Skip to content

Cateter – Você conhece o que está usando?

cateter,acesso no braço, acesso venoso central, tipos de cateter para quimioterapia
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

O cateter facilita o acesso às veias do paciente, tornando as visitas ao hospital menos desagradáveis, especialmente no tratamento oncológico


O cateter pode aparecer em várias formas e para diferentes momentos. Ele estará presente durante toda a quimioterapia, sendo um grande companheiro do paciente. Porém, é preciso estar atento a alguns cuidados para que esse parceiro não se torne um perigo.

O cateter é um dos equipamentos mais utilizados na enfermagem e na medicina. Quem já passou em um hospital com certeza já teve contato com esse tubo fino e flexível! Sua função principal é facilitar o acesso à veia do paciente para administrar medicamento, ou até fazer coleta para exames.

A depender do tratamento que será feito, e do paciente, é escolhido qual o melhor tipo de cateter. Existem vários, então opção não vai faltar!

cateter,acesso no braço, acesso venoso central, tipos de cateter para quimioterapia, tipos de cateter, o que é cateter

Coisa rápida!

Caso a pessoa precise ficar pouco tempo com o cateter implantado, é escolhido um de curta permanência que fica parcialmente dentro da pele. Ele, normalmente, é colocado nas veias periféricas nos membros superiores, como braços e mãos, e podem ser rígidos ou flexíveis. Costumam ser utilizados em pronto socorro, já que a ideia é ser um atendimento mais rápido.

cateter,acesso no braço, acesso venoso central, tipos de cateter para quimioterapia, tipos de cateter, o que é cateter

Não tão rápido!

Esse tipo de cateter é utilizado quando é preciso ficar com um acesso por mais tempo. Ele também fica parcialmente dentro da pele, mas pode ser colocado nas veias periféricas (PICC®) ou nas veias centrais, como a jugular e subclávia (INTRACATH®).

cateter,acesso no braço, acesso venoso central, tipos de cateter para quimioterapia, tipos de cateter, o que é cateter

Vai demorar!

Aqui, há a necessidade de a equipe médica ter acesso à veia do paciente por mais tempo. O cateter pode ser parcialmente implantado (Hickman®), ou então totalmente implantado (Port-a-cath®). Ambos são tunelizados e inseridos na região torácica, para tornar mais seguro e menos incômodo para o paciente.

Quais os tipos de cateter para quimioterapia?

A Profª. Eloise Vieira, coordenadora do Comitê de Enfermagem da Abrale, conta que “todos os cateteres podem ser indicados para a quimioterapia. Desde que haja condições vasculares do paciente para tal tratamento”.

Para saber qual utilizar, o profissional qualificado avaliará as condições

cateter,acesso no braço, acesso venoso central, tipos de cateter para quimioterapia, tipos de cateter, o que é cateter

clínicas, físicas e qual o protocolo do tratamento. Sendo que a quantidade de drogas a serem administradas simultaneamente também tem influência nessa análise.

Outro ponto a ser observado é o tipo de quimioterapia que fará parte do tratamento: se são as vesicantes ou as irritantes.

Se forem utilizados medicamentos vesicantes, Eloise explica que é preferível utilizar o cateter com acesso venoso central. Isso porque, caso esse tipo de medicamento vaze, poderá causar irritação e bolhas na pele. Então, devido à forma que o acesso central é inserido, torna-o mais seguro que o periférico.

“Já a administração dos irritantes pode ser feita por qualquer tipo de cateter. Dessa forma, se entrarem em contato com a pele, produzem efeitos temporários e menos agressivos”, explica.

reações adversas aos medicamentos, reações medicamentosas, reações adversas, reações a medicamentos, reações adversas medicamentos, estudos clínicos, alergia, medicamento, remédio não faz efeito, reações medicamentos, reação adversa, intolerância, metabolismo

Se surgirem efeitos colaterais ao medicamento

É importante ficar atento, porque as reações podem ser perigosas e levar a um mal-estar ou até algo mais sério. Leia mais sobre!

Como o cateter é inserido e retirado?

Para o acesso no braço, ou seja, periférico, tanto a inserção quanto a retirada são feitas no leito. Podendo também ser em salas reservadas apenas para procedimentos invasivos com todo o suporte necessário.

