Skip to content

Radiodermite: o que é, tratamentos e cuidados com a pele

radiodermite, radiotermite, queimaduras por radiação, como clarear a pele após radioterapia, medicamentos para queimadura de radioterapia, queimadura radiação, queimadura por radiação, remedio caseiro para queimadura, remédio caseiro para queimadura, remedio natural para queimadura, radioterapia efeitos colaterais, efeitos colaterais da radioterapia, creme ou pomada, como fica a mama depois da radioterapia , tratamento de pele antes e depois, tratamento com radioterapia, radioterapia cabeça e, pescoço efeitos colaterais, beber agua pele antes e depois, cuidados de enfermagem na radioterapia e quimioterapia, pele irritada o que fazer, coceira após o banho, efeitos da radioterapia na pele, radioterapia queima a pele, radioterapia efeitos colaterais tardios, radioterapia cai o cabelo, radiodermite, queimadura interna de radioterapia, tratamento de pele, efeitos colaterais da radioterapia, tratamento para pele, iodo radioativo cuidados para que serve a radioterapia, como fica a mama depois da radioterapia, sessão de radioterapia, tratamento com radioterapia, pomada para pele irritada, cuidados de enfermagem na radioterapia, creme hidratante pós radioterapia, rádioterapia queimadura de radioterapia, como se faz radioterapia, queimadura por radiação, efeito colateral radioterapia, radiodermatite, radiodermite ou radiodermatite, radiodermite, reação da radioterapia, radiodermites, como clarear a pele após radioterapia, como clarear a pele efeitos da radioterapia, radioterapia efeitos, pele descascando, sensibilidade na pele, babosa para queimadura de radioterapia, radiodermite tardia, radiodermite significado, radiodermite pdf, radiodermite inca, radiodermite fisioterapia, radiodermite cuidados de enfermagem, radiodermite grade, radiodermite tratamento, radiodermite graus, radiodermite grau 3, radiodermite cronica tratamento, o que é radiodermite, como tratar radiodermite, tratamento de radiodermite, o que significa radiodermite, cuidados com a pele após radioterapia, cuidado com a pele na radioterapia, cuidados com a pele durante a radioterapia
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

É essencial que o paciente oncológico tenha alguns cuidados com a pele durante a radioterapia para evitar esse efeito colateral


A radiodermite é um dos principais efeitos colaterais da radioterapia na pele e pode causar desde alterações leves até mais intensas. Cerca de 95% dos pacientes com câncer de mama, que realizam esse tipo de terapia, desenvolvem essa reação. É possível amenizá-la e tratá-la com medicamentos, porém, mesmo assim, a pessoa em tratamento precisa tomar alguns cuidados.

Atualmente, a radioterapia é um dos pilares do tratamento oncológico e utiliza  radiações ionizantes para alterar o tecido humano. Em alguns casos ela é escolhida como único método terapêutico, entretanto, na maioria, é feita em conjunto com a quimioterapia.

Os avanços tecnológicos permitem que a irradiação seja feita de forma mais precisa. Isto é, somente na área na qual o tumor está, atingindo uma menor quantidade de tecido saudável. Apesar disso, ainda é possível que efeitos colaterais da radioterapia se desenvolvam.

Isso acontece porque “para atingir o efeito terapêutico oncológico, por vezes, são necessárias energias altas que acabam lesando os tecidos adjacentes ao tumor. Como a pele e anexos”, explica a Drª. Adriana Vilarinho, especialista em Dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

O que é radiodermite?

