Skip to content

A queda do cabelo, a careca e o renascer dos fios fazem parte do tratamento oncológico

careca, couro cabeludo dolorido, cabeça, cabelo, radioterapia cai cabelo, radioterapia cai o cabelo, como fazer nascer cabelo, o que uma pessoa com cancer nao pode fazer, antes e depois da terapia, onde comprar lenços para cabeça para quem faz quimioterapia, cancer faz cair cabelo, como fazer para nascer cabelo, quem faz radioterapia pode pintar o cabelo, careca para colorir, como pentear peruca, cabelo mal cuidado, depois da quimioterapia o cabelo muda, shampoo para carecas, tinta de cabelo para quem faz quimioterapia, shampoo para careca, cabeludo careca, cuidados com a beleza, o cabelo pode crescer durante a quimioterapia, quimioterapia cabelo crespo, quimioterapia cabelo crescer, o cabelo cresce durante a quimio branca, depois da quimioterapia o cabelo muda, pós quimioterapia, acabou a quimioterapia e agora, sintomas pos quimioterapia, quimioterapia que não cai o cabelo, hidratante para quem faz quimioterapia, tratamentos para crescer o cabelo, quanto tempo o cabelo demora para crescer, como recuperar couro, cuidados com a careca, cuidados para quem e careca, preciso lavar a careca, careca
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Veja algumas dicas de como cuidar da cabeça durante e após a quimioterapia


Mesmo que não seja logo após o início do tratamento ou que não atinja todos os pacientes, é comum que queda de cabelo faça parte do processo para quem está tratando um câncer. Essa pode ser uma situação difícil, mas lembre-se que é temporária. Por isso, manter os cuidados com a região capilar continua importante.

Veja algumas dicas que podem fazer toda a diferença desde o momento em que o cabelo começa a cair, durante a careca até quando os fios estão voltando!

O outono do cabelo

careca, couro cabeludo dolorido, cabeça, cabelo, radioterapia cai cabelo, radioterapia cai o cabelo, como fazer nascer cabelo, o que uma pessoa com cancer nao pode fazer, antes e depois da terapia, onde comprar lenços para cabeça para quem faz quimioterapia, cancer faz cair cabelo, como fazer para nascer cabelo, quem faz radioterapia pode pintar o cabelo, careca para colorir, como pentear peruca, cabelo mal cuidado, depois da quimioterapia o cabelo muda, shampoo para carecas, tinta de cabelo para quem faz quimioterapia, shampoo para careca, cabeludo careca, cuidados com a beleza, o cabelo pode crescer durante a quimioterapia, quimioterapia cabelo crespo, quimioterapia cabelo crescer, o cabelo cresce durante a quimio branca, depois da quimioterapia o cabelo muda, pós quimioterapia, acabou a quimioterapia e agora, sintomas pos quimioterapia, quimioterapia que não cai o cabelo, hidratante para quem faz quimioterapia, tratamentos para crescer o cabelo, quanto tempo o cabelo demora para crescer, como recuperar couro, cuidados com a careca, cuidados para quem e careca, preciso lavar a careca, carecaQuando o tratamento com a quimioterapia – e em alguns casos, radioterapia – começa, automaticamente já vem aquela certeza: os cabelos vão começar a cair. E para a maioria dos pacientes, esse é um momento difícil.

“Ele já está fragilizado pela própria doença e aí o cabelo começa a cair. Alguns entendem que é melhor já raspar a cabeça, para não sofrer. E quem quiser antecipar e raspar o cabelo antes da queda efetiva, está liberado!”, diz o Dr. Leonardo Abraham, coordenador do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A raspagem pode ser feita em casa mesmo, tomando muito cuidado para não se cortar. Caso enfrente dificuldade para raspar alguma parte da cabeça, peça para alguém te ajudar ou procure um cabeleireiro. Fique atento à limpeza do local, pois a imunidade do corpo fica baixa durante o tratamento oncológico, então a possibilidade de contrair alguma infecção é maior nesse período.

