skip to Main Content

Mielofibrose, um câncer silencioso

Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Ainda pouco conhecida, a doença pode ser descoberta em exames de rotina e evoluir para leucemia aguda

Escrito por:

Tatiane Mota


A mielofibrose é um tipo de câncer mais comum em pessoas acima dos 50 anos e causado por uma mutação nas células-tronco.

Mas, o que são as células-tronco? Responsáveis pela origem de todos os tecidos, órgãos e componentes do sangue, elas são produzidas na medula óssea e conhecidas por sua capacidade de diferenciação e renovação.

Na mielofibrose, estas células passam a ter uma super fabricação, formando uma fibrose (cicatriz) na medula óssea. Este defeito genético prejudica a produção das células do sangue: glóbulos brancos, que combatem bactérias e vírus, glóbulos vermelhos, responsáveis por levar oxigênio ao organismo e plaquetas, que detém as hemorragias.

Atualmente, os especialistas utilizam duas classificações para este tipo de câncer:

Mielofibrose primária: ela aparece sem causa conhecida e o paciente é pego de surpresa.

Mielofibrose secundária: quando é decorrente de uma evolução de outras doenças, a exemplo da trombocitemia essencial e também da policetemia vera, ambas pertencentes ao grupo das doenças mieloproliferativas (doenças que apresentam defeitos nas células-tronco).

Porque é Importante A Prática De Atividade Física, Quais Os Benefícios Que A Atividade Física Oferece, Um Benefício Da Atividade Física Na Saúde Previne Doenças Como, Porque A Atividade Fisica é Importante Para O Ser Humano, Pratica De Atividade Fisica, Porque Devemos Praticar Atividade Física, Qual A Importancia Da Atividade Fisica No Combate A Obesidade, Pratica Regular De Atividade Fisica, Exercícios Na Saúde E Na Doença, Porque A Atividade Física é Tão Importante Para Minha Saúde, 3 Benefícios Da Atividade Física, Os Benefícios Da Atividade Física Para A Saúde, Três Exemplos De Exercício Físico, Atividade Fisica Cura Depressao, Atividade Física E Prevenção Do Cancer, Atividade Fisica, O Que é Atividade Fisica, Benefícios Da Atividade Física , Beneficios Da Atividade Fisica, Atividade Fisica E Saude, Atividade Fisica E Exercicio Fisico, O Que é Atividade Física, Como Evitar Um Avc, Quais Os Benefícios Da Atividade Física, Prática De Atividade Física, Os Benefícios Da Atividade Física, Pratica De Atividade Fisica, Os Beneficios Da Atividade Fisica, Como Prevenir Avc, Existe Alguma Contra Indicação Para A Prática De Atividade Física, Quais Os Beneficios Da Atividade Fisica, Atividade Fisica Beneficios, Prevenir Doenças, Beneficios Dos Exercicios Fisicos Para O Corpo Humano, Quais São Os Benefícios Da Atividade Física Para A Saúde , Doenças Causadas Pelo Sedentarismo, Tipos De Atividades Fisicas, Para Que Serve A Atividade Fisica, Atividade Física E Câncer De Mama, Atividade Física Na Prevenção E Na Reabilitação Do Câncer, Exercício Físico Na Prevenção Do Câncer De Mama, Meia Hora De Exercício Por Dia Pode Evitar Câncer, Atividade Fisica No Combate Ao Cancer, Atividade Fisica Cancer De Prostata, Atividade Fisica Cancer De Mama, Atividade Fisica E Cancer, Atividade Fisica No Combate Ao Cancer De Prostata, Beneficios Da Atividade Fisica No Tratamento Do Cancer, Cancer De Prostata E Atividade Fisica, Atividade Fisica Cancer, Atividade Fisica E Cancer De Mama, Atividade Fisica E Cancer De Prostata, Atividade Fisica Na Prevenção Do Cancer, Atividade Fisica Na Prevenção Do Cancer De Mama, Atividade Fisica Na Prevenção Do Cancer De Prostata, Atividade Fisica No Tratamento Do Cancer, Atividade Fisica Para Pacientes Com Cancer, Atividade Fisica Previne Cancer, 7 Atividades Fisicas Que Ajudam A Prevenir O Cancer

Benefícios da atividade física para a saúde

Muito se fala sobre a importância de realizar exercícios com frequência. Porém, quais doenças, de fato, eles podem prevenir? Leia mais sobre!

