PTI. Mas, essa complicação é pouco frequente e não deve ser considerada como motivo para não se imunizar. 

Paciente Que Tem Pti Pode Tomar Vacina

“Alguns casos têm sido descritos, mas são raros e não implicam em recomendação especial ou escolha de vacina”, a Drª. Ana Clara Kneese reforça.

A única precaução que o paciente de PTI deve ter é conversar com o médico que acompanha o caso para verificar se aquele é o melhor momento para se vacinar.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
23 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Ola tenho problema com plaquetas muito baixa e uma doença chamada púrpura vi em uma reportagem q uma moça chegou a óbito tendo esse mesmo problema isso me deixo um pouco assustada e ainda não fui toma posso toma sem medo ?

O ideal é que o profissional aplicar a vacina no músculo e o paciente com a PTI tomar a vacina tendo a plaquetas acima de 50.000,00

Oi Isabel! A vacina para a COVID-19 é indicada para todos os pacientes hematológicos. Contudo, para saber qual o melhor momento para tomá-la, é importante conversar com o médico responsável.

Bom dia. Meu filho pegou a pti no início de 2019 antes da COVID aparecer. A pti imediatamente após a vacinação para gripe, li que isso é um caso raro. Talvez o sistema dele seja diferente mesmo e minha decisão terá que ser precisa, em conjunto aos nossos hematologistas (que ajudaram a curar ele, hoje ele tem 300.000 plaquetas desde 2020 e sem baixar nunca). Mas por ter esse histórico de reação pós vacina há um receio. É uma decisão difícil mas precisa ser tomada. Estou pendente a dar a vacina, mas ainda farei mais análises.

Boa tarde.adciona meu contato também tenho pti.e faço acompanhanento

Boa tarde! Eu tive as duas formas de púrpura, trombótica e idiopatica. Já tive covid leve em maio de 2020. Estou com medo de tomar a vacina. Gostaria de saber se já tem mais estudos sobre esses casos. Obrigada!

Olá, minha filha teve PTI quando tinha 1 aninho após uma vacina,e uma recaída quando tinha 4 anos após outra vacina. Hoje ela tá estável, mais tenho receio de vacinar contra covid ou qualquer outra cavina.

Meu filho tem púrpura trombosotomenica imuni ( PTI) pode tomar a vacina contra a covid?

Minha filha teve purpura trombocitompenica imunológica com 11 meses deve alta com 2 anos,ela pode tomar a vacina coronavac, estou com medo de dar a da Pfizer

Esqueci de falar minha filha de dengue as plaquetas dela baixaram e deu uma discreta trombocitopenia, por isso fico preocupada sei que ela está bem mais quando surgiu algo as plaquetas abaixam,mais logo se recupera e se estabelece,vai ser assim para sempre hoje ela tem 11 anos,apresentou a purpura trombocitompenica imunológica com 11meses e teve alta com 2 anos

Minha filha tem PTI e as plaquetas ultimamente n passa de 20 mil mesmo assim a hemato liberou p vacina ela disse q n tem problema nenhum , estou cm medo minha filha tem 14 anos , ta a um ano sem tomar corticoide estava entre 60 mil a 90 mil ms derrepente caiu p 20 mil e esta assim a uns 3 meses

Eu fiquei 9 dias internada, porque minhas plaquetas estavam muito baixas, comecei a ter sangramento na gengiva e várias petéquias pelo corpo , fiquei uns 3 dias assim em casa. Fui diagnosticada com PTI, depois de ficar 9 dias internada voltei pra casa e comecei a usar corticoide, fiquei 3 meses usando esse remédio. Os médicos falaram que era uma dengue hemorrágica, mais fiz vários exames que mostraram que foram por causa da 2′ dose da vacina contra COVID. Agora eu estou gestante e tenho que tomar a 3′ dose, só que estou com medo de voltar tudo de novo ou afetar meu bebê.

Boa tarde! Faço tratamento de PTI desde 2014 e agora meu médico solicitou para mim tomar Bezentacil de 21 em 21 dias pois ele suspeita também de febre reumática. Minha pergunta é… quem tem PTI pode tomar penicilina por muito tempo? Ele disse que vou tomar durante 5 anos.

Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top