Skip to content

16 alimentos superpoderosos

Compartilhe

Última atualização em 26 de maio de 2022

Eles aumentam a nossa imunidade e ajudam muito os pacientes com câncer

  1. Alho
    Possui alta quantidade de vitaminas A e C, nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico. Além dessas vitaminas, possui uma grande quantidade de elementos antioxidantes como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção de danos relacionados às infecções e ao envelhecimento. Uma pesquisa, feita em países do sul da Europa, descobriu uma ligação entre a quantidade de ingestão de alho e a redução do risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

2. Batata-doce

Contém uma grande quantidade de betacaroteno, antioxidante que atua no corpo para evitar diversos problemas inflamatórios, já que ele se transforma em vitamina A e é usado para produzir o tecido conjuntivo. A batata-doce possui diversas outras propriedades que auxiliam na saúde geral do corpo, por isso é um dos alimentos preferidos de quem deseja levar uma vida saudável.

3. Iogurte

O do tipo Kefir auxilia o sistema imunológico porque possui a bactéria Lactobacillus reuteri, um probiótico específico que estimula as células brancas do sangue, porém todos possuem esse probiótico, porém em menores quantidades. Os iogurtes também ajudam a flora intestinal.

4. Tomate

Possui uma substância chamada licopeno que tem ação antioxidante, ajudando a diminuir a produção dos radicais livres e, por causa dela, muitos nutricionistas recomendam o tomate para prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata. Ele deve ser ingerido diariamente, seu consumo em forma de molhos aumenta a concentração do licopeno, principalmente se for molho caseiro, pois nesse preparo a substância sai do tomate e fica retida no óleo.

5. Frutas cítricas

Já é conhecido que elas são fundamentais para melhorar a imunidade, pois são ricas em vitaminas que agem diretamente no sistema imunológico, como as C e E. As principais frutas cítricas são: laranja, acerola, morango e kiwi.

6. Gengibre

Conta com importante ação bactericida e boa quantidade de vitamina B6 e C, que faz dele um expectorante natural, auxiliando a reduzir as inflamações e a dor. O melhor: ele é muito versátil, pode ser utilizado como tempero ou ser inserido em chás.

7. Peixes

Alimentos, como o salmão e a sardinha, que possuem ômega 3, ajudam que as artérias não fiquem inflamadas ou desenvolvam algum grupo de inflamação, aumentando assim a imunidade. Os ácidos graxos, substâncias que não podem ser produzidas pelo corpo humano, devem ser ingeridas por meio da alimentação, pois têm grande poder anti-inflamatório e são essenciais para a manutenção do sistema imunológico.

8. Vegetais verdes

Os vegetais de cor verde escura como brócolis, couve e espinafre possuem vários componentes que auxiliam na prevenção de doenças, o ácido fólico ajuda na produção de glóbulos brancos, que combatem agentes invasores, e os compostos sulfídricos ajudam na desintoxicação hepática.

9. Cogumelos

Alguns contêm alta quantidade de ácido fólico, que ajuda na produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo, melhorando a imunidade. Outro nutriente encontrado em vários cogumelos é o selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres. Cogumelos como o shiitake e shimeji são uma ótima opção para cuidar da imunidade e provar uma comida saborosa.

10. Nozes, castanhas e amêndoas

As oleaginosas são ricas em vitamina E, que ajuda no combate à baixa imunidade, e também são ricas em minerais, fibras, gorduras saudáveis e ácidos graxos, mas é importante tomar cuidado na quantidade consumida, pois esses alimentos não deixam de ser calóricos. Por exemplo, a castanha do Pará tem como recomendação diária apenas duas unidades.

Leia também:

11. Melancia

Possui um potente antioxidante chamado glutationa, que é grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico.

12. Açaí

Rico em antioxidantes que podem ajudar o organismo a combater o envelhecimento, além de várias doenças.

13. Cúrcuma

É uma grande fonte de antioxidantes e contém propriedades anti-inflamatórias. A curcumina, um dos ingredientes presentes na cúrcuma, é antiviral, antifúngico e protege contra o câncer.

14. Pimentão

O pimentão é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

15. Chás

Verde ou preto, com ou sem cafeína, possuem polifenóis e flavonóides que ajudam a combater várias doenças.