radiodermite, radiotermite, queimaduras por radiação, como clarear a pele após radioterapia, medicamentos para queimadura de radioterapia, queimadura radiação, queimadura por radiação, remedio caseiro para queimadura, remédio caseiro para queimadura, remedio natural para queimadura, radioterapia efeitos colaterais, efeitos colaterais da radioterapia, creme ou pomada, como fica a mama depois da radioterapia , tratamento de pele antes e depois, tratamento com radioterapia, radioterapia cabeça e, pescoço efeitos colaterais, beber agua pele antes e depois, cuidados de enfermagem na radioterapia e quimioterapia, pele irritada o que fazer, coceira após o banho, efeitos da radioterapia na pele, radioterapia queima a pele, radioterapia efeitos colaterais tardios, radioterapia cai o cabelo, radiodermite, queimadura interna de radioterapia, tratamento de pele, efeitos colaterais da radioterapia, tratamento para pele, iodo radioativo cuidados para que serve a radioterapia, como fica a mama depois da radioterapia, sessão de radioterapia, tratamento com radioterapia, pomada para pele irritada, cuidados de enfermagem na radioterapia, creme hidratante pós radioterapia, rádioterapia queimadura de radioterapia, como se faz radioterapia, queimadura por radiação, efeito colateral radioterapia, radiodermatite, radiodermite ou radiodermatite, radiodermite, reação da radioterapia, radiodermites, como clarear a pele após radioterapia, como clarear a pele efeitos da radioterapia, radioterapia efeitos, pele descascando, sensibilidade na pele, babosa para queimadura de radioterapia, radiodermite tardia, radiodermite significado, radiodermite pdf, radiodermite inca, radiodermite fisioterapia, radiodermite cuidados de enfermagem, radiodermite grade, radiodermite tratamento, radiodermite graus, radiodermite grau 3, radiodermite cronica tratamento, o que é radiodermite, como tratar radiodermite, tratamento de radiodermite, o que significa radiodermite, cuidados com a pele após radioterapia, cuidado com a pele na radioterapia, cuidados com a pele durante a radioterapiaComo consequência da intensidade da radiação, o paciente pode apresentar reações na pele, chamadas de radiodermite. E os principais sintomas são vermelhidão na pele, pequenos ferimentos com secreções e queda de pelos e/ou cabelo.

“No geral, se bem conduzida, tende a ter boa evolução. Mas, lesões mais graves, podem evoluir com infecção e até mesmo a temida necrose de pele. Além da dor local, é incômodo para o paciente”, conta a Drª. Adriana. 

A radiodermite apresenta cinco classificações, de 0 a IV, de acordo com o grau da severidade das manifestações.

Grau 0: sem reação.

Grau I: vermelhidão leve, descamação seca, queda dos pelos e diminuição da sudorese.

Grau II: vermelhidão e edema moderados e descamação úmida em placas localizadas nas dobras da pele.

Grau III: descamação úmida em placas além das dobras e edema intenso.

Grau IV: necrose e/ou ulceração cutânea, podendo levar à sangramentos.

A doutora ainda ressalta que não há um prazo definido para esse efeito colateral aparecer após a radioterapia. O mesmo vale para a diminuição dos sintomas.

“Cada organismo reage de uma forma, tanto para o início de sintomas quanto para o término”, ela diz.

Como tratar radiodermite?

radiodermite, radiotermite, queimaduras por radiação, como clarear a pele após radioterapia, medicamentos para queimadura de radioterapia, queimadura radiação, queimadura por radiação, remedio caseiro para queimadura, remédio caseiro para queimadura, remedio natural para queimadura, radioterapia efeitos colaterais, efeitos colaterais da radioterapia, creme ou pomada, como fica a mama depois da radioterapia , tratamento de pele antes e depois, tratamento com radioterapia, radioterapia cabeça e, pescoço efeitos colaterais, beber agua pele antes e depois, cuidados de enfermagem na radioterapia e quimioterapia, pele irritada o que fazer, coceira após o banho, efeitos da radioterapia na pele, radioterapia queima a pele, radioterapia efeitos colaterais tardios, radioterapia cai o cabelo, radiodermite, queimadura interna de radioterapia, tratamento de pele, efeitos colaterais da radioterapia, tratamento para pele, iodo radioativo cuidados para que serve a radioterapia, como fica a mama depois da radioterapia, sessão de radioterapia, tratamento com radioterapia, pomada para pele irritada, cuidados de enfermagem na radioterapia, creme hidratante pós radioterapia, rádioterapia queimadura de radioterapia, como se faz radioterapia, queimadura por radiação, efeito colateral radioterapia, radiodermatite, radiodermite ou radiodermatite, radiodermite, reação da radioterapia, radiodermites, como clarear a pele após radioterapia, como clarear a pele efeitos da radioterapia, radioterapia efeitos, pele descascando, sensibilidade na pele, babosa para queimadura de radioterapia, radiodermite tardia, radiodermite significado, radiodermite pdf, radiodermite inca, radiodermite fisioterapia, radiodermite cuidados de enfermagem, radiodermite grade, radiodermite tratamento, radiodermite graus, radiodermite grau 3, radiodermite cronica tratamento, o que é radiodermite, como tratar radiodermite, tratamento de radiodermite, o que significa radiodermite, cuidados com a pele após radioterapia, cuidado com a pele na radioterapia, cuidados com a pele durante a radioterapiaO método terapêutico escolhido também varia dependendo da intensidade dos sintomas. O tratamento pode ser feito com corticoides tópicos e/ou sistêmicos, antibióticos, oxigenação hiperbárica e, no caso de necrose, enxerto de pele. Assim, o médico responsável indicará os melhores medicamentos para queimadura de radioterapia

