Skip to content

Osteonecrose mandibular: sintomas e tratamento!

Mulher com dor no maxilar por conta de osteonecrose mandibular
Compartilhe

Última atualização em 10 de fevereiro de 2022

Essa é uma lesão óssea que pode acontecer durante o tratamento do mieloma múltiplo – mas é possível tratar e prevenir

A osteonecrose mandibular é um dos possíveis efeitos colaterais do tratamento do câncer, que é essencial para que o paciente possa viver bem. Esse quadro é uma lesão bucal que compromete o osso da mandíbula ou do maxilar. Pode ser dolorosa, mas não é incomum encontrá-la em pacientes assintomáticos.

Os possíveis medicamentos que causam osteonecrose são conhecidos como inibidores da osteólise, os bisfosfonatos, indicados no tratamento oncológico justamente para inibir a reabsorção e controlar as complicações ósseas. São eles: ácido zoledrônico, pamidronato, alendronato, denosumab, dentre outros. 

A osteonecrose mandibular também pode acontecer espontaneamente ou após extração dentária e traumas na região.

Quais tipos de cânceres podem causar essa lesão óssea?

A osteonecrose não é câncer, mas de acordo com o Dr. Breno Gusmão, onco-hematologista na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, qualquer tipo de câncer que seja necessário fazer uso dessas classes de medicações pode causar tal efeito colateral. 

“Na Onco-Hematologia é típico seu uso nos pacientes com mieloma múltiplo, então eles costumam ser os mais afetados. Mas na Oncologia, vários tipos de câncer podem provocar metástases ósseas e utilizamos esses medicamentos para evitar as fraturas patológicas, ou seja, as fraturas relacionadas ao tumor. É importante lembrar que esses medicamentos também são usados para o tratamento da osteoporose”.

Homem com dor na mandíbula por conta da osteonecrose

É curioso saber, no entanto, que as causas da osteonecrose mandibular ainda não são muito claras. “Há vários fatores envolvidos. Esses medicamentos são responsáveis pela remodelação óssea e alteram o metabolismo ósseo. A falta de higiene bucal, lesões mandibulares prévias, infecções na boca e manipulação local são fatores que podem desencadear o processo”, explica o Dr. Breno.

Principais sintomas da osteonecrose mandibular

Como identificar a osteonecrose para falar com o seu médico:

  • Dor prolongada na mandíbula
  • Mobilidade dos dentes
  • Aumento dos ossos
  • Inchaço gengival
  • Vermelhidão na pele e ulceração
Leia também:

Tratamento da osteonecrose mandibular

A osteonecrose mandibular é diagnosticada quando há osso exposto necrosado no maxilar ou na mandíbula, por pelo menos oito semanas. Uma vez que a lesão tenha sido identificada, o tratamento pode passar por diferentes etapas. 

“Existem várias medidas para o tratamento e/ ou controle da lesão. Higiene da boca, uso de antibióticos, laser, câmara hiperbárica são alguns deles. A depender do caso, é possível que uma cirurgia seja indicada”, salienta o especialista.

Pessoa realizando no ortodontista para realizar tratamento para osteonecrose

A avaliação é feita de maneira individual e o onco-hematologista, em conjunto com o odontologista/cirurgião bucomaxilofacial, são os especialistas que indicarão qual a melhor decisão a seguir.

Leia também:

Prevenção é o ponto de partida para evitar a osteonecrose mandibular

Com cuidados bem simples, é possível evitar o surgimento da osteonecrose mandibular. Para começar, antes de iniciar o tratamento com essa classe de medicações, os pacientes devem passar em um dentista para avaliação bucal. 

