Skip to content

A voz do paciente

cuidado centrado no paciente, pacientes com necessidades especiais, cuidados centrados no paciente, medicina centrada na pessoa, cuidado centrado na pessoa, método clínico centrado na pessoa, metodo clinico centrado na pessoa, empoderamento do paciente, paciente empoderado, relação médico paciente, médico paciente, fotos de médicos atendendo pacientes, diálogo entre médico e paciente, tipos de relação médico paciente, atendimento multidisciplinar, equipe multidisciplinar no atendimento ao idoso, atendimento multidisciplinar em oncologia, o que é atendimento multidisciplinar, o que falar para alguem com cancer, o que falar para uma amiga que esta com cancer, o que falar para uma pessoa com cancer, direito a saude, direito da saude, direitos humanos saude, saude é um direito de todos, direito a saude no brasil
Compartilhe

Última atualização em 28 de julho de 2021

Suas necessidades devem estar no centro das decisões sobre a saúde

Por Merula Steagall, presidente da Abrale

Em um cenário no qual as soluções de saúde são cada vez mais complexas, pelos inúmeros fatores que incluem desde o diagnóstico preciso e precoce da doença, permeando a questão do acesso e monitoramento dos resultados, o impacto econômico, registo e análise de dados, entre tantos, somos obrigados a acreditar que o melhor caminho é a colaboração

Neste sentido, o envolvimento do paciente, já que se trata do maior interessado na questão, já é e será cada vez mais importante. E isto significa colocar suas necessidades no centro das decisões sobre a saúde. 

Mas, para nós, pacientes, o que significa colocar nossas necessidades no centro das decisões durante todo o processo do cuidado?

– Diagnóstico facilitado

cuidado centrado no paciente, pacientes com necessidades especiais, cuidados centrados no paciente, medicina centrada na pessoa, cuidado centrado na pessoa, método clínico centrado na pessoa, metodo clinico centrado na pessoa, empoderamento do paciente, paciente empoderado, relação médico paciente, médico paciente, fotos de médicos atendendo pacientes, diálogo entre médico e paciente, tipos de relação médico paciente, atendimento multidisciplinar, equipe multidisciplinar no atendimento ao idoso, atendimento multidisciplinar em oncologia, o que é atendimento multidisciplinar, o que falar para alguem com cancer, o que falar para uma amiga que esta com cancer, o que falar para uma pessoa com cancer, direito a saude, direito da saude, direitos humanos saude, saude é um direito de todos, direito a saude no brasilComunicação franca e amorosa é crucial no momento do diagnóstico. Muitos pacientes sentem falta deste cuidado, além do pouco tempo que o médico e a equipe disponibilizam para esclarecer suas dúvidas. Aguardar por um diagnóstico é muito dolorido e, dependendo da doença, da cidade e do centro de tratamento, esta demora pode ser muito grande e causar sofrimento. Muitos pacientes reportam que seus sintomas são minimizados pelas equipes de saúde, que tendem a associar com estresse, ansiedade, envelhecimento, infecção entre outros. Isto aumenta a espera e retarda o tempo para se chegar no diagnóstico correto

– Informação

cuidado centrado no paciente, pacientes com necessidades especiais, cuidados centrados no paciente, medicina centrada na pessoa, cuidado centrado na pessoa, método clínico centrado na pessoa, metodo clinico centrado na pessoa, empoderamento do paciente, paciente empoderado, relação médico paciente, médico paciente, fotos de médicos atendendo pacientes, diálogo entre médico e paciente, tipos de relação médico paciente, atendimento multidisciplinar, equipe multidisciplinar no atendimento ao idoso, atendimento multidisciplinar em oncologia, o que é atendimento multidisciplinar, o que falar para alguem com cancer, o que falar para uma amiga que esta com cancer, o que falar para uma pessoa com cancer, direito a saude, direito da saude, direitos humanos saude, saude é um direito de todos, direito a saude no brasilÉ muito importante disponibilizar informações a respeito das doenças e tratamentos disponíveis de forma clara, numa linguagem compreensível para o paciente e seus familiares, os prós e contras de cada opção e permitir que o paciente participe das decisões do tratamento que deseja realizar. Os horários de atendimento para consultas, exames e recebimento do tratamento devem ser flexibilizados para atender as necessidades de cada paciente. Permitir e disponibilizar um sistema de agendamento dos exames e procedimentos já podem ter um impacto muito positivo na vida das pessoas.

