Skip to content

Espiritualidade, uma importante aliada do paciente

espiritualidade, cancer e espiritualidade, o que é espiritualidade, beneficência significado, doença espiritual, dimensão espiritual, causa espiritual do cancer, bem estar espiritual, significado da palavra espiritualidade, transcender significado, propicia significado, espiritualidade o que é, espiritualidade conceito, conceito de espiritualidade, transcender espiritualmente, religião x espiritualidade, espiritualidades, cancer e espiritismo, religiosidade x espiritualidade, espiritual, dimensão espiritual, o que é vida espiritual, religiao, ateu, espirituais, a espiritualidade, o que espiritualidade, significado da palavra espiritualidade, o que é espiritualidade para você, tipos de espiritualidade, saúde espiritual, ser espiritual, o que é religiao, esperitualidade, como desenvolver a espiritualidade, musica e espiritualidade, saude e espiritualidade, o poder da espiritualidade, espiritual, corpo espiritual, tipos de espiritualidade, cancer na visão espirita, como cuidar da espiritualidade, cancer espiritismo
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Cada vez mais a espiritualidade e a ciência estão se aproximando. Juntas, elas podem tornar o processo do tratamento oncológico menos desconfortável


Antes de mais nada, é muito importante saber que espiritualidade e religião não estão, necessariamente, ligadas. Espiritualidade tem a ver com o propósito e sentido que a pessoa encontra para a sua vida. Algumas encontram essa conexão com a religião, ou com o divino. Enquanto outras, podem achar com eles mesmas, na convivência com pessoas queridas, arte, natureza etc. Isso vai variar de acordo com a crença e os valores de cada um.

De acordo com o Dr. Tiago Pugliese Branco, médico geriatra da equipe de cuidados paliativos do Icesp, “existe a pessoa espiritualizada que não necessariamente é religiosa, entretanto a religiosidade está dentro do escopo da espiritualidade”.

O Dr. Branco conta que, na sua experiência, o brasileiro acaba por recorrer muito à religião quando se trata de espiritualidade. Mesmo que antes do diagnóstico da doença o paciente não tinha contato frequente com a prática religiosa ou estava afastado dela, é comum que ele se conecte a ela nesse momento. Ou, pelo menos, fique mais próximo de um ser superior, mesmo sem se inserir em uma tradição religiosa específica.

“Às vezes, a espiritualidade está pautada nessas questões de vínculos familiares, prática de alguma atividade e contato com a natureza. Mas, essencialmente, a questão religiosa aparece forte na sociedade brasileira, na maioria das vezes, as pessoas recorrem à religião”, diz o geriatra.

A espiritualidade pode influenciar na saúde

espiritualidade, cancer e espiritualidade, o que é espiritualidade, beneficência significado, doença espiritual, dimensão espiritual, causa espiritual do cancer, bem estar espiritual, significado da palavra espiritualidade, transcender significado, propicia significado, espiritualidade o que é, espiritualidade conceito, conceito de espiritualidade, transcender espiritualmente, religião x espiritualidade, espiritualidades, cancer e espiritismo, religiosidade x espiritualidade, espiritual, dimensão espiritual, o que é vida espiritual, religiao, ateu, espirituais, a espiritualidade, o que espiritualidade, significado da palavra espiritualidade, o que é espiritualidade para você, tipos de espiritualidade, saúde espiritual, ser espiritual, o que é religiao, esperitualidade, como desenvolver a espiritualidade, musica e espiritualidade, saude e espiritualidade, o poder da espiritualidade, espiritual, corpo espiritual, tipos de espiritualidade, cancer na visão espirita, como cuidar da espiritualidade, cancer espiritismo Essa prática, primeiramente, tem impacto nos costumes da pessoa. Por exemplo, a religião prega hábitos de vida saudáveis, não ter vícios e exercícios de caridade. Isso tudo promove a saúde emocional do indivíduo, auxiliando, consequentemente, na parte física.