“Felizmente há recursos terapêuticos que ajudam a amenizar a radiodemite. Porém, não se recomenda o uso de cremes, pomadas, perfumes e medicamentos sem autorização médica”, alerta a dermatologista.

Cuidados com a pele durante a radioterapia

radiodermite, radiotermite, queimaduras por radiação, como clarear a pele após radioterapia, medicamentos para queimadura de radioterapia, queimadura radiação, queimadura por radiação, remedio caseiro para queimadura, remédio caseiro para queimadura, remedio natural para queimadura, radioterapia efeitos colaterais, efeitos colaterais da radioterapia, creme ou pomada, como fica a mama depois da radioterapia , tratamento de pele antes e depois, tratamento com radioterapia, radioterapia cabeça e, pescoço efeitos colaterais, beber agua pele antes e depois, cuidados de enfermagem na radioterapia e quimioterapia, pele irritada o que fazer, coceira após o banho, efeitos da radioterapia na pele, radioterapia queima a pele, radioterapia efeitos colaterais tardios, radioterapia cai o cabelo, radiodermite, queimadura interna de radioterapia, tratamento de pele, efeitos colaterais da radioterapia, tratamento para pele, iodo radioativo cuidados para que serve a radioterapia, como fica a mama depois da radioterapia, sessão de radioterapia, tratamento com radioterapia, pomada para pele irritada, cuidados de enfermagem na radioterapia, creme hidratante pós radioterapia, rádioterapia queimadura de radioterapia, como se faz radioterapia, queimadura por radiação, efeito colateral radioterapia, radiodermatite, radiodermite ou radiodermatite, radiodermite, reação da radioterapia, radiodermites, como clarear a pele após radioterapia, como clarear a pele efeitos da radioterapia, radioterapia efeitos, pele descascando, sensibilidade na pele, babosa para queimadura de radioterapia, radiodermite tardia, radiodermite significado, radiodermite pdf, radiodermite inca, radiodermite fisioterapia, radiodermite cuidados de enfermagem, radiodermite grade, radiodermite tratamento, radiodermite graus, radiodermite grau 3, radiodermite cronica tratamento, o que é radiodermite, como tratar radiodermite, tratamento de radiodermite, o que significa radiodermite, cuidados com a pele após radioterapia, cuidado com a pele na radioterapia, cuidados com a pele durante a radioterapiaDevido ao fato da pele estar mais sensível, o paciente oncológico precisa ter cautela em relação a como tratar a pele, principalmente no local irradiado. 

Antes da sessão de radioterapia, a Drª. Ariana orienta a “lavar a área e secar sem atrito e não aplicar lâminas ou produtos irritantes. ” 

No momento da sessão, a pele deve estar limpa e sem nenhum produto.

Depois da sessão, e durante todo o tratamento, é preciso estar atento a questões como hidratação, limpeza e o tipo de roupa utilizada. E é essencial consultar um especialista antes de utilizar qualquer tipo de produto.

