Skip to content

Excesso de higiene pode causar leucemia infantil?

leucemia, leucemia infantil, sintomas leucemia bebe 1 ano, criancas com leucemia, sintomas de leucemia em criancas, manchas leucemia infantil, crianca palida, leucemia crianças, leucemia infantil, sintomas de leucemia em crianças, criança palida, sintomas leucemia infantil, plaquetas, baixas em crianças, leucemia em crianca, leucemia em bebe, leucemia infantil sintomas, manchas leucemia infantil, sintoma de leucemia infantil, sintomas da leucemia em crianças, sintomas de leucemia em bebe, plaquetas infantil, como detectar leucemia, como saber se estou com leucemia, leucemia na infancia, tontura em criança, plaquetas baixas em bebês, plaquetas altas pode ser leucemia, sintomas de leucemia manchas, palidez e olheiras, infecção no sangue pode ser leucemia, plaquetas baixas em bebe, manchas leucemia fotos, sangue espesso, como, saber se o baço esta inchado, aumento do baço, crianca com tontura, criança cansada, problemas no baço, criança com olheira, olheiras vermelhas causas, o que causa fraqueza, quais os sintomas de fraqueza, gengiva escura causas, olheiras em criancas, o que causa fraqueza no corpo, tontura dor de cabeça e fraqueza, fraqueza e dor de cabeça, fraqueza no corpo e tontura, dor de cabeça e enjoo figado, causas de inchaço no rosto, fotos de gengiva inchada de bebe, imagens de crianças com cancer, tontura constante e fraqueza, meu filho esta com dor na barriga o que pode ser, manchas escuras nas pernas circulação, dor cansada nos braços, cansaço e fraqueza, anemia sintomas sinais, manchas roxas nas pernas do bebe, sangramento no nariz criancas, manchas brancas no rosto de criancas, falta de ar em bebe recem-nascido
Compartilhe

Última atualização em 19 de novembro de 2021

Um dos motivos para o desenvolvimento de um tipo de leucemia infantil seria a falta de contato com vírus na primeira infância


Apesar da leucemia infantil ser rara, a leucemia linfoblástica aguda (LLA) representa 75% dos casos. Identificar qual a causa da leucemia infantil tem sido um desafio para a ciência, porém um estudo afirma ter achado uma explicação. Estimular o sistema imunológico pode ser a resposta para evitar a doença.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa do Câncer, em Londres, uma das possíveis causas para o aparecimento da leucemia linfoblástica aguda (LLA) infantil seria o excesso de limpeza. 

A falta de contato com vírus, germes e bactérias durante o primeiro ano de vida da criança faz com que o sistema imunológico não se desenvolva totalmente. Por isso, quando ela, futuramente, entrar em contato com um vírus, a defesa do corpo ficará sobrecarregada, causando o câncer.

A LLA acontece quando os glóbulos brancos, especificamente os linfócitos, em desenvolvimento sofrem alterações e passam a se multiplicar desordenadamente. Por ser uma leucemia aguda, ela interfere na produção de todas as células sanguíneas e tem evolução acelerada. Justamente pela sua velocidade, é muito importante que o diagnóstico seja precoce e o tratamento seja iniciado rapidamente.  

Recebendo terapia de forma adequada,  90% das crianças com LLA conseguem ser curadas.

Qual a causa da leucemia infantil?

O Dr. Amilcar Cardoso, onco-hematologista do Centro Infantil Boldrini, explica que para a leucemia ser desenvolvida são necessários dois eventos. O primeiro é a predisposição genética e o  segundo, e mais complicado de ser determinado, são os fatores ambientais. Por exemplo, contato com substâncias químicas, radiação e presença de algumas infecções.

Ele ressalta, entretanto, que ainda não é possível relacionar a limpeza excessiva com a LLA, pois não há estudos suficientes.

Lembramos ainda que se a leucemia surgiu, é porque o sistema imunológico permitiu sua presença no organismo não conseguindo evitá-la. Afirmar que contato com germes pode evitar leucemias como fator isolado necessita de maiores estudos para confirmação”, diz o Dr. Cardoso.

