Efeitos colaterais tardios: o pós-câncer
Última atualização em 29 de julho de 2021
Acompanhamento médico é indicado para pacientes que estão há mais de cinco anos em remissão
O câncer acontece quando as células de um órgão sofrem alterações genéticas e por isso passam a se dividir de modo descontrolado. Para combater essas células, o tratamento oncológico realiza outras alterações no DNA a fim de parar essa divisão desenfreada.
Apesar dos grandes avanços da tecnologia na medicina, muitas vezes com medicamentos que atingem diretamente as células cancerígenas, ainda assim é possível que as células saudáveis também sofram danos. É o que diz Dr. Guilherme Perini, hematologista no Hospital Israelita Albert Einstein e membro do Comitê Médico da Abrale.
Por isso, os pacientes apresentam efeitos colaterais tanto no momento do tratamento, quanto tardios. Isso quer dizer que é possível, por causa do tratamento, que alguns pacientes apresentem problemas de saúde anos após a quimio ou a radio. Mas é raro.
O Dr. Perini afirma que são pouquíssimos os pacientes que realmente apresentam efeitos colaterais tardios. “Observando mil pacientes que fizeram quimioterapia, quantos vão desenvolver uma leucemia? Provavelmente 2 ou 3”, explica ele.
Dentre alguns dos efeitos colaterais tardios da quimioterapia estão as alterações pulmonares, cardíacas, perda ou diminuição da fertilidade e até o aparecimento de um novo câncer.
Esses efeitos não possuem uma data mínima e máxima para acontecer. “A partir de 10 anos depois da radioterapia a vigilância é intensificada. Mas, existem casos mais precoces e casos bem mais tardios. Desse modo, é extremamente importante que o paciente continue indo para as consultas médicas e realizando os exames”, diz o Dr. Perini.
Efeitos colaterais da quimioterapia a longo prazo
Os efeitos da quimioterapia no corpo estão ligados com algumas drogas em específico. Ou seja, cada classe de mecanismo de ação dos quimioterápicos tem chance de causar um certo tipo de efeito. Por exemplo, as antraciclinas, no geral, podem aumentar as chances de problemas cardíacos. Enquanto que a bleomicina pode aumentar as chances de alterações pulmonares.
Efeito colateral tardio da radioterapia
O Dr. Perini explica que “na radioterapia, é dado ao paciente uma dose de radiação direcionada ao tumor. Mas acaba atingindo tecido normal também. Por isso, os efeitos colaterais tardios são uma grande preocupação dos médicos”.
Um exemplo dessa preocupação são as mulheres jovens que realizam radioterapia na região torácica. Existem estudos mostrando que elas apresentam um risco aumentado de câncer de mama, cardiopatia ou infarto precoce. Isso porque as artérias coronárias do coração ficam inflamadas devido à radiação.
O Dr. Perini conta que assim como os quimioterápicos, a radioterapia também está sendo muito beneficiada com a tecnologia. “Antigamente, nós fazíamos protocolo de radioterapia em que o campo irradiado era muito grande. Com isso, acabava se irradiando tecido normal também”, diz ele.
Atualmente, com a modernização das máquinas, é possível diminuir o campo de irradiação, atingindo somente os linfonodos que estão envolvidos. Com isso, diminui-se a toxicidade, tornando os efeitos colaterais tardios da radioterapia não tão preocupantes quanto eram no passado.
“Mas, de uma maneira geral, nos preocupamos mais com os efeitos colaterais tardios da radio do que da própria quimioterapia”, afirma o hematologista.
Há cura para esses efeitos colaterais?
Isso vai depender muito dos efeitos que a pessoa apresentar. Por exemplo, se ela desenvolver um problema cardíaco, será preciso tratar continuamente. Já uma paciente jovem que irradiou e depois descobriu um nódulo suspeito, tem como opção a cirurgia.
“Antigamente, tratávamos o paciente com câncer e observávamos até 5 anos depois da remissão. Quando alcançava esse tempo, que a chance de recidiva era muito pequena, dávamos alta para ele. Hoje em dia, essa prática vem mudando. Temos mantido esse paciente em acompanhamento médico, diminuindo muito esses efeitos tardios”, explica o Dr. Perini.
Efeitos da quimioterapia na fertilidade
Tanto as quimios mais pesadas, quanto a radioterapia podem sim afetar a fertilidade do paciente. Isso vale também para os transplantes de medula óssea autólogo e alogênico devido ao pré-procedimento que também ambos os tratamentos.
Existe, porém, uma grande diferença entre a fertilidade feminina e a masculina. A mulher já nasce com uma quantidade determinada de folículos (cada folículo contém um óvulo não desenvolvido) para a vida inteira. Esses folículos vão, eventualmente, amadurecer, ela ovula e vem a menstruação. Já o homem produz novos espermatozoides conforme o tempo.
“Quando é dada uma quimio muito pesada ou é feita irradiação do corpo total em uma mulher, você pode destruir esses folículos. Então, principalmente em mulheres que já tem uma reserva ovariana menor, é possível que a menopausa seja precipitada. Assim, ela para de ter folículos que conseguiriam amadurecer e fazer todo o ciclo menstrual”, fala Dr. Perini.
Porém, é possível que tanto o homem quanto a mulher façam manutenção da fertilidade. Para isso, é preciso conversar com o médico antes de dar início ao tratamento. No homem, o procedimento é bem simples, ele só precisa coletar e congelar o sêmen. Para as mulheres, existem técnicas de congelamento do óvulo, do tecido ovariano além de outras possibilidades.
Existem, entretanto, dois pontos muito importantes a serem ressaltados no caso feminino. Primeiro, o diagnóstico precoce é extremamente importante para ter tempo hábil para realizar os procedimentos de manutenção da fertilidade. Segundo, a coleta do óvulo em doenças sistêmicas, como a leucemia mieloide aguda (LMA), pode ser contraindicada. Isso porque ele pode não estar saudável devido à neoplasia.
“Mas, além disso, a mulher que evolui para uma menopausa precoce, tem que ter uma série de outros cuidados. Por exemplo, ela tem um risco maior de osteoporose durante a vida, temos que fazer alguns tratamentos sintomáticos para evitar os fogachos, que são as ondas de calor, e até mesmo alguma reposição hormonal. Essa é uma paciente que tem que ser vista mais de perto”, complementa o Dr. Perini.
Linfoma de Hodgkin e as doenças do coração
Um paciente com linfoma de Hodgkin é comumente tratado como o protocolo ABVD (adriamicina, bleomicina, vinblastina e dacarbazina). Dentre esses medicamentos, estão antraciclinas, consideradas como possivelmente tóxicas para o coração. Além disso, uma quantidade significativa dos pacientes faz irradiação da região torácica.
