skip to Main Content

O que é a Classificação Internacional de Doenças (CID)?

Cid, Cid 10, O Que é Cid, O Que Significa Cid, O Que é Cid 10, Cid10, Consulta Cid, Cid-10 Consultar Cid, Classificação Internacional De Doenças, Pesquisar Cid, Lista Cid, Cid Doenças, Busca Cid, Tabela Cid Completa, Numero Do Cid, Cid De Consulta, Classificação Estatística Internacional De Doenças E Problemas Relacionados à Saúde, Lista Cid 10, Consultar Cid 10, O Que Cid, Tabela Cid Doenças Completa, Cid 10 Significado, Tabela Do Cid, Classificação Internacional De Doenças (cid), Cid 10 Datasus, Cid De Neoplasi, Cid Neoplasia , O Que é Neoplasia Maligna, Cid C61, Cid C18, , Cid Cancer, Cid Linfoma, Cid Neoplasia, Cid Leucemia, Cid C10, Neoplasia Maligna Cid, Leucemia Cid, Linfoma De Hodgkin Cid, Todos Os Cid, Cid Linfoma Não Hodgkin, Cid 10 Linfoma, Quantas Doenças Existem
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Para o paciente, no dia-a-dia, ela tem pouca influência. Entretanto, para os profissionais da saúde, é essencial

Escrito por:

Natália Mancini


A Classificação Internacional de Doenças (CID) é uma das principais ferramentas epidemiológicas no dia-a-dia de um médico. Ela não só mostra quantas doenças existem, mas também quais são elas e as classifica, padroniza sua nomenclatura e cria um código para cada uma delas. Assim, facilita  a comunicação entre os diferentes profissionais da saúde de todos os países. Entretanto, acima de tudo, ela tem a função de monitorar a incidência e prevalência de cada doença.

Também conhecida como Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, ela foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1893. Entretanto, nessa época, foi chamada de “lista internacional das causas de morte”. Somente em 1940 foi criada a versão conhecida atualmente e o nome foi alterado.

Um dos grandes benefícios trazidos pela criação da CID foi a diminuição de problemas de tradução e falhas no diagnóstico. Isso aconteceu porque, antes dela, a barreira dos idiomas interferia no diálogo dos médicos em todo o mundo. Consequentemente, era comum que houvesse confusão quanto ao nome da doença do paciente. Por exemplo, uma mesma doença pode ter nomes diferentes no Brasil e na Rússia, o que dificultaria a sua identificação. 

Com a padronização, agora é possível analisar e determinar quais são: as doenças; os sintomas; as queixas; causas externas; sinais; aspectos anormais; e circunstâncias sociais. Dessa forma, há uma garantia de um tratamento mais eficaz, uma vez que auxilia médicos e outros profissionais da saúde.

Essa lista é atualizada frequentemente, conforme novas doenças são identificadas. A CID 10, que está em vigor até 2022, foi traduzida para 43 idiomas e está presente em 115 países.

 

Como utilizar a CID?

As doenças estão divididas em 22 capítulos, nos quais o nome de cada um deles é dado por uma letra do alfabeto em ordem crescente. Dentro de cada um desses capítulos, cada patologia recebe um número diferente, também em ordem crescente.  Ou seja, cada grupo de doença recebe uma letra, segue-se a ordem de A a Z, e, dentro desses grupos, cada doença recebe um número entre 0 e 99. 

Cid, Cid 10, O Que é Cid, O Que Significa Cid, O Que é Cid 10, Cid10, Consulta Cid, Cid-10 Consultar Cid, Classificação Internacional De Doenças, Pesquisar Cid, Lista Cid, Cid Doenças, Busca Cid, Tabela Cid Completa, Numero Do Cid, Cid De Consulta, Classificação Estatística Internacional De Doenças E Problemas Relacionados à Saúde, Lista Cid 10, Consultar Cid 10, O Que Cid, Tabela Cid Doenças Completa, Cid 10 Significado, Tabela Do Cid, Classificação Internacional De Doenças (cid), Cid 10 Datasus, Cid De Neoplasi, Cid Neoplasia , O Que é Neoplasia Maligna, Cid C61, Cid C18, , Cid Cancer, Cid Linfoma, Cid Neoplasia, Cid Leucemia, Cid C10, Neoplasia Maligna Cid, Leucemia Cid, Linfoma De Hodgkin Cid, Todos Os Cid, Cid Linfoma Não Hodgkin, Cid 10 Linfoma, Quantas Doenças Existem

Assim, a primeira patologia da lista é a A00 e a última é a Z99.9. Por exemplo, os cânceres estão dentro do capítulo C e o mieloma múltiplo é o número 90. Então, o código dessa neoplasia maligna é C90.