Leucemia ligada à higiene

leucemia, leucemia infantil, sintomas leucemia bebe 1 ano, criancas com leucemia, sintomas de leucemia em criancas, manchas leucemia infantil, crianca palida, leucemia crianças, leucemia infantil, sintomas de leucemia em crianças, criança palida, sintomas leucemia infantil, plaquetas, baixas em crianças, leucemia em crianca, leucemia em bebe, leucemia infantil sintomas, manchas leucemia infantil, sintoma de leucemia infantil, sintomas da leucemia em crianças, sintomas de leucemia em bebe, plaquetas infantil, como detectar leucemia, como saber se estou com leucemia, leucemia na infancia, tontura em criança, plaquetas baixas em bebês, plaquetas altas pode ser leucemia, sintomas de leucemia manchas, palidez e olheiras, infecção no sangue pode ser leucemia, plaquetas baixas em bebe, manchas leucemia fotos, sangue espesso, como, saber se o baço esta inchado, aumento do baço, crianca com tontura, criança cansada, problemas no baço, criança com olheira, olheiras vermelhas causas, o que causa fraqueza, quais os sintomas de fraqueza, gengiva escura causas, olheiras em criancas, o que causa fraqueza no corpo, tontura dor de cabeça e fraqueza, fraqueza e dor de cabeça, fraqueza no corpo e tontura, dor de cabeça e enjoo figado, causas de inchaço no rosto, fotos de gengiva inchada de bebe, imagens de crianças com cancer, tontura constante e fraqueza, meu filho esta com dor na barriga o que pode ser, manchas escuras nas pernas circulação, dor cansada nos braços, cansaço e fraqueza, anemia sintomas sinais, manchas roxas nas pernas do bebe, sangramento no nariz criancas, manchas brancas no rosto de criancas, falta de ar em bebe recem-nascidoAlém da necessidade de mais estudos para comprovar essa possibilidade, o Dr. Cardoso considera que é praticamente impossível uma criança não ter contato com germes na primeira infância. Isso porque, logo após o nascimento, já há um contato com os germes do ambiente. Aliás, logo no primeiro mês de vida é dado início à vacinação fazendo com que o recém-nascido tenha esse contato.

“O sistema imunológico será inevitavelmente estimulado por vírus durante toda a vida. A maioria dos estímulos acontecerá por vírus que não constituem grandes problemas de saúde pública. Aqueles mais graves, nós estimulamos precocemente com vacinas, evitando graves infecções e suas consequências”, explica o especialista.

Como estimular o sistema imunológico

leucemia, leucemia infantil, sintomas leucemia bebe 1 ano, criancas com leucemia, sintomas de leucemia em criancas, manchas leucemia infantil, crianca palida, leucemia crianças, leucemia infantil, sintomas de leucemia em crianças, criança palida, sintomas leucemia infantil, plaquetas, baixas em crianças, leucemia em crianca, leucemia em bebe, leucemia infantil sintomas, manchas leucemia infantil, sintoma de leucemia infantil, sintomas da leucemia em crianças, sintomas de leucemia em bebe, plaquetas infantil, como detectar leucemia, como saber se estou com leucemia, leucemia na infancia, tontura em criança, plaquetas baixas em bebês, plaquetas altas pode ser leucemia, sintomas de leucemia manchas, palidez e olheiras, infecção no sangue pode ser leucemia, plaquetas baixas em bebe, manchas leucemia fotos, sangue espesso, como, saber se o baço esta inchado, aumento do baço, crianca com tontura, criança cansada, problemas no baço, criança com olheira, olheiras vermelhas causas, o que causa fraqueza, quais os sintomas de fraqueza, gengiva escura causas, olheiras em criancas, o que causa fraqueza no corpo, tontura dor de cabeça e fraqueza, fraqueza e dor de cabeça, fraqueza no corpo e tontura, dor de cabeça e enjoo figado, causas de inchaço no rosto, fotos de gengiva inchada de bebe, imagens de crianças com cancer, tontura constante e fraqueza, meu filho esta com dor na barriga o que pode ser, manchas escuras nas pernas circulação, dor cansada nos braços, cansaço e fraqueza, anemia sintomas sinais, manchas roxas nas pernas do bebe, sangramento no nariz criancas, manchas brancas no rosto de criancas, falta de ar em bebe recem-nascidoNem a falta de higiene nem o excesso de higiene são recomendados, é preciso achar o equilíbrio entre eles. 