“Esses pacientes podem ter tanto perda da força do coração, do músculo cardíaco, quanto podem, por inflamação das coronárias, ter um risco maior de eventos isquêmicos. Ou seja, ter um infarto ou uma angina mais precocemente”, explica o Dr. Perini.
Ele diz que para esses pacientes é feita uma vigilância muito mais de perto para evitar que esteja em contato com outros fatores de risco. Como hábito de fumar, colesterol alto, sobrepeso e outros. E também para investigar esse paciente mais precocemente e evitar outros problemas.
Caso o paciente já apresente um problema cardíaco, será analisada a possibilidade de não ser utilizada a antraciclina.
A imunoterapia também causa efeitos colaterais tardios?
Possivelmente sim, mas não os mesmos! Este é um tratamento recente, então ainda não há um acompanhamento a tão longo prazo. Entretanto, os efeitos colaterais que aparecem depois da quimio e da radio parecem não existir.
O Dr. Perini explica que levando em conta as imunoterapias que envolvem os inibidores de check-point, o que pode ocorrer é o aparecimento de fenômenos autoimunes. Para que a defesa do corpo humano não consiga combater as células cancerosas, elas expressam uma proteína que “engana” os receptores dos linfócitos e os mata. Os inibidores de chek-point bloqueiam os receptores dos linfócitos para que eles possam atacar as células doentes.
“O problema é que esse mesmo receptor se expressa em alguns tecidos para evitar que os nossos linfócitos nos ataquem. Então os fenômenos autoimunes são possíveis de ocorrer na vigência de uma imunoterapia”, diz ele.
Porém, esses efeitos costumam ser mais benignos e respondem melhor aos tratamentos que os efeitos da quimio e da radio.
“O problema é que antigamente, para apagar a luz, a gente dava um tiro de bazuca. Hoje vamos no interruptor, mas taca uma pedrinha. Então, ainda que menores, os efeitos colaterais ainda acontecem”, finaliza o Dr. Perini.
Terapias biológicas inovam tratamento oncológico
Gravidez durante o câncer? Melhor não
Câncer secundário. Já ouviu falar?
FAZ 10 MESES QUE TERMINEI A QUIMIOTERAPIA, SOU DO GRUPO DE RISCO DO CORONA VÍRUS?
FAÇO TRATAMENTO COM HORMONIOTERAPIA
Olá, Zilda, tudo bem?
Os estudos ainda não definiram uma resposta específica para pessoas que já finalizaram a quimioterapia, mas tudo indica que o risco é menor que nos pacientes que ainda estão realizando esse tratamento. Quanto à hormonioterapia, ela não costuma causar baixa na imunidade, então, à principio, não causa aumento no risco.
Recomendamos que a senhora entre em contato com o seu médico para que ele possa te passar maiores informações!
Abraços
fiz um tratamento de cancer de mama direita, primeiro quimioterapia depois cirurgia e por ultimo a radio apos 3 meses estou com a mama inchada dolorida e cheia de bolinhas muito proximas parecendo irritação sem falar da dor. o que pode estar acontecendo.
Olá, Ferreira, tudo bem?
Infelizmente, não temos como te dizer o que pode ser pois precisaríamos ter acesso ao ser histórico médico e realizar uma avaliação física.
Recomendamos que retorne com o oncologista responsável pelo seu tratamento para ele poder te examinar e te dizer precisamente o que podem ser esses sintomas.
Abraços!
Fiz radio e quimio na região da pelve há 6 meses e estou com muitas dores nos osso da bacia é normal?
Olá, Maria, tudo bem?
Sim, essas dores podem estar relacionadas com à radioterapia! Recomendamos que a senhora converse com o seu médico para ver o que pode ser feito para amenizar essas dores.
Abraços!
Sua dor passou?
Meu nome é Jussara leschinsky wruck,a 1ano tirei um câncer no colo do útero,fiz radioterapia,quimioterapia,braquiterapia…..no inverno e normal sentir dores por dentro aonde foi feito a radioterapia,e a ,cirurgia?sinto muitas dores?Faço acompanhamento oncológico.
Olá, Jussara, tudo bem?
As dores podem ser um efeito colateral da radioterapia, de qualquer forma, recomendamos que a senhora converse com o seu oncologista para ver se há algo que possa ser feito para diminuir esse sintoma!
Abraços
Oi eu também tive câncer no colo uterino j faz uns 7 anos mais tenho muitas dores não gosto mais de ter relações sexual e tenho muitas dores no meus ossos e não consigo me segurar quando quero ir no banheiro fazer o número 1 o número 2 estou apavorada tem como me tira está duvida
Olá, Rosangela, como vai?
Como não temos médicos disponíveis para responder os comentários e não temos como fazer uma avaliação da senhora, não temos autorização para oferecer diagnósticos ou orientações de tratamento. Por isso, recomendamos que a senhora procure o oncologista que acompanhou o seu tratamento e também um fisioterapeuta pélvico, para analisar e tratar essas dores e a incontinência.
Nós temos algumas matérias que abordam a questão da sexualidade durante a após o tratamento oncológico, a senhora já chegou a dar uma olhada? ? Caso ainda não tenha visto, vamos deixar os links de algumas abaixo para que a senhora possa ler!
A sexualidade também é importante durante o câncer
Lidando com o prazer durante o câncer
Abraços!
Fiz 35 seções de rádio e 7 de quimio para tratar um câncer na amigdala.Terminei no dia 03/01/2020.É normal sentir a garganta seca e paladar ainda não voltou totalmente.
Olá, boa tarde, tudo bem?
Um tanto a quimioterapia quanto a radioterapia realizada na região da cabeça e pescoço podem causar esses efeitos colaterais. Na maioria dos casos, o paladar e a garganta voltam ao normal, mas pode levar um tempo.
Alguns alimentos podem ajudar nesse momento, por exemplo, frutas que tenham bastante água, como melancia e morango e também sorvete de frutas!
Recomendamos que o senhor converse com o oncologista responsável pelo seu tratamento para ver se há algo que pode ser feito para ajudar com essas questões.
Abraços
Fiz 25 sessoes de radio e 5 de quimio recentemwnte terminadas.Tenho sentido uns apertos do lado esquerdo do peito .É normal?
Olá, Suzana, tudo bem?
A radioterapia que a senhora fez foi na região do peito?
Converse com o oncologista responsável pelo seu tratamento e conte sobre essas dores. O médico irá avaliar o que pode estar causando essas dores e oferecerá um tratamento adequado!
Abraços!
Fiz um tratamento de 28 radioterapia 4 quimioterapia e 4 braquiterapia para um câncer no colo do útero. Depois de três meses ainda tenho diarreia e dores horríveis na barriga. É normal?