“Existem estudos observacionais – que não estabelecem uma relação de causa e consequência, só constatam fatos – que mostram que quem frequenta lugares religiosos com uma certa periodicidade tem um tempo de sobrevida mais longo em comparação com aqueles que não frequentam”, conta o Dr. Branco.

Espiritualidade e o câncer

espiritualidade, cancer e espiritualidade, o que é espiritualidade, beneficência significado, doença espiritual, dimensão espiritual, causa espiritual do cancer, bem estar espiritual, significado da palavra espiritualidade, transcender significado, propicia significado, espiritualidade o que é, espiritualidade conceito, conceito de espiritualidade, transcender espiritualmente, religião x espiritualidade, espiritualidades, cancer e espiritismo, religiosidade x espiritualidade, espiritual, dimensão espiritual, o que é vida espiritual, religiao, ateu, espirituais, a espiritualidade, o que espiritualidade, significado da palavra espiritualidade, o que é espiritualidade para você, tipos de espiritualidade, saúde espiritual, ser espiritual, o que é religiao, esperitualidade, como desenvolver a espiritualidade, musica e espiritualidade, saude e espiritualidade, o poder da espiritualidade, espiritual, corpo espiritual, tipos de espiritualidade, cancer na visão espirita, como cuidar da espiritualidade, cancer espiritismoTanto a religiosidade quanto a espiritualidade podem servir como ponto de apoio e enfrentamento durante a doença. Essas práticas ajudariam a pessoa a entender o câncer como uma etapa da vida e trariam conforto. Inclusive, a questão da finitude pode ser redefinida pelas religiões, por meio da crença da vida após a morte.

A espiritualidade de um paciente pode ajudar também na sua aproximação com o médico.  Assim, de acordo com estudos, o paciente fica mais propenso a aceitar os tratamentos propostos pela equipe médica.

“Quando os médicos questionam sobre espiritualidade, os pacientes se surpreendem. Isso aprofunda muito o vínculo e a relação médico-paciente. Costumamos dizer que, por si só, isso já costuma ter um impacto positivo, já tem um caráter terapêutico”, o Dr. ressalta.

Isso não quer dizer que todas as pessoas devem estar ligadas à questão da espiritualidade. Entretanto, se ela tiver, isso pode ser resgatado de acordo com os valores e histórico daquela pessoa para integrar no tratamento.

“É importante termos contato com essas crenças e saber abordar isso no sentido de validar e mostrar que é importante sim. Tanto para enfrentar quanto para lidar com as situações que vão acontecer ao longo da doença. Além, também, de mostrar que achamos isso importante”, explica o médico.

Por outro lado, para algumas pessoas religiosas o diagnóstico do câncer é um momento de questionamento. Elas passam a perguntar o porquê da doença estar acontecendo com elas. Por isso, é importante ter um profissional específico que saiba lidar com esse tipo de situação ou até mesmo um sacerdote daquela tradição. Assim, essa pessoa pode acolher e tentar trazer respostas espirituais para o paciente, evitando que ele tenha um sofrimento emocional adicional.

“Essa conversa não é algo ensinado nos currículos de Saúde. Então tentamos promovê-la, ensinando aos profissionais a perguntarem para o paciente se ele tem religião e se isso tem importância para ele. Ou ainda, o que é importante para ele naquele momento”, finaliza o Dr. Tiago Pugliese Branco.

 

Yoga, um grande aliado contra o câncer

Vida nova após o câncer


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] ganha amplo apoio de médicos e dos estudos da medicina como um todo. Ela já se provou benéfica para pacientes com câncer, por exemplo, e até agora, em tempos de pandemia, a espiritualidade foi forte aliada dos […]

[…] amplo apoio de médicos e dos estudos da medicina como um todo. Ela já se provou benéfica para pacientes com câncer, por exemplo, e até agora, em tempos de pandemia, a espiritualidade foi forte aliada dos […]

[…] Espiritualidade, uma importante aliada do paciente […]

Back To Top