16. Alimentos ricos em zinco

Carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

Receita de sopa de tomate

  • 1,5 kg de tomate
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
  • 1/4 xícara de chá de água quente
  • 2 pães franceses
  • Queijo ralado a gosto
  • Retire a pele dos tomates, faça um corte em X em torno do tomate cru e coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Retire, deixe esfriar. Puxe a pele
  • Corte os tomates em cubinhos
  • Aqueça o azeite numa panela em fogo médio
  • Junte o alho picado e refogue por 1 minuto, mexendo sempre
  • Adicione os cubinhos de tomate e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos, em fogo baixo e com a panela tampada
  • Junte a água quente, misture levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos
  • Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Acrescente o manjericão picado à sopa e deixe cozinhar por mais 1 minuto
  • Enquanto a sopa cozinha, corte os pães em cubos
  • Adicione o pão e mexa levemente, até ele absorver parte do líquido e engrossar a sopa
  • Retire a sopa do fogo
  • Polvilhe com queijo ralado e sirva em seguida

Para mais dicas de alimentação, assista ao vídeo da  TV Abrale!

Alimentos para ajudar com a imunidade baixa


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
81 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Ótima matéria! Parabéns!

Ótima matéria. Sempre é bom abordar orientação alimentar.

Parabéns, aprendo muito com suas matérias.

Olá! Sugiro que incluam observações sobre os efeitos colaterais da cúrcuma na interação com outros medicamentos, como por ser lido neste texto e em outros. É de conhecimento científico que a cúrcuma interfere na coagulação do sangue. Aliás, os chás também devem ser tomados com cuidado. Sabemos que todas as plantas e alimentos com efeitos curativos podem interagir com medicamentos. Obrigada!
https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/6400-curcuma-interacao-medicamentosa

Boa tarde! assim como a cúrcuma o gengibre tbm nao é nada indicado em pessoas com problemas nas plaquetas, o gengibre desagrega as mesmas .

para aumentar as plaquetas quais os alimentos faço quimioterapia elas estão baixas quais chás e remédio ajuda aumentar obrigada

Que tipo de medicação?

Minha filha tem 10 anos e está com 91 de plaquetas o que eu faço

Meu filho teve uma baixa de plaquetabe alrm de soro dei muito suco de abacaxi, laranja com.couve, gracas a Deus ficou bem

Boa tarde. Acabei de ler aqui num comentário, que gengibre e cúrcuma fazem mal para quem tem plaquetas baixas…procede mesmo? Pois meu marido tem as plaquetas baixa, está se tratando…

Oi Bom dia, tenho histórico na família de sangue ralo, já fui internada com plaquetas 8.000, fiz tratamento e melhorou tem 10anos isso, fiz exame recente constou 151000. Estava tomando Açafrão pra ajudar na imunidade e nós da índia para emagrecer, será que foi q algium dos dois que baixou ele para 151000.
Ela tá no limite né

OK. parabéns. O material foi muito útil. agradece. Creusolita

[…] de cor verde escura, como brócolis e couve auxilia na produção dos glóbulos brancos, agentes de combate de invasores por conter excelente […]

[…] de cor verde escura, como brócolis e couve, são uma ótima fonte de ácido fólico. Essa substância auxilia na produção dos glóbulos […]

[…] Ingerir boas fontes de vitamina C como laranja, limão, acelora, kiwi. Folhas verdes escuras, como brócolis e couve, são excelentes fonte de ácido fólico, substancia que auxilia na produção dos glóbulos […]

[…] de cor verde escura, como brócolis e couve, são uma ótima fonte de ácido fólico. Essa substância auxilia na produção dos glóbulos […]

Boa Tarde o meu marido com cancro gastrico está a fazer quimioterapia, hoje devia fazer o nono tratamento e não pode fazer porque a médica disse que tinha os valores muito baixos, o que fazer nesta situação qual a melhor alimentação? Obrigado

Maria,você mora no Rio de Janeiro ? Tenho uma excelente nutricionista Para indicar caso queira.
Como estamos na pandemia ela atende on-line.

Gostei parabéns,estou na quarentena só pesquisar,o que devo fazer para dar a família.

Muito bom..para mim foi muito útil!

Agradecer as informações que a ABRALE nos passa. São de grande importância. Uma aliada.

minhas plaquetas estao a 120.000 /m3. tomo aas infantil, amiodarona de 100mg e sinvastatina de 40mg . o que fazer para recuperar as plaqueta pelo menos até 150.00

Olá, a minha mãe está com as plaquetas 106.000, ela passou por hematologista, e foi encaminhada para o hospital do câncer de onde mora. Fez biópsia,e não deu leucemia, mas mielli displasia que pode levar ao desenvolvimento de leucemia. Será por isso que as plaquetas não estão aumentando? o que fazer para aumentar esse número, e evitar que se torne leucemia?

