Skip to content

David Grinberg venceu o linfoma e agora compartilha sua história em livro “Rotina de Ferro”

linfoma tem cura, linfomas, linfoma tem cura?, linfomas tem cura, linfoma cura, cancer linfoma tem cura, linfoma estagio 4 tem cura, linfoma tratamento e cura, linfoma hodgkin tem cura, linfoma pulmonar, linfoma não-hodgkin tem cura, chances de cura linfoma não-hodgkin, linfoma 4, linfoma no pulmão, linfoma maligno, tratamentos para linfoma, linfoma não hodgkin prognóstico, cancer linfoma hodgkin, cancer linfoma, linfome, cancer na medula tem cura, linfoma de hodgkin tem cura, linfoma de hodgkin estagio 3, câncer linfoma, cancer no linfoma, ninfoma, leucemia e linfoma, linfomas o que é, o que é linfomas, câncer de linfoma, tratamento para linfoma, o que linfoma,cura aids definitiva, lifoma, o que e linfoma, linfoma o que é, cancer grau 4 tem cura, linfoma tratamento, o que é linfoma?, tratamento de linfoma, tipos de linfoma, tratamento linfoma não hodgkin, linfoma sintomas fotos, o que e um linfoma, cancer linfatico tem cura, nelson hamerschlak, tratamento para linfoma
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Toda a renda arrecadada pelo autor com a venda do e-book será revertida para os projetos da Abrale


linfoma tem cura, mas o câncer ainda assusta. Mesmo com as diferentes possibilidades de tratamentos, que oferecem boas respostas e até mesmo a cura, receber a notícia sobre o diagnóstico da doença causa medo, angústia, dúvidas.

David Grinberg, 41, sabe muito bem disso. Aos 39 anos, o executivo decidiu procurar por um médico após notar alguns sinais diferentes em seu corpo. E quando recebeu a confirmação do linfoma, a notícia caiu como uma sentença de morte.

“Passou um filme rápido na minha cabeça, sobre minha família, amigos, tudo que tinha feito até então. O desespero foi tanto que tive uma síncope, que me levou para uma parada cardíaca”, lembra.

Foram eternos 11 segundos sem respirar e, por uma inspiração do destino, seu pai, cardiologista, estava ao seu lado para trazê-lo de volta – literalmente.

“Após o susto, consegui digerir a informação com mais tranquilidade. Mas a habilidade do meu médico em fazer um paralelo entre a doença e o esporte, um dos meus hobbies, logo transformou a sentença de morte em uma afirmação de vida”.

Combatendo o linfoma

linfoma tem cura, linfomas, linfoma tem cura?, linfomas tem cura, linfoma cura, cancer linfoma tem cura, linfoma estagio 4 tem cura, linfoma tratamento e cura, linfoma hodgkin tem cura, linfoma pulmonar, linfoma não-hodgkin tem cura, chances de cura linfoma não-hodgkin, linfoma 4, linfoma no pulmão, linfoma maligno, tratamentos para linfoma, linfoma não hodgkin prognóstico, cancer linfoma hodgkin, cancer linfoma, linfome, cancer na medula tem cura, linfoma de hodgkin tem cura, linfoma de hodgkin estagio 3, câncer linfoma, cancer no linfoma, ninfoma, leucemia e linfoma, linfomas o que é, o que é linfomas, câncer de linfoma, tratamento para linfoma, o que linfoma,cura aids definitiva, lifoma, o que e linfoma, linfoma o que é, cancer grau 4 tem cura, linfoma tratamento, o que é linfoma?, tratamento de linfoma, tipos de linfoma, tratamento linfoma não hodgkin, linfoma sintomas fotos, o que e um linfoma, cancer linfatico tem cura, nelson hamerschlak, tratamento para linfomaSão vários os tipos de linfomas existentes. Eles podem ser indolentes, de crescimento lento, ou agressivos, quando evoluem rapidamente e precisam receber tratamento o quanto antes.

O linfoma não-Hodgkin tipo B de células grandes, o qual acometeu David, é do grupo dos agressivos.

“Meu tratamento foi feito em três etapas. Realizei, primeiramente, seis ciclos de quimioterapia. Depois, tive a indicação do transplante de medula óssea autólogo, que exigiu cerca de 30 dias de internação hospitalar. Por último, foram aplicadas mais três sessões de quimioterapia intratecal”.

Atualmente, ele está em remissão, a caminho da cura. E seus bons pensamentos, que tanto acreditavam nos resultados positivos, foram essenciais durante cada uma das etapas.

“Quando soube que meu corpo não apresentava mais nenhum sinal da doença senti um misto de alegria, emoção e alívio. Confesso que fiquei apreensivo em vários momentos, mas o meu otimismo durante todo o tratamento sempre me deu a certeza que iria superar este desafio”.

