Skip to content

Nós somos a cura para a Saúde

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Querido(a) amigo(a),

Motivados pelo propósito em ampliar o acesso aos tratamentos adequados a todas as pessoas que precisam enfrentar o diagnóstico de um câncer, não mensuramos esforços para ampliar o diálogo e envolver outros atores na busca por soluções co-criadas e co-implementadas.

Querido(a) amigo(a),

Motivados pelo propósito em ampliar o acesso aos tratamentos adequados a todas as pessoas que precisam enfrentar o diagnóstico de um câncer, não mensuramos esforços para ampliar o diálogo e envolver outros atores na busca por soluções co-criadas e co-implementadas.

Os problemas na área da saúde são muito complexos e, por este motivo, as soluções dependem de uma conscientização urgente a respeito da prevenção; diagnóstico correto e precoce e tratamentos que incluam os cuidados integrais e paliativos. Além disto, medidas para definir aspectos como a adequação da infraestrutura e investimento, capacitação e educação continuada para as equipes de saúde e cobertura dos custos dos tratamentos não podem estar fora da agenda.

Trata-se de um desafio coletivo que não depende apenas dos governos e dos profissionais da saúde. O Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, proposto pela Abrale, convida atores com múltiplos olhares e saberes a entenderem a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer. Além de protagonizarem na construção de um cenário mais favorável aos pacientes. São 18 Grupos de Trabalho que se reúnem mensalmente com foco singular, mas que no conjunto, também estão interconectados. As ações colaborativas propostas e lideradas pelos GTs certamente ampliarão os horizontes de todos os envolvidos. Dessa forma, a importância de refletirmos e praticarmos a saúde em rede será evidenciada.

Saindo do coletivo e analisando o indivíduo, vejo que os mesmos desafios do sistema estão presentes no nosso cotidiano ao lidarmos com as questões da nossa vida.

Crescermos escutando que a saúde é o nosso principal patrimônio. Mas pouca atenção é dada para zelar por este “bem”. E quando nos deparamos com alguma fragilidade, ficamos perdidos no contato com o desconhecido. Que não é a doença, mas sim os mecanismos que dispomos para combatê-la. Nosso corpo é também uma grande rede que conecta o que pensamos, com o que escolhemos e agimos, com a nossa essência (alma), chegando até à microesfera celular.

Tantos nomes complexos, incontáveis informações vindas das mais variáveis fontes. Mas o fundamental é saber que está em nós a essência Divina. Assim como o potencial de restabelecer o bom funcionamento de nosso organismo. Os tratamentos medicamentosos são parte importante, o conhecimento do médico e da equipe de saúde é crucial, as tecnologias e infraestrutura contemporâneas são relevantes, mas se nós não fizermos a nossa parte, o empenho surtirá limitado efeito.

Na Abrale, também dedicamos cuidados para o empoderamento do paciente. Mas será que o sistema está preparado para pacientes que participam da decisão junto com o seu time de saúde? Sim! Creio que cada vez mais quem “cuida” está pronto a escutar. E isto fará toda a diferença nos desfechos que vislumbramos.

Este é a nossa esperança e comprometimento: ouvirmos uns aos outros, aceitarmos opiniões diferentes e tentarmos avançar nos pontos de convergência, num sistema que potencialize, celebre e privilegie a vida.

Que os conteúdos cuidadosamente compilados nesta revista e em outros canais da Abrale, com a ajuda de centenas de pessoas que participam de nossas iniciativas, sejam importantes aliados para que possam transcender no entendimento de seus desafios, colaborando com novos avanços. Uma corrente sem fim de amor, fé e perseverança, com Deus sempre no comando.

Conte conosco e escolha fazer parte <3

Abraço carinhoso, transbordando gratidão.

Merula Steagall – Presidente da Abrale

 

 

Diagnóstico precoce, o primeiro passo

Como os caminhos no SUS funcionam


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top