Last edited 3 anos atrás by Maria da Porto dos Santos

Têm os leocodicou, alto e baixo nos inzames.

Bom dia, minha praqueta deu 111.00 pela primeira vez na minha vida , como alface legumes sempre tive uma saude normal, faço exercícios fisicos, e essa semana quando fui fazer meus exames periódicos deu esse resultado! Qual medico indicado que eu posso procurar?

Bom dia tem uns 20 dias eu tive dengue hemorrágica foi a primeira vez que tive dengue minha plaquetas foi para 31mil tomei 7 bolsa de concentrado de plaquetas mas o médico não fez outro exame certificar se tinha aumentado logo em seguida eu tive infecção urinária e dor de garganta e esse mesmo médico me passou antibiótico ciprofloxino e hoje eu colher sangue eu estranhei porque eu não costumo sangrar depois de colher sangue será que minhas plaquetas estão baixa e será que eu posso tomar algum remédio para não menstruar porque eu tive dengue bem no período que eu ia menstruar aí virou hemorragia agora estou com medo de menstruar e novamente ter hemorragia

Qual tratamento é feito para aumentar as plaquetas

Olá meu nome Tatiana tenho hemoglobina sc . Hoje minha plaqueta está 111.000 como faço pra ela subir ja tomo ácido fólico e 12 anos atras tomei 5 bolsa de sangue. O que eu tomo pra subir ela agora??

Já fiz 3 sessões de quimioterapia, e no meu exame de sangue deu estou 50 mil de plaquetas, será que vou poder fazer quimio?

Tenho muitos roxos no corpo é só coçar e já aparece, isso tem a ver com plaquetas baixas ou glóbulos, ten algum alimento que pode me ajudar?

Gostaria de saber como posso ajudar minha mãe a subir as plaquetas dela está 107 tem cirrose hepática anemia diabetes e tem um problema desde de criança que sofre de emorragia nasal

Estive com dengue, á 1 mês atrás deu 90 meu nível de plaquetas no sangue aí a médica do P.A disse que era por estar com diagnóstico de dengue. saíram muitas manchinhas vermelhas em baixo da pele, fiquei muito indisposta e sem apetite. agora que os sintomas passaram devo fzr um novo hemograma será ?

Excelente conteudo. Parabéns..

Parabéns, muito útil e esclarecedor

Estou com as plaquetas a 11400 estou preocupada,pois estou tendo sangramento menstrual escecivo o que devo fazer?

Boa tarde

bom dia.
Minhas plaquetas estão boas, mas o monócitos está em 1. Não estou tento nenhuma infecção ( que eu saiba), Não faço nenhum exercício e trabalho o dia todo, me alimento razoavelmente bem. Comecei a tomar imunoglucan, será que vai subir a taxa?

Google

Check below, are some completely unrelated internet sites to ours, nevertheless, they are most trustworthy sources that we use.

Aleckciane de Cássia Toledo Astolfi

Google

Always a significant fan of linking to bloggers that I love but do not get a good deal of link like from.

Ola, na parte dos cogumelos< está com a descrição dos peixes novamente.
Ja tive tricoleucemia duas vezes e estou mudando minha alimentação.
Obrigado pelo material

Uma pergunta: quem está com as plaquetas baixas pode sair para algum evento (festa, escola…) ou tem que ficar em repouso.

Bom dia
Sou Gaspar de Moçambique
E tenho acompanhado suas publicações.
Tenho problemas de figado
Com fosfatase alcalina 198Ul/L
As vezes dói, o que posso fazer para voltar ao normal??
Peco sua ajuda

Olá, estou grávida de 37 semanas e descobri agora que estou com as plaquetas baixas, no meu último exame constou que eu estava com 73.000 plaquetas, minha médica não me passou nenhum tratamento, oque eu posso fazer para recuperar essas plaquetas antes de entrar em trabalho de parto? oque devo fazer a respeito da minha situação?

Eu gosto muito de sopa com vários tipos de legumes, batata, mandioquinha, carne ou frango, macarrão ou arroz. Fazem mal à saúde geral?

Olá boa tarde,
Tomo cortisona há 6 meses. Tenho polimialgia reumática, será que tem cura? Por quanto tempo mais preciso de tomar?
Muito obrigada.

Sandra

Back To Top