skip to Main Content

Cuidados com a pele no verão para quem tem câncer

Cuidados Com A Pele No Verão Para Quem Tem Câncer

Neste Dia Mundial do Câncer, é importante salientar que além do protetor solar, usar chapéus e lenços são uma ótima barreira para impedir danos à pele e trazem muito estilo

Por Natália Mancini

O paciente oncológico precisa tomar alguns cuidados com a pele no verão devido à intensidade do Sol nessa época. Além do protetor solar, é recomendado que a pessoa também faça uso de proteção física, como chapéus e lenços.

A exposição ao Sol, na verdade, deve ser evitada pela pessoa em tratamento oncológico durante todo o ano. Porém, na época do verão, a temperatura mais alta e o maior período de luz solar podem ser mais prejudiciais para essa população.

“É importante evitar exposições exageradas. Sem dúvida, o horário entre às 10h e às 16h, é o mais rico em ultravioleta B, faixa de radiação mais ligada à queimaduras”, explica o Dr. Renato Bakos, coordenador de Oncologia Cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Ele ainda complementa dizendo que toda exposição prolongada, independente do horário, deve ser acompanhada de fotoproteção.

Quem faz quimioterapia pode tomar sol?

cuidados com a pele no verão, cuidados com a pele do rosto no verão, dicas de cuidados com a pele no verão, como cuidar da pele no verão, cuidados com pele no verão, porque quem faz quimioterapia não pode tomar sol, cuidados com pacientes em uso de quimioterapia, cuidados com quimioterapia, quem faz quimioterapia pode tomar sol, sol quimioterapia, melhor protetor solar para quem faz quimioterapia, quimioterapia e sol, porque quem faz quimioterapia não pode tomar sol, protetor solar para quem faz quimioterapia, quanto tempo depois de terminar com, quimioterapia posso tomar sol, quem faz quimioterapia pode pegar sol, sol e quimioterapia, quanto tempo depois da radioterapia posso tomar sol, quem faz radioterapia pode pegar sol, quem faz radioterapia pode tomar sol, quem fez radioterapia pode tomar sol, depois da radioterapia pode tomar sol, porque quem faz, radioterapia nao pode tomar sol, radioterapia e sol, radioterapia pode tomar sol, como cuidar da pele descascada do sol, como cuidar da pele com queimadura de sol, cuidados com a pele ao tomar sol, o que acontece quando esta fazendo, radioterapia e toma sol, como cuidar da pele depois de tomar sol, como cuidar da pele muito queimada pelo sol, cuidados com a pele protetor solar, ressecamento da pele, quimio vermelha, quem faz quimioterapia, hidratante para quem faz quimioterapia, como faz quimioterapia, cuidados com pacientes em uso de quimioterapia, pessoa tomando sol, pacientes oncológicos, o que uma pessoa com cancer nao pode fazer, cuidado com o sol, pegar sol faz bem, assaduras na pele paciente oncológico, Quem toma quimioterapia pode ir à praia? Porque não pode pegar sol durante a quimioterapia?, Quanto tempo depois da radioterapia pode tomar sol?, Quais são os cuidados com a pele durante o tratamento da quimioterapia?, Quem está fazendo quimioterapia pode pegar sol?, Quem faz radioterapia pode ir à praia?, quem faz radioterapia pode tomar banho de piscina, quem faz quimioterapia pode viajar, quanto tempo depois da radioterapia posso tomar sol, protetor solar para quem faz quimioterapiaNão, Sol e quimioterapia não combinam! 

Isso acontece porque “algumas medicações quimioterápicas podem ser fotossensíveis. Ou seja, a pele fica mais sensível a apresentar reações quando em exposição solar”, o Dr. Bakos conta.

Dessa forma, se expor, principalmente de forma intensa, pode causar danos à pele, além de também facilitar a instalação de processos infecciosos.

Uma das possíveis consequências de tomar Sol é a hiperpigmentação pós-inflamatória, que pode acontecer justamente devido à pele estar sensível. Essa condição causa um aumento na produção de melanina, resultando em manchas escuras. 

