Skip to content

Guaraná contra a fadiga

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Com ações estimulantes e energéticas, a fruta é excelente para combater o cansaço causado pela quimioterapia

Não, não estamos falando do refrigerante. Aliás, pelo contrário. Enquanto a bebida festiva não é nada indicada para quem está em tratamento contra um câncer, devido aos agentes gaseificantes, aromatizantes e conservantes, a fruta, que é sua origem, só traz benefícios. Rico em cafeína, vitaminas do complexo B, flavonoides que têm ação antioxidante e compostos bioativos semelhantes à cafeína, o guaraná pode ser um grande aliado para combater o cansaço, a fadiga e a indisposição causados pelos efeitos da quimioterapia.

“Durante esse tratamento, a grande queixa dos pacientes é fadiga, aquele mal-estar, que não dá vontade de fazer nada. O guaraná é uma fruta que melhora a percepção energética e, quando ingerido em pequenas doses, mas de modo regular, traz sensação de bem-estar, ajuda com o estímulo muscular, melhora a capacidade de raciocínio e aumenta o entusiasmo”, explica a nutricionista Maria Martha Lima.

Apesar da fruta não ser vendida em sua forma natural, o extrato de guaraná é encontrado em xarope ou em cápsulas de pó, e uma colher de chá por dia é o suficiente para ativar as partes do organismo que ficam ‘menos acordadas’ nos dias seguintes às sessões de quimio. “O pó de guaraná pode ser diluído em água, sucos, iogurtes ou associado a outros alimentos e consumido preferencialmente pela manhã, já que a sua estrutura química é semelhante à da cafeína e pode prejudicar o sono, caso a ingestão seja noturna”, afirma Maria Martha.

Quem pode consumir o guaraná?

De acordo com a nutricionista, não há uma determinada etapa do tratamento em que ele tenha mais ação, assim como não há contraindicações. “Mas os pacientes com sensibilidade gástrica precisam ter cuidado, devido à cafeína, que é forte para o estômago. Por isso, o aval do médico ou do nutricionista que acompanha cada caso é sempre importante”, lembra Maria Martha. E, como se não bastassem os seus benefícios, o guaraná ainda tem uma característica que nos enche de orgulho: é uma fruta genuinamente brasileira, com origem amazônica e que, por sua ação energizante, já conquistou o mundo.

E tem mais: como a energia que o guaraná propicia faz bem para todos, incluir a fruta no cardápio de cada é ótimo para integrar o paciente com câncer à família toda, sem parecer que ele tem uma dieta especial.

RECEITAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VITAMINA DE GUARANÁ

Ingredientes

  • 80 ml de xarope de guaraná
  • 1 colher (sopa) de castanhas
  • 1 colher (café) de pó de guaraná
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 1 pitada de canela em pó
  • 2 copos de gelo

Preparo

Primeiramente, bata o xarope de guaraná, a castanha, o guaraná em pó e o leite em pó, até obter uma pasta.

Depois, junte o gelo e bata novamente até ganhar a consistência de uma vitamina. Se quiser, coloque um pouquinho de água para ajudar a bater. Polvilhe a canela antes de tomar.

Suco energético com guaraná

Ingredientes

  • 1 pera
  • 1 fatia de abacaxi
  • 1 copo de leite de soja
  • 1 colher (sopa) de farinha de aveia
  • 1 colher (café) de guaraná em pó
  • 1 colher (sopa) de mel

Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e tome em seguida. Se quiser, acrescente um pouco de gelo.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Extrato de Guaraná; […]

[…] de Guaraná: dá mais vigor físico e […]

excelente receitas,parabéns para nutricionista maria marta

Back To Top