Skip to content

Sintomas de mielofibrose: por que eles acontecem?

Mulher com dor do lado esquerdo do abdome devido ao baço aumentado
Compartilhe

Última atualização em 16 de setembro de 2021

Mesmo as manifestações mais comuns costumam gerar dúvidas nos pacientes com esse câncer, porque nem sempre são específicas ou se apresentam da mesma forma. Mas é essencial compreendê-las para entender a doença

Dentre os principais sintomas de mielofibrose está o inchaço na região da barriga por conta do aumento do baço e do fígado. Na maioria das vezes, esses dois órgãos são os que mudam de tamanho, mas outros elementos do organismo também podem sofrer essa alteração. Por outro lado, nem sempre, no momento do diagnóstico, essa manifestação está presente. Também é importante ressaltar que, não obrigatoriamente, este inchaço indica que a pessoa está com a mielofibrose. Por isso, entender o porquê cada sintoma acontece é fundamental para identificar precocemente esse câncer e tratá-lo o mais rápido possível.

Sintomas de mielofibrose

Os mais frequentes são:

  • Aumento do baço (esplenomegalia) e do fígado (hepatomegalia), acompanhado de dor e/ou volume abaixo das costelas do lado esquerdo
  • Cansaço excessivo e progressivo
  • Anemia
  • Febre
  • Perda de peso e de apetite 
  • Falta de ar
Leia também:

Causas do aumento do baço

O Dr. Marcelo Capra, médico hematologista do Hospital Mãe de Deus, explica que a esplenomegalia e a hepatomegalia, na mielofibrose, acontecem porque, no início da vida intrauterina, esses eram os órgãos responsáveis por produzir o sangue. Assim, quando a fibrose passa a ocupar o espaço da medula óssea e interfere na produção de sangue, o baço e o fígado voltam a realizar essa tarefa. 

Comparação de uma pessoa com o baço normal e outra com o baço aumentado como um dos sintomas de mielofobrose

Além disso, também é possível que a fibrose se encontre dentro desses órgãos.

“Então, esse aumento de tamanho decorre por dois motivos: da fibrose, que pode acontecer nesses órgãos, e também da volta deles, na tentativa de produzir sangue”, diz o médico.

É comum que esse crescimento cause dor ou algum tipo de desconforto, mas nem sempre isso ocorre. O motivo, conta o Dr. Capra, é porque essa mudança pode acontecer lentamente. Dessa forma, os órgãos do abdome e da barriga são empurrados para o lado e vão se acomodando, fazendo com que o paciente não sinta dor. 

Mas, quando o aumento se desenvolve rapidamente, a tendência é que os outros órgãos, como o estômago, fiquem comprimidos. 

“Isso pode levar ao desenvolvimento de outros sintomas de mielofibrose. Um exemplo comum é o paciente se alimentar com pouca quantidade e já se sentir saciado. Isso acontece porque o estômago é apertado, é como se ele ficasse menor, e isso faz com que o paciente se alimente pouco e logo esteja satisfeito”, ele esclarece.

Há ainda casos em que a pessoa não apresenta o aumento do fígado e/ou do baço no momento do diagnóstico.

“Nem sempre o baço está aumentado, especialmente em fases iniciais da doença. Com o decorrer da mielofibrose, a tendência, em geral, é que passe a ficar maior, mas nem sempre, especialmente, em fases iniciais, ele está aumentado”, pontua o hematologista.

Esse sintoma é sempre de mielofibrose?

Não, o inchaço do baço também pode  acontecer devido à  infecções, doenças inflamatórias, ingestão de certas substâncias, outros cânceres (do próprio órgão, linfoma de Hodgkin e leucemia), doenças autoimunes, lesões e outras.

Ilustração de uma doença no baço

Já o aumento do fígado também pode estar relacionado a distúrbios hepáticos, por conta do uso excessivo de álcool,  insuficiência cardíaca congestiva, doença de armazenamento de glicogênio, hepatite viral, câncer de fígado e esteatose (gordura no fígado).

Por isso, ao perceber esse sintoma, é indispensável procurar um médico para fazer uma avaliação completa e identificar o que está acontecendo.

Leia também:

Causas do cansaço excessivo

O cansaço em excesso, como um dos sintomas de mielofibrose, tem diversas causas, sendo um dos principais a anemia. O Dr. Capra informa que essa manifestação também está relacionada à ocupação da medula óssea pela fibrose. Como a produção das células sanguíneas fica comprometida, há uma baixa quantidade de glóbulos vermelhos, o que leva ao desenvolvimento da anemia. Ela, por sua vez, causa o cansaço e a fraqueza.

