Skip to content

Mãe de paciente também precisa de cuidado

mãe, paciente, pacientes, direitos dos pais com filhos com cancer, mae de filho com cancer, licença para cuidar de filho especial, relatos de maes que tem filhos com leucemia, mães que perderam seus filhos com leucemia, mae paciente, criança, sintomas de leucemia, sintomas do cancer, paciente com cancer, cuidados de enfermagem ao paciente com cancer, o sofrimento psicológico dos profissionais de saúde na atenção ao paciente de câncer
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Essas mulheres guerreiras sofrem, lutam e cuidam. Mas é preciso olhar para si mesmas também

Dentre tantas situações na vida, vem aquela notícia que nos faz sentir como se tivéssemos caído em um buraco aberto no chão e não conseguíssemos mais encontrar uma saída para aquele momento tão devastador e impactante.

É assim que muitas mães se sentem ao receber a informação de que o filho está com câncer. Esse momento pode gerar sentimentos como o medo. Isso porque tanto o paciente como os familiares embarcam em uma nova caminhada, a começar pela rotina e o início do tratamento.

De repente, mudam todos aqueles planos e projetos para o futuro, que agora dão uma pausa para focar no cuidado com a saúde. Preocupações com tempo, dinheiro, transporte, medicação, podem fazer a mãe de paciente se sentir ansiosa, ficar com raiva, ter culpa e momentos de tristeza…

Receber o suporte da família é algo muito importante para o paciente. Dessa forma, ele sabe que pode contar com a ajuda daqueles que o amam. É comum que as mães fiquem sempre próximas, querendo saber o que o filho está sentindo, se precisa de algo naquele momento. Entretanto, às vezes, quem cuida acaba esquecendo de cuidar de si mesmo também!

Vamos pensar um pouco no dia a dia: exames, consultas, casa, laboratório, família, trabalho, supermercado, hospital, farmácia, mensagem no celular. Alias, nossa, quantos assuntos para resolver, não é mesmo? Na rotina, não lembramos da pessoa mais importante: nós! Sim, você.

Para poder cuidar do outro, primeiro precisamos cuidar de nós, estar bem fisicamente e emocionalmente. Existe uma palavra chamada “autocuidado”. Ela significa a capacidade da pessoa de cuidar de si mesma, por meio de uma atitude responsável para promover qualidade de vida.

Corpo e mente de mãe

mãe, paciente, pacientes, direitos dos pais com filhos com cancer, mae de filho com cancer, licença para cuidar de filho especial, relatos de maes que tem filhos com leucemia, mães que perderam seus filhos com leucemia, mae paciente, criança, sintomas de leucemia, sintomas do cancer, paciente com cancer, cuidados de enfermagem ao paciente com cancer, o sofrimento psicológico dos profissionais de saúde na atenção ao paciente de câncerUm dos pontos importantes para aprender a se cuidar é prestar atenção em como está o seu corpo e a sua mente. Perceber sua respiração, seus pensamentos. Além de como está sua alimentação, seu sono, são alguns exemplos para saber como está a sua saúde.

Vamos entender que você não é apenas a mãe do paciente. Mas, sim, uma mulher, um ser humano que tem sentimentos, dúvidas, pensamentos. Assim, quando conseguimos olhar a situação e sair um pouco daquele foco, percebemos a vida além da doença.

Se permita viver além do hospital e das consultas. Encontrar alguém que confie para poder se expressar, falar o que sente é fundamental para o bem-estar. Tenha momentos com você mesma para pensar no que está acontecendo. Além do que pode fazer para lidar melhor com a situação.

Se estiver se sentindo sobrecarregada com tantas funções e responsabilidades não tenha medo, culpa ou vergonha de pedir ajuda quando precisar. Mande mensagem, ligue, fale. E se receber um não, tente novamente! Dividir as tarefas com outros familiares poderá auxiliar muito.

Pensando na equipe de profissionais que cuidam do paciente, é muito importante que a mãe tenha uma boa relação e se comunique bem com todos: médico, enfermeira, psicóloga, fisioterapeuta, pois assim não deixa espaço para incertezas e imaginações sobre o que “você acha que é”.

Além da família e da equipe, busque ajuda de instituições como a ABRALE, que possui profissionais preparados para dar todo o suporte que precisar.

Mulher guerreira, estamos juntos com você nessa caminhada! Entre em contato pelo [email protected] ou ligue para (11) 3149-5190.

 

Yoga, um grande aliado contra o câncer

Cuidando do cuidador


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top