Sintomas da mielofibrose

Dentre os principais sinais da doença estão:

  • Cansaço excessivo e progressivo
  • Aumento do baço e do fígado, acompanhado de dor ou volume abaixo da costela esquerda
  • Anemia
  • Emagrecimento e perda de apetite
  • Dor óssea
Baço_aumentado_por_conta_da_mielofibrose

Mas, de acordo com a Dra. Ana Clara Kneese, hematologista do Centro de Hematologia de São Paulo, nem sempre o paciente apresenta sinais e sintomas da doença.

“A mielofibrose pode ser uma doença silenciosa e o diagnóstico acontecer ao acaso, em exames de rotina, como o hemograma. Uma característica nem sempre presente, mas que chama muito a atenção é o aumento de leucócitos com o chamado ‘desvio à esquerda’, que normalmente não estariam circulando pelo sangue. Mas a certeza de que o paciente tem uma mielofibrose só acontece quando, por meio da biópsia da medula óssea, são encontradas mutações nos genes JAK2 V617F, CALR ou MPL”, explica a médica.

Mielofibrose, Mielofibrose Tem Cura, Mielofibrose é Cancer, Mielofibrose Primária, O Que é Mielofibrose Primária, Mielofibrose Prognostico, Mielofibrose Sobrevida, Complicações Da Mielofibrose, O Que é A Doença Mielofibrose, Tratamento Mielofibrose, Alimentação Para Quem Tem Mielofibrose, Mielofibrose Aguda, Mielofibrose Cronica, Mielofibrose Diagnostico, Mielofibrose Expectativa De Vida, Mielofibrose O Que é, Mielofibrose Pode Matar, Mielofibrose Tempo De Vida, Mielofibrose Tratamento, O Que é Mielofibrose Primária, Pacientes Com Mielofibrose, Sintomas Da Mielofibrose, Sintomas De Mielofibrose, Sintomas Mielofibrose, Mieloproliferativa, Doença Mieloproliferativa, Neoplasia Mieloproliferativa, Doença Mieloproliferativa Cronica, Síndrome Mieloproliferativa, Mieloproliferativa Crônica, Doença Mieloproliferativa Cronica é Cancer, Doença Mieloproliferativa Cronica Tem Cura, Neoplasia Mieloproliferativa Tratamento, Doença Mieloproliferativa Cronica Tratamento

Mielofibrose: como lidar com os efeitos colaterais do tratamento

Eles podem aparecer por conta dos longos períodos de uso das terapias. Mas é possível evitá-los ou amenizá-los. Leia mais sobre!

Tratamento para mielofibrose

Atualmente, o tratamento pode ser realizado por diferentes meios, inclusive realizando apenas a observação do paciente.

“Inicialmente tenta-se tratar o sintoma mais importante, como reduzir o baço, com Hidroxiureia ou Interferon. Já a a anemia pode ser corrigida com transfusão de sangue ou utilizando Eritropoetina. O Ruxolitinibe é um tipo de terapia alvo capaz de resolver muitos sintomas. Por meio de comprimidos, seu objetivo é combater todas as mutações encontradas nos genes relacionados com o JAK2. Com ele, é possível diminuir o tamanho do baço e as fortes dores ósseas, por exemplo”, diz Dra. Ana Clara.

Novos estudos estão em andamento, para que mais opções ajudem no tratamento da mielofibrose. Em algumas pesquisas, o foco é avaliar quais mutações podem indicar um melhor ou pior prognóstico, e com isso definir quando se fazer um tratamento mais agressivo. Outras visam o tratamento em si, com novos inibidores da JAK2, inclusive com combinações com Interferon e Hipometilantes (tipo de quimioterápico) sendo testadas.

Importante!

Pacientes com mielofibrose correm o risco de a doença se transformar em uma leucemia mieloide aguda, tipo de câncer que tem como principal característica a super produção de células imaturas e que em grande quantidade na medula óssea bloqueiam a formação dos demais componentes do sangue. Para entender mais sobre a LMA, clique aqui


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
60 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Tenho muito dor ,no estômago ,o meu lado esquerdo tipo,meio debaixo da costela,dói muito ,tudo que como minha barriga ,fica extendida em fim todo meu corpo incha muito ,dor em todos os ossos ,nalzia sem vômito porém ,entestino solto

Olá, Marcia!