Mulher ao lado de uma bateria que está acabando para indicar cansaço excessivo representando um dos sintomas de mielofibrose

“Outro motivo é que nessas doenças, todo o sistema imunológico libera uma série de substâncias que podem levar ao cansaço e à fraqueza, sintomas constitucionais”, ele complementa. 

Devido ao fato dessa doença interferir na fabricação do sangue, o hemograma é de extrema importância para o diagnóstico.  

O resultado do hemograma de paciente com mielofibrose geralmente aponta:

  • Aumento dos glóbulos brancos (leucocitose)
  • Aumento de formas granulocíticas maduras, como metamielócitos, mielócitos
  • Eventualmente a presença blastos
  • Presença de formas jovens da série vermelha, como eritroblastos
  • Aumento de plaquetas, como trombocitose
  • Alterações na forma dos glóbulos vermelhos, como hemácias em gotas

“Em uma fase em que a doença está mais avançada, pode gerar o aumento do número de blastos e pode começar a diminuir a quantidade de algumas células. Um paciente que tinha, por exemplo, um número de plaquetas e, depois de um tempo, começa a ter uma diminuição de plaquetas, indica a progressão da doença e que a fibrose está ocupando mais a medula óssea. Por isso, as contagens podem diminuir. A pessoa poderia achar nessa situação que está melhorando, mas pode estar piorando”,  o Dr. Marcelo Capra afirma.

Ele ainda fala que quando a mielofibrose evolui para uma leucemia, o exame de sangue indica um aumento significativo no número de blastos, uma anemia mais intensa e queda mais acentuada do número de plaquetas.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
46 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Não sabia

boa tarde eu estou com o baço alimentado qual o remédio devo toma? estou com falta de ar e todos sintoma…!!!

Boa tarde, minha mãe tem 1 ano está com muita dor do lado esquerdo, fez todos exames pelo plano de saúde e não tem nada, tinha uma infecção urinária que foi tratada, mas a dor se arrasta por 1 ano, tem dias que dói, outros não, no começo tinha muito suor. Dizem que pode ser medo/pânico mas não acredito pq tem 1 ano já. Não bebe, não fuma, neste meio tempo o médico recomendou sinvastatina. Na época fui pesquisar e fiquei em dúvidas em baço, leocemia e aquele câncer que dá nos tecidos dos órgãos. Meus irmãos acreditam nos exames, eu não pq a dor ainda está lá. Qual exame ela poderia ir no médico e pedir para detectar essa doença? Tem 78 anos, e nunca operou, nem teve outras doenças. Começou a tomar remédio meio comprimido pra sopro no coração, na época eu li a bula e falava que poderia doer do lado. Grata

meu filho esta com o baço inchado e ja fez varios exames e nao deu nada!
esta sentindo dores do lado esquerdo dor de cabeça.
passaram medicação para ele mas nao resolveu

Minha esposa fez um transplante de medula óssea o fígado e o baço após 10 anos estão enchados a médica que a tendia minha esposa disse que ela só poderia vê-la de três e três meses sabendo que as plaquetas estão baixas não faz nada
O que posso fazer para melhorar as dores
E as plaquetas baixas aumentá-los

Voces são de onde

Boa tarde
Minha mãe foi diagnosticada com a mielofibrose a cerca de seis meses e agora está com muita coceira no corpo, o hematologista disse que é por causa da medicação, porém parou de tomar e a coceira persiste, sabe me dizer se têm relação com a doença?

Olá meu nome é Simone e gostaria de uma ajuda para meu marido que está com baço inchado e até o momento pelo convênio não conseguiu consulta hemato para logo apenas para próximos meses . Ele t sentido dor no baço e alguns dias enjoos pela manhã só ir trabalhar tem sentido muita indisposição estamos preocupados ?. Eu já tive linfoma e por isso estou muito preocupada com ele achando a pode ser tbm.

Olá boa noite eu tive uma xistose e atingiu o meu fígado e meu Baço está inchado sinto minha barriga inchada n . não sinto dor mais sinto a barriga inchada o tempo todo oque devo fazer eu tratei a xistose mais o baço ainda tá inchado

Boa noite, gostaria de saber se a mielofibrose, ou algum dos medicamentos usados no seu tratamento, podem causar perda de paladar?

Obrigada.

meu lado esquerdo,está doendo, principalmente se eu tento respirar, tenho que respirar bem devagar, só que a dor vai e volta, parece que depende de como eu fico centada.ou me deito. quando a dor vem as vezes doe ombro.