Olá, Marilene, como vai?
É possível que os sintomas que a senhora está relatando estejam relacionados com o tratamento realizado, principalmente se as terapias foram realizadas há pouco tempo.
Pedimos para que a senhora converse com o seu oncologista para entender se realmente são efeitos colaterais ou se a diarreia e as dores estão relacionadas a outros motivos e ver como tratá-las!
Abraços!
Olá! Meu tratamento foi bem parecido, 28 rádio, 6 quimio e 4 braqui. Antes e depois do tratamento apresentei os mesmos sintomas de diarréia e dor abdominal, também tive uma lesão nos nervos das pernas e formigamento. A diarréia tratei com a câmera hiperbárica, foram 60 sessões. Recomendo muito que você fale com o seu médico sobre a câmara hiperbárica, foi muito bom no meu caso, que além de cessar a diarréia também tive efeitos neurológicos. Hoje já estou no terceiro ano de acompanhamento, deu tudo certo. A diarréia passou, as dores diminuíram significativamente e voltei a andar normalmente.
Bruna, boa noite! Seu câncer se espalhou? Vc tá curada? Precisou fazer cirurgia?
Marilene, boa noite! Qual era seu estágio? Vc não precisou fazer cirurgia? Chegou a se espalhar seu câncer?
Estou terminando uma sessão de 12 quimioterapias para um tumor no intestino e minhas mãos e meus pés estão com muito formigamento, quase não consigo segurar nada. O médico diz que é efeito da quimio e vai voltar só normal, porém me incomoda muito e não melhora com gabepentina.
Olá, Antenor, como vai?
Recomendamos que o senhor procure um neurologista, reumatologista ou ortopedista para fazer uma avaliação e indicar um tratamento que possa amenizar mais os sus sintomas!
Abraços
Bom dia
Fiz tratamento cancer colo uterino 5 quimio 34 radio e 4 braqui repeti os exames regressão total da doença
Na última relação sexual c meu esposo doeu em algumas posicoes usamos gel lubrificante porém quando terminamos notei uma água rosada sair no papel higiênico o que será fiquei preocupada
Olá, Fabiana, tudo bem?
É possível que você esteja com alguma sensibilidade no local devido ao tratamento, principalmente se ele foi encerrado há pouco tempo. Recomendamos que a senhora entre em contato com o seu oncologista para ele fazer uma avaliação e indicar se há a necessidade de tomar alguma precaução.
Abraços!
Fabiana, boa noite!
Qual foi o estágio do seu câncer, ele chegou a se espalhar pra cima? Não necessitou de cirurgia pq? Estou sofrendo o da minha mãe subiu, estou tão desesperada.
Olá, Halinne, como vai?
Recomendamos que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que auxilia pacientes com cânceres sólidos e podem te oferecer um suporte! O contato deles é 0800 773 1666.
Abraços!
Faz dez anos que minha mãe fez tratamento de câncer, hoje ela teve um sangramento isso é normal?
Oi, Deyse, tudo bem?
Precisaríamos ter mais informações sobre o tipo do câncer, o tratamento realizado e sobre o sangramento para saber se ele poderia estar ligado a esses fatores.
Pedimos para que a senhora leve sua mãe até um médico ou pronto atendimento para verificar o que pode ter causado esse sangramento!
Abraços
ola,boa tarde!
minha avo fez tratamento do câncer no colo do útero a 1 ano atrás,pos todo esse tempo ela começou a sangra,isso é normal?
Olá, Thaysa, tudo bem?
Pedimos para que você leve a sua avó no oncologista que fez o acompanhamento do tratamento dela. É possível que seja um efeito colateral, mas também pode ter outra causa. Por isso é preciso identificar o que está causando esse sangramento e ver qual a melhor forma de tratá-lo.
Abraços!
Minha esposa fez neste ano 8 sessões de radioterapia, 6 de quimioterapia e continua com a imunoterapia. É normal a falta de apetite e o cansaço? Ela também sofre com uma pneumonite diagnosticada há uma semana. Qual caminho ideal? Entrar logo com corticóide ou aguardar uma piora do quadro?
Olá, André, como vai?
Sim, é muito comum que pacientes oncológicos, principalmente os tratados com quimio e radioterapia, sintam falta de apetite e cansaço. Mesmo após a finalização dos tratamentos, pode demorar alguns meses para a pessoa voltar a sentir fome e energia normalmente.
Um possível motivo para a perda de apetite que sua esposa está enfrentando é a alteração no paladar que muitos pacientes apresentam. Uma solução é tentar identificar os alimentos e temperos que ela mais gosta e testar novas receitas utilizando esses produtos. Outra coisa que ajuda muito é beber bastante água!
Nós temos alguma matérias que tratam sobre esses assuntos que podem auxiliar o senhor!
Grãos, as supercomidas!
A falta de vitaminas pode influenciar durante o câncer
Cebola e alho apresentam efeito contra o câncer
Manual da boa sopa para a saúde
Cannabis medicinal – Liberada para o câncer?
Você sabe como cuidar dos alimentos?
Apesar de comum, emagrecer durante o câncer pede atenção
Está na hora de tomar água!
É hora de tomar sorvete!
Força a mais: alimentos imprescindíveis
Guaraná contra a fadiga
Quanto a questão sobre o tratamento com corticoide, infelizmente, como não somos um centro de tratamento e nem temos acesso aos exames da sua esposa, não podemos afirmar qual é o melhor caminho. Orientamos que vocês conversem com o oncologista que está acompanhando a sua esposa para verificar qual a estratégia ideal para essa situação!
Abraços!
A radioterapia que fiz p tratar CA mama me deixou com fibrose em uma área do pulmão e detectada na TC como alteração em vidro fosco. Não tenho sintomas. Esse achado seria uma complicação para o Covid?
Olá, Joana, como vai?
É possível que seja sim uma complicação caso a senhora venha a contrair COVID-19, porém isso vai depender da área afetada e se/como essa fibrose comprometeu o funcionamento do seu pulmão.
Orientamos que converse com o seu médico ou com um pneumologista para entender se realmente isso é um fator de risco e caso realmente seja, como só seria uma preocupação caso a senhora for contaminada, recomentamos que siga com mais rigor as normas de prevenção.
Abraços!