A Abrale não é um centro de tratamento, somos uma associação de pacientes! Então, infelizmente, não temos como te oferecer um diagnóstico!
Recomendamos que você procure um médico o mais urgente o possível para que ele possa ver quais são os melhores exames para você fazer, chegar a uma resposta e te indicar o tratamento adequado!

Abraços

Esse tipo de câncer pode aparecer no útero? Minha tia foi diagnosticada com câncer nível 3 no útero, mas ela não sente dor, nem.twm sangramento, nem corrimento. Ela estava ficando anêmica, emagrecendo, sem apetite. Está fazendo hemodiálise pq os rins não estão funcionando, pq o útero inchou e comprometeu os rins, um deles está parado. E ela diz q não sente dor.

Olá Rosana! Não, a mielofibrose não é um câncer que pode aparecer no útero. Na mielofibrose, as células-tronco passam a ter uma super fabricação, formando uma fibrose (cicatriz) na medula óssea. Este defeito genético prejudica a produção das células do sangue: glóbulos brancos, que combatem bactérias e vírus, glóbulos vermelhos, responsáveis por levar oxigênio ao organismo e plaquetas, que detém as hemorragias. Ou seja, esta é uma doença das células sanguíneas, e não do útero ok? Se tiver qualquer dúvida, estamos à disposição.

Meu marido morreu de mielo fibrose tem alguma coisa ver com óleo porque trabalhou 40 anos mexendo com óleo diesel gostaria de saber

Olá, Fabiana, tudo bem?

Um dos fatores de risco para o desenvolvimento da mielofibrose é o contato com alguns produtos químicos industriais como o benzeno, presente na composição da gasolina. Então, sim é possível que o câncer que seu marido teve estivesse relacionado com o trabalho dele!
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma associação de auxilia pacientes e parentes de pacientes que tem/tiveram cânceres do sangue, como a mielofibrose do seu marido. Temos conteúdos, auxílio jurídico e psicológico totalmente gratuito! Para ter acesso a esses serviços, a senhora só precisa fazer o cadastro no nosso site (http://abrale.org.br/fale-conosco) ou ligando para nós (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973!

Abraços

Preciso de auxílio jurídico tem como me ajudar quanto isso eu não descobrir certo do que meu marido faleceu não vou ficar sossegada

Ola ,meu marido a 2 anos descobriu uma LMA,e descobriu doando sangue ,ele havia doado sangue a trez meses normal ,ele fazia hemoterapia de 15 em 15 dias por serca de um ano ja fazia a hemoterapia ,poderia isso ter desencadeado essa leucemia assim repentina ,?? Ele tbm foi diagnosticado com miélo displasia .

Olá, boa tarde, tudo bem?

É improvável que a LMA do seu marido esteja relacionada com a hemoterapia que ele realizava pois a leucemia acontece devido a uma mutação genética na medula óssea, ou seja, na produção das células do sangue. Na verdade, a hemoterapia é uma das formas de tratamento/apoio para o paciente onco-hematológico.

Você já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma Associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue e outras doenças do sangue, como a LMA, oferecendo vários serviços totalmente gratuitos! Além da Revista Online, nós entregamos a cada três meses a revista impressa na casa dos pacientes ou cuidadores e atendimento psicológico, jurídico e de apoio ao paciente (para solucionar duvidas relacionadas à doença e tratamento).
Caso você tenha interesse, é só ligar no Apoio ao Paciente da Abrale e fazer o cadastro. Nossos telefones são (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973

Abraços

Boa noite ! Tenho um nódulo no seio esquerdo fica perto do estômago e estou com a costela inchada e não consigo dormir do lado esquerdo e tenho dores em alguns momentos são fortes e outros mais leves e tenho um cansaço imenso ,durmo e me acordo muito cansada como se não tivesse dormido, e passo o dia assim. O que poderia ser ?

Olá, Marcia, como vai?

A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com câncer do sangue, então como não somos um centro de tratamento, não temos acesso ao seu histórico médico e não temos como fazer uma avaliação física, não podemos te oferecer um diagnóstico!
Recomendamos que a senhora procure um clínico geral para que ele peça alguns exames e identifique o que pode estar causando esses sintomas.

Abraços!

