Skip to content

Tudo o que você precisa saber sobre radioterapia

radioterapia, o que é radioterapia, qual a diferença entre quimioterapia e radioterapia, para que serve a radioterapia, quem faz radioterapia pode beber cerveja, como funciona a radioterapia, quantas sessões de radioterapia são necessárias, efeitos colaterais da radioterapia, quanto tempo dura uma sessão de radioterapia, tratamento, radioterapia, radioterapia, radioterapia efeitos colaterais, radioterapia como funciona, teleterapia, para que serve radioterapia, radio terapia, radioterapia externa, radioterapia na mama esquerda, quanto custa uma sessão de radioterapia, teleterapia e braquiterapia, radioterapia convencional, radioterapia efeitos colaterais prostata, tratamento de radioterapia, aparelho de radioterapia, o que é radioterapia como ocorre esse procedimento, sala de radioterapia, radioterapia equipamentos utilizados, oq é radioterapia, radioterapia no cancer de mama, tipos de braquiterapia, quimioterapia ou radioterapia, braquiterapia aparelho, o que é teleterapia, radioquimioterapia, quanto tempo os eletrons levam para ir, regiões da cabeça, quais os efeitos colaterais da radioterapia, quem faz radioterapia pode trabalhar, mascara para radioterapia, radioterapia mama efeitos colaterais, tipos de braquiterapia, tratamento do cancer, quais os tratamentos para o cancer, radioterapia interna, tumor externo
Compartilhe

Última atualização em 16 de setembro de 2022

Ela costuma ser utilizada para tratar cânceres em estágios mais iniciais, é um procedimento indolor e não causa tantos efeitos colaterais

A radioterapia é um dos principais tratamentos utilizados contra o câncer, que funciona por meio de radiações ionizantes para alterar o tecido humano. Antigamente, essa terapia atingia não só o tumor em si, mas também o tecido que fica ao redor dele. Mas, atualmente, a sua precisão aumentou, melhorando os resultados e diminuindo os efeitos colaterais.

O que é a radioterapia?

O Dr. Eduardo Weltman, coordenador da radioterapia do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que esse é um tipo de tratamento oncológico no qual  “você aplica raios em cima do tecido e eles vão modificar tanto o tecido saudável quanto o tumoral.”

O  tratamento de radioterapia pode ser neoadjuvante, adjuvante, curativo e paliativo, variando de acordo com a situação do paciente. 

Aparelho de radioterapia para tratamento do câncer

No neoadjuvante, o intuito é diminuir o volume do tumor, facilitando uma posterior cirurgia oncológica e fazendo com que ela seja menos agressiva. 

Já o adjuvante é realizado quando já foi feito um tratamento anterior, seja quimioterapia ou cirurgia, e a radioterapia serve como uma forma de reforçar o resultado. 

Por outro lado, o curativo é quando a radio é considerada a principal forma de tratamento e tem o objetivo de curar. Enquanto que o paliativo tem a função de melhorar a qualidade de vida do paciente por meio da diminuição da dor, do sangramento e  de outros sintomas.

Como funciona a radioterapia

A radioterapia pode ser administrada de duas formas: teleterapia e braquiterapia

Teleterapia é todo tipo de radiação que vem de fora para dentro.  “Didaticamente, é quando a fonte da radioterapia está a mais de 20 centímetros do local onde você vai tratar. Por isso, ‘tele’ de ‘à distância’ e ‘terapia’ de ‘tratamento’”, diz o Dr. Weltman. Já a braquiterapia é realizada por meio do contato do material radioativo com o organismo.

Símbolo de radioatividade da radioterapia

“Então, é uma terapia intersticial ou de contato. Ou seja, você pode encostar o material radioativo em alguma parte do corpo. A partir disso, você tem o efeito terapêutico. Por exemplo, os tratamentos dos tumores de pele por fontes radioativas”, exemplifica o especialista.

Leia também:

Quantas sessões de radioterapia são necessárias?

A quantidade de sessões indicada varia de acordo com o tipo de tratamento. Em alguns casos, por exemplo, o tumor cerebral, apenas uma aplicação é suficiente. Em outros casos, pode ser necessário que o paciente seja submetido a uma maior quantidade. Entretanto, o número de aplicações não está diretamente relacionado com a agressividade do tratamento. 

