Skip to content

Aprenda a lidar com a fraqueza causada pelo câncer

Pessoa cansada jogada no sofá porque o câncer da fraqueza
Compartilhe

Última atualização em 6 de outubro de 2022

Exercícios, alimentação equilibrada e medicamentos são algumas das estratégias para amenizar esse quadro

É muito comum encontrar pacientes falando que o câncer dá fraqueza – também chamada de fadiga ou cansaço. Ela pode acontecer por diversos fatores e identificar corretamente o motivo é importante para saber como tratá-la. Além dos medicamentos, há alguns hábitos que podem ajudar a amenizar o quadro. 

A Drª. Lilian Arruda do Rego Barros, oncologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, conta que alguns estudos mostram que até 75% dos pacientes apresentam fadiga oncológica. Sendo que a intensidade pode variar de grau 1 (casos mais leves que não impactam significativamente as atividades diárias) até grau 3 (casos mais severos que levam a limitações de autocuidado).

“A fadiga é uma percepção subjetiva. É uma sensação de exaustão ou cansaço físico. Alguns pacientes também descrevem como cansaço cognitivo e emocional”, a Drª. Lilian esclarece.

Ela ainda salienta que esse cansaço causado pelo câncer não se associa a esforço físico, não é proporcional à quantidade de atividades diárias e não é aliviado com um tempo de descanso. Essa é uma sensação bem diferente da exaustão que aparece, por exemplo, após um longo dia de trabalho ou um exercício físico intenso.

Por que o câncer dá fraqueza?

De acordo com a médica, essa fadiga relacionada ao câncer pode ser causada pela própria doença, devido às substâncias inflamatórias que ela libera; pode ser um efeito colateral do tratamento (seja ele radioterapia, quimioterapia, imunoterapia ou terapia-alvo) ou ainda provocada por outras doenças presentes, como insuficiência renal, insuficiência cardíaca, infecções associadas e anemia.

Paciente oncológico preocupado sentado em uma maca
Leia também:

Como melhorar a fraqueza de quem tem câncer

A Drª. Lilian explica que o primeiro passo é identificar o que está causando esse sintoma. Isso é feito por meio de uma anamnese atenciosa, exame físico e alguns testes laboratoriais – dentre eles, função tireoidiana e renal. Isso é fundamental para que o tratamento seja direcionado, especialmente para as causas reversíveis.

Pessoa conversando com médica para entender porque o câncer dá fraqueza

Porém, há diversas ações que podem ajudar a melhorar e amenizar o cansaço, incluindo práticas integrativas e alguns hábitos diários. 

O tratamento completo pode incluir:

Remédios para fraqueza

A especialista alerta que “o tratamento deve ser individualizado e, em alguns casos, sugerimos o uso de corticosteroides (como a dexametasona) e medicamentos psicoestimulantes e antidepressivos. Existem alguns dados sobre o uso de ginsen e guaraná nesta indicação.”

Pessoa com fraqueza sentada do lado de alguns medicamentos

Realização de atividade física

Segundo a médica, “a atividade física é a medida com melhor nível de evidência no combate à fadiga.” Além disso, quando esse exercício é realizado em grupo, é ainda mais eficaz na prevenção e tratamento da fadiga e gera uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente. 

Pessoa realizando atividade física

Para um melhor resultado, a Drª. Lilian ainda recomenda uma combinação de treinos de resistência e exercícios aeróbicos de forma moderada. É muito importante que as atividades físicas sejam liberadas pelo oncologista e acompanhadas por um profissional de educação física capacitado.

“O paciente deve praticar exercícios aeróbicos de intensidade moderada por 30 minutos, 3x/semana, ou mais. Por exemplo: caminhada, natação, bicicleta, dança. Os resultados serão melhores se alternarem com a prática de musculação 2x/ semana. O recado ao paciente é simples: mexa-se”, ela aconselha.

Alimentação adequada

Há alguns alimentos para diminuir a fraqueza do tratamento do câncer. São eles: 

  • Espinafre (são uma excelente fonte de vitamina C, folato e ferro)
  • Feijão (rico em ferro e vitamina B)
  • Ovo (rico em vitaminas A, B, D, ferro e zinco)
  • Sementes como linhaça e chia (ricas em ômega-3)
  • Frutas, leguminosas, vegetais.
Alimentação saudável

Porém, é fundamental lembrar que esses alimentos não são milagrosos. A oncologista ressalta que é preciso ter uma boa alimentação em geral para fortalecer o organismo e aumentar a disposição.

Ela ainda indica que o paciente deve ser acompanhado por um profissional da Nutrição. Assim, é possível desenvolver uma alimentação que contenha os nutrientes necessários.

Sono saudável

Apesar da fadiga relacionada ao câncer não ser aliviada somente com um descanso, a Drª. Lilian Arruda do Rego Barros afirma que há uma clara correlação negativa entre qualidade do sono e fraqueza durante o tratamento quimioterápico.

Como ter um sono saudável

“Distúrbios do sono são frequentemente relatados pelos pacientes oncológicos. Um olhar cuidadoso para essa alteração deve ser instituído e medidas para manejo do estresse e terapias cognitivas demonstraram melhoria na qualidade do sono e redução de insônia”, ela finaliza.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Meu nome é Marcos tenho LMC há 17anos e sempre comentei com a Hematologista que eu sinto uma fadiga anormal e principalmente mental além de várias lesões nos tecidos ( tenho tendões com fibras explicitamente rompidas … uma degeneração músculo/tendões) e ao fazer qq atividade física a musculatura inflama ou estira algum tendão isso vem se agravando e me incapacitado mais e mais…

Segundo a médica que NUNCA passou por nenhuma quimioterapia na vida, é sempre uns idiotas que NUNCA passaram pelo calvário dando dicas que eles mesmos NUNCA passaram na vida, a chamada teoria de merd*! que não se aplica sem prática.

Boa tarde,

Minha irmã vem tratando câncer de mama de 2022, em 01/2024 descobriu metástase do câncer no osso, fígado e pulmão. Ela tem se alimentado mal, pois está com o paladar e olfato muito apurado, além de sentir náuseas que geralmente termina em vômito. Ela sempre reclama da fadiga, creio que tenha a ver com a alimentação, pois esta alimentando-se basicamente de sucos e frutas. Levanta-se apenas pra ir ao banheiro, abre pouco os olhos. O que podemos fazer pra ajudar? O oncologista que acompanha ela não é uma pessoa muito receptiva, ele deixa bem claro que a competência dele é com os quimioterápicos nas demais situações procurar ajuda no pronto socorro. Na emergência, eles têm aplicado apenas soro fisiológico com vitaminas do complexo B e vitamina C.

Back To Top