Ola meu nome é Marciana, tive covid e dengue a algumas semanas atrás depois disso fiz alguns exames e nos primeiro exames dá alterações nos leucócitos e as minhas plaquetas sempre apareciam baixas… Fiz um ultrassom e deu que meu baço e meu fígado estão crescidos, porém no hemograma mais recente minhas plaquetas já normalizaram mas anemia e os leucócitos ainda não, o que pode ser?

Olá, Marciana, tudo bem?

Como o seu corpo teve que enfrentar duas doenças intensas, é possível que ele demore um pouco para retomar as atividades normalmente.
Recomendamos que a senhora busque um clínico geral ou médico de confiança para que ele avalie seus exames, confirme se está tudo bem com a sua saúde e veja se há algo que precise ser feito para estabilizar os seus leucócitos.

Abraços!

Bom dia. Sinto uma queimacao embaixo da costela esquerda com frequência. Teria relação com a doença citada ou pode ser um mau estar momentâneo?

Olá, Douglas, tudo bem?

O senhor apresenta mais algum sintomas mencionados no texto?
O ideal seria o senhor procurar um médico para avaliar o que essa queimação pode ser, pois não podemos afirmar se poderia ser um sinal de mielofibrose por não sermos um centro de tratamento e não termos acesso ao seu histórico médico e exames atuais.

Abraços!

Você descobriu o que vc tinha, Douglas?

Bom dia. Tenho uma dor forte no abdomem, do lado esquerdo, parecendo que fica na lateral do abdomem, mas na direção do umbigo. Gostaria de saber o que pode ser essa dor. Obrigada.

Olá, Vera, como vai?

Como a Abrale não é um centro de tratamento, por não termos acesso ao seu histórico médico e não conseguirmos realizar um exame físico, não podemos oferecer um diagnóstico para a senhora.
Recomendamos que a senhora procure um médico ou um pronto atendimento para realizar alguns exames e identificar o que pode estar causando essa dor.

Abraços!

Faço tratamento com rituximabe desde 2017.Tenho um linfoma năo Hodgkin esplenico, celulas B de zona marginal.
Por quanto tempo posso fazer uso do rituximabe? Meu linfoma é indolente.
Obrigado

Olá, Vera, como vai?

Não existe um tempo definido, o ideal é que a senhora converse com o médico responsável pelo seu tratamento para entender com ele quanto tempo ele prevê de tratamento.

A senhora já conhece o trabalho da Abrel, nós somos uma associação que presta auxilio a pacientes com cânceres hematológicos, por meio do Apoio ao Paciente, Apoio Psicológico, Apoio Jurídico e materiais informativos sobre as doenças. Estou encaminhando o contato da senho para a equipe de Apoio ao Paciente, dentro de alguns dias, a senhora deve receber um e-mail explicando melhor o nosso trabalho e nos colocando à disposição para o que a senhora precisar.

Abraços!

Debaixo da minha costela é muito dolorido,tem dias q dói até na respiração

Olá, Leide, como vai?

Recomendamos que a senhora procure um clínico geral para que ele possa fazer algumas avaliações, levantar suspeitas do que pode estar acontecendo e indicar um profissional que possa te ajudar.

Abraços!

Olá…se o aumento for do lado direito ..sinto um volume que as vezes até parece sair do lugar,,me causa desconforto …parece estar entre as costelas e o fígado…tive um acidente e bati órgãos..tive hemorragia no fígado e pulmão…..tenho plaquetas baixas mas não sempre.as vezes que consultei o médico não deu muita importância…

Olá, Jussara, como vai?

Recomendamos que a senhora procure um pneumologista, que cuida do pulmão, e/ou um hepatologista, que cuida do fígado, para ver se esse incômodo pode estar relacionado com o acidente que a senhora sofreu.
Quanto às plaquetas, recomentamos que a senhora procure um hematologista, médico que cuida do sangue, para que ele possa analisar seus exames!

Abraços

Boa noite, em setembro hemoglobina estava 7. Foi indicado 20 ampolas de noripurum ev, sendo 2 a cada 3 dias. Terminei na segunda. Fiz novo exame quarta.
Tenho consulta marcada, mas estou muito preocupada se pode ser mielografia. Meus novos resultados :

Eritrócitos-5,11 10^6/µ L
Hemoglobina-10,8 g/dL
Hematócrito- 35,3 %
VCM- 69,0 fL
HCM- 21,2 pg
CHCM- 30,7 g/dL
RDW-35,8 %

Confirmado em Lâmina.
Microcitose (+) (+) ( ).
Hipocromia (+) (+) ( ).
Anisocitose (+) (+) (+).
Poiquilocitose (+) ( ) ( ).
Ovalocitose (+) ( ) ( ).
Presença de raros dacriócitos.
Presença de raros esquizócitos.

