Skip to content

Energia pura

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Os sucos são ótimas opções para hidratar e dar força aos pacientes em tratamento do câncer durante o tempo seco do inverno

Os sucos naturais podem conter nutrientes muito importantes, que por estarem em um meio líquido chegam mais rápido às células e dão uma sensação de bem-estar imediato.

“Não se trata, porém, de substituir uma refeição completa por um copo de suco, ou mesmo indicar terapias baseadas neles”, salienta a Dra. Célia Mara Garcia, nutricionista e membro do Comitê de Nutrição da Abrale.

“Mas os sucos são excelentes complementos que podem ajudar num quadro de diarreia, gripe, falta de ânimo, baixa imunidade, e devem ser vistos como nossos aliados e por isso mesmo não podem faltar na dieta do paciente em tratamento”.

Estudos apontam o aparecimento do câncer ligado a uma falta de oxigenação e alta taxa de acidez celular. Os sucos, por serem alimento líquido, promovem uma alta oxigenação intra-celular e, dependendo da combinação de seus ingredientes, vão aturar aqui ou ali em benefício do paciente.

Sem fome? Tome um suco

Como foi dito no início da reportagem, os sucos não devem ser substitutos das refeições, mas com o calor e os efeitos colaterais do tratamento de câncer, em alguns momentos é comum que os pacientes tenham inapetência alimentar. Nada parece acordar a fome.

Os sucos, por serem mais digestivos e enzimáticos, preparam o organismo para receber o alimento, e com isto literalmente abrem o apetite. Experimente começar com um suco de maçã, mamão, hortelã ou salsinha, uma colherinha de gengibre e uma fatia de abacaxi (em caso de paciente com afta, substitua por água). O sabor refrescante, mas sobre uma base altamente nutritiva, acelera a retomada das refeições e o paciente fica num estado bem mais animado, sem deixar-se abater.

Como se vê, os sucos são grandes aliados para a saúde e também para o nosso bem-estar.

Força para a quimio. Suco ajuda a minimizar a baixa imunidade pelo tratamento

Ponha no liquidificador um copo de água de coco sem conservantes, já que a água de coco remineraliza e funciona como um soro natural. Adicione meio copo de um combinado de frutas vermelhas – morango, amora, framboesa. Adicione meia pera ou meia maçã ao suco. Acrescente, por fim, 6 amêndoas. O leite de amêndoas protege a mucosa gástrica. Bata tudo e pronto.

Receitas gostosas!

SUCO ALCALINO

Regula o pH das células, tirando acidez.

Ingredientes

½ pepino 

1 bastão de salsão com as folhas (raspe as fibras no sentido   longitudinal antes de bater)

½ maçã

Suco de ½ limão

1 colher (sopa) de mel

Preparo

Bata todos os ingredientes e sirva bem geladinho

SUPER SMOOTHIE

Completo, ele é uma vitamina das mais poderosas

Ingredientes

1 folha de acelga

1 copo de água de coco

1 banana

½ xícara de amoras

½ xícara de coco verde

Preparo

Bata todos os ingredientes. Não coe.

EU TENHO A FORÇA

Reforça a imunidade e abre o apetite: fonte de vitaminas, potássio, fós

foro, ferro e magnésio

INGREDIENTES

1 maçã

½ maracujá

½ manga

½ copo de água

5 morangos

PREPARO

Bata todos os ingredientes, exceto os morangos, pois eles devem ser amassados com um pilão, como numa caipirinha, no fundo do copo

Coe o suco para filtrar as sementes do maracujá sobre os morangos amassados, criando um belo efeito degrade.

PARA SONHAR GOSTOSO

A banana tem triptofano, com propriedades calmantes, e ajuda num sono leve e tranquilo

INGREDIENTES

1 banana 

½ cenoura

Suco de 2 laranjas

3 damascos secos

PREPARO

Bata todos os ingredientes


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top