Boa noite, por favor, ando por demais preocupado, minha mãe hoje com 93 anos, fez cirurgia de mama e procedeu com seções de radioterapia por 2 meses, isto faz tempo ocorreu em 2003, tomou oral comprimidos, (de quimio) ; de mais ou menos uns 3/4 anos pra cá vem reclamando mais insistentemente da massa enrijecida q permaneceu no local ( seio esquerdo), a a incomoda bastante, segundo entendi nao chega a doer mas parece um concreto no local, fez o período de acompanhamento por mais de 05 anos com o profissional (Dr. J M, o considerei muito bom na atenção dispensada), lembro q em determinados momentos ela questionava sobre esta massa e, ele mencionou q era efeito da radiação, que haveria alteração caso houvesse interesse em uma cirurgia estética reparadora, no caso por outro profissional, creio q tambem quis dizer pra repensar quanto aos riscos levando em conta a idade na epoca ainda um tanto mais nova, pergunto o que seria recomendado , visto ser o acesso ao citado medico muito dificultoso e demorado por aqui, pelo mesmo ser requisitado em grande escala por aqui desde ja agradeço a informação/consulta Um abraço
Olá, Jaime, como vai?
A sua mãe já fez algum exame para identificar o que é essa massa?
Como a Abrale não é um centro de tratamento, não temos acesso ao histórico médico dela e não conseguimos fazer um exame físico, não podemos oferecer uma resposta se ela deve ou não realizar a cirurgia. O ideal seria ela fazer alguns testes para saber se há algum risco em realizar o procedimento e quais seriam eles e, em seguida, avaliar os prós e contras para chegar a uma decisão!
Abraços!
ola,olá
Tenho ca de mama finalizei o tratamento de quimioterapia foram 16 sessoes,onde foram poucas as reações .Só uma me incomodou bastante e hj após 15 dias do termino da quimio ainda sinto bastante coceira principalmente maos e pes e agora pelo corpo tb,costas,barriga.Quando esses efeitos acabam ??? Me hidrato bem,uso medicamentos solicitados pela dermatologista mas nada funciona.
Olá, Vanielli, como vai?
O tempo que leva para os efeitos colaterais amenizarem varia de paciente para paciente.
Recomendamos que a senhora converse com o seu oncologista e com a sua dermatologista e os informe que a coceira não está passando, mesmo com os tratamentos indicados. Eles irão avaliar o que está acontecendo e ver se é possível indicar algum outro tratamento.
Abraços
Fiz um tratamento de coLo do útero 25 radio e 9 quimio há 3 meses tenho forte dores no corpo principalmente no quadril. É normal???
Olá, Monica, como vai?
É possível que as dores que a senhora está sentindo estejam relacionadas com a terapia realizada. Recomendamos que a senhora converse com o médico responsável pelo seu tratamento para verificar se esses sintomas realmente estão ligados com a radioterapia ou se podem ter outro motivo e qual é a melhor forma de lidar com eles.
Abraços!
Oi no meu caso eu tive degeneracao ossea,osteopenia , bulsite trocanterica, ernia de disco no quadril fora que ai da sinto muitas dores na pelve e quando vou ao bangeiro fazer o 1 ou o 2 faço força e doi muito e ainda sangro e si to muitas dores no sexo. Perdi minha qualidade de vida e sexo. Totalmente.
Olá, Mariete, como vai?
A senhora fez tratamento para qual tipo de câncer? Infelizmente, alguns pacientes apresentam efeitos colaterais semelhantes aos que a senhora relatou e, com certeza, tudo isso afeta bastante a qualidade de vida ☹️
Vamos deixar abaixo links para algumas matérias que nós temos que falam sobre esses efeitos colaterais e dão dicas de como lidar com eles! Acreditamos que esses conteúdos podem te ajudar bastante ?
Osteonecrose mandibular: sintomas e tratamento!
A sexualidade também é importante durante o câncer
Fisioterapia para quem tem câncer
A terapia ocupacional cuida de você por inteiro
Atividade física no combate ao câncer
Abraços!
Minha mãe fez 10 sessões de rádio na cabeça, pois ela tem metástase por causa de câncer de mama, já faz mais ou menos 1 mês e meio que acabou as sessões de rádio porém agora ela começou a ter grande dificuldade pra caminhar, tem soluço, e também a vista fica “girando”, ela também está tomando a quimioterapia em comprimido, minha dúvida é mesmo 1 mês após 10 sessões de rádio agora que os sintomas se agravaram? Ela come normal só a dificuldade de caminhar, vista turva e soluço, agradeço desde ja
Olá, João, como vai?
A Abrale não é um centro de tratamento, somos uma associação e, como não possuímos médicos disponíveis para responder os comentários e fazer uma avaliação, não podemos oferecer uma resposta.
É possível sim ser uma reação tardia à radioterapia ou também pode ser à quimioterapia que ela está tomando agora. Pedimos para que o senhor converse com o oncologista que faz o acompanhamento do tratamento dela para verificar o que pode estar acontecendo. É muito provável que ele peça uma avaliação de um neurologista, então se o senhor também já conseguir marcar uma consulta com esse tipo de profissional, seria indicado!
Desejamos melhoras para a sua mãe!
Abraços!
Olá boa tarde! Fiz cirurgia para retirada de linfonodos na região da virilha e abdômen,fiz tratamento com quimioterapia,rádio e brakterapia,CÁ no útero,ovário e colon todos retirados,foram 18 químio 25 rádio e 4 brak já faz 6 ano após o ano passado começou uma dor na coxa esquerda só na frente e sinto parece que anda dentro tipo anestesia nenhum remédio tira a dor não posso relar forte e nem apertar parece machucada porém estou sempre nas consultas dizem que vai melhorar faz infiltração com analgésico mas não sara já nem sei mais o que tomar e essa dor está subindo nas costa e na barriga na parte da vagina só do lado esquerdo nem posso mais deitar desse lado,me ajuda por favor são dores intensas e não passa me ajuda ☹️
Olá, Terezinha, como vai?
Infelizmente, nós não podemos te oferecer um tratamento pois somos uma ONG, não temos acesso ao seu histórico ou temos um médico para responder os comentários. É possível que essa dor que a senhora está sentindo seja um efeito colateral da radioterapia. Para ter certeza, recomendamos que a senhora procure um ortopedista ou um neurologista para realizar alguns exames e verificar o que pode estar acontecendo e ver qual a melhor forma de tratar.
Abraços
Depois de 35 sessões de radio junto a quimio, cancer laringe, fiz exame de sangue não deu alteração na tiróide, mesmo assim posso ter algum poblema q o exame de sangue nao identifique, soh com exames de imagem para saber? Já que apresento uma area do pescoço endurecida.
Olá, Selma, como vai?
Quando a senhora diz área endurecida, é como se fosse um caroço ou uma parte mesmo do pescoço está endurecida?