Com essa padronização, é possível monitorar a quantidade de casos de uma determinada doença e qual a mais comum. Dessa forma, cria-se um panorama amplo da situação da saúde global. 

No Brasil, além da questão de auxiliar médicos no diagnóstico e tratamento, a previdência social utiliza a CID para autorizar benefícios a determinados problemas de saúde. Por exemplo, o auxílio-doença.

O código da doença, de acordo com a Resolução nº 1819 da CMF, que vigora desde 2007, não deve constar no atestado médico. Tanto o código, quanto o diagnóstico em si só devem ser inseridos caso o paciente solicite.

Auxílio-doença: você tem direito

O benefício é garantido por lei aos pacientes em tratamento de câncer. Leia mais sobre!

Tabela CID 10

cid, cid 10, o que é cid, o que significa cid, o que é cid 10, cid10, consulta cid, cid-10 consultar cid, classificação internacional de doenças, pesquisar cid, lista cid, cid doenças, busca cid, tabela cid completa, numero do cid, cid de consulta, classificação estatística internacional de doenças e problemas relacionados à saúde, lista cid 10, consultar cid 10, o que cid, tabela cid doenças completa, cid 10 significado, tabela do cid, classificação internacional de doenças (cid), cid 10 datasus, cid de neoplasi, cid neoplasia , o que é neoplasia maligna, cid c61, cid c18, , cid cancer, cid linfoma, cid neoplasia, cid leucemia, cid c10, neoplasia maligna cid, leucemia cid, linfoma de hodgkin cid, todos os cid, cid linfoma não hodgkin, cid 10 linfoma, quantas doenças existem

Conheça os códigos de cada uma das doenças:

Capítulo 1 

Neste primeiro capítulo, estão os códigos de A00 a B99, que representam as doenças infecciosas causadas por parasitas, bactérias, fungos e protozoários.

Capítulo 2

Aqui, estão os códigos de C00 até D48 e estão incluídas as neoplasias malignas e tumores. Isto é, todos os tipos de câncer, independente se é maligno ou benigno, e a região na qual ele se desenvolveu. Nesse grupo, estão as síndromes mielodisplásicas (D46.7 e D46.9). E, dentro de “Tumores de comportamento incerto ou desconhecido de mastócitos e células histiocíticas” (D47), estão doença mieloproliferativa crônica (D47.1) e trombocitemia essencial (D47.3),

Os códigos de D50 a D89 estão dentro desse grupo e representam doenças do sangue. Incluindo os transtornos de formação de células sanguíneas e disfunções imunológicas.

Contendo os códigos de E00 até E90, esse grupo destina-se aos distúrbios hormonais e de metabolismo. Abrangendo também doenças como diabetes, hipotireoidismo, problemas no pâncreas e nas adrenais e desnutrição.

Nesta parte, estão as classificações de F00 a F99, que representam as doenças mentais e comportamentais. Por exemplo, depressão, esquizofrenia, fobias, transtornos emocionais, dependências e abstinências.

De G00 a G99 estão todos os distúrbios do sistema nervoso central. Como encefalites, esclerose, atrofias musculares, paralisia cerebral e doenças degenerativas e inflamatórias.

Aqui, estão as classificações de H00 a H59, destinadas a problemas ligados à visão. Dentre elas estão catarata, conjuntivite, glaucoma e outros transtornos que podem atingir as pálpebras, íris e o cristalino.

Os problemas relacionados aos ouvidos e à audição estão nesse capítulo entre os códigos H60 e H95.

Neste capítulo, estão todos os números relacionados à letra I. Eles simbolizam as doenças cardíacas e de circulação.

Códigos de J00 a J99, contendo doenças que afetam o sistema respiratório, como rinite, sinusite, gripe, faringite e infecções pulmonares.

De K00 a K93 estão os problemas bucais. Por exemplo, cáries, gengivites. Além também de alguns transtornos digestivos.

Contendo os códigos de L00 a L99, estão todas doenças de pele e do tecido subcutâneo. Como urticária, dermatites, celulite e bolhas.

Aqui, estão as classificações de M00 a M99, que retratam os problemas dos tecidos conjuntivo, ósseo e muscular. Dentre elas estão as artroses, artrites, pé chato e problemas no joelho.

Todos os códigos da letra N estão neste grupo, reunindo doenças nos órgãos genitais do sistema urinário. Além disso, também entram problemas que afetam as mamas.

A gravidez e o parto estão presentes no capítulo 15 e são codificadas pela letra O, assim como todos os tipos de complicações que podem acontecer durante a gestação. Como pré-eclâmpsia, trombose, infecções e complicações pulmonares.