Hidratantes para quem faz radioterapia

radiodermite, radiotermite, queimaduras por radiação, como clarear a pele após radioterapia, medicamentos para queimadura de radioterapia, queimadura radiação, queimadura por radiação, remedio caseiro para queimadura, remédio caseiro para queimadura, remedio natural para queimadura, radioterapia efeitos colaterais, efeitos colaterais da radioterapia, creme ou pomada, como fica a mama depois da radioterapia , tratamento de pele antes e depois, tratamento com radioterapia, radioterapia cabeça e, pescoço efeitos colaterais, beber agua pele antes e depois, cuidados de enfermagem na radioterapia e quimioterapia, pele irritada o que fazer, coceira após o banho, efeitos da radioterapia na pele, radioterapia queima a pele, radioterapia efeitos colaterais tardios, radioterapia cai o cabelo, radiodermite, queimadura interna de radioterapia, tratamento de pele, efeitos colaterais da radioterapia, tratamento para pele, iodo radioativo cuidados para que serve a radioterapia, como fica a mama depois da radioterapia, sessão de radioterapia, tratamento com radioterapia, pomada para pele irritada, cuidados de enfermagem na radioterapia, creme hidratante pós radioterapia, rádioterapia queimadura de radioterapia, como se faz radioterapia, queimadura por radiação, efeito colateral radioterapia, radiodermatite, radiodermite ou radiodermatite, radiodermite, reação da radioterapia, radiodermites, como clarear a pele após radioterapia, como clarear a pele efeitos da radioterapia, radioterapia efeitos, pele descascando, sensibilidade na pele, babosa para queimadura de radioterapia, radiodermite tardia, radiodermite significado, radiodermite pdf, radiodermite inca, radiodermite fisioterapia, radiodermite cuidados de enfermagem, radiodermite grade, radiodermite tratamento, radiodermite graus, radiodermite grau 3, radiodermite cronica tratamento, o que é radiodermite, como tratar radiodermite, tratamento de radiodermite, o que significa radiodermite, cuidados com a pele após radioterapia, cuidado com a pele na radioterapia, cuidados com a pele durante a radioterapiaManter a pele hidratada é um ponto de grande importância. O ideal é iniciar a hidratação, no mínimo, 15 dias antes da primeira sessão e mantê-la durante todo o tratamento. 

A recomendação da dermatologista é fazer uso de “hidratantes sem lanolina ou perfumes”, pois essas substâncias  “aumentam a chance de irritação da pele. ” 

Produtos que tenham álcool na sua composição também não devem ser utilizados.

Limpeza da pele

radiodermite, radiotermite, queimaduras por radiação, como clarear a pele após radioterapia, medicamentos para queimadura de radioterapia, queimadura radiação, queimadura por radiação, remedio caseiro para queimadura, remédio caseiro para queimadura, remedio natural para queimadura, radioterapia efeitos colaterais, efeitos colaterais da radioterapia, creme ou pomada, como fica a mama depois da radioterapia , tratamento de pele antes e depois, tratamento com radioterapia, radioterapia cabeça e, pescoço efeitos colaterais, beber agua pele antes e depois, cuidados de enfermagem na radioterapia e quimioterapia, pele irritada o que fazer, coceira após o banho, efeitos da radioterapia na pele, radioterapia queima a pele, radioterapia efeitos colaterais tardios, radioterapia cai o cabelo, radiodermite, queimadura interna de radioterapia, tratamento de pele, efeitos colaterais da radioterapia, tratamento para pele, iodo radioativo cuidados para que serve a radioterapia, como fica a mama depois da radioterapia, sessão de radioterapia, tratamento com radioterapia, pomada para pele irritada, cuidados de enfermagem na radioterapia, creme hidratante pós radioterapia, rádioterapia queimadura de radioterapia, como se faz radioterapia, queimadura por radiação, efeito colateral radioterapia, radiodermatite, radiodermite ou radiodermatite, radiodermite, reação da radioterapia, radiodermites, como clarear a pele após radioterapia, como clarear a pele efeitos da radioterapia, radioterapia efeitos, pele descascando, sensibilidade na pele, babosa para queimadura de radioterapia, radiodermite tardia, radiodermite significado, radiodermite pdf, radiodermite inca, radiodermite fisioterapia, radiodermite cuidados de enfermagem, radiodermite grade, radiodermite tratamento, radiodermite graus, radiodermite grau 3, radiodermite cronica tratamento, o que é radiodermite, como tratar radiodermite, tratamento de radiodermite, o que significa radiodermite, cuidados com a pele após radioterapia, cuidado com a pele na radioterapia, cuidados com a pele durante a radioterapiaO sabonete deve ser neutro, sem perfume e sem esfoliantes e o local irradiado não deve ser esfregado.

Além disso, a temperatura da água não deve ser muito quente ou muito fria. A Drª. explica que ela deve estar morna, pois “os extremos de temperatura podem aumentar o grau de irritação da pele e levar à radiodermite aguda”. Também orienta-se que o jato d’água não atinja diretamente a área irradiada.

