skip to Main Content
Conteúdo gratuito para pacientes de câncer e doenças do sangue, e seus familiares!

16 alimentos superpoderosos

16 Alimentos Superpoderosos

Eles aumentam a nossa imunidade e ajudam muito os pacientes com câncer

  1. Alho 

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

Possui alta quantidade de vitaminas A e C, nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico. Além dessas vitaminas, possui uma grande quantidade de elementos antioxidantes como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção de danos relacionados às infecções e ao envelhecimento. Uma pesquisa, feita em países do sul da Europa, descobriu uma ligação entre a quantidade de ingestão de alho e a redução do risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

  1. Batata-doce 

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

Contém uma grande quantidade de betacaroteno, antioxidante que atua no corpo para evitar diversos problemas inflamatórios, já que ele se transforma em vitamina A e é usado para produzir o tecido conjuntivo. A batata-doce possui diversas outras propriedades que auxiliam na saúde geral do corpo, por isso é um dos alimentos preferidos de quem deseja levar uma vida saudável.

  1. Iogurte

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

O do tipo Kefir auxilia o sistema imunológico porque possui a bactéria Lactobacillus reuteri, um probiótico específico que estimula as células brancas do sangue, porém todos possuem esse probiótico, porém em menores quantidades. Os iogurtes também ajudam a flora intestinal.

  1. Tomate

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

Possui uma substância chamada licopeno que tem ação antioxidante, ajudando a diminuir a produção dos radicais livres e, por causa dela, muitos nutricionistas recomendam o tomate para prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata. Ele deve ser ingerido diariamente, seu consumo em forma de molhos aumenta a concentração do licopeno, principalmente se for molho caseiro, pois nesse preparo a substância sai do tomate e fica retida no óleo.

  1. Frutas cítricas

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

Já é conhecido que elas são fundamentais para melhorar a imunidade, pois são ricas em vitaminas que agem diretamente no sistema imunológico, como as C e E. As principais frutas cítricas são: laranja, acerola, morango e kiwi.

  1. Gengibre

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

Conta com importante ação bactericida e boa quantidade de vitamina B6 e C, que faz dele um expectorante natural, auxiliando a reduzir as inflamações e a dor. O melhor: ele é muito versátil, pode ser utilizado como tempero ou ser inserido em chás.

  1. Peixes

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

Alimentos, como o salmão e a sardinha, que possuem ômega 3, ajudam que as artérias não fiquem inflamadas ou desenvolvam algum grupo de inflamação, aumentando assim a imunidade. Os ácidos graxos, substâncias que não podem ser produzidas pelo corpo humano, devem ser ingeridas por meio da alimentação, pois têm grande poder anti-inflamatório e são essenciais para a manutenção do sistema imunológico.

  1. Vegetais verdes

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

Os vegetais de cor verde escura como brócolis, couve e espinafre possuem vários componentes que auxiliam na prevenção de doenças, o ácido fólico ajuda na produção de glóbulos brancos, que combatem agentes invasores, e os compostos sulfídricos ajudam na desintoxicação hepática.

  1. Cogumelos

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

Alguns contêm alta quantidade de ácido fólico, que ajuda na produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo, melhorando a imunidade. Outro nutriente encontrado em vários cogumelos é o selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres. Cogumelos como o shiitake e shimeji são uma ótima opção para cuidar da imunidade e provar uma comida saborosa.

  1. Nozes, castanhas e amêndoas

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

As oleaginosas são ricas em vitamina E, que ajuda no combate à baixa imunidade, e também são ricas em minerais, fibras, gorduras saudáveis e ácidos graxos, mas é importante tomar cuidado na quantidade consumida, pois esses alimentos não deixam de ser calóricos. Por exemplo, a castanha do Pará tem como recomendação diária apenas duas unidades.

  1. Melancia

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

Possui um potente antioxidante chamado glutationa, que é grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico.

  1. Açaí

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

Rico em antioxidantes que podem ajudar o organismo a combater o envelhecimento, além de várias doenças.

  1. Cúrcuma

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

É uma grande fonte de antioxidantes e contém propriedades anti-inflamatórias. A curcumina, um dos ingredientes presentes na cúrcuma, é antiviral, antifúngico e protege contra o câncer.

  1. Pimentão

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

A pimenta é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.

  1. Chás

Verde ou preto, com ou sem cafeína, possuem polifenóis e flavonóides que ajudam a combater várias doenças.

  1. Alimentos ricos em zinco

alimentos; câncer; alimentos para câncer; imunidade

Carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.