Olá, Adriana, como vai?

Mielografia é um tipo de exame para investigar problemas no canal medular. A senhora quis dizer mielofibrose?
A senhora está apresentando algum sintoma?
Como a Abrale é uma associação, nós não temos um médico disponível para avaliar os seus exames, então não podemos oferecer um diagnóstico. Recomendamos que a senhora espere até a próxima consulta para que o médico te dê uma resposta e indicamos que procure um hematologista, médico responsável por cuidar de questões do sangue e de órgãos hematopoiéticos, para ter uma visão mais especializada.

Abraços!

Porque tenho tantas dores nos ossos

Olá, Nilza, como vai?

As dores podem acontecer por diversos motivos. Como nós não conseguimos fazer uma avaliação física da senhora nem temos acesso ao seu histórico médico, não podemos te oferecer um diagnóstico.
O primeiro passo, seria procurar um ortopedista para que esse profissional possa solicitar alguns exames de imagem e verificar o que pode estar acontecendo. Seria importante também realizar um hemograma completo para analisar se há alguma alteração no sangue da senhora.

Abraços!

Meu nome e carolina Azevedo Santos
Tenho 32 anos,estou na minha terceira gestação,no meu último resultado de leucócitos deu 18mil, repetimos, e lá estavam o mesmo valor,então busquei em exames das gestações anteriores,e estavam altos tbm(primeira de 2016-16mil, segunda de 2020-18mil).Busquei então exames mais antigos,2005 estavam 8 mil,e 2018 para uma cirurgia de retirada de 4 nódulos benignos nós ceios estavam em 18mil tbm.Procurei um hematologista,o mesmo me solicitou um exame de Jach2.Disse der muito raro de eu estiver alguma doença Mieloproliferativa.Nada em meus exames está fora do normal,n tenho anemia,porém já tratei de anemia qdo mais Nova.Sem sinal nenhum de infecção.O Dr. Que pode ser uma Condição só meu organismo de ter leucócitos altos,Isso será provável? pois em 2005 estava com valores normais,e a partir de 2016 subiram.Posso estar com mielofibrose?

Olá, Carolina, como vai?

Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que não possuímos médicos disponíveis para responder os comentários. As respostas são oferecidas pelos membros da equipe que Comunicação e são baseadas em informações fornecidas por médicos especialistas.
Quanto a pergunta da senhora, o exame padrão para diagnosticas a mielofibrose é a procura pela presença dos genes mutantes JAK2, CALR ou MPL, exame solicitado pelo seu hematologista. Como o resultado desse teste voltou normal, é improvável que a senhora esteja com essa doença.

Abraços!

Ainda irei realizar estes exames

Boa tarde meu nome é Mônica,a +ou – 1 ano meu abdômen vem inchando e ficando dolorido tenho um caroço interno acima do umbigo do lado esquerdo que passou a incomodar dói em baixo das costelas da cintura pra baixo vivo inchada mesmo tomando diurético e remédio da pressão eu não desinchei e tenho muito sono e dor em tudo e sempre que como dói meu abdômen e sinto mal estar ,pode ser essa doença?

Olá, Mônica, como vai?

Os sintomas que a senhora relatou são muito abrangentes, ou seja, podem acontecer por diversos motivos. Por isso, é preciso investigá-los para identificar o que pode estar acontecendo.
Orientamos que a senhora procure um(a) hematologista, médico responsável por tratar de questões relacionadas ao sangue e aos órgãos hematopoiéticos, como os linfonodos, e indicado para diagnosticar a mielofibrose, para realizar alguns exames e verificar se pode ser essa doença ou o que está causando esses sintomas.

Estamos encaminhando o seu contato e dúvida para o Apoio ao Paciente da Abrale, somos uma ONG que auxilia diversas doenças hematológicas, como a mielofibrose, para que possamos te auxiliar da melhor forma possível! Dentro de alguns dias, a senhora receberá um e-mail nosso nos colocando à disposição para o que a senhora precisar, inclusive caso necessite de ajuda para marcar uma consulta com um hematologista. Fique atenta ao endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário, enviaremos a mensagem para lá.