“Já os cateteres de média e longa permanência são inseridos em sala específica para o procedimento. Variando de acordo com a 

cateter,acesso no braço, acesso venoso central, tipos de cateter para quimioterapia, tipos de cateter, o que é cateter

disponibilidade e protocolo de cada serviço, podendo ser Centro  Cirúrgico e Sala de Hemodinâmica”, diz Eloise.

Ela ainda ressalta que para todos estes procedimentos, devem ser utilizadas técnicas e materiais totalmente esterilizados.

Cuidados com o cateter

A especialista conta que cada tipo de cateter tem seus cuidados específicos. Porém, há alguns cuidados comuns a todos, tais como:

  • Proteger o curativo na hora do banho;
  • Evitar movimentos bruscos, estando sempre atento ao local de inserção do cateter e realizando movimentos seguros;
  • Evitar atividades que possam afetar diretamente o cateter (principalmente em casos de brincadeiras);
  • Manter uma boa higiene pessoal;
  • Comparecer ao hospital ou ambulatório na data e horário agendado pelo enfermeiro, a fim de realizar a limpeza interna do cateter, chamada de “heparinização” ou “salinização”

É importante lembrar que o cateter não deve machucar, arder e/ou doer. Caso o paciente sinta algo de incomum nessa região, deve procurar o enfermeiro responsável e pedir ajuda. Em hipótese alguma deve-se mexer no cateter sem orientações de um profissional.

Eloise afirma que seguindo os cuidados corretamente, o paciente pode seguir uma vida normal sem riscos, complicações ou limitações. Caso contrário, é possível que ele enfrente alguma infecção, dobra e até retirada acidental do cateter. Tanto o paciente quanto a equipe de enfermagem devem ficar atentos ao manuseio desse material.

O que é a quimioterapia oral?Alimentação infantil durante o tratamento oncológico

Muito desejado pelos oncologistas, esse tratamento promete oferecer uma melhor qualidade de vida para o paciente. Mas não pode ser usado por todos. Leia mais sobre!

Preciso trocar meu cateter?

Depende do tipo!

Os de longa permanência devem ficar com o paciente, na pré, durante e pós quimioterapia. Após finalizada a quimio, o cateter é mantido para caso haja a necessidade de administrar um outro medicamento. Lembrando que é preciso ir ao hospital para realizar a heparinização de acordo com as instruções da equipe.

cateter,acesso no braço, acesso venoso central, tipos de cateter para quimioterapia, tipos de cateter, o que é cateter

E o cateter para o TMO? É o mesmo?

Para o transplante de medula óssea (TMO), a Eloise diz que há necessidade de um cateter tunelizado, com duas ou mais vias para utilização e que seja de longa permanência.

“Ele deverá ficar com o paciente pelo menos até os 100 dias após o transplante, devido a todas as fases com as quais irão passar”.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Estou com meu caterter a 7 anos não fui mais limpar, não faço químio a 7 anos , só q tenho medo de tirar, fiquei com remorso de tirar. Quais as complicações?

Estou com um cateter a quase 1 ano, e faço a heparina uma vez por mês. A minha dúvida é: posso viajar de avião? Tenho medo do impacto na decolagem.

Boa noite. Meu marido fez transplante de medula óssea ha 08 meses e o médico o encaminhou para retirada do porto cath. É normal retirar tao pouco tempo após o transplante ? Haveria algum problema em permanecer com o porto cath ?

ασ tírαrєm mє σ cαtєtєr fíquєí cσm α víα dα mασ ínchαdα є dσí. σ k pσѕѕσ fαzєr pαrα dєѕínchαr?

Estou com cateter no canal da urina coloquei dia 29/7 vou retirar dia 30/8
Colocado devido um entupimento que estava do lado do rim esquerdo

Estou em repouso total … até em sexo é preciso?

Criança com cateter totalmente implantado pode tomar banho de piscina ou praia?

Então eu tenho um port-car também pois fiz tratamento também de câncer de mama tudo pelo convênio mais quando foi agora em maio perdi pois voltei a trabalhar daí mim mandaram embora, já mais de 40 dia não faço a limpeza pois estou esperando uma vaga pelo sus

Quem usa cateter para TMO pode dirigir,

Back To Top