Skip to content

O que é um câncer raro?

Compartilhe

Última atualização em 28 de julho de 2021

Apesar de ser uma doença comum, existem alguns tipos de neoplasias que acontecem com menos frequência


Considera-se como câncer raro um tumor que tem baixa incidência na população geral quando comparado com outros tipos de neoplasias malignas. Ou seja, quando há uma menor quantidade de diagnósticos daquela doença em relação às outras mais comuns, como câncer de mama, pele e próstata. Porém, isso não necessariamente interfere na agressividade do câncer nem na possibilidade de curá-lo.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cânceres raros também podem estar relacionados à origem da doença, em locais pouco convencionais. Ou ainda, por se desenvolverem a partir de linhagens celulares incomuns. Entretanto, acredita-se que essas doenças, raramente, são hereditárias, na maioria das vezes são causadas pela exposição a fatores de risco.

 O diagnóstico do câncer raro não é tido como complexo e é feito seguindo os mesmos procedimentos e exames de um tumor comum. Dessa forma, a investigação é feita de maneira similar, por meio de exames e biópsia, analisando em qual órgão a doença se formou, onde está efetivamente localizada e qual o seu subtipo. Os resultados desses testes estabelecem se é um tumor raro ou comum e possibilita que o oncologista indique o tratamento mais adequado para aquele caso.

 Somente por ser um câncer raro, isso não significa que ele é mais agressivo. Sua malignidade dependerá das características das células cancerosas. Por exemplo, se elas possuírem um crescimento mais rápido e invasivo, a doença é considerada como mais agressiva. 

lista de doencas transmissiveis, hereditário, cancer hereditario, genetica do cancer, cancer é contagioso, teste genetico, cancer é hereditario, esporádico, hereditária, hereditário significado, susceptibilidade significado, conjunto de todos os genes, suscetibilidade significado, o que é hereditário, cancer hereditario, cancer hereditario, probabilidade em genética, hereditários, fatores hereditários, o que e hereditariedade, cancer é genetico, tipos de cancer hereditario, processo de identificação de indivíduos com alto risco de câncer hereditário, hereditarios, cancer genetico, herança genética paterna, hereditário o que é, genetica do cancer pdf, o que os filhos herdam do pai, cancer de mama hereditario, diferença entre genetico e hereditario, cancer de mama é hereditario, casos esporádicos, o que é esporadica, exame genetico, teste genético, exames geneticos, testes genéticos, teste de genetica, teste genetico valor, teste genético preço, mapeamento genetico gratuito, tipos de exames geneticos, cancer passa de pai para filho, cancer no sangue, atraves ou através, contagioso, sangue contaminado em contato com a pele, cancer de unha, contagiosa, transmissível, cancer de sangue, doença contagiosa, doença transmissível, se passar por outra pessoa, doença cancro, transmissivel, o que são doenças contagiosas, cancer sangue, doenças transmitidas pelo sangue, doenças não contagiosas, como pegar cancer, contato com sangue contaminado, bacteria do beijo, cancer é transmissivel, beijo de cancer, o que acontece com o cancer depois que a pessoa morre, sangue no sexo, como o cancer mata, cancro na boca, o que é contagio, como pegar leucemia, como se pega leucemia, cancer de prostata é transmissivel, como se pega, cancer de pele é contagioso, cancer pega de uma pessoa para outra, contagiosas, leucemia é transmissivel, vírus oncogênicos, como se pega cancer, leucemia pega

Câncer pode ser hereditário, mas não contagioso

Tentar descobrir o porquê um câncer se desenvolve é uma grande preocupação. Por isso, questões como se ele é hereditário e/ou transmissível aparecem. Leia mais sobre!

Tratamentos dos cânceres raros

Alguns tipos de câncer raro já possuem diretrizes de tratamento e terapias específicas definidas. Entretanto, para os que ainda não têm, a terapia é realizada por analogia, isto é, a intervenção terapêutica de um tumor comum é adaptada ao raro.

A principal dificuldade de tratar e alcançar a remissão para esse tipo de doença está no fato que, na maioria das vezes, o diagnóstico é feito tardiamente. Consequentemente, a neoplasia maligna está em estágio avançado.