– Atendimento multidisciplinar 

cuidado centrado no paciente, pacientes com necessidades especiais, cuidados centrados no paciente, medicina centrada na pessoa, cuidado centrado na pessoa, método clínico centrado na pessoa, metodo clinico centrado na pessoa, empoderamento do paciente, paciente empoderado, relação médico paciente, médico paciente, fotos de médicos atendendo pacientes, diálogo entre médico e paciente, tipos de relação médico paciente, atendimento multidisciplinar, equipe multidisciplinar no atendimento ao idoso, atendimento multidisciplinar em oncologia, o que é atendimento multidisciplinar, o que falar para alguem com cancer, o que falar para uma amiga que esta com cancer, o que falar para uma pessoa com cancer, direito a saude, direito da saude, direitos humanos saude, saude é um direito de todos, direito a saude no brasilDeve estar disponível para todos! Para a maioria das doenças complexas, este tipo de suporte é fundamental. Assistência de fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, dentre outros, são essenciais. Porém, nem sempre o suporte destes profissionais está disponível. Os pacientes sentem falta de informações sobre o que podem fazer para melhorar seu restabelecimento em saúde. Nossas pesquisas evidenciam que 69% dos pacientes assumem que precisam de apoio psicológico durante seu tratamento, porém destes 34% não conseguiram ter acesso a este serviço. Ao se sentir seguros, impacta na sua fé, seu otimismo e sua coragem para enfrentar longos e doloridos tratamentos.

– Impacto financeiro

cuidado centrado no paciente, pacientes com necessidades especiais, cuidados centrados no paciente, medicina centrada na pessoa, cuidado centrado na pessoa, método clínico centrado na pessoa, metodo clinico centrado na pessoa, empoderamento do paciente, paciente empoderado, relação médico paciente, médico paciente, fotos de médicos atendendo pacientes, diálogo entre médico e paciente, tipos de relação médico paciente, atendimento multidisciplinar, equipe multidisciplinar no atendimento ao idoso, atendimento multidisciplinar em oncologia, o que é atendimento multidisciplinar, o que falar para alguem com cancer, o que falar para uma amiga que esta com cancer, o que falar para uma pessoa com cancer, direito a saude, direito da saude, direitos humanos saude, saude é um direito de todos, direito a saude no brasil Outro ponto importante que devemos observar e discutir é o impacto financeiro e de carreira na vida dos pacientes. Como o tratamento afetará as finanças de seu lar e a sua subsistência pode determinar se ele terá condições de aderir ao tratamento proposto, oferecemos cursos e oficinas para ajudar os pacientes com atividades como autônomos: curso de fotografia, manicure, cabelereiro, artesanato, produção de doces e salgados, etc. É evidente que a maior preocupação do paciente é com sua sobrevida, mas é muito importante que este se sinta compreendido e acompanhado. 

Empoderamento

cuidado centrado no paciente, pacientes com necessidades especiais, cuidados centrados no paciente, medicina centrada na pessoa, cuidado centrado na pessoa, método clínico centrado na pessoa, metodo clinico centrado na pessoa, empoderamento do paciente, paciente empoderado, relação médico paciente, médico paciente, fotos de médicos atendendo pacientes, diálogo entre médico e paciente, tipos de relação médico paciente, atendimento multidisciplinar, equipe multidisciplinar no atendimento ao idoso, atendimento multidisciplinar em oncologia, o que é atendimento multidisciplinar, o que falar para alguem com cancer, o que falar para uma amiga que esta com cancer, o que falar para uma pessoa com cancer, direito a saude, direito da saude, direitos humanos saude, saude é um direito de todos, direito a saude no brasilAs associações de paciente são importantes aliadas para dar voz às necessidades não observadas dos pacientes, além de contribuir imensamente para o empoderamento deles e de seus familiares. Devemos permitir encontros e troca de experiências. Na Abrale, nossa atuação é nacional e temos inúmeros programas que incluem apoio ao paciente, conscientização e informação, capacitação de profissionais de saúde e médicos, levantamento e monitoramento de dados e mobilização política e defesa dos direitos dos pacientes.  

 

Muito já avançamos, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.


Deixo aqui um agradecimento especial à Associação Brasileira de Medicina Farmacêutica (SBMF) e à amiga Sonia Dainesi pelo convite a falar sobre este tema. 

Este texto deu origem a artigo publicado na página da SBMF, o Patient Centricity – Giving Voice to Patients, que pode ser visto em: http://www.sbmf.org.br/noticias/329-patient-centricity-tema-discutido-no-congresso-da-sbmf-em-setembro-de-2019

 

Equipe multidisciplinar, direito de todos os pacientes

Sophia e o Projeto Dodói


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top