Pessoa fazendo uma sessão de radioterapia

“Aí, você pergunta, 39 sessões é mais do que uma? Não, necessariamente. Isso porque você pode dar uma aplicação com uma dose muito alta de irradiação, que pode ser equivalente às 39 aplicações em doses baixas”, diz o Dr. Weltman

De acordo com o especialista, a quantidade de aplicações está relacionada com a proteção dos tecidos saudáveis. Ao fazer mais sessões, preserva-se mais eficientemente o tecido que está ao redor do tumor. 

Quanto tempo dura uma sessão de radioterapia?

Isso depende da marca do aparelho de radioterapia. Normalmente, todo o processo da sessão dura de 10 a 15 minutos, mas a irradiação em si leva somente cerca de dois minutos. 

90% do tempo em que o paciente está na sala, é usado para acertar o posicionamento. A aplicação em si vai durar entre um minuto e meio, no máximo dois”, o doutor detalha.  

Cronômetro marcando o tempo de duração de uma sessão de radioterapia

Para garantir a precisão do local, é utilizado um sistema de imobilização (uma máscara ou um equipamento para a região do quadril) para garantir que o paciente esteja sempre no mesmo posicionamento. Esse sistema é feito por meio de um plástico derretido e moldado no corpo da pessoa que a deixa imóvel. Então, ela deita no simulador, o plástico é derretido em água morna e moldado na parte do corpo desejada. 

Além desse método, o ideal é fazer pequenos pontos de referência para definir um plano e identificar o local. Com exceção da cabeça, a recomendação é fazer uma pequena “tatuagem” para evitar que a marcação saia no banho. “A partir disso, todo dia o paciente será localizado por esses risquinhos ou pontinhos. Isso torna o tratamento mais ágil e mais reprodutivo”, diz o médico.

Leia também:

Efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da radioterapia dependem do tipo de radioterapia realizada, da intensidade e quantidade de sessões. O local irradiado também tem grande influência em quais efeitos podem aparecer. 

“É uma gama muito grande de possibilidades. Em geral, a radioterapia moderna traz muito pouco efeito colateral agudo e tardio, conhecidos como sequelas. Então, é difícil generalizar ao falar de radioterapia” considera o Dr. Weltman.

Mucosite como um dos efeitos colaterais da radioterapia

Enquanto alguns pacientes não desenvolvem nenhum efeito colateral, é possível que outros sintam náusea, mal-estar, alteração na pele ou mucosite.

“A rigor, o aparelho liga, desliga e o paciente não sente exatamente nada. O que pode acontecer no decorrer do tratamento, como o paciente faz várias aplicações, os efeitos colaterais vão acumulando. Ou seja, da mesma maneira que fazer várias aplicações aumenta a chance de curar, também aumenta a chance dos efeitos colaterais”, conta ele.

Como diminuir os efeitos colaterais da radioterapia

  • Beber, no mínimo, três litros de líquido por dia;
  • Aplicar uma camada fina de creme hidratante indicado pelo médico após a aplicação da radiação;
  • Limpar completamente a pele antes da radioterapia;
  • Evitar banhos quentes e dar preferência para sabonetes neutros e sem perfume;
  • Secar a pele levemente sem coçar ou esfregar a área irradiada;
  • Evitar roupas justas e
  • Não utilizar, na área tratada, lâminas ou cera depilatórias durante o tratamento.
Pessoa bebendo água

Além disso, o Dr. Weltman ressalta que em casos nos quais são irradiados grandes volumes abdominais podem ser indicados medicamentos para diminuir os efeitos colaterais, como a náusea.

Outros pontos importantes são que diferentemente da quimio, os pacientes submetidos à radioterapia não costumam ter queda de cabelo e a fertilidade só é afetada caso a irradiação seja feita na região das gônadas (testículos e ovários).

Cânceres hematológicos

A radioterapia para leucemia vem sendo cada vez menos utilizada.  Os casos que podem precisar desse tratamento são alguns casos de recidiva e de indicação para o transplante de medula óssea (TMO). Isso acontece tanto no preparo para o TMO, quanto como um reforço de dose para tumores que atingem o cérebro.

