Skip to content

Mucosite: as temidas feridas na boca

mucosite , mucosite tratamento, mucosite o que é, mucosite oral, mucosite quimioterapia, mucosite sintomas, mucosite tratamento natural, gelo na boca, gargarejos, inflamação na boca
Compartilhe

Última atualização em 15 de agosto de 2023

Ela está diretamente ligada à quimio e radio e pode até ser uma ameaça ao bom andamento do tratamento do câncer


O tratamento do câncer, embora fundamental, definitivamente não é fácil. E quando surge a mucosite então, parece que fica ainda pior…Ela pode aparecer nas mucosas gastrointestinais, durante a terapia. Seus sintomas, quando graves, fazem com que seja necessário interromper os medicamentos. É importante que o paciente previna e trate esse quadro.

Mucosite são inflamações que podem acontecer na boca, faringe, laringe, esôfago e outras áreas relacionadas. É comum que ela apareça em pacientes em tratamento oncológico, pois as células dessas mucosas são semelhantes às cancerígenas. Como ambos os tipos de células se dividem em alta velocidade, o tratamento oncológico não consegue diferenciar as saudáveis das doentes e afeta as duas.

O Coordenador do Comitê de Odontologia da Abrale, Wolnei Pereira, afirma que a mucosite pode ser causada tanto pela quimio quanto pela radioterapia.

“Ela ocorre em aproximadamente 20% a 40% dos pacientes que recebem quimioterapia convencional. Também surgem em 80% dos pacientes que são submetidos à quimioterapia de alta dose para preparo do transplante de células-tronco hematopoiéticas. Além de aparecer em quase todos os pacientes que fazem radioterapia de cabeça e pescoço”, conta Wolnei.

A mucosite é “dose dependente”. Isso quer dizer que está diretamente relacionada com a administração do tratamento. Então, enquanto a quimioterapia estiver agindo, a mucosite poderá se desenvolver. Do mesmo modo que quanto mais alta for a dose da terapia, mais a mucosite reagirá.

Mas é possível que mesmo após o tratamento, ela ocorra. “Pacientes submetidos à radioterapia na região de cabeça e pescoço, podem apresentar mucosite mesmo com o tratamento finalizado”, conta Wolnei.

Ele ainda explica que o principal sintoma é inflamação generalizada da mucosa, então a região fica inchada e vermelha. É possível que essa inflamação leve ao desenvolvimento de feridas causando dor para engolir.

 Por que a mucosite é uma ameaça?mucosite , mucosite tratamento, mucosite o que é, mucosite oral, mucosite quimioterapia, mucosite sintomas, mucosite tratamento natural, gelo na boca, gargarejos, inflamação na boca

É preciso ficar atento, pois ela pode causar um comprometimento na evolução do tratamento.

Isso acontece porque há um aumento na chance do paciente apresentar um quadro de febre mais grave e/ou infecções. Como consequência, seria preciso interromper ou diminuir a administração dos medicamentos, atrapalhando o processo.

Wolnei alerta que os pacientes com cânceres hematológicos, que tem indicação para realizar o transplante de medula óssea (TMO) devem ter uma atenção e cuidado maior com a mucosite. O motivo disso é que antes de realizar o TMO, a pessoa precisa passar por um protocolo de quimioterapia mais intensa e, por isso, há uma maior chance de desenvolver as feridas na boca, podendo gerar os quadros citados acima.

Além disso, como dito anteriormente, a mucosite pode interferir na alimentação do paciente. Nessa situação, Wolnei recomenda “dar preferência a alimentos mais pastosos e pouco condimentados, pois as úlceras são bastante doloridas”. Dessa forma evita-se que o paciente tenha um déficit nutricional.

Como tratar a mucosite?

Atualmente, os tratamentos para a mucosite incluem: atenção sobre a higienização dental, laser de baixa intensidade nas áreas afetadas, analgésicos e bochechos com solução anti-inflamatória.

Quem pode prescrever esses tratamentos são os profissionais da Odontologia, de preferência inseridos em uma equipe multidisciplinar.

Wolnei relembra que “como a mucosite é dose dependente, ela desaparece assim que a medicação for eliminada do organismo”.

Como prevenir a mucosite?mucosite , mucosite tratamento, mucosite o que é, mucosite oral, mucosite quimioterapia, mucosite sintomas, mucosite tratamento natural, gelo na boca, gargarejos, inflamação na boca

Existem dois métodos para prevenir ou diminuir o grau de intensidade:

1º – Laserterapia de baixa intensidade

É preciso que a mucosite já esteja se desenvolvendo para que essas células possam reagir ao laser e ter o efeito esperado. Sendo assim, o laser deve ser aplicado após o início do tratamento, independente se for quimioterapia ou radioterapia.

2º – Crioterapia

Para realizar essa opção, é preciso que aplicação da quimioterapia dure pouco tempo.

O gelo é utilizado para deixar os vasos sanguíneos mais finos, fazendo com que a área pela qual o medicamento pode circular seja menor. Dessa forma diminui a quantidade da droga na boca e evita que a mucosite se desenvolva.

Wolnei recomenda que o paciente se consulte com um cirurgião dentista antes de iniciar o tratamento oncológico para remover possíveis focos de infecção, dentes cariados, raspagem de tártaro e controle da placa bacteriana.

 

Boca em ordem, evite doenças bucais

É hora de tomar sorvete


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Quem tem mucosite pode usar chá de alho pra buchexamento é verdade que é bom ?

[…] Geralmente, a mucosite é decorrente de tratamentos para o câncer, como a quimioterapia. Conforme a Revista Abrale: […]

[…] ou radioterapia em região de orofaringe e cavidade oral frequentemente irá evoluir com mucosite de cavidade oral, ou seja, inflamação dos tecidos que revestem a […]

Qual seria o protocolo para iniciar com o laser de baixa frequência na mucosite?

Feridinhas? Sério, Abrale, que você colocaram esse nome no artigo?! Mucosite não são ‘feridinhas’, a mucosite é um dos piores efeitos da quimioterapia. Não vou especificar porque tem pessoas que não vão conseguir ler se eu contar como realmente é. Mas ‘feridinhas’ é minimizar MUITO o que é a mucosite.

Olá, meu pai fez tratamento de radio e quimio para cancer de cabeça e pescoço, mas a mucosite deixou uma sequela muito grande fez tratamento com laser mas ainda hj 5 anos após ai piorou hj são poucos alimentos q consegue comer, toda a alimentação é liquida e mesmo assim a mucosite estendeu para a garganta que quando o alimento vai descer vem um encomodo uma tosse e volta, está sendo muito dificil pra ele.

Gostaria de saber a referência da parte sobre as células da mucosa serem semelhantes com a do câncer, devido a velocidade de divisão.

Olá, caso alguém posso me ajudar…minha mãe está com mucosite bem aguda, fazendo tratamento com quimio e rádio, esta última suspensa após a 13 sessão devido a fortes dores e feridas na boca…caso alguém tenha tido sucesso para amenizar e tratar a ardência da mucosite fico grato pela ajuda

Back To Top