Skip to content

7 dicas de alimentação para pessoas com mieloma múltiplo

Pessoa com mieloma múltiplo preparando sua refeição
Compartilhe

Última atualização em 28 de março de 2024

Conheça as principais dicas de como os alimentos podem ajudar no tratamento e nos sintomas dessa doença. Saiba quando a suplementação de vitaminas e de hiperproteicos é indicada

A alimentação para pessoas com mieloma múltiplo tem o papel de nutrir, ajudar na imunidade e melhorar os resultados do tratamento. Porém, para que isso aconteça, é muito importante que o paciente mantenha hábitos alimentares saudáveis e dê preferência a comidas e preparos que auxiliem no fortalecimento muscular e ósseo. 

Quem tem mieloma múltiplo não pode comer de tudo e isso acontece porque esses pacientes precisam tomar alguns cuidados, especialmente devido à sua imunidade, que tende a ficar mais fraca por conta do tratamento. Mas, também é preciso ter alguns cuidados devido à doença em si, que torna os ossos mais frágeis, aumentando as chances de lesão.

Fabiana Ribeiro, nutricionista clínica especializada em Oncologia e membro do Projeto Teleconsulta da Abrale, explica que ter uma atenção em relação aos alimentos consumidos é importante porque “manter uma alimentação saudável e equilibrada auxilia nas defesas imunológicas e afeta positivamente o resultado do tratamento, além de deixar o organismo melhor preparado para possíveis efeitos colaterais que o tratamento pode trazer.”

Apesar das precauções necessárias, a lista de comidas liberadas e recomendadas é bastante extensa e pode incluir, até mesmo, doces.

Separamos algumas informações gerais que podem ajudar quem está passando por essa jornada.

7 dicas de alimentação para pessoas com mieloma múltiplo

O que comer quando se tem mieloma?

Fabiana destaca que é fundamental o paciente ter uma alimentação variada, consumindo frutas, verduras, legumes, proteínas e grãos. Isso porque, juntos, esses alimentos proporcionam o fortalecimento da imunidade, dos músculos e dos ossos.

Mulher com alimentação saudável

“As frutas, verduras e legumes são boas fontes de vitaminas e minerais, que auxiliam o sistema imunológico; as proteínas, como carnes magras e ovos, auxiliam no fortalecimento muscular e o leite e seus derivados, o espinafre, grão de bico, gergelim, dentre outros, auxiliam na saúde óssea”, ela descreve.

Porém, além de priorizar esses alimentos, é muito importante que o paciente também se mantenha bem hidratado, tomando de 1,5L a 2L de água por dia.

Leia também:

O que não comer quando se tem mieloma?

    • Alimentos crus

O paciente não deve consumir alimentos mal cozidos, mal passados ou que contenham probióticos. Além disso, também deve-se evitar frituras, temperos picantes e não se deve tomar bebidas alcóolicas.

Homem em dúvida entre comer saudável ou comer hambúrguer

Fabiana esclarece que carnes cruas ou mal passadas podem conter microrganismos que causam infecções. Como os pacientes de mieloma tendem a ficar imunossuprimidos, a capacidade do organismo de combater esses microrganismos pode ficar comprometida, aumentando o risco dessa pessoa desenvolver infecções graves.

“Então, o consumo de carnes cruas pode afetar negativamente o tratamento, possibilitando o surgimento de infecções e bactérias”, a nutricionista reforça.

E essa recomendação vale inclusive e principalmente para a culinária japonesa.

“O grande problema dos restaurantes japoneses para estes pacientes é a contaminação cruzada, ou seja, o preparo de um alimento cru no mesmo ambiente de um outro alimento. Esse fato, por si só, já traz um risco ao paciente e, por isso, não recomendamos o consumo de alimentos de restaurantes japoneses”, ela informa. 

Por outro lado, como mencionamos anteriormente, o consumo de frutas e legumes crus é recomendado. Porém, para que isso ocorra de forma segura, é indispensável que o paciente os higienize da forma correta. 

“Não há, atualmente, nenhuma evidência científica em literatura de que estes alimentos tragam malefícios ao paciente, desde que obedecendo às normas de higienização da Organização Mundial da Saúde. Então, para as frutas, verduras e legumes higienizados de forma correta eu recomendo o consumo”, Fabiana pontua.

Como higienizar frutas e saladas?

