Skip to content

Tenho câncer, posso ser mãe?

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Com alguns cuidados, planejamento e acompanhamento médico necessários, sim, a gravidez após o tratamento pode ser um sucesso

Ser mãe é o sonho de quase toda mulher. Casar-se, formar uma família, também é algo desejado pela maioria dos homens. Mas e quando uma pessoa é diagnosticada com câncer no sangue? O que deve fazer com este sonho? É preciso abandoná-lo? A resposta é NÃO!

“Um paciente de câncer ainda pode ter filhos, especialmente os portadores de cânceres hematológicos, que não atingem órgãos”, afirma Dr. Wilson Carrara, médico ginecologista. Isso porque, segundo ele, o maior vilão contra a gravidez no caso do câncer não é a doença em si. Mas seus tratamentos. “A quimioterapia e a radioterapia agem interrompendo a proliferação celular dos tumores. Causando, no entanto, danos também nas células boas do corpo que estão em fase de multiplicação. E como os óvulos da mulher e os espermatozoides no homem são células em constante multiplicação, esses tratamentos podem interferir no seu desenvolvimento, diminuir a produção, causando alterações na fertilidade”, explica.

Como então sonhar com uma gravidez depois do tratamento? A resposta vem de suas palavras: planejamento e acompanhamento.

Colher antes para plantar depois

Criopreservação é a saída. A palavra é complicada, mas o objetivo dela é simples. Nada mais é do que a tecnologia por meio da qual células, tecidos ou embriões são preservados em temperaturas muito, muito frias. Células como os óvulos e os espermatozoides, tecidos como o da parede do ovário e embriões…Ou seja, é possível colher óvulos, espermatozoides e embriões enquanto estiverem saudáveis, antes da quimioterapia e da radioterapia. Depois eles são reimplantados, através da fertilização in vitro, gerando a desejada gravidez.

É muito importante que o paciente saiba disso e converse com o oncologista a respeito, assim que receber o diagnóstico do câncer. Ele saberá respeitar o desejo do paciente e irá encaminhá-lo para um especialista em fertilidade. Depois de feitos alguns exames, caso tudo esteja em ordem com os órgãos reprodutores e suas funções, será feita, então, a retirada dos óvulos ou espermatozoides.

“Nos homens o procedimento é mais simples, com a coleta dos espermatozoides com a ejaculação programada. Entre as mulheres, há dois casos. Nas pacientes que já ovulam é feita a estimulação hormonal e a coleta dos óvulos; das que ainda não ovulam, é retirado parte do tecido ovariano, através de videolaparoscopia”, explica  o Dr. Carrara. Então, com o congelamento feito em seguida, as células e tecidos ficarão preservados e será possível a fertilização no futuro.

Gravidez bem-sucedida

No caso de pacientes casados, sejam homens ou mulheres, há ainda a opção de retirar os óvulos e os espermatozoides, fazer a fecundação in vitro e congelar os embriões. Após o tratamento e a remissão, estarão prontos para serem implantados no útero. “Quando a paciente está curada e em boas condições clínicas, após a implantação dos embriões as chances de a gravidez ser bem-sucedida são exatamente as mesmas de qualquer outra mulher”, conta o médico. Segundo ele, o ideal é que a fertilização dos espermatozoides ou a implantação dos embriões seja feita em até três anos após a coleta, para que a possibilidade de sucesso seja maior.

Gravidez após o diagnóstico

E se a doença for descoberta durante a gravidez, o que acontece? A situação é delicada, e os procedimentos a serem tomados vão depender do período em que se encontra a gestação no momento do diagnóstico. “Mas o principal que deve ser observado é a necessidade terapêutica da paciente e o tempo que pode aguardar sem tratamento invasivo (radio ou quimioterapia) sem que haja prejuízos grandes à mulher”, afirma o especialista.