Chegou o inverno para o cabelo

careca, couro cabeludo dolorido, cabeça, cabelo, radioterapia cai cabelo, radioterapia cai o cabelo, como fazer nascer cabelo, o que uma pessoa com cancer nao pode fazer, antes e depois da terapia, onde comprar lenços para cabeça para quem faz quimioterapia, cancer faz cair cabelo, como fazer para nascer cabelo, quem faz radioterapia pode pintar o cabelo, careca para colorir, como pentear peruca, cabelo mal cuidado, depois da quimioterapia o cabelo muda, shampoo para carecas, tinta de cabelo para quem faz quimioterapia, shampoo para careca, cabeludo careca, cuidados com a beleza, o cabelo pode crescer durante a quimioterapia, quimioterapia cabelo crespo, quimioterapia cabelo crescer, o cabelo cresce durante a quimio branca, depois da quimioterapia o cabelo muda, pós quimioterapia, acabou a quimioterapia e agora, sintomas pos quimioterapia, quimioterapia que não cai o cabelo, hidratante para quem faz quimioterapia, tratamentos para crescer o cabelo, quanto tempo o cabelo demora para crescer, como recuperar couro, cuidados com a careca, cuidados para quem e careca, preciso lavar a careca, carecaOs fios se foram e agora é um novo momento. No começo, principalmente para melhores, é diferente. Se olhar no espelho pode ser complicado no início. Mas, saiba que é possível curtir este momento e aproveitar o novo visual!

– Use e abuse de chapéus, bonés, lenços ou até perucas, caso se sinta mais à vontade! Não existe um limite de tempo de uso, então se quiser ficar o dia inteiro com eles, fique.

– Assumir a careca também é opção! Mas é importante lembrar de passar o protetor solar com FPS 50, de preferência. Afinal, os cabelos não estão mais ali para proteger o couro cabeludo do sol.

Estar sem cabelo no local não significa que não precisa lavar! De acordo com o Dr. Leonardo, “os cuidados com o couro cabeludo devem ser os mesmos de quando ainda havia cabelos. Não lavar o couro cabeludo pode aumentar a oleosidade nesta região”. Como a área pode estar sensível, os produtos mais neutros são os mais indicados nesse momento. Alguns pacientes até preferem utilizar shampoos e condicionadores infantis já que eles têm PH neutro!

Apesar de não trazer nenhum benefício específico para os fios, uma massagem relaxante no couro cabeludo é muito bem-vinda.

É primavera, e os cabelos começam a florir

O fim do tratamento chegou e, com ele, os fios passam a nascer novamente.

O Dr. Abraham conta que “dependendo do tipo de câncer tratado, existem produtos para acelerar o crescimento capilar após a quimioterapia”.

E se os fios nascerem diferentes do que eram? Bem, de acordo com o médico, não existe

nenhum tipo de tratamento que possa ser feito para isso. A boa notícia, entretanto, é que os fios voltarão ao normal depois de um tempo. Então, é só esperar!

“Muito raramente, alguns remédios usados na quimioterapia e em doses mais altas podem causar uma diminuição permanente dos cabelos. Nestes casos, podemos tentar fazer alguns tratamentos dermatológicos para recuperar parte dos fios”, diz o especialista.

Antes de utilizar qualquer medicamento, pomada, creme, converse com o seu oncologista e com um dermatologista! Juntos, eles vão analisar o tratamento oncológico que foi feito e indicarão (ou não) algo para ajudar no crescimento capilar.

É verão, cabelo para todos os lados!

