Coceira pelo corpo: quando é linfoma?
Última atualização em 18 de abril de 2024
Esse pode ser um dos primeiros sintomas a se manifestarem e raramente as pessoas suspeitam de um câncer
Ainda não se sabe porque a coceira causada pelo linfoma acontece, mas esse é um dos sintomas mais frequentes desse tipo de neoplasia. Porém, sentir uma coceira pelo corpo é algo que várias pessoas já enfrentaram e que pode ocorrer por diversos motivos, a maioria deles benignos. Então, saber perceber quando esse sinal aparece por conta de uma doença maligna ou benigna faz diferença na hora de receber um diagnóstico precoce.
O que a coceira no corpo pode ser?
Há diversas situações que podem causar uma coceira pelo corpo, as principais são:
- Reações alérgicas (a alimentos, medicamentos, excesso de sol, picada de inseto, poeira e produtos de limpeza e higiene)
- Pele ressecada
- Dermatites (doença inflamatória da pele)
- Infecções na pele (como micose)
- Doenças sistêmicas (por exemplo, infecções virais, linfoma e neuropatia)
- Lúpus e
- Doenças psicológicas
Para saber como aliviar a coceira no corpo é preciso entender exatamente o que está causando o sintoma. Mas, na maioria dos casos, o tratamento inclui o uso de antialérgicos, que não devem ser tomados sem prescrição médica, e uma outra terapia para tratar a doença de base, como o linfoma.
Quando se preocupar com os linfócitos e leucócitos altos ou baixos
Essas alterações estão relacionadas com a defesa do corpo e podem ser causadas por diversos fatores, como infecções ou até…
Coceira do linfoma
A coceira causada pelo linfoma pode ser um sintoma tanto do linfoma de Hodgkin (LH), quanto de não-Hodgkin (LNH), mas ela é mais frequente quando esse câncer atinge a pele, como é o caso da micose fungoide. De 15 a 30% dos pacientes apresentam essa manifestação e, muitas vezes, ela é a primeira a aparecer, de acordo com o Dr. Vinícius Miranda Borges, oncologista do Hospital Estadual Dr. Albano da Franca Rocha Sobrinho, gerido pelo CEJAM.
O Dr. Borges explica que ainda não se sabe exatamente o porquê isso acontece, mas a principal suspeita é que seja devido à liberação de histamina, um mediador inflamatório que causa a coceira. Porém, outras explicações também estão sendo investigadas.
Como é a coceira do linfoma?
Segundo o especialista, a coceira, nesses casos, é uma síndrome paraneoplásica, ou seja, acontece longe do local onde o câncer em si está, e pode ser um dos primeiros sintomas a se desenvolverem.
Geralmente, essa coceira é acompanhada de
- Pele seca e escamosa nas extremidades dos membros
- Pequenas bolhas também nas extremidades dos membros
- Descamação da pele e
- Sinais de inflamação no local da coceira, como calor, vermelhidão e dor
Em alguns casos a coceira pode ser contínua, mas na maioria das vezes, há algumas situações que fazem com que ela fique mais forte. Isso acontece principalmente durante a noite e após tomar banho ou ter contato com água em qualquer temperatura.
O Dr. Borges comenta que, no caso da coceira aquagênica (pelo contato com a água), não há presença de erupção cutânea ou urticária visíveis.
Como esse tende a ser o primeiro sintoma a aparecer, é comum que os pacientes busquem dermatologistas e façam um tratamento para alguma doença da pele. Porém, a coceira não diminui e somente depois, diagnostica-se o linfoma.
“Isso pode acontecer pelo fato de que muitas vezes o linfoma propriamente dito é precedido pela coceira/prurido, ela é uma manifestação inicial da doença, precedendo, algumas vezes, por anos. Com o aparecimento de outros sinais e sintomas, chegamos ao diagnóstico definitivo”, o especialista diz.
Ele comenta que os outros sinais que aparecem e levam à suspeita do linfoma são:
- Perda de peso sem motivo
- Aumento dos linfonodos
- Suor noturno
- Fadiga e
- Febre
Linfonodos aumentados: o que são e quando se preocupar
Eles são um dos principais sintomas do linfoma e, por isso, são, comumente, confundidos com esse câncer. Mas também podem…
Tratamento da coceira causada pelo linfoma
Alguns medicamentos, como os antialérgicos, podem ser utilizados para ajudar a amenizar. A tendência é que ela diminua depois que a terapia contra o câncer começa e desapareça quando a doença entra em remissão.
O Dr. Vinícius Miranda Borges ainda alerta que é importante o paciente falar com o seu médico para definir qual a melhor estratégia de uma forma individualizada.