Após a limpeza, a pele deve ser seca com uma toalha macia e com leves toques, evitando coçar ou esfregar.

Evitar exposição ao Sol

radiodermite, radiotermite, queimaduras por radiação, como clarear a pele após radioterapia, medicamentos para queimadura de radioterapia, queimadura radiação, queimadura por radiação, remedio caseiro para queimadura, remédio caseiro para queimadura, remedio natural para queimadura, radioterapia efeitos colaterais, efeitos colaterais da radioterapia, creme ou pomada, como fica a mama depois da radioterapia , tratamento de pele antes e depois, tratamento com radioterapia, radioterapia cabeça e, pescoço efeitos colaterais, beber agua pele antes e depois, cuidados de enfermagem na radioterapia e quimioterapia, pele irritada o que fazer, coceira após o banho, efeitos da radioterapia na pele, radioterapia queima a pele, radioterapia efeitos colaterais tardios, radioterapia cai o cabelo, radiodermite, queimadura interna de radioterapia, tratamento de pele, efeitos colaterais da radioterapia, tratamento para pele, iodo radioativo cuidados para que serve a radioterapia, como fica a mama depois da radioterapia, sessão de radioterapia, tratamento com radioterapia, pomada para pele irritada, cuidados de enfermagem na radioterapia, creme hidratante pós radioterapia, rádioterapia queimadura de radioterapia, como se faz radioterapia, queimadura por radiação, efeito colateral radioterapia, radiodermatite, radiodermite ou radiodermatite, radiodermite, reação da radioterapia, radiodermites, como clarear a pele após radioterapia, como clarear a pele efeitos da radioterapia, radioterapia efeitos, pele descascando, sensibilidade na pele, babosa para queimadura de radioterapia, radiodermite tardia, radiodermite significado, radiodermite pdf, radiodermite inca, radiodermite fisioterapia, radiodermite cuidados de enfermagem, radiodermite grade, radiodermite tratamento, radiodermite graus, radiodermite grau 3, radiodermite cronica tratamento, o que é radiodermite, como tratar radiodermite, tratamento de radiodermite, o que significa radiodermite, cuidados com a pele após radioterapia, cuidado com a pele na radioterapia, cuidados com a pele durante a radioterapiaSempre que sair de casa, o paciente deve utilizar protetor solar com fator acima de 50. 

“Idealmente, o paciente não deve expor a pele ao Sol nunca mais sem o uso de filtro com proteção UVB e UVA. Caso não seja possível evitar, sempre buscar por fatores de proteção mais altos e recomendados pelo dermatologista”, diz a médica.

Roupas largas

radiodermite, radiotermite, queimaduras por radiação, como clarear a pele após radioterapia, medicamentos para queimadura de radioterapia, queimadura radiação, queimadura por radiação, remedio caseiro para queimadura, remédio caseiro para queimadura, remedio natural para queimadura, radioterapia efeitos colaterais, efeitos colaterais da radioterapia, creme ou pomada, como fica a mama depois da radioterapia , tratamento de pele antes e depois, tratamento com radioterapia, radioterapia cabeça e, pescoço efeitos colaterais, beber agua pele antes e depois, cuidados de enfermagem na radioterapia e quimioterapia, pele irritada o que fazer, coceira após o banho, efeitos da radioterapia na pele, radioterapia queima a pele, radioterapia efeitos colaterais tardios, radioterapia cai o cabelo, radiodermite, queimadura interna de radioterapia, tratamento de pele, efeitos colaterais da radioterapia, tratamento para pele, iodo radioativo cuidados para que serve a radioterapia, como fica a mama depois da radioterapia, sessão de radioterapia, tratamento com radioterapia, pomada para pele irritada, cuidados de enfermagem na radioterapia, creme hidratante pós radioterapia, rádioterapia queimadura de radioterapia, como se faz radioterapia, queimadura por radiação, efeito colateral radioterapia, radiodermatite, radiodermite ou radiodermatite, radiodermite, reação da radioterapia, radiodermites, como clarear a pele após radioterapia, como clarear a pele efeitos da radioterapia, radioterapia efeitos, pele descascando, sensibilidade na pele, babosa para queimadura de radioterapia, radiodermite tardia, radiodermite significado, radiodermite pdf, radiodermite inca, radiodermite fisioterapia, radiodermite cuidados de enfermagem, radiodermite grade, radiodermite tratamento, radiodermite graus, radiodermite grau 3, radiodermite cronica tratamento, o que é radiodermite, como tratar radiodermite, tratamento de radiodermite, o que significa radiodermite, cuidados com a pele após radioterapia, cuidado com a pele na radioterapia, cuidados com a pele durante a radioterapiaNão é recomendado utilizar roupas feitas com tecido jeans ou lycra e que sejam justas. Isso porque, esse tipo de peça pode ter um maior atrito com a pele, causando, ou aumentando, a irritação.

