skip to Main Content

Veja o que levar para a quimioterapia e, assim, ficar mais confortável

Duas Mulheres Fazendo Quimioterapia
Compartilhe

Conheça algumas dicas para tornar as idas ao hospital durante o tratamento oncológico mais agradáveis!

Escrito por:

Natália Mancini

Saber o que levar para a quimioterapia pode ser a resposta para ficar mais à vontade durante as sessões e fazer com que elas fiquem mais leves. Em geral, não há nenhum objeto específico que não possa entrar. Mas é importante ficar atento a alguns detalhes, por exemplo a roupa usada, para que o tratamento flua mais tranquilamente.

O protocolo de quimioterapia varia de acordo com o tipo de câncer tratado, algumas características da própria doença e também do paciente. Por isso, não é possível falar que o tratamento quimioterápico dura um número determinado de sessões. 

Inclusive, também não se pode dizer que a sessão terá certa duração, porque isso é diferente para cada caso. Priscila Rangel, gerente de Enfermagem do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), diz que os tempos de duração são diversos. Assim, a quimioterapia pode levar apenas 1h, porém é possível que tenha 4h ou 12h.  Portanto, a pessoa pode passar um período considerável no ambulatório e estar o mais confortável o possível é importante para tornar o momento mais agradável.

Veja algumas dicas do que levar para a quimioterapia!

Documentos com foto

Esse é o principal item e não pode ser esquecido! Seja RG, carteira de motorista ou outro documento de identificação que tenha foto, é essencial levar em todas as sessões. 

Em caso de realização do tratamento pelo plano de saúde, é aconselhável levar a carteirinha do convênio médico (física ou digital).

Documentos De Identificação E Uma Ficha Médica Atrás. Ambos, O Paciente Deve Levar Na Quimioterapia

Informações médicas

Priscila aconselha sempre deixar separado e lembrar de levar os remédios habituais (com a receita) para tomá-los durante a sessão.

“Se o paciente tiver alguma informação importante de seu histórico de saúde, como alergias, eventos adversos apresentados, e tem dificuldades para se lembrar com exatidão, aconselhamos a levar essas informações por escrito e entregar ao enfermeiro responsável pelos seus cuidados”, ela complementa

Leia também:

Roupas confortáveis e adequadas

O ideal é ir para a sessão usando roupas confortáveis e que não sejam apertadas ou que possam incomodar durante a sessão.

A enfermeira ressalta que se a pessoa tiver cateter venoso central na região torácica, o recomendado é que a camiseta/camisa/casaco tenha botões ou zíper para facilitar o acesso.

Pessoa Sentada Confortável Em Uma Poltrona Realizando Quimioterapia

Atividades para se distrair

“Ter momentos de distrações durante a sessão é recomendável para favorecer a sensação de bem-estar e relaxamento”, Priscila afirma. Então, livros, revistas, celular, computador, tablets e afins são mais que bem-vindos! 

Entretanto, a gerente de Enfermagem alerta que esses objetos não devem ser compartilhados com os outros pacientes para evitar contaminação e disseminação microbiológica.

Outro cuidado que é preciso ter ao mexer nesses objetos é evitar movimentações excessivas e bruscas para não acontecer do acesso sair do lugar.

Alimentos Saudáveis Para Levar Na Quimioterapia. Lanches Contendo Frutas, Pão E Cereais

Lanchinho e bastante água

Como muitas quimioterapias são tóxicas para o rins, beber bastante água é a melhor maneira de se manter hidratado e prevenir os danos a esses órgãos. Só é preciso tomar cuidado para não ingerir muito líquido de uma vez e ficar com náusea. 

Quanto à alimentação, a Priscila explica que está liberado comer, então, caso o hospital permita entrar com comidas vindas de fora, a pessoa pode levar um lanchinho.

Nesse caso, o melhor é optar por comidas que não tenham cheiro forte – para não causar náuseas e vômitos – e dar preferência por alimentos saudáveis e frescos. Um detalhe importante é que esses alimentos devem ser preparados em casa, a fim de garantir que estão bem higienizados e guardados.

Se não for permitido entrar com comidas vindas de fora, o paciente pode se alimentar com as opções fornecidas no próprio hospital.

Médico E Mulher Acompanhando O Paciente Que Está Deitado Fazendo Quimioterapia

Alguém para fazer companhia

Na verdade, o aconselhável é sempre levar um acompanhante para as sessões. Essa pessoa é fundamental não só para caso seja necessário alguma ajuda, mas também porque ter um ente querido por perto é extremamente positivo nesse momento para acolher e ajudar a distrair.

Priscila apenas chama a atenção para as regras institucionais em relação à permanência do acompanhante. 

“Em algumas instituições o acompanhante tem livre acesso a entrar na sala de administração onde o paciente está recebendo seu tratamento, porém por medidas de segurança não pode permanecer por um período prolongado.”

Leia também:
Cobertor Confortável

Algo para se manter aquecido

O mais comum é que os centros de tratamento forneçam cobertores ou mantas para os pacientes. Mas, se a pessoa quiser, pode levar a sua própria.

Inclusive, se depois de estar confortável e aquecido o sono aparecer, cochilar está liberado.

“O paciente pode dormir sem problemas e, se a sessão for muito longa, é uma boa oportunidade para descansar”, Priscila Rangel comenta.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top