  1. Lave as mãos: antes de começar a higienização, lave bem as mãos com água e sabão.
  2. Enxágue em água corrente: lave as frutas sob água corrente para remover sujeira e resíduos superficiais.
  3. Deixe de molho com hipoclorito de sódio: utilize uma solução contendo uma colher de sopa rasa de hipoclorito de sódio para cada litro de água potável. Deixe por 15 minutos.
  4. Enxágue com água filtrada.
  5. Seque bem as frutas e verduras antes de armazená-las. Se possível, armazene em potes herméticos. 
    • Frituras, gorduras e alimentos picantes

“As frituras, preparações empanadas e alimentos gordurosos não são recomendados devido ao alto nível de gorduras saturadas, que são inflamatórias. Já os alimentos picantes não devem ser consumidos devido sua ação irritante gástrica, causando desconfortos estomacais”, a especialista alerta. 

    • Bebidas alcóolicas 

A última contraindicação está relacionada ao consumo de bebidas alcóolicas, que deve ser evitado por dois motivos. O primeiro é porque o álcool tem ação inflamatória no organismo e o segundo é por conta da possibilidade de a bebida interferir na ação dos medicamentos, prejudicando o tratamento.

Quem tem mieloma múltiplo pode comer doce?

Em geral, a resposta é sim, os doces estão liberados! Mas o ideal é que se dê preferência a doces derivados de frutas, como compotas.

“Porém, caso queira comer um chocolate, a melhor opção é comer 30g de um chocolate com, pelo menos, 70% de cacau”, Fabiana aconselha. 

Pessoa segurando barra de chocolate

Alimentos para fortalecer os ossos na alimentação para pessoas com mieloma múltiplo

Os alimentos mais indicados para fortalecer os ossos são os ricos em cálcio. Os laticínios (leite e derivados) são os que fornecem uma maior quantidade de cálcio, porém, alimentos como gergelim, espinafre, brócolis, couve e grão de bico também são ótimas fontes.

Alimentos ricos em ossos e que ajudam a fortalecer os ossos na alimentação para pessoas com mieloma múltiplo

“Vale ressaltar que, para manter bons níveis de cálcio, é essencial mantermos boas dosagens de vitamina D, visto que ela é o principal fator de absorção do cálcio em nosso organismo”, a nutricionista alerta.

Ela também salienta que o álcool, a cafeína e o tabagismo interferem negativamente na absorção do cálcio. Portanto, o ideal é que esses hábitos não façam parte da rotina do paciente.

Em contrapartida, aliar os alimentos que ajudam a fortalecer os ossos à realização de atividades físicas melhora a saúde óssea.

Leia também:

Alimentos que ajudam a enfrentar o cansaço do mieloma

“A melhor maneira de melhorar esta condição é priorizando uma alimentação saudável, pois ela vai fornecer os nutrientes, vitaminas e minerais que irão auxiliar nas defesas imunológicas e consequentemente na melhora da disposição”, Fabiana diz.

Homem com hábitos de vida saudáveis

Como repor o cálcio e o ferro por meio da alimentação para pessoas com mieloma múltiplo

A nutricionista conta que muitos medicamentos utilizados no tratamento do mieloma causam uma diminuição da deposição de cálcio no organismo. Fora isso, a própria doença tende a gerar uma diminuição nos glóbulos vermelhos, causando anemia.  

Para melhorar os níveis de cálcio, a nutricionista reforça que é preciso aumentar o consumo dos alimentos ricos em cálcio e fazer a suplementação da vitamina D.

Alimentos ricos em ferro na alimentação para pessoas com mieloma múltiplo

Para melhorar a quantidade de ferro no organismo, recomenda-se aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, como verduras verde escuras, beterraba, leguminosas, como o feijão, cortes magros de carnes e ovos.

“Porém, é importante lembrar que o ferro sozinho não consegue atuar, é preciso ter boas fontes de vitamina C para ajudá-lo a entrar na célula. Então, sempre que for consumir alimentos fontes de ferro, o paciente deve consumir fontes de vitamina C junto. Por isso, tempere a sua salada com limão, coma um abacaxi de sobremesa, dentre outros”, Fabiana orienta.

Ela ainda alerta que consumir ferro e cálcio juntos é prejudicial, porque um interfere na absorção do outro. Dessa forma, deve-se evitar comer leite e derivados durante as refeições ricas em ferro.

Leia também:

Suplementos para quem tem mieloma múltiplo

“Sempre recomendo os suplementos em pó, sem sabor (para uma melhor variação de preparo) e ricos em proteínas (hiperproteicos). Estes são encontrados em farmácias comuns. É importante lembrar que eles não substituem a refeição, mas são ótimos aliados em períodos de falta de apetite ou inapetência”, Fabiana Ribeiro afirma.

Suplementos vitamínicos na alimentação para pessoas com mieloma múltiplo

Importante! É essencial que o paciente faça acompanhamento com um nutricionista especializado em Oncologia para obter todas as orientações e recomendações específicas para o seu caso.

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! ?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top