O ideal é que a senhora converse com o médico que acompanhou e prescreveu o seu tratamento oncológico para verificar se esse sintoma pode estar relacionado com a radioterapia. Como nós não somos um centro de tratamento ou possuímos um médico disponível para responder os comentários, não podemos te oferecer orientações. Então, recomendamos que a senhora fale com o seu oncologista para saber se seria indicado fazer um ultrassom ou algum outro exame de imagem para analisar a área.
Abraços!
Fazem 8 meses que meu esposo terminou o tratamento de 10 radioterapias, ele trata de um meoloma múltiplo, e de imediato logo que descoberto o diagnóstico, ele precisou passar por uma cirurgia de emergência na coluna, por conta das quebradeiras, colocar pinos e depois só fez as 10 radioterapias e agora passa por acompanhamento, porém a 20 dias começou a ter náuseas, intestino preso, perda de apetite. Isso pode ser efeito tardio da rádio ?? Obrigada pela atenção
Olá, Carla, como vai?
É possível que sim, porém recomendamos que ele converse com o oncologista que acompanhou o tratamento para verificar se esses sintomas realmente estão relacionado com a radioterapia ou se podem ter algum outro motivo.
A senhora e seu marido já conhecem a Abrale? Nós somos uma associação que auxilia pacientes com alguns tipos de cânceres, como o mieloma, por meio de serviços gratuitos. Estou encaminhando o seu contato para o nosso apoio ao paciente e, dentro de alguns dias, a senhora deve receber um e-mail nosso nos colocando à disposição para o que vocês precisarem!
Abraços
Bom dia! Meu marido fez 18 químico e 35 sessão de rádio terapia câncer de pescoço e garganta terminou em dezembro de 2020 está em remissão, mais até agora tem dor e não consegue fazer sexo, parece que tem pouca vontade é normal? Ou não vai voltar ao normal?
Olá, Márcia, como vai?
Como o término do tratamento ainda é algo recente, é possível que tenha a ver com a quimioterapia, mas também é normal que o(a) paciente, durante e após o tratamento, passe a enxergar as relações sexuais de forma diferente.
O ideal é que a senhora e seu marido conversem muito para redescobrir juntos esse prazer e também falem com o(a) Oncologista que acompanhou ele durante o tratamento para ver o que é possível fazer em relação à dor.
Nós temos duas matérias que acreditamos que possam ser interessantes para a senhora. Para lê-las é só clicar nos links a seguir: Sexo e câncer e Lidando com o prazer durante o câncer
Abraços!
Sou implantodontista. Paciente histórico Cancer Mama. Removeu um quadrante , fez quimio e rádio em 2017. Anastrolibs é a única medicação q relata usar. Pedido exame ctx está nos padrões. Já realizou implantes em 2019 sem histórico de osteonecrose. Agora faremos a extração de todos os dentes da mandíbula. P instalação de implantes e prótese sobre implantes. Pergunta: quais outros cuidados devemos nos cercar para evitar problemas.? Quem tem CA sempre usa alendronato (injetável) durante o tratamento? A paciente nega o uso via oral.
Olá, Nely, tudo bom?
Estamos encaminhando a sua questão para o Comitê Científico de Odontologia da Abrale! Dentro de alguns dias, a senhora receberá um e-mail nosso com a resposta. Fique atenta ao endereço que a senhora indicou quando fez o comentário, pois entraremos em contato por meio dele!
Abraços
Fiz 7 sessões de imunoterapia de um total de 17 (1ano) para tratar um melanoma com linfonodo sentinela positivo. Infelizmente desenvolvi artrite e o onco interrompeu o tratamento. A última aplicacao foi em fevereiro e neste mês de maio comecei a sentir formigamento e sensação de “queimar” nas mãos e pontas dos dedos. Devo me preocupar ou seria apenas um efeito ?
Olá, Gabi, como vai?
É possível que seja algum efeito colateral do tratamento, mas também pode ter algo relacionado aos nervos. Por isso, recomendamos que a senhora converse com o médico que acompanhou o tratamento e também procure um neurologista para realizar alguns exames.
Abraços!
Boa noite, tenho 42 anos fiz um tratamento de colo uterino a 5 anos atrás com Radioterapia, Braquiterapia e Quimioterapia, porém desde do meu tratamento não consegui mais ter uma vida íntima com meu esposo,pois a Radioterapia acabou comigo fechando a vagina e ainda criou tipo uma fibrose no fundo, já tentei várias coisas como pomadas,e até mesmo fisioterapia etc,sem sucesso, gostaria muito de saber se existe alguma coisa a ser feita,tipo alguma cirurgia pra repara esse problema ??
Olá, Maria José, como vai?
O ideal, é que a senhora converse com o(a) médico que acompanhou o seu tratamento para conversar sobre as possibilidades e também pode ser interessante que a senhora procure um(a) ginecologista especialista em câncer do colo uterino para poder avaliar o que pode ser feito.
Além disso, há outras formas que a senhora e seu esposo podem explorar o prazer e a sexualidade! Vamos deixar um link para uma matéria que trata sobre esse assunto, caso a senhora tenha interesse!
Lidando com o prazer durante o câncer
Abraços!
Boa tarde!
Meu filho tratou um Linfoma de Hodgkin há 11 anos atrás… Fez 20 sessões de radioterapia na pelve (virilha)… Esta semana sentiu um dos testículos muito inchado, doendo e incomodando… Depois de 11 anos isso ainda pode estar relacionado à radioterapia?!?!?
Olá, Frederico, como vai?
É possível que seja algum efeito colateral tardio, porém também pode ter algum outro motivo. Por isso, recomendamos que ele busque o(a) médico(a) que acompanhou o tratamento e um urologista para realizar algumas avaliações e identificar o que pode estar acontecendo.
O senhor e seu filho conhecem o trabalho da Abrale? Somos uma associação que auxilia pacientes e familiares de pacientes com alguns tipos de câncer, como os linfomas, por meio de diversos serviços gratuitos. Estamos encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa ter um contato mais próximo e consiga auxiliá-los conforme for preciso! Dentro de alguns dias, o senhor receberá uma mensagem nossa no endereço de e-mail que o senhor indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Abraços!
Já fiz rádio à 9 anos e comecei a orinar sangue já 1 mês todos os dias que faço
Olá, Adelino, como vai?
Recomendamos que o senhor busque urgentemente um urologista para verificar o que pode estar acontecendo.
Abraços!
Bom dia!
Uma pessoa que fez radioterapia depois de retirar um tumor no nariz, pode perder a audição 1 ano depois num ouvido e ter otite noutro, repetidas vezes 2 anos depois, em consequência da radioterapia?
Olá, Fátima, como vai?
Como a Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres hematológicos, infelizmente, não podemos oferecer uma resposta para a sua dúvida. Recomendamos que a senhora converse com o(a) médico(a) que acompanhou o tratamento para verificar se pode haver alguma ligação e como proceder.
