Skip to content

A terapia ocupacional cuida de você por inteiro

Criança com câncer fazendo terapia ocupacional
Compartilhe

Última atualização em 12 de maio de 2022

Ela ajuda na reabilitação do paciente com câncer, seja nos aspectos físicos, sociais e emocionais

O diagnóstico de um câncer costuma gerar impactos sociais, emocionais e também físicos ao paciente. Tratar cada um deles não só é uma necessidade, é um direito. O paciente oncológico precisa ser visto como um todo. Tratar a neoplasia é prioridade. Mas nem por isso as mudanças no corpo, na mente e, principalmente, no cotidiano, devem ficar em segundo plano. É por meio da terapia ocupacional que cada uma dessas funções recebe a atenção adequada

O que é terapia ocupacional?

De acordo com Walkyria de Almeida Santos, terapeuta ocupacional especialista em contextos hospitalares e membro do Comitê de Terapia Ocupacional da Abrale, essa é uma importante área de estudo e pesquisa, que se baseia nas ocupações humanas e de como elas impactam as esferas em saúde, educação e sociais, de todos os indivíduos nos diversos ciclos da vida.

Tipos de terapia ocupacional

“Terapia ocupacional forma terapeutas ocupacionais, assim como a medicina forma médicos. Ela compõe, junto à equipe multiprofissional assistencial, os cuidados do paciente oncológico. Nas áreas ambulatorial, hospitalar, domiciliar e nas diversas fases do tratamento, ou seja, do diagnóstico até o fechamento do caso, seja para alta ou cuidados paliativos”, explica.

Leia também:

Quando se aplica no câncer?

O paciente oncológico apresenta particularidades, seja por conta dos diferentes tipos de câncer, que se apresentam de maneiras diversas; do tipo de tratamento aplicado; da maneira como encara toda a situação; e das implicações físicas e sociais que a doença pode lhe trazer.

É importante dizer que a terapia ocupacional oferece cuidados ao indivíduo adoecido, mas não é anti-neoplásica. 

Diversas pessoas juntando peças de um quebra-cabeça simbolizando as várias áreas que a terapia ocupacional trabalha

“A medicina se ocupa disto, e os terapeutas têm expertise em lidar com todos os problemas de ordem ocupacional que surgem pela doença e seus tratamentos. Por exemplo, uma criança que parou de escrever por estar enfrentando um tumor cerebral que afeta seus movimentos, na terapia ocupacional pode encontrar uma forma de recuperar, adaptar e trazer a função de escrita de volta. Os estudos e outras atividades próprias da infância vão demandar esse papel ocupacional importante da escrita”, comenta Walkyria. 

Terapeuta ocupacional em ação

São diferentes as atividades que o terapeuta ocupacional pode sugerir ao paciente oncológico. Exercícios que ajudam a controlar dores e incômodos, por meio de um melhor posicionamento na cama ao dormir ou a postura certa ao se sentar é um deles. Há ainda os exercícios que trabalhem a respiração, quando o paciente sentir falta de ar, atividades que facilitem no momento de se alimentar e até mesmo durante os períodos de internação, dentre muitas outras. 

Terapia ocupacional para pessoas com câncer

A terapeuta Walkyria lembra, no entanto, que cada paciente deve ser avaliado de maneira individual. “Consultar o terapeuta ocupacional sempre é o mais indicado. A missão é ver as necessidades do indivíduo. Não existe algo que se possa recomendar de forma geral, mas com certeza já sabemos que as pessoas em tratamento perdem temporariamente e até definitivamente alguns papéis ocupacionais relevantes em suas vidas, e o único profissional capacitado para cuidar deste aspecto é o terapeuta ocupacional”.

O objetivo central é prover apoio para a independência e autonomia, para que o paciente possa gerir suas atividades básicas e instrumentais no dia-a-dia. “Os benefícios são claros, uma vez que conseguimos apoiar na recuperação de sintomas da doença e tratamento que atinjam negativamente as funções ocupacionais, e que façam sentido para o paciente

Leia também:

Terapia ocupacional no SUS

Pacientes que realizam o tratamento tanto no sistema privado, quanto no sistema público, têm acesso à terapia ocupacional. A terapeuta Walkyria Santos conta que o SUS (Sistema Único de Saúde) provê a terapia ocupacional em seus programas federais, estaduais e municipais: Saúde Materno Infantil, Saúde Mental, Centros de Assistência Psicossocial, Centros Especializados de Reabilitação (CER 1, 2, 3 e 4), Saúde do Idoso, além das diversas inserções nos serviços hospitalares.

Rede de assistência médica

“Somos muitos os profissionais da área, espalhados pelo Brasil. Especificamente com relação aos pacientes oncológicos, a Rede de Assistência ao Câncer (a Rede Hebe Camargo), absorve a clientela do SUS em vários serviços onde já existe o tratamento de terapia ocupacional na equipe.” 


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top