Avaliação dentária para evitar as causas da osteonecrose

“Se necessário, entraremos com um tratamento prévio, antes de iniciarmos os protocolos contra o câncer. Outro ponto importante é que se o paciente precisar passar por um tratamento odontológico, enquanto trata uma neoplasia, é muito importante consultar o oncologista antes, para que o medicamento seja suspendido temporariamente e só depois dar início ao procedimento bucal”, finaliza o Dr. Breno Gusmão


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Fiz uma tomografia qual acusa osteomielite, minha mandíbula está toda porosa, qual tratamento devo fazer, estou muito preocupada, fiz implante, a primeira vez não deu certo, tentei novamente, é depois de um ano, começei a ter dor e meu rosto inchado , estou tomando antibióticos, que devo fazer, que médico ou dentista devo procurar?
Agradeço de puder me ajudar.

Olá, Roseli, como vai?

É importante entender que a ostomielite e a osteonecrose são quadros diferentes! Enquanto a ostomielite é uma infecção, a osteonecrose é a morte do tecido ósseo devido a uma falta de irrigação sanguínea. Nesta matéria abordamos a osteonecrose causada pelo tratamento oncológico. As especialidades responsáveis por cuidar de quadros como os da senhora é a Ortopedia e a Infectologia.

Abraços!

Muito obrigada pela orientação!

Faço uso do ácido zoledrônico uma vez ao ano, tenho que fazer um canal e coloca um pino no dente, estou com medo de dar Osteonecrose. A chance e grande ? e se caso dê e facil de tratar ?

Olá, Beatriz, como vai?

O ideal é que a senhora converse com o médico que prescreveu o ácido zoledrônico para entender se há algum risco, como ele conhece certinho o seu caso é a pessoa mais indicada para esclarecer as suas dúvidas, pois conhece todas as especificidades do seu caso!

Abraços!

Olá, já faço uso de denosunabe a 7 anos e a 2 anos vivo sofrendo com osteonecrose na mandíbula , já fiz câmera hiperbárica e já vivo fazendo uso injetavel de triaxin antibiotico , me ajudem não sei o que fazer??

Olá, Patrícia, como vai?

A senhora sabe o que causou a sua osteonecrose? Por exemplo, algum medicamento ou quadro de saúde?

Abraços!

Olá. Me chamo Raquel e tive câncer de nasofaringe a 25 anos, fiz quimioterapia e radioterapia o que causou a radionecrose mandibular. Tenho a mandíbula travada e minha boca abre menos de 2 centímetros. O que dificulta totalmente minha alimentação, que atualmente é batida. Gostaria de saber se a osteonecrose em controle é possível fazer a cirugia ortognatica para correção da mandibula e implante dentário. Não sei mais o que fazer. Aguardo resposta. Desde já, grata!

Olá, Raquel, como vai?

A senhora ainda faz acompanhamento com o oncologista que realizou o tratamento? Se sim, nós indicamos que a senhora converse com ele para que ele possa explicar se há alguma contraindicação no seu caso específico. Também seria importante conversar com algum especialista em Odontologia Oncológica para avaliar a osteonecrose e verificar se seria seguro fazer essa cirurgia.
Mas, é fundamental falar com o seu oncologista para que ele 1) te diga se é seguro ou não e 2) possa indicar alguma outra opção para tratar a mandíbula travada, talvez uma fisioterapia ou algo assim!

Abraços!

Oi, faço uso de alendronato há 3 anos. E agora preciso extrair uma raiz que trincou (tinha um pivô). Como devo proceder, pois gostaria de fazer o exame CTX (exame de sangue) que indica o grau de risco de ter uma necrose maxilar. Mas no meu plano de saúde não tem esse tipo de exame, porém preciso de uma prescrição médica, pois os laboratórios não o fazem sem pedido médico, mesmo no particular. Gostaria de uma orientação!
Desde já, agradeço!

Olá, Helena, como vai?

Uma opção seria a senhora retornar ao(à) médico(a) que te prescreveu o alendronato, para que ele(a) faça uma nova avaliação e veja se há a necessidade de realizar esse exame. Outra opção é procurar um ortopedista para realizar essa avaliação.

Abraços!

Back To Top