Preferencialmente, devem ser usadas roupas largas e feitas com tecido de algodão.

Depilação

radiodermite, radiotermite, queimaduras por radiação, como clarear a pele após radioterapia, medicamentos para queimadura de radioterapia, queimadura radiação, queimadura por radiação, remedio caseiro para queimadura, remédio caseiro para queimadura, remedio natural para queimadura, radioterapia efeitos colaterais, efeitos colaterais da radioterapia, creme ou pomada, como fica a mama depois da radioterapia , tratamento de pele antes e depois, tratamento com radioterapia, radioterapia cabeça e, pescoço efeitos colaterais, beber agua pele antes e depois, cuidados de enfermagem na radioterapia e quimioterapia, pele irritada o que fazer, coceira após o banho, efeitos da radioterapia na pele, radioterapia queima a pele, radioterapia efeitos colaterais tardios, radioterapia cai o cabelo, radiodermite, queimadura interna de radioterapia, tratamento de pele, efeitos colaterais da radioterapia, tratamento para pele, iodo radioativo cuidados para que serve a radioterapia, como fica a mama depois da radioterapia, sessão de radioterapia, tratamento com radioterapia, pomada para pele irritada, cuidados de enfermagem na radioterapia, creme hidratante pós radioterapia, rádioterapia queimadura de radioterapia, como se faz radioterapia, queimadura por radiação, efeito colateral radioterapia, radiodermatite, radiodermite ou radiodermatite, radiodermite, reação da radioterapia, radiodermites, como clarear a pele após radioterapia, como clarear a pele efeitos da radioterapia, radioterapia efeitos, pele descascando, sensibilidade na pele, babosa para queimadura de radioterapia, radiodermite tardia, radiodermite significado, radiodermite pdf, radiodermite inca, radiodermite fisioterapia, radiodermite cuidados de enfermagem, radiodermite grade, radiodermite tratamento, radiodermite graus, radiodermite grau 3, radiodermite cronica tratamento, o que é radiodermite, como tratar radiodermite, tratamento de radiodermite, o que significa radiodermite, cuidados com a pele após radioterapia, cuidado com a pele na radioterapia, cuidados com a pele durante a radioterapiaDurante o tratamento, o paciente não deve fazer depilação com lâminas de barbear ou ceras.

Beber água

radiodermite, radiotermite, queimaduras por radiação, como clarear a pele após radioterapia, medicamentos para queimadura de radioterapia, queimadura radiação, queimadura por radiação, remedio caseiro para queimadura, remédio caseiro para queimadura, remedio natural para queimadura, radioterapia efeitos colaterais, efeitos colaterais da radioterapia, creme ou pomada, como fica a mama depois da radioterapia , tratamento de pele antes e depois, tratamento com radioterapia, radioterapia cabeça e, pescoço efeitos colaterais, beber agua pele antes e depois, cuidados de enfermagem na radioterapia e quimioterapia, pele irritada o que fazer, coceira após o banho, efeitos da radioterapia na pele, radioterapia queima a pele, radioterapia efeitos colaterais tardios, radioterapia cai o cabelo, radiodermite, queimadura interna de radioterapia, tratamento de pele, efeitos colaterais da radioterapia, tratamento para pele, iodo radioativo cuidados para que serve a radioterapia, como fica a mama depois da radioterapia, sessão de radioterapia, tratamento com radioterapia, pomada para pele irritada, cuidados de enfermagem na radioterapia, creme hidratante pós radioterapia, rádioterapia queimadura de radioterapia, como se faz radioterapia, queimadura por radiação, efeito colateral radioterapia, radiodermatite, radiodermite ou radiodermatite, radiodermite, reação da radioterapia, radiodermites, como clarear a pele após radioterapia, como clarear a pele efeitos da radioterapia, radioterapia efeitos, pele descascando, sensibilidade na pele, babosa para queimadura de radioterapia, radiodermite tardia, radiodermite significado, radiodermite pdf, radiodermite inca, radiodermite fisioterapia, radiodermite cuidados de enfermagem, radiodermite grade, radiodermite tratamento, radiodermite graus, radiodermite grau 3, radiodermite cronica tratamento, o que é radiodermite, como tratar radiodermite, tratamento de radiodermite, o que significa radiodermite, cuidados com a pele após radioterapia, cuidado com a pele na radioterapia, cuidados com a pele durante a radioterapiaOutra forma de hidratação, mas que também tem grande importância é por meio do consumo de líquidos. Como água, chás, sucos, água de coco e outros.