Representados por todos os códigos da letra P, estão as disfunções e complicações que acontecem próximo ao nascimento do bebê. Como hemorragias, traumas, displasias, fraturas, infecções, isquemia e hipóxia.

Indo do Q00 ao Q99, contém doenças causadas por alterações cromossômicas e outras anomalias que acometem qualquer parte do corpo de uma criança. Por exemplo, a fenda palatina.

A letra R está neste grupo, que descreve todos os exames clínicos e laboratoriais que não estão classificados em nenhum outro capítulo.

Contendo as classificações da letras S até a T, este grupo representa as causas e os fatores externos que podem gerar lesões como queimaduras, envenenamentos, intoxicações e machucados pelo corpo.

Aqui, estão as letras V e X retratando as causas de morte motivadas pelo meio externo. Por exemplo, acidentes de trânsito e outros eventos, como afogamento, esmagamento e quedas.

Na letra Z estão todas as variações que influenciam o estado de saúde e o acesso aos serviços clínicos. Nele, estão doenças transmissíveis e pessoas que representam um risco a si mesmas e a outros pacientes, assim como indivíduos que têm dificuldade em encontrar e ter acesso ao atendimento básico.

Este capítulo está separado para códigos com propósitos especiais, como novas doenças. Aqui, estão o zika vírus, doenças causadas por bactérias resistentes a antibióticos e a síndrome respiratória aguda grave (COVID-19). Essas patologias, por representarem um grupo especial, recebem uma codificação diferente. Elas são classificadas pela letra U – perceba que ela não tinha entrado em nenhum grupo ainda!

Vacina Contra Coronavírus, Vacina Do Coronavirus, Vacina Para Coronavirus, Vacina Contra O Coronavirus, Vacina Contra O Coronavírus, Vacina Do Coronavírus, Vacina Para Coronavírus, Vacina De Oxford, Tipos De Vacinas, Tipos De Vacina, Virus Atenuado, Vacina Contra Coronavirus Oxford, Como Funciona A Vacina, Como Funcionam As Vacinas, Tipos De Vacinas Inativadas, Como As Vacinas Agem No Organismo, Vírus Atenuado, Quais Os Tipos De Vacinas, Vacinas De Virus Vivo, Virus Vivo Atenuado, Composição Das Vacinas , Adenovirus O Que é, Vacina De Oxford Funciona , Como Funciona Uma Vacina , Mecanismo De Ação Das Vacinas, Quais As Etapas Desse Tipo De Atendimento Sac, Vacinas Com Virus Atenuado, Virus Inativado, Vacina Atenuada E Inativada, Mecanismo De Ação Da Vacina, Virus Adenovirus, Vacinas Com Virus Vivo, Função Da Vacina, O Que é Virus Atenuado, Vacinas Como Funcionam, Vacina Covid, Rna Mensageiro, Vacina Pfizer, Virus Rna, Entenda O Coronavirus, Coronavac, Vacina Coronavac, Vacina Coronavirus, Coronavirus Vacina, Vacina Coronavírus Vacina Para O Coronavirus, Vacina Contra Covid, Corona Virus Vacina, Vacina Do Covid, Vacinas Coronavírus, Coronavírus Vacinas, Vacina Contra O Covid 19, Vacinas Contra, Coronavirus, Vacina Contra Corona Virus, Oms Vacina, Vacina Contra Corona, Vacina Para O Coronavírus, Vacinas Contra Coronavírus, Vacina Do Corona Virus, Coronavirus Vacinas, Vacina De Coronavirus, Oms Vacina Coronavirus, Vacina Contra O Corona Virus, Vacina Para Corona Virus, Previsão Vacina Covid, Vacina Covid Brasil Previsão, Vacinas Contra Covid, O Coronavirus, Quando A Vacina Contra O Coronavirus Vai Estar Pronta No Brasil, Quando Vai Sair, A Vacina Do Coronavirus, Quando A Vacina Contra O Coronavirus Vai Estar Pronta, Pessoas Com Câncer Pode Tomar Vacina Da Gripe, Quem Tem Câncer Pode Tomar Vacina Da Febre Amarela, Paciente Oncológico Pode Tomar A Vacina Da Gripe, O Que é Paciente Oncológico, Paciente Oncológico, Imunossuprimidos, Imunossuprimidos Quem São, Pessoas Com Cancer, Quem Faz Quimioterapia, Cancer Hematologico, Cuidados Com Pacientes Em Uso De Quimioterapia, Paciente Imunossuprimido, Paciente Imunodeprimido, Vacina Cancer, Vacina Causa Cancer, Vacina Genetica

Como a vacina contra o coronavírus funciona

Os pacientes oncológicos devem ficar atentos ao mecanismo de ação para saberem se podem se vacinar. Leia mais sobre!