Corpo sempre em movimento

linfoma tem cura, linfomas, linfoma tem cura?, linfomas tem cura, linfoma cura, cancer linfoma tem cura, linfoma estagio 4 tem cura, linfoma tratamento e cura, linfoma hodgkin tem cura, linfoma pulmonar, linfoma não-hodgkin tem cura, chances de cura linfoma não-hodgkin, linfoma 4, linfoma no pulmão, linfoma maligno, tratamentos para linfoma, linfoma não hodgkin prognóstico, cancer linfoma hodgkin, cancer linfoma, linfome, cancer na medula tem cura, linfoma de hodgkin tem cura, linfoma de hodgkin estagio 3, câncer linfoma, cancer no linfoma, ninfoma, leucemia e linfoma, linfomas o que é, o que é linfomas, câncer de linfoma, tratamento para linfoma, o que linfoma,cura aids definitiva, lifoma, o que e linfoma, linfoma o que é, cancer grau 4 tem cura, linfoma tratamento, o que é linfoma?, tratamento de linfoma, tipos de linfoma, tratamento linfoma não hodgkin, linfoma sintomas fotos, o que e um linfoma, cancer linfatico tem cura, nelson hamerschlak, tratamento para linfomaComo já diria o ditado popular, mente sã, corpo são. Já é comprovado cientificamente que praticar atividades físicas, além de proporcionar saúde, faz com que haja importante redução dos níveis de adrenalina e cortisol, hormônios ligados ao estresse, e também estimula a produção de endorfina, componente químico ligado à sensação de relaxamento e otimismo.

E David utilizou bastante deste artifício. Praticante de IronMan, uma das provas de triatlo mais difíceis e complexas de todo o mundo, pois exige nadar, pedalar e correr em grandes distâncias, ele estabeleceu um paralelo entre a rotina necessária para se preparar adequadamente para cruzar a linha de chegada em suas competições com o dia-a-dia altamente desgastante e desafiador que o tratamento exigiu.

Isso porque o processo de preparação para completar os 3.8Km de natação, 180Km de bicicleta e os 42Km de uma maratona, de maneira sequencial e ininterrupta, requer muita dedicação e, até mesmo, uma adaptação profunda da vida pessoal e profissional. Duas semanas antes de receber o diagnóstico, David – já doente – competiu e concluiu mais uma etapa do IronMan.

“O esporte foi fundamental em vários aspectos na luta contra o linfoma. Me trouxe motivação, resiliência e disciplina. Eu realmente me sentia preparado para enfrentar mais este desafio. Em minha cabeça, de alguma forma, o tratamento seria ‘apenas’ mais um ciclo de treinamento intenso e doloroso para a próxima prova. Isso me tranquilizou muito para enfrentar algo incerto como uma doença complicada.”

Além do fator psicológico, tão necessário na luta contra o câncer, o aspecto físico e de saúde também é importante nesta batalha. O fato de ser esportista também contribuiu para que o David estivesse mais bem condicionado para enfrentar o desgaste físico do próprio tratamento e levasse com um pouco mais de conforto os desconfortos causados pelas grandes quantidades e altas doses de medicações infundidas em seu corpo.

Seis meses após a conclusão do tratamento, David, juntamente com um colega de trabalho, realizou mais uma prova de IronMan. Desta vez na distância half (metade da citada anteriormente), como parte de um projeto criado por eles logo que o David descobriu a doença.

“Cruzar a linha de chegada novamente foi uma das maiores emoções da minhavida. Me mostrou que quando se dedica a algo é possível consegui-lo, mesmo com as adversidades que aparecem pela frente”.

Rotina de Ferro

linfoma tem cura, linfomas, linfoma tem cura?, linfomas tem cura, linfoma cura, cancer linfoma tem cura, linfoma estagio 4 tem cura, linfoma tratamento e cura, linfoma hodgkin tem cura, linfoma pulmonar, linfoma não-hodgkin tem cura, chances de cura linfoma não-hodgkin, linfoma 4, linfoma no pulmão, linfoma maligno, tratamentos para linfoma, linfoma não hodgkin prognóstico, cancer linfoma hodgkin, cancer linfoma, linfome, cancer na medula tem cura, linfoma de hodgkin tem cura, linfoma de hodgkin estagio 3, câncer linfoma, cancer no linfoma, ninfoma, leucemia e linfoma, linfomas o que é, o que é linfomas, câncer de linfoma, tratamento para linfoma, o que linfoma,cura aids definitiva, lifoma, o que e linfoma, linfoma o que é, cancer grau 4 tem cura, linfoma tratamento, o que é linfoma?, tratamento de linfoma, tipos de linfoma, tratamento linfoma não hodgkin, linfoma sintomas fotos, o que e um linfoma, cancer linfatico tem cura, nelson hamerschlak, tratamento para linfomaEste é o título da obra autobiográfica de David Grinberg. Nas páginas do livro digital, o executivo conta sobre toda sua trajetória de vida e superação.

“Decidi escrever sobre minha história logo após uma conversa com o Dr. Nelson Hamerschlak, quando ele me disse que eu superaria a doença e que a melhor maneira de fazê-lo era pensar que o tratamento seria como treinar para uma prova de IronMan. Neste momento me dei conta de que poderia compartilhar esta experiência com outras pessoas que também estão passando por situações difíceis, mas que podem se apegar a algo, como um hobby, para reduzir o medo do desconhecido e tornar o desafio de lutar pela vida um pouco mais tranquilo”.

No dia 22 de junho, acontecerá o lançamento do “Rotina de Ferro”, a partir das 19h15, e será transmitido pelo canal do Youtube da Aberj. Faça sua inscrição aqui! Toda a renda arrecadada pelo autor por meio da venda dos livros digitais será destinada aos projetos de apoio ao paciente da Abrale.

Compre agora seu exemplar neste link!

Linfoma, um diagnóstico desafiador

Estadiamento do linfoma determina o tratamento


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top