Diagnóstico e tratamento de câncer raro

Em nota enviada para a Abrale, o INCA ressalta que, assim como nos cânceres comuns, o diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho para o sucesso do tratamento.

qual o cancer mais perigoso, tipos de cancer e sintomas, câncer de rim estágio 4, classificação dos tipos de cancer, principais tipos de cancer, cancer de pancreas infantil, cancer baço, o câncer, qual cancer é pior maligno ou benigno, o que sao canceres, quais os tipos mais frequentes de cancer, cancer tem cura, qual o pior tipo de cancer maligno, grau 3 de cancer, câncer de estômago tem cura, cancer de traqueia, tipos de câncer, tipos de cancer, como nao pegar cancer, câncer é uma doença, tipos de câncer de pâncreas tipos de cancer mais frequentes no brasil, quais são os tipos de tumores, os piores tipos de câncer, tipos de cancer mais comuns em idosos, três tipos de câncer, quantos tipos de tumores existem, tipos de cancer no pulmão, o que é cancer, cancer no baço sintomas, tipos de tratamento cancer, qual o nome do cancer mais perigoso, qual cancer é o mais perigoso, qual o cancer de pele mais perigoso, qual o tipo de cancer de mama mais perigoso, qual é o cancer mais perigoso, qual é o tipo de cancer mais perigoso, cancer de mama qual o mais perigoso, cancer mais perigoso , cancer de pele é perigoso, os cancer mais perigosos, quais os cancer mais perigosos, qual cancer e mais perigoso, qual tipo de cancer mais perigoso, cancer de mama é perigoso, cancer menos perigoso, o cancer mais perigoso, quais os tipos de cancer mais perigosos, quais são os cancer mais perigosos, qual cancer mais perigoso, qual cancer é mais perigoso, qual cancer é o mais perigoso, qual o cancer menos perigoso, cura do cancer, cancer de pulmão tem cura, cancer de prostata tem cura, cancer maligno tem cura, cancer no figado tem cura, cancer no pancreas tem cura, cancer tem cura, cancer no pulmão tem cura, cancer de mama tem cura, cancer de estomago tem cura, cancer mais letal, cancer letal, qual o tipo de cancer mais letal, cancer menos letal, qual o cancer mais letal, qual é o cancer mais letal

Qual o câncer mais perigoso?

Essa resposta é mais importante do que saber qual tipo da doença apresenta um maior risco. Leia mais sobre!

Qual o tipo de câncer mais raro?

Segundo o INCA, os cânceres mais raros são:

  • Sarcomas de partes moles
  • Carcinoma de Merkel
  • Carcinoma anaplásico de tireoide
  • Tumor adenóide cístico
  • Mesotelioma
  • Tumores primários de peritônio

Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Estou com câncer de boca na tiroide já faz 1 ano ainda não chamaram pra cerugia corro risco de.morrer está bastante avançado q fazer?

O câncer de mama inflamatório tbm é raro?

Olá a todos
Gist é um tumor raro ?
Obrigada

O linfoma de Malt na região da faringe com a lesão estendendo para a laringe é raro e agressivo??
Não incidencia da bacteria Hpylori, ele tem 31 anos.

Saber mais sobre tumores primários de peritonio

Olá, estou em treinamento com lisodren. Pós cirurgia de retirada da adrenal esquerda. Pois tive invasão vascular, sem metástase. Qual seria o tempo certo de tratamento pro meu caso?

Muito bom esse artigo!

Minha mãe foi diagnosticada com células de Merkel a aproximadamente 10 anos, depois de ter sido tratada por dois anos como alergia. Retirou 18 tumores da perna. Restavam 2 tumores quando os médicos decidiram não operar mais porque não estava adiantando. Tentou radioterapia e saíram três tumores onde foi feita a aplicação. Os médicos reunidos nos disseram que na história da medicina, quem tem células de Merkel tem no máximo 4 anos de sobrevida. Minha mãe já sem ter mais o que fazer, começou a colocar sal com muita fé em Deus, todos os dias sobre os tumores que restaram. Este mês se completou 6 anos que sumiram todos os tumores e ela só faz acompanhamento trimestral. Nem células no sangue tem mais.

Gostaria de saber sobre o tumor xantoastrocitoma pleomórfico grau 2 , quais chances de recidiva ? Fiz cirurgia 2x

Back To Top