Olá
Eu tenho apenas 18 anos e as vezes sinto muito for no baço…

Dar uma fisgada geralmente quando estou sentada; e quando essa fisgada vem eu não consigo colocar meu corpo reto, fico curvada e depois de alguns minutos passa a dor forte mais no local ainda fica dolorido.
Meu marido me ajudou no momento da fisgada e disse pra mim deitar e eu deitei de barriga pra baixo e com 1 minuto aliviou…
Mais infelizmente da direto!
Oque devo fazer?
E oque pode ser isso?

Olá, boa noite!
Ha 2 meses atrás comecei a sentir uma dor no lado superior esquerdo debaixo da costela.
Quando vou dormir as vezes piora a dor…sinto queimor.
Ja fiz hemograma e não tem nenhuma alteração.
O que fazer nesse caso, por gentileza?

Sinto dor na parte baixa da coluna que irradia para os lados, como começo de trabalho de parto, pode ser sintoma da mielofibrose?

Bom dia tenho aumento de baço e fígado fiz biopsia de medula ossea onde acusou células imaturas e outros achados, fiz outros exames estou aguardando mais sempre alegam que não se encaixam os resultados.
Estou desesperada pq ninguém me dá um diagnóstico tenho cansaço frequente dores fortes e qq pessoa com qq resfriado por exemplo eu fico doente muito doente, tenho um ganho de peso absurdo e mal me alimento não sinto fome.
Vcs poderiam me ajudar por favor

Boa noite!! Estou grávida de 6 meses e estava sentindo um incômodo do lado direito. Fiz um ultrassom e apareceu uma discreta gordura no fígado e tb a médica colocou que o baço está no limite do tamanho da normalidade. Devo me preocupar? A gravidez pode fazer esse tipo de alterações? É minha 3º gestação.
Obrigada

Olá boa noite estou sentindo muita dor no fígado do lado esquerdo fiz uma ultrassom apresentou fígado alterado sinto todos os dias já têm um bom tempo oque será a dor é abaixo das costelas

Olá, tenho mielo fibrose secundária de policitemiavera, trato com Jakavi, sempre foi muito bom, de um mês pra cá tive uma forte gripe, febre, tosse, tomei anti-inflamatório, antibiótico e depois disso não fiquei mais bem, não consigo caminhar seguido um quarteirão que sinto muito cansaço fraqueza e moleza nas pernas. Estou com o hemograma bom só as hemacias q estão 10.4. Não sei como agir, se devo ir no hospital ou aguardar que tudo melhore com o tempo……está bem difícil.

Tenho todos os sintomas mas médico nenhum sabe o que eu tenho .ajuda!

DR. Tenho sofrido com uma dor parece queimaçao no baço, fraqueza e muita falta de ar, porém tô com dificuldade no diagnóstico pq os médicos relacionam com hérnia de disco, dizendo que a dor enrradia

Oi, boa noite!
Essa semana comecei a sentir uma dor perto da minha costela, um pouco mais acima da costela do lado esquerdo, quando me deito pra dormir, sinto um incomodo muito grande, essa semana reparei que eu estava quente como se eu estivesse com febre, mas eu não tinha sensação de frio, só calor, me sinto muito cansada e fadigada, quero fazer academia, mas não tenho ânimo, estou acima do meu peso, será que seria meu baço? Eu conseguiria passar com vocês da ong? Pq o Sus está tão dificil vaga com o clinico

Minha esposa tratou-se por 15 anos com hydroxiuréia. Suas plaquetas eram de 1.000.000 a 1.300.000. Após esse tempo, o que esperávamos aconteceu. Doenças como Fibromialgia e lúpus. Porém, suas plaquetas caíram muito rápido. Então os hemogramas começaram a mudar. Anemia já não era coisa de adolescente. A perda de peso foi rápida. Foi internada 5 vezes por pancreatite. Tem perda de consciência com facilidade. Tem muitas dores abdominais. E jah não consegue sair da cama com facilidade, na maioria dos dois. Injeção de eritropoetina de 40.0000 UI, são semanais, porém, nada muda.
A Luz do meu amor está pálida, fraca e jah não ilumina… Em seus olhos, só vejo lágrimas….

Boa noite, há um ano sinto dor abdominal do lado esquerdo, com inchaços no local, com inchaço, fraqueza, sonolência, fadiga. Realizei alguns exames, descobriram uma litiase intra-biliar, cálculo na vesícula, já uma ressonância acusou o aumento do fígado, e ultrasson gordura no fígado. Há tbm muita dor de cabeça, hematomas sem traumas, urina turva. Em médicos que passo sempre me questionam, pela dor ser do lado esquerdo, está chegando um ponto que não consigo dormir mais do lado esquerdo pela dor. Há uma possibilidade dessa doença ?

Back To Top