Abraços!
Fiz 28 seções de radioterapia, 6 de quimioterapia e 4 de braqueterapia para o câncer de colo de útero e a quase 3 meses terminei,mais meus pés e minhas mãos estão inchadas e a sola do meu pé estão partindo e causa uma dor imensa,minhas mãos coçam e ficam descascando ,fora as dores que sinto no quadril ,joelhos e muitas dores de cabeça
Olá, Ana Maria, como vai?
Recomendamos que a senhora converse com o oncologista que acompanhou o seu tratamento para que ele(a) possa fazer uma avaliação do seu quadro e verificar o que pode ser feito para minimizar e/ou tratar esses sintomas. É provável que a senhora precise procurar um dermatologista e um ortopedista ambos especializados em Oncologia.
Abraços!
Bom dia tive um lipossarcoma na mama. Fiz mastectomia, ressecção do peitoral maior e 30 sessões de rádio finalizadas em final de março. Em abril começaram as dores no abdômen e torax com limitações de movimento. Agora faço acompanhamento na clínica da dor. Tomo gabapentina e codeína mas as dores não passam. Desenvolvi osteocondrite. Minha dúvida : será que melhora com o tempo essas dores?
Olá, Andréa, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos expertise suficiente para responder a sua dúvida. Dessa forma, solicitamos que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com cânceres sólidos, para que eles possam verificar como te ajudar. O contato deles é: 0800 773 1666
Abraços!
Meu nome é Graciene , tive câncer de colo de ultero a 5 anos , fiz rádio químio e braqueterapia , depois desse tempo todo eu sinto muito dor na costas , já fiz uma ressonância Da Costa , raio x e não não parece nada , poder ser os efeito da rádio terapia ainda
Olá, Graciane, como vai?
Recomendamos que a senhora converse com o(a) oncologista que acompanhou o seu tratamento para que ele(a) possa fazer uma avaliação e verificar se a dor pode estar relacionada à radioterpia ou se pode ter alguma outra origem e verificar qual a melhor forma de tratá-la.
Abraços!
Meu nome é Priscila e tratei um câncer de cólon em 2016 com 8 sessões de quimioterapia, 30 de rádio e 5 braquiterapia e no ano seguinte 2017, fiz minha cirurgia histerectomia radical. Hoje apos 5 anos ainda sinto muitas dores na barriga e nas costas e tenho muita constipação intestinal e dificuldades para segurar a urina. Tudo é causado pelo tratamento?
Olá, Priscila, como vai?
É possível que alguns desses quadros estejam relacionados ao tratamento, mas também é possível ter outros motivos. Por isso, o ideal, em primeiro lugar, é procurar o(a) oncologista que acompanhou o seu tratamento para que ele(a) possa avaliar se há alguma ligação e verificar como proceder. Não estando relacionado, recomendamos que a senhora procure as especialidades relacionadas a cada sintoma, por exemplo, para dificuldade para segurar urina seria um urologista ou ginecologista.
Abraços!
Bom dia! Meu pai teve seu diagnóstico de câncer de próstata com metástase nos linfonodos em outubro de 2020. Desde então ele vem se tratando com hormonioterapia. A partir de maio de 2021 ele começou a apresentar febre intermitente. E a partir de junho passou a sentir dor na perna esquerda (coxa e joelho), perda de força (não consegue se apoiar nesta perna). Hoje a perna está até mais fina que a outra, o músculo da coxa amoleceu e diminuiu muito de tamanho.
Desde o início de agosto, o médico dele acrescentou o tratamento com bicalutamida 50mg, associado ao bloqueio hormonal previamente iniciado (privação androgênica). O PSA baixou para 0,24. Desde o início de agosto ele não havia apresentado mais febre, no entanto, essa semana a febre voltou a aparecer (sempre no final da tarde), associada a dor no corpo (braços e pernas).
Ele, até o momento, não fez nenhum tratamento com radio ou quimioterapia. Às vezes acho que pelo menos um destes tratamento já deveria ter se iniciado. Não seria o caso?
Olá, Renan, como vai?
A Abrale é especializada em cânceres hematológicos e, como o câncer do seu pai e de próstata, não temos a expertise necessária para esclarecer a sua dúvida. Por esse motivo, solicitamos que entre em contato com o Instituto Lado a Lado pela Vida, que atua no combate ao câncer do homem. O telefone deles é: +55 11 3050-551
Abraços!
Bom dia fis um tratamento de quimioterapia a um ano atrás até hoje estou sentindo os efeitos colaterais no meu corpo os meus pés e os dedos das mãos ficam totalmente adormecido a barriga tem horas parece que é de borracha isso é normal e até por quanto tempo esse sintomas pode ficar no corpo?
Olá, Ubrajara, como vai?
Você fez tratamento para qual tipo de câncer?
É importante que você converse com o(a) oncologista que acompanhou o seu tratamento para que ele(a) possa avaliar se esses sintomas estão relacionados com a quimioterapia ou se podem estar relacionados a outras questões.
Quanto à sensação de adormecimento nos pés e mãos, há um efeito colateral comum da quimioterapia que pode causar esse sintoma, chama neuropatia periférica. Mas, é fundamental procurar o(a) oncologista e um(a) neurologista para poder investigar o quadro e chegar um diagnóstico. Nós temos temos uma matéria sobre esse quadro que acreditamos que possa te interessar: Neuropatia periférica: fique de olho no formigamento
Abraços!
Eu gostaria de saber qual o exame que a pessoa faz para descobrir de está com toxicidade tardia. Seria um exame de sangue? nesse caso, qual o nome do exame?
Olá, Josy, como vai?
O ideal, primeiramente, é conversar com o(a) oncologista que acompanhou o tratamento para que ele(a) possa avaliar qual o sintoma que o paciente está apresentando e verificar quais exames devem ser feitos.
Abraços!
Bom dia
Minha mãe fez tratamento de cancer no colo do útero que finalizou em abriu de 2021, ela perdeu muito peso e está dificil de recuperar, tem também muitas dores no pé
da barriga, dores insuportáveis que dura horas e horas, ela fez exames recentemente o tumor não tem mais nada graças a Deus mas as dores continuam.
Por favor, poderia me auxiliar no que pode ser? Qual procedimentos podemos ir atrás?
Muito obrigada
Olá, Tatiely, como vai?
Em relação à perda de peso, nós recomendamos que a sua mãe busque um(a) nutricionista especializado(a) em Oncologia. Essa pessoa irá entender quais os efeitos que o tratamento causou no corpo dela e poderá indicar qual o melhor caminho a seguir, se é alguma dieta calórica, suplementação nutricional ou afins.
