Skip to content

Principais dicas de alimentação para quem está fazendo radioterapia

Médica indicando alimentação para quem está fazendo radioterapia
Compartilhe

Última atualização em 1 de agosto de 2023

As orientações variam de caso para caso, por isso deve-se buscar orientação nutricional. Mas, em geral, o ideal é evitar alimentos ácidos, picantes e que causem gases, e manter-se bem hidratado

A alimentação, para quem está fazendo radioterapia, pode ser uma grande aliada para trazer nutrientes, aumentando a resistência do organismo e evitando que os efeitos colaterais piorem. Em geral, não há grandes restrições, mas dependendo do caso, o paciente pode receber recomendações de não consumir certos tipos de alimentos, principalmente em excesso. 

A principal questão que determina quais alimentos entram, ou não, no cardápio para quem faz radioterapia é a região do corpo que está sendo tratada e se há presença de efeitos colaterais, de acordo com o Dr. Robson Ferrigno, radio-oncologista, diretor da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) e coordenador dos Serviços de Radioterapia na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

“Em várias situações, não há qualquer recomendação alimentar, como no caso das pacientes que recebem radioterapia para tratamento de câncer de mama. Mas, se um paciente estiver recebendo radiação para tratamento de um câncer na próstata, deve evitar alimentos que provoquem gases, para evitar que o intestino insufle e entre na área de tratamento”, o Dr. Ferrigno exemplifica. 

Entretanto, é muito importante lembrar que isso se restringe a situações em que a radioterapia é utilizada como tratamento único. Isso acontece porque, dependendo do tipo de câncer e do estadiamento, a radioterapia pode ser usada em associação com a quimioterapia, como acontece frequentemente nas neoplasias malignas hematológicas, dentre os exemplos estão a leucemia, o linfoma e o mieloma múltiplo. Nesses casos, além das recomendações relacionadas à terapia com radiação, o paciente também deve seguir as orientações relacionadas à terapia medicamentosa.

Mas, nesta matéria, iremos focar na alimentação correta para quem faz radioterapia de forma exclusiva.

5 dicas de alimentação para quem está fazendo radioterapia

Quem faz radioterapia pode comer alimentos crus?

A grande questão dos alimentos crus é que há uma maior probabilidade de contrair uma infecção ao consumi-los e, em caso de imunossupressão, isso pode ser perigoso. Entretanto, o Dr. Ferrigno explica que a radioterapia não costuma interferir na imunidade do paciente, então, em geral, não há contraindicação em comer pratos crus.

Alimentos crus para quem faz radioterapia

“Há contraindicação apenas em casos excepcionais ou quando o paciente está recebendo quimioterapia junto”, o radio-oncologista alerta. 

Quem faz radioterapia pode comer ovo?

“Sim. Sem qualquer problema”, o especialista orienta.

Quem faz radioterapia pode beber cerveja?

De acordo com o Dr. Ferrigno, o consumo de bebidas alcoólicas, desde que moderado, está liberado para pacientes que não estejam em tratamento de um câncer gastrointestinal. 

“Em casos específicos, a nutricionista que acompanha esses pacientes pode pedir para evitar bebidas alcóolicas, como por exemplo em casos que o paciente desenvolva reação na boca ou no esôfago. Nessas situações, a bebida alcoólica pode provocar sensação de dor e queimação”, ele esclarece

Bebidas alcóolicas para quem faz radioterapia

Quantos litros de água devo consumir por dia?

Manter-se bem hidratado é fundamental para quem está tratando de um câncer. Por isso, o médico recomenda que os pacientes consumam cerca de 2L de água por dia.

Quais alimentos podem diminuir os efeitos colaterais da radioterapia?

Homem e mulher bebendo água

O doutor afirma que as comidas e os temperos não têm o poder de evitar ou diminuir as reações adversas, mas sim de torná-las mais intensas. Dessa forma, de acordo com a região tratada e com o efeito colateral apresentado, o paciente pode ser instruído a não consumir certos itens.

As principais restrições acontecem no caso de pessoas que recebem radiação em órgãos que fazem parte do sistema gastrointestinal (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus). Aqui, é indicado evitar:

  • Frutas ácidas 
  • Comidas muito condimentadas
  • Pimenta e preparos apimentados e
  • Alimentos e temperos que provoquem gases ou que causem irritação

O motivo dessas restrições é porque esses itens podem piorar o sintoma de dor durante a alimentação.

“Em várias situações, um profissional da Nutrição acompanha o paciente em tratamento com radioterapia para realizar aconselhamento dietético. Então, as orientações vão depender dos efeitos colaterais esperados para cada caso”, o Dr. Robson Ferrigno finaliza. 

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! ?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Oi qual alimentação certa pra quem faz radio e quimioterapia?

Oi foi feito uma cirurgia nas amidalas lado esquerdo n sei dizer o nome do câncer ele está conseguindo comer somente ensopado amassado e com bastante caldo tenho interesse se tiver algumas receitas pois J não sei mais o que fazer ele está emjoado das mesmas comidas obrigada pela atenção

Quando fazemos radioterapia na prosta. o que não devemos comer

Back To Top