6 dicas para quem tem câncer aproveitar as festas juninas
Última atualização em 20 de julho de 2023
Se você está planejando ir a uma festa junina, confira alguns pontos para garantir que a celebração seja segura e saudável
Pula a fogueira, iaiá! Pula fogueira, iôiô! As quermesses e arraiás são os queridinhos dessa época do ano e esses eventos são sinônimo de muita comida – e muita comida boa! Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem tem câncer aproveitar a festa junina sem exageros ou riscos.
-
Evite alimentos mal passados
Juliana Nabarrete, nutricionista especialista em Oncologia e membro do Comitê de Nutrição da Abrale, explica que alimentos crus ou mal passados têm um alto potencial de contaminação. Por isso, eles não devem ser consumidos, especialmente fora de casa.
Então, os espetinhos de carne, por exemplo, que são muito fortes na região Sul do Brasil, devem estar ao ponto ou bem passados.
TEXTO
-
Opte por comidas pouco gordurosas
Juliana esclarece que pratos muito gordurosos podem aumentar sintomas como diarreia, enjoo e vômito. Por isso, o ideal é evitá-los ou consumi-los em pouca quantidade.
-
Limite o consumo de produtos embutidos
De acordo com a nutricionista, o ideal é que alimentos como salsicha, bacon e calabresa não façam parte do cardápio dos pacientes no dia-a-dia. Mas, como a festa junina é um momento específico, eles podem ser consumidos sem exageros.
“Se consumido de forma esporádica e no conceito da receita tipica, respeitando a cultura alimentar da região, pode consumir”, Juliana comenta.
-
Tome vinho quente ou quentão só se o médico liberar
O paciente oncológico poder, ou não, tomar bebidas alcoólicas é uma decisão que precisa ser tomada de forma individualizada e avaliada pelo médico e pela equipe multidisciplinar.
“Pacientes com mucosite, boca seca ou qualquer sensibilidade na região da boca e garganta devem ter atenção ao consumo de álcool ou bebidas quentes, pois este podem aumentar a irritação”, a especialista alerta.
-
Fique atento à higiene do local
Esse é um dos cuidados mais importantes! Antes de consumir qualquer coisa, dê uma olhada na higienização do local e no aspecto dos alimentos. Caso algo pareça não estar bem limpo ou algum alimento esteja com um aspecto duvidoso, a escolha mais prudente é buscar uma outra quermesse.
“Alimentos prontos fora de temperatura, carnes mal cozidas ou alimentos expostos sem proteção podem ser fonte de contaminações alimentares, por isso não devem ser consumidos”, a nutricionista orienta.
-
Se divirta!
“O paciente que está enfrentando o câncer deve dar atenção à socialização. Portanto, as festas juninas são sim uma excelente opção para se distrair, encontrar com pessoas queridas e confraternizar. Esse processo traz benefícios para a saúde física e emocional”, Juliana afirma.
Vai uma receita de pamonha?
A pamonha é um ótimo alimento, já que além de delicioso também é rico em nutrientes e, por passar pelo processo de cozimento, tende a não ter riscos. Então, Juliana indica uma receita de pamonha que pacientes com câncer podem fazer!
- 6 espigas de milho
- ½ xícara de chá de açúcar demerara
- ½ xícara de chá de leite de coco
- 1 pitada de sal de sua preferência
- 2 litros de água filtrada
- Descasque os milhos e reserve as palhas inteiras
- Rale as espigas no ralador grosso até formar uma massa e reserve
- Em uma tigela grande, coloque a massa de milho, o açúcar, o leite de coco, o sal e misture com uma colher
- Pegue as palhas reservadas, dobre-as ao meio e costure cada uma apenas de um lado, de modo que forme um saco pequeno
- Preencha com o creme de milho e feche a ponta amarrando com um barbante
- Em uma panela grande, ferva os 2 litros de água
- Coloque as trouxinhas de milho na água fervente e cozinhe por aproximadamente 90 minutos
- Retire as pamonhas da água com o auxílio de uma escumadeira e deixe escorrer
- Sirva quente ou frio
Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! ?