RECEITAS

Sopa de tomate

INGREDIENTES

  • 1,5 kg de tomate
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 1 dente de alho picado
  • 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
  • 1/4 xícara de chá de água quente
  • 2 pães franceses
  • Queijo ralado a gosto

PREPARO

  • Retire a pele dos tomates, faça um corte em X em torno do tomate cru e coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Retire, deixe esfriar. Puxe a pele
  • Corte os tomates em cubinhos
  • Aqueça o azeite numa panela em fogo médio
  • Junte o alho picado e refogue por 1 minuto, mexendo sempre
  • Adicione os cubinhos de tomate e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos, em fogo baixo e com a panela tampada
  • Junte a água quente, misture levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos
  • Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Acrescente o manjericão picado à sopa e deixe cozinhar por mais 1 minuto
  • Enquanto a sopa cozinha, corte os pães em cubos
  • Adicione o pão e mexa levemente, até ele absorver parte do líquido e engrossar a sopa
  • Retire a sopa do fogo
  • Polvilhe com queijo ralado e sirva em seguida

Para mais dicas de alimentação, assista ao vídeo da  TV Abrale!

 

 

Força a mais: alimentos imprescindíveis

As poderosas frutas vermelhas

0 0 vote
Avalie esse artigo
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
28 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Admin
2 anos atrás

Ótima matéria! Parabéns!

Ana
2 anos atrás

Ótima matéria. Sempre é bom abordar orientação alimentar.

Rosana
2 anos atrás

Parabéns, aprendo muito com suas matérias.

Ana Maria Ziccardi
2 anos atrás

Olá! Sugiro que incluam observações sobre os efeitos colaterais da cúrcuma na interação com outros medicamentos, como por ser lido neste texto e em outros. É de conhecimento científico que a cúrcuma interfere na coagulação do sangue. Aliás, os chás também devem ser tomados com cuidado. Sabemos que todas as plantas e alimentos com efeitos curativos podem interagir com medicamentos. Obrigada!
https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/6400-curcuma-interacao-medicamentosa

Dayane
2 anos atrás

Boa tarde! assim como a cúrcuma o gengibre tbm nao é nada indicado em pessoas com problemas nas plaquetas, o gengibre desagrega as mesmas .

Enilda Maria Garcia Lucas
1 ano atrás

para aumentar as plaquetas quais os alimentos faço quimioterapia elas estão baixas quais chás e remédio ajuda aumentar obrigada

Emellyn
1 ano atrás

Minha filha tem 10 anos e está com 91 de plaquetas o que eu faço

Anne Costa
9 meses atrás
Reply to  Emellyn

Meu filho teve uma baixa de plaquetabe alrm de soro dei muito suco de abacaxi, laranja com.couve, gracas a Deus ficou bem

Marlene
1 ano atrás

Boa tarde. Acabei de ler aqui num comentário, que gengibre e cúrcuma fazem mal para quem tem plaquetas baixas…procede mesmo? Pois meu marido tem as plaquetas baixa, está se tratando…

creusolita de almeida cavalcante
11 meses atrás

OK. parabéns. O material foi muito útil. agradece. Creusolita

[…] de cor verde escura, como brócolis e couve auxilia na produção dos glóbulos brancos, agentes de combate de invasores por conter excelente […]

[…] de cor verde escura, como brócolis e couve, são uma ótima fonte de ácido fólico. Essa substância auxilia na produção dos glóbulos […]

[…] Ingerir boas fontes de vitamina C como laranja, limão, acelora, kiwi. Folhas verdes escuras, como brócolis e couve, são excelentes fonte de ácido fólico, substancia que auxilia na produção dos glóbulos […]

[…] de cor verde escura, como brócolis e couve, são uma ótima fonte de ácido fólico. Essa substância auxilia na produção dos glóbulos […]

Maria de Lurdes
8 meses atrás

Boa Tarde o meu marido com cancro gastrico está a fazer quimioterapia, hoje devia fazer o nono tratamento e não pode fazer porque a médica disse que tinha os valores muito baixos, o que fazer nesta situação qual a melhor alimentação? Obrigado

Patrícia de Mendonça Miceli
4 meses atrás
Reply to  Revista Abrale

Maria,você mora no Rio de Janeiro ? Tenho uma excelente nutricionista Para indicar caso queira.
Como estamos na pandemia ela atende on-line.

Maria Darc caldeira dos Santos
6 meses atrás

Gostei parabéns,estou na quarentena só pesquisar,o que devo fazer para dar a família.

Maria De Fátima lima
6 meses atrás

Muito bom..para mim foi muito útil!

Back To Top
28
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x