Pessoa com um caroço no pescoço

Já para o mieloma múltiplo (MM), a radioterapia pode entrar como tratamento curativo em uma situação. “Pacientes com uma plasmocitoma isolada, ou seja, lesão única e que não evoluem para um MM podem ser curados somente com radioterapia no local específico da doença”, explica o Dr. Além disso, essa terapia pode ser usada como tratamento paliativo caso o paciente sinta muita dor óssea.

Enquanto a radioterapia para linfomas entre como um tratamento coadjuvante, em associação com a quimioterapia. 

“Por exemplo, quando você tem um linfoma, fez a quimioterapia e teve uma resposta completa. O médico começa a pensar onde esse paciente pode falhar, se vier a falhar. A radioterapia feita nesse local vai diminuir muito a chance de recidiva. Com isso, aumenta a chance do paciente se curar e não precisar de novos tratamentos após uma falha”, o Dr. Weltman diz. 

Leia também:
Diferença entre quimioterapia e radioterapia

É recomendável evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento, pois elas podem causar irritação nos órgãos. Além de também poderem interferir no funcionamento da defesa do corpo, dificultando a recuperação.  

Aliás, a mesma orientação vale para a alimentação em geral! 

Ter uma dieta balanceada ajuda o corpo a reconstruir os tecidos que a radioterapia possa ter prejudicado. Além de manter a disposição. A ingestão insuficiente de nutrientes pode fazer com que o corpo passe a utilizar os nutrientes armazenados como fonte de energia. Consequentemente, a defesa do corpo fica prejudicada, complicando o combate às infecções. 

Em caso de enjoo, a melhor opção é comer aquilo que se está com vontade. Comer menos em cada refeição e fazer pequenos lanches durante o dia pode ajudar nessa situação.

Primeiramente, a principal diferença é que a quimioterapia é um tratamento sistêmico e a radio, local. Isto é, enquanto a quimio alcança o corpo inteiro, a radio afeta somente a área na qual ela for aplicada.

Outra diferença é a forma de administração. Enquanto a quimio pode ser por via oral ou venosa, a radio é pela teleterapia ou braquiterapia. Por isso, a radioterapia é mais indicada nos casos em que o tumor encontra-se mais localizado e, comumente, em estágios iniciais.

Atualmente, esses dois tipos de tratamento podem ser utilizados em conjunto. “Hoje em dia falamos sobre o tratamento do câncer como uma abordagem multidisciplinar. Isso quer dizer que devem ser oferecidas para o paciente todas as possibilidades terapêuticas a partir de um protocolo. Com isso, você estabelece o que é melhor para aquela pessoa”, diz o Dr. Weltman.

Ele utiliza como exemplo um câncer nas cordas vocais. Se o tumor estiver em estágio inicial, as melhores opções são a cirurgia ou a radioterapia. Entretanto, se o mesmo câncer estiver avançado, é possível que seja necessário realizar quimio, radioterapia e também cirurgia. Assim, o tratamento seria iniciado com quimio e radio, ao mesmo tempo, e a cirurgia no final. 

“O importante é que o tratamento do tumor deve ser personalizado. Tem que ser individualizado para cada paciente. Dentro dessa individualização, você vai usar uma metodologia ou outra. É possível também uma combinação de todas elas”, ressalta.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
61 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

E possível fazer Braquiterapia útero depois de já ter feito 4 sessões há 1 ano atrás? UNICAMP optou pela Quimio 6 sessões após ter ficado um foco no tratamento anterior feito em outro estado.De curada q diziam passei a ser um caso raríssimo q chegou a ser estudado,discutido por junta médica para iniciar. Dia 24 deste farei a última aplicação. Não posso mais fazer Braquiterapia?Porque não posso operar,tirar tdo.Tem um novo aparelho de Braquiterapia q seria como médico me disse o melhor, no meu caso.Este aparelho tem na Unicamp mas não está funcionando. Médico me mandaria pra outro hospital se houvesse outro aparelho deste,mas e o único no Brasil.Me orientem melhor ,por favor.

Estou fazendo rádioterapias e estou sentindo muita ardência na língua, o que fazer?

Muito boa a explicação, direta e didática. Parabéns Natália!

Obrigado esse texto me ajudou muito, minha esposa esta a fazer quimioterapia e depois seguira para radioterapia

Eu tive câncer de mama fiz 30 ceçoes de radioterapia .vai fazer 5 anos mais eu sinto dores no local.e normal?