Quanto as dores, nós recomendamos que ela converse com o(a) oncologista que acompanhou o tratamento, pois, dependendo da terapia realizada, é possível que esteja causando esses desconfortos. Esse profissional poderá informar se as duas coisas realmente estão ligadas, ou se é necessário investigar mais, e prescrever um tratamento para amenizar a dor.
Abraços!
Faz 2 meses que terminei um tratamento no colo do útero, fiz 8 quimioterapia 33 radioterapia e 4 braqui.. Esse mês comesei a sentir os mesmos sintomas q sentia antes do tratamento , é normal ?
Olá, Oriane, como vai?
Não é possível considerar como normal, então é importante que a senhora converse com o(a) oncologista que acompanhou o seu caso para que você possa fazer alguns exames para descobrir o porquê desses sintomas estarem se manifestando. Por exemplo, eles podem estar relacionados tanto à doença em si, quanto ao tratamento, por isso, somente dá para identificar corretamente o que está acontecendo depois de algumas avaliações.
Abraços!
Ola , eu terminei o tratamento vai fazer 3 meses , ainda vou passar com o médico, qual tamanho estava quando descobriu ? E vc tem alguma secreção ainda após o tratamento?
OLÁ, TUDO BEM?!
HÁ 7 ANOS TIVE CORIOCARCINOMA COM METÁSTASE NO CÉREBRO E PULMÃO, FIZ A CIRURGIA CEREBRAL E O TUMOR DO PULMÃO MURCHOU COM A QUIMIOTERAPIA. ACABEI DE DESCOBRIR QUE ESTOU COM PERDA ÓSSEA DENTARIA NA PARTE INFERIOR E ESTOU PRESTES A PERDER 5 DENTES. É NORMAL ESSE EFEITO COLATERAL DEPOIS DE ANOS?
Olá, Naimara, como vai?
Sim, infelizmente, o desgaste ósseo é um efeito colateral que pode acontecer durante, e mesmo após, a quimioterapia. O ideal, é que a senhora converse com o(a) oncologista que acompanhou o seu caso para verificar se é possível evitar que esse reação adversa continue se desenvolvendo.
Abraços!
Boa noite será que você pode me ajudar vai fazer 4 anos que eu tive um princípio de câncer de mama e fiz só radioterapia agora meu seio tá muito inchado e dói muito será que tem alguma coisa a ver com a rádio os médicos diz que é efeito da rádio já fiz ressonância ultrassom e mamografia não dá nada tomei vários medicamentos antibiótico anti-inflamatório mas não passa essa dor usa bastante creme alguém já passou por isso fica parecendo que eu coloquei silicone
E fica repuxando dói demais ?
Olá, Lene, como vai?
Como o médico diz que é efeito da radioterapia, então é bastante provável que seja isso mesmo. O especialista que te acompanhou durante o tratamento não indicou algo para amenizar essa dor e inchaço?
Infelizmente, nós não conseguimos te passar dicas de como melhorar o quadro, pois não temos expertise em cânceres sólidos. Mas, indicamos que a senhora entre em contato com a instituição Femama, que atua auxiliando pacientes com câncer de mama, que eles conseguirão te ajudar! Os contatos são: (51) 3094-0017 ou pelo site https://www.femama.org.br/site/br/contato
Abraços!
Olá tudo bem faz 4 dias q terminei a braquio terapia e normal sentir uma leve dor na barriga?
Olá, Jessica, como vai?
Se a radioterapia foi realizada perto da região da barriga, é normal sim. Mas, mesmo assim, é importante avisar o(a) médico(a) que está acompanhando o seu tratamento sobre essa dor!
Nós temos uma matéria que explica tudo sobre radioterapia (inclusive possíveis efeitos colaterais), caso a senhor queira lê-la, basta clicar no link a seguir: Tudo o que você precisa saber sobre radioterapia
E temos uma sobre um efeito colateral bastante comum, e como aliviá-lo, desse tratamento: Radiodermite: o que é, tratamentos e cuidados com a pele
Abraços!
Boa noite!
Há 17 anos tive um CA de colo uterino. Durante o tratamento fiz 28 sessões de RT, 06 de QT e Braquiterapia. Tive liberação do meu oncologista 05 anos depois, mas continuo colhendo preventivo (mesmo sem o útero) e realizando acompanhamento com ginecologista até hoje. Porém, em novembro de 2021 comecei com um sangramento (achei que fosse da bexiga), fiz exames de abdômen total (tudo ok com bexiga e rins) e uma ressonância de pelve, a qual não acusou nada (Graças a Deus). Mas tendo feito aplicação por 30 dias de hormônio continuo sangrando (muito mais do que quando menstruava). Mudei de ginecologista e este avaliou que, por conta da RT e da Braquiterapia, a parede da vagina ficou muito fininha e machucou com o tempo e por isso está com este sangramento. Gostaria de uma segunda opinião… 🙁
Olá, Patrícia, como vai?
Tanto o espessamento da parede da vagina, quanto o afinamento são possíveis efeitos colaterais do tratamento dos cânceres da região pélvica. Porém, a senhora tem todo o direito de buscar uma segunda opinião médica. Porém, por possivelmente esse quadro estar ligado ao tratamento, nós acreditamos que um(a) ginecologista especialista em Oncologia poderia te fornecer mais informações e orientações. Outra especialidade que também pode te ajudar é a Fisioterapia Pélvica, que também pode te oferecer algumas orientações.
Como a Abrale trabalha somente com os cânceres hematológicos, infelizmente, não conseguimos te recomendar algum profissional, mas esperamos que dê tudo certo na sua busca!?
Abraços!
fiz radioterapia de laringe 28 sessões vai fazer 3 meses que terminei mais estou sentindo inflamado ou engoli e do lado esquerdo da garganta e do no ouvido esquerdo estou tomando anti-inflamatório vou fazer exames de resposta para avaliar o tratamento
Terminei as sessões de quimioterapia e radioterapia faz 1 semana,com 2 dias que terminei até hoje estou muito mal.Ando pouco,já estou cansada,o que faço me sinto cansada..muita dor de cabeça, ainda muito enjoo,muita dor nas pernas. Parece que pioraram os sintomas.Isso é normal?
Fui diagnosticada com câncer de colo de útero.
Olá, Marina, como vai?
Como o fim do tratamento da senhora ainda é muito recente, as terapias podem sim ainda estar causando esses efeitos colaterais. Nós aconselhamos que a senhora converse com o(a) oncologista que está acompanhando o seu caso sobre essas reações e veja com ele(a) o que é possível fazer para amenizá-las! Além disso, vamos deixar abaixo algumas matérias que temos a respeito desses sintomas e algumas dicas de como aliviá-los
Evite a fadiga oncológica
Como tratar a dor oncológica de forma adequada
Está na hora de tomar água!