Abraços!

Meu nome é Lidiany
Tudo bem com vcs?
Sinto há 3 meses uma dor do lado esquerdo perto da costela.So quando vou dormir e me virar para o lado esquerdo ou direito.Minhas pernas ficam inchadas diretos mas ou menos uns 3 anos.Ja fiz ultrason venosa e não acusou nada.Fiz ressonância do torax ,acusou gordura no figado.Mas me falaram que isso não causa dor do lado esquerdo.Estou um pouco perdida.

Olá, Lidiany, como vai?

Como a senhora já fez um ultrassom venoso e está com dor há bastante tempo, recomendamos que a senhora busque um hematologista. Leve todos os exames já realizados e também mencione todos os sintomas que a senhora apresenta.

Abraços!

Bom dia, tenho 50 anos e a mais de 5 meses meu abdômen lado direito está muito inchado somente quando estou de pé… um abaulado bem evidente, sinto dores abaixo das costelas e pela lateral… Já passei por 3 médicos e não sabem me dar um diagnóstico, fiz tomografia com contraste, acusou cicatrizes no fígado, ultrasson, colonoscopia, exames de sangue… mas não descobrem o que tenho!!

Olá, Ronaldo, como vai?

Além da cicatriz no fígado, os exames apontaram alguma outra alteração?

Abraços!

Boa tarde, urina sempre cor âmbar, pouco de gordura e a cicatriz mencionada teve em 4 anos um aumento de 2,5 cm … continuo com dores !!

20210608_161913_compress95.jpg

Olá, Ronaldo, como vai?

A urina cor âmbar, normalmente, está relacionada à desidratação, mas também pode estar ligada com problemas no fígado. Como o senhor tem essa cicatriz, e ela aumentou de tamanho, é provável que as duas situações estejam interligadas.
A princípio, pelos sintomas que o senhor relatou, não aparenta ser uma mielofibrose, porém, para ter certeza, recomendamos que o senhor procure um hematologista.
O senhor já se consultou com um(a) hepatologista?

Abraços!

Boa noite, problema no fígado pode causar esse inchaço? Pq é muito estranho esse abaulado …visível no lado direito!! Hérnia descartado, intestino ok! Peritônio??

Olá, Ronaldo!

Como falamos, não temos médicos disponíveis para responder os comentários, por isso não podemos afirmar se o inchaço pode ou não estar relacionado com o fígado. Porém, como o senhor informou que tem cicatrizes nesse órgão, é altamente recomendado que o senhor busque um especialista para fazer uma avaliação e indicar se as duas condições podem estar relacionadas.
Outro órgão que pode estar causando esse inchaço é o baço, por isso também recomendamos que o senhor busque um hematologista, especialidade que lida com esse órgão.

Abraços!

Estou com uma dor abaixo da costela esquerda, possivelmente o baço. Estou tendo queimação, pequenas dores. 2 semanas já, estou desconfiado, pois tomei invermectina e hidroxicloroquina. O que posso fazer pra melhorar??

Olá, Bryan, como vai?

Recomendamos que o senhor converse com o médico que prescreveu esses medicamentos para que ele possa te orientar.
Caso o senhor tenha tomado por conta própria, indicamos que procure um serviço de pronto atendimento.

Abraços!

Olá, tenho 1 filho de 16 anos que o resultado do hemograma deu um aumento da hemoglobina e dos hematócritos. O clínico geral que visualizou o exame disse que é normal pela idade dele essa alteração. Não estou em paz, será que é verdade? Por favor, me auxiliem.

Olá, Fernanda, como vai?

Como nós não temos acesso aos exames do seu filho, conseguimos fazer uma avaliação física ou temos o histórico médico dele, não podemos oferecer uma resposta. Porém, caso a senhora prefira, pode procurar um outro médico para esclarecer suas dúvidas!

Abraços!

Tenho dor embaixo do seio direito e estou com covid desde quinta feira comecei a sentir essa dor

Olá, Arlinda, como vai?

Recomendamos que a senhora busque um atendimento de emergência, principalmente se estive com falta de ar também. É possível que essa dor esteja relacionada com a COVID-19.

Abraços!