Ola!
Fiz minha cirurgia de esvaziamento axilar ( foi encontrado um carcinoma no canal linfático) em outubro de 2019, e ate o momento nao fui chamada pra fazer a rádio. Ate quanto tempo depois da cirurgia pode ser feita a rádio?

Ha 16 dias terminei as 30 sessoes de radio, tive sarcoma na coxa do lado externo. E estou com queimaduras de 2.grau, a pele escureceu e está grossa. Estou com antibiotico via oral e topico. Isto é normal, e esse efeito tardio, demora pra parar? Obrigada

Olá, quem está fazendo rádio, pode tomar fortificante que contém ferro?

Meu filho tem linfoma de rodkim já fez várias seções de quimioterapia agora vai fazer rádio será necessário muitas cessões e as seções de rádio são todos os dias?

Estou fazendo radioterapia na mama já fiz 8 sessões das 25 que preciso fazer. É possível esta radioterapia causar alterações no meu paladar?

Boa tarde! Minha filha fez uma cirurgia e descobriu um
Câncer sarcoma no tórax e até hl ela não fez nada só muito exames mas não encontrou mas nada porém pode ter ficado células no local eles indicaram
25 sessão de rádio pra depois fazer quimioterapia

Tem 45 dias que acabei de lazer 30 sessões de radioterapia na bexiga e mais 3 sessões de quimoterapia
Mais continuo muito cansado será que demora muito para passar

Obg o texto me ajudou,
Vou começar fazer radioterapia. Estou preocupa com medo de perder meus cabelos longos.

Bom dia!

Meu marido acabou as 28 sessões de radioterapia no reto, apos foi feito o exame de tomografia que acusou que não ha mais linfonodos, minha pergunta, é necessario fazer a cirurgia mesmo assim?

Passei pela terapia de radioterapia junto a quimioterapia, para tratar um câncer na amigdala, e para mim foi traumatizante.

Enquanto fazia só a químio, foi tranqüilo, só sentia um pouco cansada um dia após, mas já na segunda aplicação da rádio junto, foi traumatizante. Já não conseguia comer, chorar, espirrar, bocejar, surgiu a mucosite, enjoos, náuseas, cansaço, dores intensas, etc não me indicaram acompanhamento de nutricionista e demorei optar pela sonda, quando coloquei já tinha perdido 15 kgs. Passei noites terríveis no PS da Santa Casa SP, é desumano com paciente oncológico.

Mais um trauma com a sonda, tirei 2 semanas após colocada e passei engolir a dieta pelo copo, mesmo com a dor intensa de muitas feridas e espaço apertado na garganta. Após determinar a rádio é químio, tive intercorrências estomacais, hemorroida, perda de paladar, saliva, apetite, cabelo parcial e unhas. Graças a Deus meus exames estão todos ok após 12 meses, mas ainda luto com grau alto de desnutrição, devido a perda do apetite que permanece. Se puder me ajudar com alguma informação, agradeço.

Estou comendo apenas pela indução da programação da nutricionista há 30 dias, mas é um tormento sem tamanho. Estou na fila a espera de um acionamento psicólogo, mas sem previsão. Já tomei vários remédios e nada.
Obrigada

DEUS TE AJUDE.CREIA.DEUS TUDO PODE.ELE HONRA A FE NOS QUE NELE CRE.AMEM.

Marli,tenha fé. Deus vai te abençoar,ore,clame ao Senhor.

ola minha irma tem cancer no pulmão esta fazendo radioterapia esta muito inchada,após quantas seções aparece alguma melhora ela tem também muito líquido no seio o tumor pressiona a veia cava. obrigada

Minha mãe descobriu uma lesão no útero e foi diagnosticado como câncer no estágio 1 vai fazer a retirada, logo depois vai da início as rádio terapia, pode dizer quais os principais efeitos colaterais ela está com 53 anos

ola, tenho 30 anos e fiz ha dois anos tratamento de cancer de mama, fiz 6 ciclos de quimio e 30 sessoes de radio terapia, tenho um duvida devido a radioterapia se eu optar em retirar as glandulas mamarias e fazer reconstrucao consigo devido ter este seio irradiado?

Quais as chances de um paciente desenvolver sarcoma pós radioterapia CA mama?! Por que em geral não é mencionado esse risco para o paciente ?!