Abraços!
Fiz radioterapia (36 sessões) para câncer mama em 2014, porém agora em 2022 estou sentindo na mama que fiz umas fisgadas e uma sensibilidade dolorida parecida com aquela que sentia quando estava fazendo tratamento, o que deve fazer?
Olá, Roseli, como vai?
A senhora deve procurar o(a) oncologista que acompanhou o seu tratamento para fazer uma avaliação e identificar certinho o que está acontecendo, se é algum efeito colateral tardio ou alguma outra coisa.
Abraços!
Meu marido terminou 33 sessões de rádioterapia eixoneural a 4 meses e os enjôos não passam, o que fazer? É normal do tratamento?
Olá, Glaucia, como vai?
Como esse sintoma está presente há um tempo, e provavelmente está interferindo na qualidade de vida do seu marido, é importante investigá-lo. Pode ser que seja um efeito colateral? Pode. Mas mesmo que seja, seria importante investigar mais afundo e fazer algum tratamento para amenizar os enjoos e até evitar que o paciente perca peso. Além de conversar com o oncologista que acompanhou a radioterapia, nós indicamos que ele converse também com um(a) nutricionista especializada em Oncologia.
Abraços!
Boa tarde!
Alguém conhece algum medicamento que alivie o desconforto na garganta causado pela radioterapia?
Olá, Elisangela, como vai?
Nós orientamos que o paciente converse com o(a) oncologista responsável pelo tratamento, para que ele(a) possa avaliar o porquê a radioterapia está causando essa dor e indicar um tratamento adequado e que não interfira na radioterapia.
Abraços!
Boa tarde
Meu esposo tem um câncer no reto. Já fez 5 radioterapia e 6 quimioterapia. Ele queixa de uma dor insuportável na região pelvica . Ele toma morfina de 4 em 4 hrs. O oncologista fala que não é o tumor. Já foi no gastro e agora no urologista que receitou Tilex e Celebra e disse que pode ser efeito tardio da radioterapia. Já fez tomografia, ultrasson e tudo normal. Me ajudem por favor. Já não sei o que fazer.
Olá, Cleonice, como vai?
Pode ser efeito tardio da radioterapia mesmo. O oncologista chegou a investigar se poderia ser por conta da radioterapia? Seria um bom caminho!
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos expertise para oferecer mais orientações para a senhora e seu marido. Porém, indicamos que conversem com o Instituto Oncoguia, que auxilia pacientes com cânceres sólidos, que eles poderão ajudar! O contato deles é: 0800 773 1666 ?
Abraços!
Oiii; alguem teve falta de ar.., com CA.pulmao…Da Rádio…? O.que fazem.ou fizeram p.amenizar?
Olá, Regina, como vai?
Indicamos que conversem com o Instituto Oncoguia, que auxilia pacientes com cânceres sólidos, que eles poderão ajudar! O contato deles é: 0800 773 1666 ?
Abraços!
Sou Maria Zilda, em outubro desse ano fará 3 anos que terminei o tratamento de câncer de mama direita descoberto já no estágio tardio, passei pelo processo de quimioterapia , fiquei internada por 15 dias durante as cessões de quimioterapias por um surto psicótico, após a recuperação cirurgia quadrante com esvaziamento axilar e por último as rádios . Fiquei com sequela parcial permanente com muitas dores no braço, cervical, indisposição, não consigo fazer minhas tarefas do dia a dia, principalmente esforço com o braço, e quando estou um pouco mais ativa, ao término das tarefas estou muito ofegante e exausta ao extremo, preciso de ajuda pois perdi o direito ao benefício, porém não tenho condições físicas e psicológica para o labor. Preciso de esclarecimento a respeito
Olá, Maria Zilda, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise necessária para te orientar.
Porém, indicamos que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que oferece apoio para todos os tipos de câncer, ou com a Femama, que é especializada em câncer de mama! ?
Os contatos são:
Femama – (51) 3094.0017 ou [email protected]
Oncoguia – 0800 773 1666
Abraços!
Olá bom dia minha mãe fez Quimeo e Rádio para tratar um CA de Pulmão, está só com um cicatriz e em acompanhamento. Deve que celar o pulmão devido a um derrame pleural. Porém, ela sente dores no abdômen que anda, sobe, corre segundo ela, depois melhoram um pouco. Está em acompanhamento, vai fazer endoscopia, tomo já fez do abdômen por enquanto não deu nada graças a Deus, mas, fará outra e cintilografia. Essas dores, são constantes, parecem gases, depois, coluna, etc . .. pode ser efeito do tratamento? Do resto ela está bem, só ficou surda um pouco de um ouvido. Não sei se tem a haver com a rádio no pulmão e pode ter afetado o esôfago e estômago e se vai passar. Se pode ser outro CA que espero que não.
Olá, Tatiane, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com câncer do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise necessária para orientar vocês. Mas, indicamos que vocês entrem em contato com o Instituto Oncoguia que, com certeza, conseguirá auxiliar vocês. O contato deles é 0800 773 1666 ?
Abraços!
Fiz quimio R-CHOP para LNH folicular por 6meses, fiz o pet e a doença está inativa, já fazem 10 meses que a cada 3 meses faço a manutenção com rituximabe. Porém não fico mais de 3 dias sem algum mal estar,alergias, coceira, herpes, cansaço extremo e essa semana muita dor no corpo.
É efeito tardio da quimio ou a imunoterapia?
Olá, Rcosta, como vai?
Nós orientamos que você converse com o(a) médico(a) que acompanha o seu tratamento para que ele(a) possa fazer uma avaliação dos seus sintomas e saber certinho se é algum efeito colateral! Assim, será possível manejar esses sintomas e/ou substituir o tratamento!
Você já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o linfoma, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços
Quero saber se tenho mesmo que tomar remédio ? durante 5 anos aromasin 25 mg já tenho 66 anos
Acha que vale a pena mais esse remédio que trás tantos efeitos colaterais???
Olá, Rosana, como vai?
Pelo o que consta na bula, esse medicamento visa inibir o crescimento do câncer de mama, a senhora está tomando ele com essa indicação mesmo?
Também de acordo com a bula o período de 5 anos é o tempo indicado mesmo. Porém, caso a senhora tenha alguma dúvida quando a necessidade de tomar o medicamento por tanto tempo e/ou sinta algum efeito colateral, é fundamental que converse com o(a) médico(a) que prescreveu essa terapia, assim ele(a) pode te explicar certinho o tempo de terapia e também orientar quanto às reações adversas.
Abraços!
Fiz 6 quimioterapias tiver câncer de mama hormonal
Tirei as 2 mamas