Minha mãe foi diagnosticada com dois nódulos no baço vai fazer cirurgia eles estão do tamanho de um manga. Médico falou que é benigno estou muito preocupada antes era um agora dois depois da consulta com o hematologista

Olá, Liocelia, como vai?

Provavelmente, após essa retirada, farão uma biópsia nas massas para poder identificar, com maior precisão, o que são esses nódulos e se é preciso fazer algum tratamento adicional.

Abraços!

Eu estou em acompanhamento pela Unicamp faz mais ou menos 8 meses,fiz todos exames possíveis e recentemente após a biopsia e o mielograma ,fiz mais 2 como jak2 fora a imunohistoquimica e etc , para receber o diagnóstico preciso do câncer que tenho que será agora dia 13/08/2021 , eu acredito que seja a mielofibrose e temo que tenha evoluído, pois recentemente estou com inchaço abdominal e do baço semelhante o da foto,ânsias e falta de ar constante ,as dores ósseas já tenho a um bom tempo ,suores sem explicação não ocorre mais e algumas vezes infecções, meus exames como sempre hemoglobina,hemaciasve hematocrito acima do valor de ref porém plaquetas sempre em torno de 200.000 normal,exames como mielo dectou aumento do número de blastos e etc, enfim está na mãos de Deus e dos médicos agora.

Olá, Mauricio, como vai?

Caso o senhor queira alguma ajuda após receber o os resultados dos exames, nós estamos totalmente à disposição!
Esperamos que o resultado saia logo para que o senhor possa dar início ao tratamento e os sintomas amenizem.

Conte conosco!
Abraços!

Estou com ó baço almentado quando alimento fica pesado com desconforto estou com dores nó quadrilho esquerdo

Olá, Jonas, como vai?

Recomendamos que o senhor procure um médico, inicialmente, pode ser um clínico geral, e conte sobre esse sintoma e quaisquer outras coisas anormais que o senhor esteja sentindo. É provável que esse especialista, inicialmente, solicite um hemograma para poder levantar algum suspeita e depois peça algum exame mais específico para identificar o que está acontecendo.

Abraços!

Oi Tenho Doença Rara De Nome Osler-weber-rendu doença hemorrágica doença do sangue e Agora estou com Fígado aumentado cheio de vasinhos Dói na costela lado esquerdo e nas costa Enjôo diarréia o que Pode ser

Olá, Daniela, como vai?

Nós não temos expertise e autorização para oferecer diagnóstico, recomendamos que a senhora procure um hepatologista, especialista em fígado, para avaliar o que pode estar acontecendo e também recomendamos que entre em contato com o(a) médico(a) que acompanha a sua Doença Rara De Nome Osler-weber-rend.

Abraços!

Fazendo abdominal hipopressivo e contraindo bem a barriga senti um nódulo na última costela do lado esquerdo . Indolor . Pode ser ?

Olá, Wendy, como vai?

Pode ser um linfonodo que aumentou de tamanho, algo relacionado ao baço ou algumas outras possibilidades. Para identificar corretamente o que é, recomendamos que procure um médico, inicialmente, pode ser um clínico geral, para fazer alguns exames.

Abraços!

Obrigada !!! Já havia marcado para amanhã e conto o resultado aqui !

Boa noite minha mãe tem trombositenise essencial e agora o baço dela está inchado e ela sente dor dia e noite. Tenho uma dúvida ela toma hidroxiureia há 10 anos e ela parou uns 16 dias atrás porcausa do antibiótico que estava tomando e acho que fez com que o baço dela inchase e também gostaria de saber se ela tem como se aposentar porcausa dessa doença pois ela não aguenta trabalhar sente muita fraqueza.

Olá, Eliane, como vai?

O tratamento da trombocitemia essencial, tradicionalmente, deve ser contínuo, sem interrupções, então sim, é possível que essa piora tenha acontecido por conta da pausa. Temos uma matéria que fala sobre o tratamento dessa doença que achamos que pode te interessar! Para acessá-la basta clicar no link a seguir: Tratamento da trombocitemia essencial: como acontece e efeitos colaterais.
Em relação à questão sobre aposentadoria, vamos encaminhar a sua dúvida para o nosso Apoio Jurídico para que nossos especialistas possam esclarecer sua dúvida.

Abraços!

Escrito por:

Tatiane Mota

Back To Top