O paciente deve tomar, no mínimo, entre dois e três litros por dia.

Tatuagem e radioterapia

“A existência de uma tatuagem na região a ser tratada com radioterapia não constitui um problema, tampouco aumenta a chance de complicações. Porém, é possível que haja desfiguração do desenho se o local de irradiação for próximo ou na própria pele tatuada. Se desejar retocar a tatuagem, deve-se esperar pelo menos um mês após o término das sessões de radioterapia para tal”, finaliza a Drª. Adriana Vilarinho. 

 

Tudo o que você precisa saber sobre radioterapia

Tatuagem – Arte e autoestima após o câncer


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
24 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Dra,fiz rádioterapia,na vagina me queimou fiquei com a pele preta,e 6 meses após endurece os linfonodo,depous e um ano abriu uma verilha dermatite,custou pra fechar dois anos,agora depous de 4 anos abriu a outra estou em tratamento,mais nao existe uma ponada ajude a desendurecer a pele voltar ao normal,tive queimadura da uretra e anus,tenho meio anus meu tratamento foi uma estupidez ,

Olá eu fiz 31 seções de rádioterapia de colun retal e tbm sofri muito com queimaduras abertas e necrose, minha pele vaginal ficou bem danificada , terminei as seções dia sete de dezembro, e ainda sinto muito os efeitos de pele seca e desconforto, e não consigo ter relação sexual doi muito e a pele fica lesionada , gostaria de ajuda

Gostaria de indicação de dermatologista com especialidade em radiodermite em Recife.

Gostaria de indicação de dermatologista especialista em oncologia para Ijuí/RS ou cidades próximas.

Boa noite. Terminei no dia 10/12 a última seção de radioterapia. E hoje 15/12 notei uma queimadura exposta na parte de baixo mama. Estou usando um dersani hidrogel e uma ouyra pomada oncológica a base de babosa. Mas sinto não estar fazendo efeito. Pois a pele fica úmida e favorece a descamação da mesma. Podem me ajudar?

Indicacao de um dermatologista especializado em dermatite oncológica em Fortaleza ? Estou sofrendo com estas consequências após 15 seções de radioterapia na mama. Aguardo indicação .

Olá Dra., após o termino de 21 seções de radioterapia e 6 quimioterapias, como saber que a feridas,consequentes da radio, apresentadas no esôfago está apresentando melhora, e uma alimentação mais sólida pode ser introduzida? (o paciente fez o tratamento de cremes externos e seguiu os protocolos indicado pelos médicos e sua alimentação é pastosa). Obs.Câncer no esofago

Last edited 2 anos atrás by ANA Teresa SANTIAGO Brandão

Minha mãe fez 10 sessões de rádio na mama e no pescoço, so que após a última não está conseguindo engolir nem água além de está cuspindo uma gosma que parece uma cola. Na endoscopia que ela fez deu uma pangastrite de leve intencidade, mas eu não acredito que seja porque ela chora de dor toda vez que tenta engolir. O que devo fazer e a quem devo procurar

olá, teriam indicação de um dermatologista especializado em dermatite oncológica em Santo André/SP? Meu tratamento aconteceu há 10 anos mas ainda sofro com as sequela da radio – tive um CA de canal anal.

Oie, eu fiz radioterapia atrás da orelha e na área tratada e envolta da área tratada está bem escuro, é normal?

Estou fazendo radioterapia,o mamilo está muito sensível é normal?

Back To Top