Skip to content

Sinais e sintomas do mieloma múltiplo: O que muda no meu corpo?

mieloma multiplo sintomas, mieloma multiplo sintomas neurologicos, sintomas mieloma multiplo, mieloma multiplo sintomas e tratamento, sintomas de mieloma multiplo avançado, mieloma multiplo fase terminal sintomas, mieloma multiplo sintomas iniciais, sintomas de mieloma multiple, sinais e sintomas de mieloma multiplo (10), sintomas do mieloma multiplo, sintomas iniciais do mieloma multiplo, mieloma múltiplo, o que é mieloma multiplo, mieloma multiplo, mieloma multiplo estagios, lesão em saca bocado mieloma multiplo, mieloma multiple medula osea, urina mieloma multiplo
Compartilhe

Última atualização em 28 de julho de 2021

Há alguns sinais de alerta para o mieloma múltiplo e todos podem ser tratados 


O mieloma múltiplo (MM), um tipo de câncer do sangue que se desenvolve na medula óssea, a partir da proliferação em excesso e desordenada dos plasmócitos, células do sangue (anticorpos) responsáveis por proteger o organismo contra “intrusos”, como os vírus e bactérias.

Mais comum em pessoas acima dos 60 anos, mas também pode acontecer em adultos-jovens, a partir dos 20 anos de idade. 

Estar atento aos principais sinais e sintomas do mieloma múltiplo é essencial para que o diagnóstico seja feito de forma precoce e o tratamento, quando necessário, iniciado o quanto antes.

Mas entender o que cada sintoma representa também é importante, afinal, o mieloma múltiplo vai além das fraturas ósseas.

 

Sinais e sintomas do mieloma múltiplo:

Lesão nos ossos

Vamos começar por este sintoma, um dos mais clássicos apresentados pelos pacientes. 

Como vimos, o mieloma múltiplo causa uma proliferação defeituosa dos plasmócitos na fábrica do sangue, que fica na medula de alguns ossos, como o quadril, coluna vertebral e costelas. 

Idoso caindo e causando lesão nos ossos

“O abaulamento dos ossos é comum por acúmulo desses plasmócitos, o que chamamos de plasmocitomas. Essa proliferação gera uma destruição da arquitetura do osso e, por isso, uma maior fragilidade e facilidade para fraturas. Por este motivo, a dor em região óssea, principalmente na região lombar, é apresentada com frequência pelos pacientes”, explica o Dr. Rafael Cunha, hematologista da Oncoclínica CTO e também do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

E quando se pensa em “ossos fracos”, já vem à mente a necessidade de consumir cálcio, certo? Porém, no mieloma múltiplo é diferente. Inclusive, é possível que o paciente apresente aumento do cálcio no sangue.  

“Esse aumento de cálcio está associado a má interação que os plasmócitos doentes têm com o ambiente da medula óssea. E aí, a destruição óssea com liberação direta de cálcio no sangue e alteração de substâncias que controlam os níveis de cálcio são responsáveis pelo seu aumento no sangue”, diz o médico. 

Todo paciente deve usar, como parte do protocolo terapêutico, um medicamento para tratar ou evitar as lesões ósseas. E esse remédio pode apresentar como efeito colateral a diminuição do cálcio no sangue. Por este motivo, alguns médicos podem prescrever uma reposição do mineral. Mas será fundamental que esta indicação seja muito bem avaliada pelo hematologista responsável.  

Pessoa realizando hemograma para diagnosticar o mieloma multiplo

Qual a importância do hemograma no mieloma múltiplo?

Ele, normalmente, é o primeiro exame a fornecer indícios que a pessoa está com esse tipo de câncer. Leia mais sobre!

Problemas renais

Este é também um sintoma bastante comum para os pacientes com mieloma múltiplo. As lesões renais podem acontecer por diferentes fatores, sendo o mais frequente o excesso de proteínas (anticorpos) anormais produzidas pelos plasmócitos doentes, chamadas de proteína M. Esta proteína anormal será filtrada pelo rim e poderá causar lesões ao órgão. 

Pessoa com problema de urina como sinal e sintoma do mieloma múltiplo

“O aumento do cálcio também pode ser responsável por gerar alterações na função renal. Outro motivo frequente é o uso de anti-inflamatórios não esteroidais, que comumente são indicados para controle da dor nesses pacientes e podem apresentar a lesão renal como efeito colateral”, comenta o Dr. Rafael. 

Uma espuma na urina costuma ser o primeiro sinal, seguido por inchaço nas pernas e sede exagerada. Nos casos mais graves, o paciente pode precisar de hemodiálise.

Pessoa com dor nas costas

Como saber o estadiamento do mieloma múltiplo

Ele não leva em consideração onde a doença está, mas sim parâmetros avaliados a partir de exames de sangue. Leia mais sobre!

Anemia

Cansaço, fraqueza e palidez são alguns dos sintomas apresentados no mieloma múltiplo. Por isso, ao diagnóstico é muito importante avaliar como estão as hemácias. Isso porque, o acúmulo dos plasmócitos acarretam em uma “ocupação” da medula óssea, não tendo mais espaço para a produção dos glóbulos vermelhos.

Sinais e sintomas do mieloma múltiplo

E, de acordo com o Dr. Rafael Cunha, os rins também servem como um sinalizador da anemia. 