Não se atentar à higiene pessoal torna o corpo mais suscetível a doenças. Entretanto, o uso excessivo de sabonetes antimicrobianos pode estimular os germes mais resistentes, ou seja, mais fortes, também possibilitando doenças.

Conforme o Dr. Cardoso disse, as vacinas são essenciais para estimular o sistema imunológico preparando-o para enfrentar os vírus. Além disso, ter uma alimentação equilibrada também é fundamental para o desenvolvimento do sistema de defesa.

“Sendo assim, não podemos considerar como prevenção da leucemia a simples criação de vacinas contra os vírus mais comuns. Existem 320 mil detectados nos mamíferos, seria inviável vacinação contra todos. Atualmente os maiores avanços no tratamento da leucemia está ocorrendo por meio de procedimentos utilizando-se alterações no sistema imunológico”, o Dr. conta.

Sintomas da leucemia infantil

leucemia, leucemia infantil, sintomas leucemia bebe 1 ano, criancas com leucemia, sintomas de leucemia em criancas, manchas leucemia infantil, crianca palida, leucemia crianças, leucemia infantil, sintomas de leucemia em crianças, criança palida, sintomas leucemia infantil, plaquetas, baixas em crianças, leucemia em crianca, leucemia em bebe, leucemia infantil sintomas, manchas leucemia infantil, sintoma de leucemia infantil, sintomas da leucemia em crianças, sintomas de leucemia em bebe, plaquetas infantil, como detectar leucemia, como saber se estou com leucemia, leucemia na infancia, tontura em criança, plaquetas baixas em bebês, plaquetas altas pode ser leucemia, sintomas de leucemia manchas, palidez e olheiras, infecção no sangue pode ser leucemia, plaquetas baixas em bebe, manchas leucemia fotos, sangue espesso, como, saber se o baço esta inchado, aumento do baço, crianca com tontura, criança cansada, problemas no baço, criança com olheira, olheiras vermelhas causas, o que causa fraqueza, quais os sintomas de fraqueza, gengiva escura causas, olheiras em criancas, o que causa fraqueza no corpo, tontura dor de cabeça e fraqueza, fraqueza e dor de cabeça, fraqueza no corpo e tontura, dor de cabeça e enjoo figado, causas de inchaço no rosto, fotos de gengiva inchada de bebe, imagens de crianças com cancer, tontura constante e fraqueza, meu filho esta com dor na barriga o que pode ser, manchas escuras nas pernas circulação, dor cansada nos braços, cansaço e fraqueza, anemia sintomas sinais, manchas roxas nas pernas do bebe, sangramento no nariz criancas, manchas brancas no rosto de criancas, falta de ar em bebe recem-nascidoOs sintomas mais comuns nas leucemias agudas são febre, dor óssea e palidez. 

Outros sintomas que também podem aparecer são:

  • Palidez, cansaço e sonolência;
  • Hematomas, pequenos pontos roxos na pele (chamados de petéquias) e sangramentos prolongados;
  • Infecções constantes;
  • Linfonodos e baço aumentados, já que os linfoblastos (células doentes) se acumulam no sistema linfático;
  • Dores de cabeça e vômito;
  • Dores ósseas e nas juntas.

Caso identifique algum desses sintomas, procure um médico.

 

Amamentação diminui chance de leucemia infantil

Síndrome de Down e leucemia de mãos dadas


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Porque o sistema imunológico da atual geração não consegue vencer as gripes e outros vírus sem vacinas?
Vamos viver agora totalmente dependentes das vacinas ?
Será que a natureza não é capaz de cuidar da sua própria criação?
Será que não estamos urbanos demais ?

Back To Top