CID 11

Cid, Cid 10, O Que é Cid, O Que Significa Cid, O Que é Cid 10, Cid10, Consulta Cid, Cid-10 Consultar Cid, Classificação Internacional De Doenças, Pesquisar Cid, Lista Cid, Cid Doenças, Busca Cid, Tabela Cid Completa, Numero Do Cid, Cid De Consulta, Classificação Estatística Internacional De Doenças E Problemas Relacionados à Saúde, Lista Cid 10, Consultar Cid 10, O Que Cid, Tabela Cid Doenças Completa, Cid 10 Significado, Tabela Do Cid, Classificação Internacional De Doenças (cid), Cid 10 Datasus, Cid De Neoplasi, Cid Neoplasia , O Que é Neoplasia Maligna, Cid C61, Cid C18, , Cid Cancer, Cid Linfoma, Cid Neoplasia, Cid Leucemia, Cid C10, Neoplasia Maligna Cid, Leucemia Cid, Linfoma De Hodgkin Cid, Todos Os Cid, Cid Linfoma Não Hodgkin, Cid 10 Linfoma, Quantas Doenças Existem

Com a descoberta e identificação de novas doenças, tornou-se necessário atualizar a CID 10 e, assim, criou-se a CID 11. A OMS a lançou em 2018 para que os países pudessem analisá-la e se prepararem. A previsão é que ela passe a vigorar a partir de 2022.

Essa versão da Classificação Internacional de Doenças contém mais de 55 mil códigos, enquanto a CID 10 só possui 14,4 mil.

Dentre as principais novidades, está a inclusão dos distúrbios associados a games e capítulos inéditos sobre saúde sexual. Outro ponto positivo é a maior quantidade de detalhes nos códigos relacionados à resistência antimicrobiana.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
34 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Código do Cid número M624

Muito esclarecedor!
Obrigada!! <3

Boa noite, gostaria de saber se o cid j11.1 e o mesmo que o B34 e eles fazem parte da mesma classificação de doença

Olá boa tarde o resultado do meu exame deu o Cid 0 T 63500 e M72040 teria como me esclarecer o que significa este Cid por favor

Alguém pode me informar o que diagnostica o CID13084?

CID 10 era Alcoolismo. Saiu?
Li alguma coisa que agora passou a ser SDA, Síndrome de Dependência do Álcool.
Uma doença que ocorre de beber, sem propensão ao alcoolismo.
Curiosidade, pois pertenço ao AA. E sempre busco mais informações

Cid 2000

A CID pode ser alterada após a doença originária ter sido curada? Temos o caso da Covid19 nas manchetes no momento. Se um paciente é internado com Covid19, recebe um CID indicando isso, fica internado por 14 dias, prazo este em q o vírus é debelado e recebe alta “sem” ter mais o vírus. Qual a CID desse paciente? Da doença q deu entrada ou de outra doença pré-existente q esse paciente tenha (a chamada comorbidade)? Grato.

Tenho dores fortes na perna mal consigo andar na coluna depende o movimento que faço parece que está rasgando a coluna a ortopedista me deu o Cid m54.5 tenho 63 anos este Cid me da o direito de receber o auxílio doença?

Bom dia,tive um certo desmaio ano passado,né levantei de manhã,fui ao banheiro em seguida só me lembro de cair,e voltei a si,nos braços da minha mãe me chamando.Na queda bato com a cabeça na quina do portal da porta do quarto.Fui imediatamente ao hospital,mediram minha pressão até então normal.Depois dos exames feitos.Assinalaram o CID 50.Goataria de saber o significado.
Obs:A empresa que tinha exigido a mim,a pedir o médico.

Qual significa o cid z.20.9 desde já agradeço

CID11: Q62.3 o que quer dizer?

O que é Cid 049?

Oi Dani! Qual a informação exata do CID? E quem lhe passou essa informação? Seu médico?

Fui informada pelo RH da empresa que, como fiquei afastada anteriormente por 14 dias pelo *CID M774* e o da cirurgia pelo *CID M775*, por 90 dias com início no dia *01/11/21* por pertencer ao mesmo grupo ou subgrupo.
Nao irei receber os 15 dias pagos pela empresa.
Está correto ?

Boa tarde!
Onde consigo consultar a tabela CID 11 e a partir de qual data ela começa a vigorar?
Obrigada!

Boa tarde! Fiz a endoscopia e teve polipos e foi para análise. E o laudo deu snomed/cid -0 t-63500 m-72040! Oque significa?

Gostaria de saber como fasso pra saber o Cid da minha filha

Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top