Skip to content

15 sintomas de câncer que você não pode ignorar

Sintomas de câncer
Compartilhe

Última atualização em 25 de maio de 2023

Estar ciente sobre os sinais do corpo pode salvar sua vida

Os sintomas de câncer podem ser diversos e variados, já que os tumores se desenvolvem de formas diferentes. Mas há alguns sinais que são mais comuns, como perda de peso inexplicável, aparecimento de nódulos nas axilas e pescoço ou febre recorrente. Porém, a presença desses quadros não, necessariamente, indica uma doença maligna. O ideal é sempre buscar um médico para investigar.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), serão diagnosticados 704 mil casos de câncer por ano até 2025. Em algumas situações essas descobertas acontecerão “sem querer”, ou seja, a pessoa descobrirá por meio de exames de rotina. Entretanto, na maioria das vezes, as pessoas apresentam algum sintoma, mesmo que leve e rápido.

Por isso, é fundamental estar atento a qualquer alteração no corpo, principalmente as que são persistentes, para procurar um médico, investigar e descobrir o que está acontecendo em tempo adequado. 

Quanto antes um câncer for diagnosticado, mais cedo o tratamento poderá ser iniciado e maiores são as chances de cura.

15 sintomas de câncer mais comuns

Perda de peso sem motivo aparente

O emagrecimento rápido é um sinal que tende a aparecer em vários tipos de tumores, como pâncreas, estômago ou esôfago e leucemias. Ele acontece, principalmente, porque as células doentes consomem muita energia do corpo e devido ao fato da doença atrapalhar o funcionamento normal do organismo.

Perda de peso sem motivo

Cansaço excessivo

Se cansar rapidamente ocorre tanto porque o câncer, como mencionado acima, consome uma grande quantidade de energia do corpo, quanto devido ao fato da doença causar algumas alterações nas células sanguíneas, como a anemia, que geram fadiga e cansaço.

Dor persistente

Diferente de uma dor “benigna”, a dor relacionada aos tumores não alivia com repouso e não acontece após a realização de uma atividade física. Ela costuma ser persistente e sua intensidade somente diminui com o uso de analgésicos mais fortes.

Dor nas costas

Além disso, o Dr. Daniel Tabak, hematologista e oncologista da Dasa Oncologia, alerta que uma dor se torna preocupante quando ela persiste ou então passa a ter características que não tinha antes. Por exemplo, antes a dor aparecia após uma atividade física e era passageira e, depois, ela passa a se manifestar sem motivos aparentes e se torna contínua.

O Dr. Tabak ainda complementa que, em cânceres que causam dor nas costas, como o mieloma múltiplo, um tipo de neoplasia hematológica, a dor costuma ser contínua e persistente, mas se intensifica com a realização de movimentos e pode ficar mais forte no período da noite.

Alterações no hemograma

A queda ou aumento das plaquetas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos tende a acontecer, especialmente, no caso dos cânceres hematológicos (linfomas, leucemias e mieloma múltiplo) e acontece justamente porque essas doenças têm origem na medula óssea, onde o sangue é fabricado.

Hemograma de quem tem câncer

No caso das leucemias, quando elas se desenvolvem, “acontece um desarranjo dos elementos constituintes do sangue e aparecem células jovens, chamadas de blastos”, explica o Dr. Celso Massumoto, onco-hematologista e coordenador do Centro de Transplante de Medula Óssea do Hospital 9 de Julho.

Ele ainda complementa que, quando se trata de uma leucemia aguda, essas alterações no hemograma podem acontecer em menos de 30 dias. Já nas crônicas, elas podem levar mais de um ano para aparecer.

Febre persistente

Cânceres como as leucemias e linfomas deixam o sistema imunológico mais fraco, facilitando que infecções invadam o organismo e causando o aumento da temperatura corporal. O mais comum é que ela apareça por alguns dias,  desapareça sem que a pessoa precise tomar remédio e, depois, volte.

Febre é um dos sintomas de câncer

Vale saber que a principal diferença entre esse tipo de febre não aparece junto com sintomas de gripe, como  a coriza.

Aumento dos linfonodos

O aparecimento de caroços ou “ínguas” no pescoço, axila ou virilha podem acontecer por diversos motivos.  O Dr. Guilherme Perini, hematologista no Hospital Israelita Albert Einstein, explica que raramente esse quadro está relacionado com um câncer, mas que é possível que as células de um tumor sólido invadam esse órgão ou que um câncer se desenvolva nos linfonodos, dando origem ao linfoma.

Linfonodos aumentados

Demora para cicatrizar feridas

O aparecimento de feridas em qualquer região do corpo, como boca, pele ou vagina, que levam mais de um mês para cicatrizar, pode indicar câncer numa fase inicial. Isso acontece também por conta do enfraquecimento do sistema imunológico, que é responsável por ajudar na cicatrização.

Sangramento é sintoma de câncer

Sangramentos

Esse sinal ocorre também por conta da queda nas plaquetas que o câncer pode causar. A hemorragia pode se manifestar por meio de sangramentos nas fezes, urina, gengiva, nariz ou aumento do fluxo da menstruação. 

Manchas na pele

Elas podem aparecer por conta do câncer de pele. Nesses casos, as manchas ou verrugas possuem bordas irregulares, são assimétricas, têm mais de uma cor e aumentam de tamanho.

Manchas câncer de pele

Coceira pelo corpo

Na maior parte das vezes, esse sintoma está relacionado com alergias ou outros quadros benignos, é raro estar ligado a um câncer.  Mas os linfomas, por exemplo, causam coceira de 15 a 30% dos casos e ela, geralmente, é o primeiro sintoma a se manifestar. 

Coceira pelo corpo é sintoma de câncer

O Dr. Vinícius Miranda Borges, oncologista do Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho, explica que ainda não se sabe exatamente o porquê isso acontece, mas a principal suspeita é que seja devido à liberação de histamina, um mediador inflamatório que causa a coceira. Porém, outras explicações também estão sendo investigadas.

Aumento do baço

Aqui, também é possível que essa manifestação se desenvolva por motivos benignos. O quadro também pode estar relacionado a outras condições, como linfoma, leucemias e mielofibrose.

Dessa forma, o aumento do baço deve ser sempre avaliado por um médico para que ele defina a causa primária. Vale pontuar que a especialidade médica responsável por cuidar de questões do baço é, principalmente, a Hematologia.

Alterações dos hábitos intestinais

Fezes muito duras ou diarreia por mais de seis semanas podem ser um sinal de câncer. Aqui, também entra estar com a barriga inchada, sangue nas fezes, náuseas e vômitos.

Diarreia é sintoma de câncer

Dor ao urinar ou urina escura

Aumento da vontade de urinar, dor ao urinar ou urina com sangue podem estar relacionadas com câncer de bexiga ou na próstata.

Tosse duradoura

Tosse seca ou ficar com a voz rouca por mais de três semanas pode ser um sinal de alerta, especialmente se estiverem acompanhadas de dor nas costas, falta de ar e cansaço. Ela pode acontecer nos cânceres de pulmão, de laringe ou tireoide.

Tosse que dura varios dias e dificuldade de engolir

Dificuldade para engolir

Ter engasgos frequentes, ainda mais se pioraram ao longo do tempo, pode acontecer por diversos fatores e estão mais relacionados aos tumores de esôfago, estômago e faringe.

Ao sentir qualquer um desses sintomas, é importante procurar um médico para realizar exames, descobrir o que está acontecendo e, caso necessário, iniciar um tratamento adequado.

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! ?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Leia mais… […]

Back To Top