Protetor solar para quem faz quimioterapia

cuidados com a pele no verão, cuidados com a pele do rosto no verão, dicas de cuidados com a pele no verão, como cuidar da pele no verão, cuidados com pele no verão, porque quem faz quimioterapia não pode tomar sol, cuidados com pacientes em uso de quimioterapia, cuidados com quimioterapia, quem faz quimioterapia pode tomar sol, sol quimioterapia, melhor protetor solar para quem faz quimioterapia, quimioterapia e sol, porque quem faz quimioterapia não pode tomar sol, protetor solar para quem faz quimioterapia, quanto tempo depois de terminar com, quimioterapia posso tomar sol, quem faz quimioterapia pode pegar sol, sol e quimioterapia, quanto tempo depois da radioterapia posso tomar sol, quem faz radioterapia pode pegar sol, quem faz radioterapia pode tomar sol, quem fez radioterapia pode tomar sol, depois da radioterapia pode tomar sol, porque quem faz, radioterapia nao pode tomar sol, radioterapia e sol, radioterapia pode tomar sol, como cuidar da pele descascada do sol, como cuidar da pele com queimadura de sol, cuidados com a pele ao tomar sol, o que acontece quando esta fazendo, radioterapia e toma sol, como cuidar da pele depois de tomar sol, como cuidar da pele muito queimada pelo sol, cuidados com a pele protetor solar, ressecamento da pele, quimio vermelha, quem faz quimioterapia, hidratante para quem faz quimioterapia, como faz quimioterapia, cuidados com pacientes em uso de quimioterapia, pessoa tomando sol, pacientes oncológicos, o que uma pessoa com cancer nao pode fazer, cuidado com o sol, pegar sol faz bem, assaduras na pele paciente oncológico, Quem toma quimioterapia pode ir à praia? Porque não pode pegar sol durante a quimioterapia?, Quanto tempo depois da radioterapia pode tomar sol?, Quais são os cuidados com a pele durante o tratamento da quimioterapia?, Quem está fazendo quimioterapia pode pegar sol?, Quem faz radioterapia pode ir à praia?, quem faz radioterapia pode tomar banho de piscina, quem faz quimioterapia pode viajar, quanto tempo depois da radioterapia posso tomar sol, protetor solar para quem faz quimioterapiaDe acordo com o especialista em Oncologia Cutânea, o protetor deve ser utilizado em toda a área que não está coberta por roupas. Além disso, deve ser FPS igual ou superior a 30 e é preciso reaplicar o produto a cada duas horas.

Em conjunto, é essencial que o paciente utilize proteção física, como óculos escuros, chapéus, roupas com proteção solar e lenços. Manter a cabeça protegida é especialmente importante para aqueles que tiveram queda de cabelo durante  o tratamento.

Quem faz radioterapia pode pegar Sol?

cuidados com a pele no verão, cuidados com a pele do rosto no verão, dicas de cuidados com a pele no verão, como cuidar da pele no verão, cuidados com pele no verão, porque quem faz quimioterapia não pode tomar sol, cuidados com pacientes em uso de quimioterapia, cuidados com quimioterapia, quem faz quimioterapia pode tomar sol, sol quimioterapia, melhor protetor solar para quem faz quimioterapia, quimioterapia e sol, porque quem faz quimioterapia não pode tomar sol, protetor solar para quem faz quimioterapia, quanto tempo depois de terminar com, quimioterapia posso tomar sol, quem faz quimioterapia pode pegar sol, sol e quimioterapia, quanto tempo depois da radioterapia posso tomar sol, quem faz radioterapia pode pegar sol, quem faz radioterapia pode tomar sol, quem fez radioterapia pode tomar sol, depois da radioterapia pode tomar sol, porque quem faz, radioterapia nao pode tomar sol, radioterapia e sol, radioterapia pode tomar sol, como cuidar da pele descascada do sol, como cuidar da pele com queimadura de sol, cuidados com a pele ao tomar sol, o que acontece quando esta fazendo, radioterapia e toma sol, como cuidar da pele depois de tomar sol, como cuidar da pele muito queimada pelo sol, cuidados com a pele protetor solar, ressecamento da pele, quimio vermelha, quem faz quimioterapia, hidratante para quem faz quimioterapia, como faz quimioterapia, cuidados com pacientes em uso de quimioterapia, pessoa tomando sol, pacientes oncológicos, o que uma pessoa com cancer nao pode fazer, cuidado com o sol, pegar sol faz bem, assaduras na pele paciente oncológico, Quem toma quimioterapia pode ir à praia? Porque não pode pegar sol durante a quimioterapia?, Quanto tempo depois da radioterapia pode tomar sol?, Quais são os cuidados com a pele durante o tratamento da quimioterapia?, Quem está fazendo quimioterapia pode pegar sol?, Quem faz radioterapia pode ir à praia?, quem faz radioterapia pode tomar banho de piscina, quem faz quimioterapia pode viajar, quanto tempo depois da radioterapia posso tomar sol, protetor solar para quem faz quimioterapiaAssim como acontece no caso anterior, radioterapia e Sol também não combinam!

“A radioterapia pode causar inflamações, chamadas de radiodermites, que são potencializadas pelo Sol”, o médico informa.

Para esses pacientes, a exposição à luz solar também pode facilitar a instalação de processos infecciosos e manchas na pele.

Os cuidados em relação à proteção são os mesmos e o Dr. Bakos alerta que é preciso passar o protetor no corpo inteiro. 