“Este órgão estimula a produção de novas hemácias e, quando está lesionado por conta do mieloma múltiplo, acaba acarretando a anemia. Muitos dos medicamentos utilizados no combate à doença também podem gerar anemia como efeito adverso. Então, neste contexto, são várias as causas para que o paciente apresente este sintoma com bastante frequência tanto ao diagnóstico, como também durante o tratamento”, salienta o especialista.

mieloma multiplo, transplante de medula óssea, quanto tempo dura o tratamento de mieloma multiplo, talidomida no tratamento de mieloma multiplo, tratamento de mieloma multiplo em idosos, protocolo de tratamento de mieloma multiplo, mieloma multiplo tratamento, mieloma multiplo tem cura, daratumumabe, autologo, transplante autólogo, mieloma multiplo tratamento, mieloma múltiplo tem cura, mieloma múltiplo tem cura, tratamento mieloma multiplo, cancer na medula tem cura, tratamentos para mieloma múltiplo, mieloma tem cura, mieloma multiplo metastase, sintomas de mieloma multiplo avançado, defina beneficência, daratumumab preço, daratumumabe preço, o que é mieloma multiplo tem cura, o que é mieloma multiplo tem cura, mieloma múltiplo sintomas fase terminal, mieloma múltiplo sintomas fase terminal, mieloma tratamento, imunomoduladores, talidomida bula, terapeutica medicamentosa, talidomida para que serve, mieloma, mieloma multiplo prognostico, mieloma multiplo sobrevida, mieloma multiplo tempo de vida, mieloma multiplo tem cura, tratamentos para mieloma múltiplo, cancer na medula ossea, o que e mieloma multiplo, cancer hematologico, doença neoplásica, quimioterapia paliativa quanto tempo de vida, qual a importância do sangue que circula no interior dos ossos

Mieloma Múltiplo: é possível tratar

Essa doença aparece prioritariamente em pessoas mais idosas e tem apresentado boas taxas de remissão com os avanços nos tratamentos. Leia mais sobre!

Infecções constantes

Estudos apontam que pacientes com mieloma múltiplo são até 15 vezes mais propensos para contrair infecções. E isso pode parecer curioso, já que este tipo de câncer acontece justamente nas células que produzem anticorpos e que, podem, inclusive, cursar em um aumento destes defensores no organismo. 

“É importante lembrar que os anticorpos produzidos são, normalmente,

Sistema imunológico protegendo contra agentes infecciosos

deficientes e não funcionam na prevenção de doenças infecciosas. Assim, há uma desorganização do sistema de defesa e muitos dos medicamentos utilizados também podem apresentar, como efeito adverso, a diminuição da imunidade”, fala o médico. 

Por este motivo, durante todo o tratamento, é comum a utilização de medicamentos para prevenir os quadros infecciosos bacterianos e virais.

“Recomendamos ao paciente com MM que logo que detecte alguma alteração compatível com quadro infeccioso, entre em contato com seu serviço de saúde”, alerta o Dr. Rafael.

mieloma multiplo, mieloma, cancer osseo, dores nos ossos, doenças do sangue, células do sangue, cansaço excessivo e dores nas pernas, mieloma multiplo diagnostico, mieloma multiplo tratamento, mieloma multiplo estagios, o que é mieloma multiplo, mieloma multiplo o que é, sintomas de mieloma múltiplo, sintomas mieloma multiplo, mieloma o que é, cancer no sangue mieloma, cancer mieloma, cancer medula ossea sintomas, fraqueza nos ossos, doenças do sangue sintomas, anemia nos ossos, o que tem dentro do osso, doença no osso

Paciente de mieloma múltiplo, atenção com os seus ossos

Esse câncer hematológico tem fraturas espontâneas como um dos sintomas mais comuns. Leia mais sobre!

Mas calma! Os sinais e sintomas de mieloma múltiplo têm tratamento

Sim, os sintomas do mieloma múltiplo podem ser considerados graves e devem ser vistos com muito cuidado. Entretanto, como as células cancerígenas são as grandes responsáveis por toda a “desorganização”, o tratamento indicado para a doença ajuda no alívio das manifestações. 

“Para alguns casos, medicamentos específicos podem ser determinados para cada sintoma. É comum utilizarmos tratamento para evitar a

Tratamento do mieloma múltiplo

doença óssea e, algumas vezes, precisamos de estimulantes para a produção de hemácias, no controle da anemia. A prevenção de quadros infecciosos também acontece, com o uso preventivo de antibióticos e antivirais”, finaliza o Dr. Rafael.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Boa noite!
Há dois meses apresentei problemas renais e estou com suspeita de MM, tenho artrite reumatóide isso complica ainda mais o caso não?

Olá, Cláudia, como vai?

Há estudos relacionando a artrite reumatoide e com o desenvolvimento do MM, mas não a artrite não, necessariamente, torna o caso mais complexo.
Caso o diagnóstico se confirme e a senhora queira alguma ajuda ou apoio, a Abrale está à disposição!
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– WhatsApp: 11 3149-5190
– E-mail: [email protected]

Abraços!

Muito obrigada pela atenção e com certeza buscarei ajuda e apoio de voces!!!😉😍

Boa tarde, meu pai está com suspeita de MM, teve uma fratura no fêmur e precisou fazer hemodiálise…. Ainda não está tratando o câncer, pois o hospital do câncer de PE só quer recebê-lo com a biópsia, mas não consegui fazer a biópsia, ele está internado numa UTI de um hospital do SUS, precisando da cirurgia no fêmur e o tratamento do câncer… Mas o hospital do câncer não quer recebê-lo, estou desesperada. O que devo fazer!?

Olá, Débora, como vai?

Estamos encaminhando o seu caso para o nosso Apoio ao Paciente para que nós possamos conversar melhor e vermos como conseguimos te orientar e ajudar! Dentro de alguns dias, enviaremos uma mensagem para o endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário – fique atenta tanto à caixa de entrada, quanto ao spam!

Abraços!

Back To Top