Em termos de sugestões de procedimentos, quando diagnosticado o câncer no primeiro trimestre da gestação. Tendo necessidade de tratamento quimioterápico e radioterápico imediato, pode, havendo concordância da paciente (e somente com essa premissa), ser feita a interrupção da gravidez. Uma vez que ela implicaria risco de vida iminente da paciente e do bebê. Quando descoberto entre 14 e 34 semanas de gestação, o trabalho será manter a gravidez pelo menos até próximo das 34 semanas sem afetar muito as condições da paciente e sem começar os tratamentos. Mas a doença sendo diagnosticada após 34 semanas de gestação e a mulher tendo necessidade de tratamento imediato, e feito o parto, considerando que o bebê já tem grandes chances de sobreviver fora do útero. E que não iniciar a quimio ou a radioterapia pode colocar a mãe em risco.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
52 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Olá tenho 21 anos e aos 14 recebi o diagnóstico da leucemia linfoblastica aguda! Estou curada ha 3 anos.
N fiz nenhuma técnica de criopreservação na epoca mas tenho o sonho de ser mãe daki a alguns anos! Eu posso??? Ou existe algum impedimento?

muito obrigada pela atenção!!!

ola, boa tarde eu fui uma paciente da oncologia no instituto dotor Arnaldo, eu tive linfoma de hodiking e fiz tratamento com quimioterapia, a 12 anos atras, hoje estou com 42 anos, gostaria de saber quais seriam minha chances de engravidar, pois evitei a gravidez com anticoncepcional e camisinha, até hoje, gostaria de parar com o anticoncepcional mas não quero filho de jeito nenhum, sera que não engravido mais

Meu nome é Bruna e fui diagnosticada com Linfoma de Hodgkin em 2017 quando eu tinha 28 anos. Meu tratamento terminou em outubro de 2017. Estou em remissão e agora eu e meu marido gostaríamos de engravidar. Me consultei com meu oncologista e com o médico de fertilidade. Eu fui fortemente indicada a não engravidar porque na gravidez a imunidade baixaria muito e correria o risco de o linfoma volta. Isso procede? Desde já, Obrigada.

Eliane Aparecida Soares 39 anos
Gostaria de saber, comecei meu tratamento oncológico o ano passado e não tive condições de fazer o congelamento do ovário, e gostaria muito de ser mãe, será q tem outras possibilidades, ou com um óvulo doado, tem essas opções para quem não tinha condições no início do tratamento?

Obrigada, fico muito feliz 😊

Olá!! Sou casado a 10 anos e a 2anos fui diagnosticado com LMC, no mesmo no período que estávamos tentando engravidar,no momento estou fazendo o uso do medicamento mesilato de imatinibe, gostaria de saber se ainda podemos tentar? (Por meio tradicional,pois nao possuimos condições para fertilização in vitro)E qual o risco que corre do meu filho nascer com a minha mesma doença?

olá, descobri que tenho LLC ha
5 anos. Estou c 42 anos e gostaria de saber se teria algum problema em engravidar devido a LLC. Se meus linfócitos poderiam aumentar ou transmitir algo l meu filho. Alguns médicos falam que é arriscado outros dizem que não. Fico na dúvida. Nao conheço ninguém qhe tenha LLC TAO NOVa…os casos são mais comuns acima de 60 anos.

Em 2017 fui diagnosticada com linfoma de Hodgkin (pescoço, axilia e no pulmão) fiz 12 seções de quimio e as células cancerígenas foram destruídas, mas em janeiro de 2020 tive q fazer 20 seções de rádio, pois a doença voltou no mediatino. Hj estou curada Graças a Deus.
Quero muito ter filhos, tenho 25 anos. Há chances de não poder engravidar ?

Olá, meu esposo foi diagnosticado com linfoma de hodgkin no fim de 2017, fez 6 ciclos de ABVD mais 20 sessões de radioterapia no torox, hj ele está bem graças a Deus, fazendo apenas acompanhamento, será possível ter filhos ??

Eu tive um tumor no pâncreas eu posso te filhos?

Tive câncer de mama Luminal A, aos 38 anos e depois de 2 anos de tamoxifeno tive metástase na coluna. Atualmente estou em remissão total. Congelei óvulos, ainda posso engravidar, mesmo após metastase?

Sim

Ola tenho 36 anos e ano passado descobri o câncer de mama ja fiz quimio ja operei e na cirurgia descobri que a doença ja ñ existia mas agora vou fazer radioterapia mas gostaria de saber se mesmo estando curada a possibilidade da doença voltar em outro lugar daqui uns anos

Oi!Ontem fui diagnostica com câncer de sarcoma sinovial monofásico,meu sonho é ser mãe,posso engravidar?Tenho que fazer apenas radioterapia.

Boa noite no ano de 2016 tive leucemia LMA 3 gostaria de saber se posso ter filhos?

Olá. Meu marido foi diagnosticado com câncer de células claras a 1 ano, ele fez 20 sessões de radioterapia e o uso do medicamento Alfa-interferona por 6 meses, e agora faz o uso do Sunitinibe, E queremos ter filhos o uso desse medicamento pode interferir em algo.