“A parte do corpo que foi irradiada tende a ser mais sensível, porém a proteção solar sempre é válida para toda pele exposta ao sol”, diz.

Ele ressalta que para os pacientes submetidos à radioterapia, o ideal é dar preferência à proteção física.

Cuidados com a pele no verão 

cuidados com a pele no verão, cuidados com a pele do rosto no verão, dicas de cuidados com a pele no verão, como cuidar da pele no verão, cuidados com pele no verão, porque quem faz quimioterapia não pode tomar sol, cuidados com pacientes em uso de quimioterapia, cuidados com quimioterapia, quem faz quimioterapia pode tomar sol, sol quimioterapia, melhor protetor solar para quem faz quimioterapia, quimioterapia e sol, porque quem faz quimioterapia não pode tomar sol, protetor solar para quem faz quimioterapia, quanto tempo depois de terminar com, quimioterapia posso tomar sol, quem faz quimioterapia pode pegar sol, sol e quimioterapia, quanto tempo depois da radioterapia posso tomar sol, quem faz radioterapia pode pegar sol, quem faz radioterapia pode tomar sol, quem fez radioterapia pode tomar sol, depois da radioterapia pode tomar sol, porque quem faz, radioterapia nao pode tomar sol, radioterapia e sol, radioterapia pode tomar sol, como cuidar da pele descascada do sol, como cuidar da pele com queimadura de sol, cuidados com a pele ao tomar sol, o que acontece quando esta fazendo, radioterapia e toma sol, como cuidar da pele depois de tomar sol, como cuidar da pele muito queimada pelo sol, cuidados com a pele protetor solar, ressecamento da pele, quimio vermelha, quem faz quimioterapia, hidratante para quem faz quimioterapia, como faz quimioterapia, cuidados com pacientes em uso de quimioterapia, pessoa tomando sol, pacientes oncológicos, o que uma pessoa com cancer nao pode fazer, cuidado com o sol, pegar sol faz bem, assaduras na pele paciente oncológico, Quem toma quimioterapia pode ir à praia? Porque não pode pegar sol durante a quimioterapia?, Quanto tempo depois da radioterapia pode tomar sol?, Quais são os cuidados com a pele durante o tratamento da quimioterapia?, Quem está fazendo quimioterapia pode pegar sol?, Quem faz radioterapia pode ir à praia?, quem faz radioterapia pode tomar banho de piscina, quem faz quimioterapia pode viajar, quanto tempo depois da radioterapia posso tomar sol, protetor solar para quem faz quimioterapiaAlgumas dicas de cuidados com a pele no verão incluem:

  • Hidratação: passar hidratantes e consumir líquidos evita o ressecamento
  • Não fazer a barba ou depilação: evita atrito com a pele e possíveis cortes
  • Evitar tirar cutículas: não gera porta de entradas para infecções
  • Utilizar lenço ou chapéu: além de estilosos, protegem a cabeça
  • Protetor solar: o cuidado mais importante nessa época do ano

Caso a exposição ao Sol aconteça e a pele fique irritada, recomenda-se procurar um dermatologista. Assim o profissional pode avaliar qual o melhor tratamento para conter a reação.

Quanto tempo depois de terminar a quimioterapia posso tomar Sol?

cuidados com a pele no verão, cuidados com a pele do rosto no verão, dicas de cuidados com a pele no verão, como cuidar da pele no verão, cuidados com pele no verão, porque quem faz quimioterapia não pode tomar sol, cuidados com pacientes em uso de quimioterapia, cuidados com quimioterapia, quem faz quimioterapia pode tomar sol, sol quimioterapia, melhor protetor solar para quem faz quimioterapia, quimioterapia e sol, porque quem faz quimioterapia não pode tomar sol, protetor solar para quem faz quimioterapia, quanto tempo depois de terminar com, quimioterapia posso tomar sol, quem faz quimioterapia pode pegar sol, sol e quimioterapia, quanto tempo depois da radioterapia posso tomar sol, quem faz radioterapia pode pegar sol, quem faz radioterapia pode tomar sol, quem fez radioterapia pode tomar sol, depois da radioterapia pode tomar sol, porque quem faz, radioterapia nao pode tomar sol, radioterapia e sol, radioterapia pode tomar sol, como cuidar da pele descascada do sol, como cuidar da pele com queimadura de sol, cuidados com a pele ao tomar sol, o que acontece quando esta fazendo, radioterapia e toma sol, como cuidar da pele depois de tomar sol, como cuidar da pele muito queimada pelo sol, cuidados com a pele protetor solar, ressecamento da pele, quimio vermelha, quem faz quimioterapia, hidratante para quem faz quimioterapia, como faz quimioterapia, cuidados com pacientes em uso de quimioterapia, pessoa tomando sol, pacientes oncológicos, o que uma pessoa com cancer nao pode fazer, cuidado com o sol, pegar sol faz bem, assaduras na pele paciente oncológico, Quem toma quimioterapia pode ir à praia? Porque não pode pegar sol durante a quimioterapia?, Quanto tempo depois da radioterapia pode tomar sol?, Quais são os cuidados com a pele durante o tratamento da quimioterapia?, Quem está fazendo quimioterapia pode pegar sol?, Quem faz radioterapia pode ir à praia?, quem faz radioterapia pode tomar banho de piscina, quem faz quimioterapia pode viajar, quanto tempo depois da radioterapia posso tomar sol, protetor solar para quem faz quimioterapiaIndependente se o tratamento for feito com quimio ou radioterapia, o paciente deve sempre manter os cuidados com a pele.