careca, couro cabeludo dolorido, cabeça, cabelo, radioterapia cai cabelo, radioterapia cai o cabelo, como fazer nascer cabelo, o que uma pessoa com cancer nao pode fazer, antes e depois da terapia, onde comprar lenços para cabeça para quem faz quimioterapia, cancer faz cair cabelo, como fazer para nascer cabelo, quem faz radioterapia pode pintar o cabelo, careca para colorir, como pentear peruca, cabelo mal cuidado, depois da quimioterapia o cabelo muda, shampoo para carecas, tinta de cabelo para quem faz quimioterapia, shampoo para careca, cabeludo careca, cuidados com a beleza, o cabelo pode crescer durante a quimioterapia, quimioterapia cabelo crespo, quimioterapia cabelo crescer, o cabelo cresce durante a quimio branca, depois da quimioterapia o cabelo muda, pós quimioterapia, acabou a quimioterapia e agora, sintomas pos quimioterapia, quimioterapia que não cai o cabelo, hidratante para quem faz quimioterapia, tratamentos para crescer o cabelo, quanto tempo o cabelo demora para crescer, como recuperar couro, cuidados com a careca, cuidados para quem e careca, preciso lavar a careca, carecaDepois que os fios já crescidos, evite qualquer tipo de química por, pelo menos, três meses. É possível que os fios ainda estejam frágeis devido à quimioterapia, aplicar produtos fortes poderia causar sua quebra ou danificação.

“Dermatologicamente falando, assim que o cabelo começar a crescer o paciente já pode pintar o cabelo. Entretanto, o importante é conversar com o oncologista e saber se a quimioterapia usada impede ou não a pintura”, indica o doutor.

Resfriamento do couro cabeludo

Pacientes que usaram a técnica, precisam também tomar cuidados!

– Lavar o cabelo antes da quimioterapia e só lavar novamente após 48 horas

– Utilizar água fria ou morna

– Evitar esfregar o couro cabeludo

– Não ir à piscinas e saunas nas primeiras 48 horas após o resfriamento

– Não utilizar secador, prendedores, chapinhas, babyliss ou touca de natação

– Escovar os cabelos com pentes de dentes largos, fazendo movimentos suaves

É importante saber que, mesmo resfriando a região dos cabelos durante o tratamento quimioterápico, os fios não são 100% preservados. Então, o dermatologista indica que optar por um corte mais longo de cabelo pode ajudar a disfarçar as falhas.

“Após 3 meses do término do tratamento em geral pode-se voltar às rotinas diárias normais, independente se o resfriamento foi ou não realizado”, finaliza o Dr. Abraham.

 

Você sabe cuidar dos alimentos?

Os efeitos do câncer na autoestima masculina


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
24 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Meu cabelo caiu na quimioterapia pode usar turbante o dia inteiro o que acontece com o fouro cabeludo

Estou em tratamento de quimoterapia meu cabelo caiu Todo, agora Sinto meu coro cabeludo dolorido o que Fazer?

Bom dia, termei a quimio vermelha e ja estou na sesta sessao da branca e o meu cabelo esta crescendo todo branco e normal, ou depois ele vai voltar a cor normal?

Tem algum tipo de champoo que ajuda no crescimento do cabelo?

Gostaria de saber o que dá pra passar no couro cabeludo pra não ressecar em criança com leucemia

Meu filho fez três blocos de quimioterapia como tratamento de LMA. O cabelo caiu apenas agora no último bloco e, após uma semana, o couro cabeludo passou a descascar como se estivesse tomado sol. Mas ele não tomou sol e não parece estar irritado pois está branquinho. O que posso passar para evitar isso?

Meu cabelo está curto e tem caído com quimioterapia, gostaria de saber qual o melhor shampoo para usar.

Minha filha foi diagnosticada com leucemia e esta começando o tratamento, o que podemos fazer para ajudar a nao cair o cabelo.

Boa tarde !
Fiz meu primeiro ciclo de quimio ainda estou com cabelo mas ja em queda leve a moderada, e não
tenho personalidade para assumir a careca, gostaria de saber qual seria a opção mais indicada
de lace que possa usar por mais tempo sem prejudicar meu couro cabeludo

Minha mãe terminou todos os tratamentos do câncer do colo do útero e o cabelo dela está caído muito e normal?

Numa cidade que eu moro. Se eu tivesse com câncer. O pessoal da minha rua. Ia me olhar como uma coitadinha. Ia ser terrível.
Para os outros tudo é fácil mas ele não está na pele quem perdeu os cabelos.

Boa noite, fiz 25 sessões de radioterapia, ja faz 3 meses que fiz a última, tive CA de couro cabeludo, so na pele do couro cabeludo, meu cabelo está crescendo aos poucos, mas na área tratada esta demorando mais. Queria saber se isso é normal?

Back To Top