Olá tenho 24 anos e a 3 anos atrás fui diagnosticado com LLA já faz um ano que acabei meu tratamento e não tomo mais nenhum remédio gostaria de saber se posso ser pai?

Oi boa tarde Meu nome e Micheli…gostaria de saber se uma mulher de 40 anos pode ter filhos,tendo diagnostico de mieloma multiplo assintomatico?

Olá, minha mulher teve melanoma, fez tratamento de imunoterapia com Nivolumab por 12 meses finalizado em dezembro/2019. Não fez uso de quimio ou radioterapia. Não houve recidiva e exames todos ok. Quais os riscos da gravidez após 2 ou 3 anos do término da imunoterapia ? obs. ela não congelou os óvulos.

Olá Natanael! É muito importante que ela passe em consulta com o oncologista e também com um ginecologista, para entender como está sua saúde nesse momento e até fazer exames, para saber se não haverá vestígios da imunoterapia no organismo após este período de 2 a 3 anos.

Oi me chamo Bruna em 2017 fui diagnósticada com LLA PH positivo dia um transplante de medula óssea em novembro de 2017 meus médicos falaram que eu não engravidaria mais pq estava com menopausa precose mesmo assim tomava anticoncepcional pq eles sempre falo q não podia engravidar pelos risco q eu i BB poderia passar aí ontem descobrir q estou grávida estou com muito medo assustada pq ainda faço uso de predinisona 10 mg dia sim dia não e o uso do imatinib só vou ter consulta dia 20 não sei oq fazer si devo continuar com a medicação ou parar graças a Deus meus mielograma veio negativos

Oi, me chamo Hugo da Luz. À 8 meses fui diagnosticado com LLA similar para PH negativo, agora estou no 2 ciclo de quimioterapia e em janeiro de 2022 está agendado para eu fazer o transplante de medula óssea! Minha ultima biopse foi 0.0%, porém estou na manutenção até fazer o transplante pois minha médica disse que o risco de voltar é grande.

Quando eles me falaram que eu tinha que fazer o transplante, assustei muito. Agora estou mais tranquilo. Me falaram que após varias Chemo sobrou um residual de 0,13% que agora em manutenção está 0,0%.

Eu achei curto o período de tratamento e a indicação para o transplante, mais eles disseram que é necessário. Será por que é LLA similar para PH negativo?

Olá, fui diagnosticada com Carcinoma Papilifero em novembro de 2019, fiz a tireoidectomia total, e depois a iodoradioterapia. Atualmente me encontro fazendo somente controle e adequação da dosagem do Levoid. Não estava tentando engravidar, mas para minha surpresa, estou grávida de 6 semanas. Tenho 38 anos e 4 meses. Achava que não engravidaria mais. Parei por 1 mês de tomar o anticoncepcional e engravidei. Por favor, essa gravidez pode influenciar no retorno do câncer ou o bebê pode nascer com problemas e chances de nascer com a mesma doença que eu?

Olá! Em 2018 fui diagnosticada com Linfoma Não Hodgink, passei por 6 meses de quimioterapia e mais 30 dias de radioterapia ja no ano de 2019. Após o fim do tratamento, em 2020 engravidei e perdi o bb com 2meses de gestação e em 2021 em nova tentativa perdi com o mesmo tempo de gravidez. Perguntei ao meu hematologista e a resposta que obtive foi que não há ligação direta com o tratamento as perdas dos bebes e que eu poderia engravidar tranquilamente… Agora tenho medo de tentar uma terceira vez … o qu efazer?

Meu marido foi diagnosticado com linfoma de hodkin em 2021 fez quimioterapia terminou as seções em maio deste ano e eu descobri q estou grávida será que é prejudicial ao bebê fazer pouco tipo q parou as quimioterapia? Achávamos q nunca mais teríamos filhos mais Deus nos deu essa benção

Minha filha de 2 anos foi diagnosticada com LLA tipo B, fez todo o tratamento e após 2 anos e meio de remissão, a doença voltou, agora ela está com 7 anos e iniciou as quimioterapias, será que esses tratamentos vão afetar a fertilidade dela mesmo sendo tão pequena?

Boa tarde, quem tem LMC há 6 anos e não fez quimio, rtoma dasatinibe pode ter filho? Masculino 41 anos

Back To Top