Apenas dizer que tenho linfoma de Hodgkin (NLPHL) e apenas fiz Radioterapia em 18 sessões sem necessidade de fazer mais nenhum tratamento coadjuvante. Claro que fiquei boquiaberto quando a equipa de hematologistas e o radioterapeuta me propuseram apenas este tratamento, sempre havia lido que o tratamento para linfoma era sistémico e envolvia quimioterapia. Perguntei que exames iriam fazer para verem se realmente estou curado e informaram que mais nada estava previsto por agora e que a químio ficava reservada caso o linfoma voltasse. Resumindo a minha história: Senti uma massa na virilha ai com 3 cm falei clínico, mandou fazer ecografia, depois de analisarem mandaram fazer biópsia, o resultado apareceu um mês depois com diagnostico de linfoma não Hodgkin células pequenas, consultei hematologista que mandou fazer análises sanguíneas e uma pet-scan, resultado das análises foi boa e pet apenas revelou doença naquela zona, optei por ser tratado num hospital especializado apenas em cancer (IPO-Porto, em Portugal, é aqui que resido), lá quiseram analisar melhor e mandaram fazer uma biópsia excisional, biópsia medula óssea e mais exames sangue, o resultado foi totalmente diferente, linfoma de Hodgkin não clássico (NLPHL, dos mais raros e difíceis de diagnosticar corretamente). Agora rezo e agradeço a Deus diariamente e peço para não voltar a ter doença. Mais de meio ano até começar o tratamento e a viver em grande ansiedade. Tem gente que anda anos até ser diagnosticado com Linfoma e quando o é já está bem avançado, eu tive sorte nos hospitais na equipa que me seguiu . Obrigado por terem lido esta minha história e acreditem que a fé é uma grande ajuda nestas coisas do cancro.

Oi

Boa tarde! Minha mãe foi diagnosticada com câncer de esôfago na porção média, com um linfonodo acometido na mesma altura do tumor! Optou-se por fazer o tto curativo com 28 sessões de radioterapia (término fazem 40 dias) e 4 ciclos de químio de 5 dias cada de 15/15 dias (término fazem 14 dias). Está se alimentando por sonda e ao tentar engolir coisas pastosas sente muita dor no local do tumor e também no decorrer do dia dor /tipo queimação na região epigástrico e abdominal. Estes sintomas são normais após tratamento? Por quanto tempo dura? Existe alguma orientação ou material em que podem enviar para nos auxiliar? Obrigada

Bom dia me chamo Deolinda fui operada a mama neoplasia invasor fiz 16 seçoĕs de quimioterapia mais 18 de radioterapia e estou a fazer anticorpo mais a oral a radioterapia acabei no dia 5 de outobro mas ainda tenho a mama muito dura e com muitas dôres achao normal?estou com muito mêdo obrigada se me poderem ajudar

Bom dia quem está fazendo radioterapia pode colher sangue?

Boa noite,
Para uma radio na região da cabeça e pescoço (câncer de assoalho de boca com metástase nos linfonodos da região do pescoço) quanto tempo de efeito colateral é esperado? Meu pai, 3 meses após o fim das sessões vêm enfrentando possíveis efeitos colaterais, falta de apetite, fraqueza e como consequência emagreceu muito.

Olá, boa noite
Gostaria de saber depois da radioterapia quanto tempo ainda é possível o tumor diminuir? Ou a diminuição acontece no ato das sessões ou enquanto acontece as sessões de radioterapia?
Tive câncer de endometrio.

Com esse resultado,ainda tenho que fazer radioterapia?

20220609_105920.jpg

Tenho câncer de mama, já fiz a cirurgia há 45 dias e estou aguardando a consulta com o oncologista, quanto tempo posso esperar pra fazer a radioterapia,minha mastologista disse que não posso esperar muito.

Olá
Apos o término da radioterapia quanto tempo esperar para fazer os exames para ver o resultado deste tratamento?
Grata

Oi Bom dia meu pai teve câncer de bexiga, oncologista pediu q ele fizesse 36 rádio e por 6 dias ele fez quio juntos no mesmo dia mas com espaço de tempo ,ele está no final mas sente muita dor, está usando até morfina mas não alivia ,e normal isso,sei q agora está perto de acabar,mas fico sem saber oque fazer ,e quando acabar ele melhorar desses sintomas ,dores e desconforto abdominal q sente.

Excelentes esclarecimentos

Back To Top