“Se, por um lado, os danos agudos podem cessar após o término da quimioterapia, a exposição cumulativa ao Sol, aliada a tratamentos imunossupressores, como as quimioterapias, podem aumentar a chance de câncer de pele no futuro”, o especialista orienta.

#VáDeLenço

cuidados com a pele no verão, cuidados com a pele do rosto no verão, dicas de cuidados com a pele no verão, como cuidar da pele no verão, cuidados com pele no verão, porque quem faz quimioterapia não pode tomar sol, cuidados com pacientes em uso de quimioterapia, cuidados com quimioterapia, quem faz quimioterapia pode tomar sol, sol quimioterapia, melhor protetor solar para quem faz quimioterapia, quimioterapia e sol, porque quem faz quimioterapia não pode tomar sol, protetor solar para quem faz quimioterapia, quanto tempo depois de terminar com, quimioterapia posso tomar sol, quem faz quimioterapia pode pegar sol, sol e quimioterapia, quanto tempo depois da radioterapia posso tomar sol, quem faz radioterapia pode pegar sol, quem faz radioterapia pode tomar sol, quem fez radioterapia pode tomar sol, depois da radioterapia pode tomar sol, porque quem faz, radioterapia nao pode tomar sol, radioterapia e sol, radioterapia pode tomar sol, como cuidar da pele descascada do sol, como cuidar da pele com queimadura de sol, cuidados com a pele ao tomar sol, o que acontece quando esta fazendo, radioterapia e toma sol, como cuidar da pele depois de tomar sol, como cuidar da pele muito queimada pelo sol, cuidados com a pele protetor solar, ressecamento da pele, quimio vermelha, quem faz quimioterapia, hidratante para quem faz quimioterapia, como faz quimioterapia, cuidados com pacientes em uso de quimioterapia, pessoa tomando sol, pacientes oncológicos, o que uma pessoa com cancer nao pode fazer, cuidado com o sol, pegar sol faz bem, assaduras na pele paciente oncológico, Quem toma quimioterapia pode ir à praia? Porque não pode pegar sol durante a quimioterapia?, Quanto tempo depois da radioterapia pode tomar sol?, Quais são os cuidados com a pele durante o tratamento da quimioterapia?, Quem está fazendo quimioterapia pode pegar sol?, Quem faz radioterapia pode ir à praia?, quem faz radioterapia pode tomar banho de piscina, quem faz quimioterapia pode viajar, quanto tempo depois da radioterapia posso tomar sol, protetor solar para quem faz quimioterapiaPensando em uma forma de homenagear os pacientes oncológicos e vendo que o acessório é tão importante na proteção e, em alguns casos, na autoestima dos pacientes, a Abrale criou a campanha Vá de Lenço.

A ação acontece no em 4 fevereiro, para celebrar o Dia Mundial do Câncer, a data com maior relevância no mundo relacionada às neoplasias malignas. 

A iniciativa visa, principalmente, homenagear aqueles que estão em terapia ou que já finalizaram o tratamento. Mas também tem como objetivo conscientizar a população sobre os fatores de risco para o câncer

Uma a cada seis pessoas morreu por conta da doença no Brasil. Porém é possível reduzir as chances de desenvolver a doença por meio de alguns hábitos no dia-a-dia:

Não fume!

– Alimente-se de maneira saudável.

Mantenha o peso corporal adequado.

Pratique atividades físicas.

Amamente.

– Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero.

– Vacine-se contra o HPV.

– Vacine-se contra a hepatite B.

– Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.

– Evite comer carne processada, como por exemplo salsicha.

– Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h e use sempre proteção adequada.

– Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho.

Para participar da campanha é bem simples! Tire uma foto utilizando um lenço, poste nas redes sociais utilizando a #vádelenço e marque o instagram da Abrale, @abraleoficial.

Se amarre nessa causa!

 

Pacientes em tratamento contra o câncer podem viajar?

Bebidas alcoólicas durante o tratamento do câncer. Pode?

0 0 vote
Avalie esse artigo
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top