Ele comenta que há outras técnicas e cuidados que podem ajudar a diminuir a coceira pelo corpo, como “evitar ao máximo lesar a própria pele ao se coçar, o que predispõe infecções secundárias por bactérias e fungos. Existem estudos com terapia ultravioleta, terapia com laser, além de cuidados locais básicos, uso de protetor solar e cremes hidratantes.”
Olá. a matéria ficou bem superficial,o termo Micose Fungoide deve ser substituído por linfoma cutâneo de células T ,e essas coceiras podem levar o paciente a exaustão, por não dormir,por ferir sua própria pele,é uma coceira que antialérgico comum não resolve,por muitas vezes são utilizados medicamentos de uso controlado para ansiedade ou depressão que podem diminuir as coceiras.
Olá, Elaine, como vai?
A micose fungoide é um tipo de linfoma cutâneo de células T, por isso deixamos indicado certinho a sua nomenclatura ? Inclusive, nós temos uma matéria sobre esse tipo de linfoma! Caso a senhora queira ler, vamos deixar o link a seguir: O que é a micose fungoide?
Quanto o seu apontamento a respeito da coceira, realmente alguns pacientes sentem esse sintoma de forma bem intensa, que chega a interferir na qualidade de vida. Mas, como explicamos na matéria, há alguns medicamentos que podem ser usados, dentre eles estão os antialérgicos, porém há outros remédios e estratégias. De qualquer forma, como também comentamos na matéria, o tratamento deve ser individualizado justamente porque a coceira pode aparecer de diferentes formas e por diferentes motivos. Então, é preciso entender essas questões antes de iniciar a terapia.
Aqui, nós damos um panorama geral, mas é sempre indispensável conversar com o médico, e caso seja necessário, com um psiquiatra também, para saber exatamente qual a melhor estratégia!
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o linfoma, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse, pode entrar em contato com o nosso Apoio ao Paciente, para que a gente possa conversar mais, entender melhor o caso e te apoiarmos como precisar. Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços
Olá..que tipo de alteração no hemograma sugere um linfoma ? Tenho tipo episódios recorrentes de alergia na região do colo e pescoço, porém não coça , somente fica muito vermelho e irritadiço, no meu hemograma acusou aumento dos linfócitos – acima de 12.0000 e neutrolitos, acima de 887 mm3.
A médica me indicou um remédio para bactérias devido a esse resultado. Poderia ter alguma associação com linfoma?
Agradeço desde já.
Tatiana
Olá, Tatiana, como vai?
Nós temos uma matéria que explica, de forma aprofundada, sobre as alterações no hemograma que o linfoma pode causar! Vamos deixar o link para esse conteúdo a seguir, assim a senhora pode ler as informações completas: Como detectar linfoma no hemograma
Esses sintomas e alterações não, necessariamente, estão relacionados ao linfoma, podem acontecer por diversos motivos. Acreditamos que o ideal seria realizar o tratamento prescrito pela médica e, caso a senhora não veja melhora, volte para investigar mais.
Abraços!
Minha neta está com coseira no corpo toma antialérgico melhor depois que fica 3a4 dias sem tomar volta não tem nenhuma lesão estou com muito medo já que a coseira é um dos primeiros sintomas
Olá, Luciene, como vai?
A sua neta já realizou algum exame laboratorial, por exemplo, um hemograma completo? Se sim, qual foi o resultado?
Não, necessariamente, essa coceira é um sintoma de linfoma, mas seria importante fazer uma investigação para saber o que está acontecendo, já que o antialérgico não está resolvendo totalmente a coceira.
Abraços!
Meu marido foi diagnosticado com Linfoma de Hodgkin e o primeiro sintoma foi a coceira que o acompanhou por meses e foi se intensificando. Ele procurou vários médicos, clinico, dermatologista e até alergistas, usou vários medicamentos, até ansiolíticos por prescrição médica. Chegou até a tomar medicamento para bicho geográfico por conta própria de tão desesperadora que estava a situação sem conseguir dormir a noite. Os exames laboratoriais não mostravam grandes alterações que pudessem fazer algum profissional suspeitar. Somente depois com os outros sintomas e principalmente o aumento de um linfonodo no pescoço e aí sim os exames que haviam sido feitos há menos de dois meses foram realizados novamente e apontaram que tinha algo errado. Ele esta em tratamento.
Olá, Maria, como vai?
Agradecemos por compartilhar a experiência do seu marido conosco e com os outros pacientes ? E sentimos muito que ele tenha passado por tantos especialistas até conseguir o diagnóstico. Mas que bom que descobriram e que ele já está em tratamento.
Se tiverem alguma dúvida em relação ao diagnóstico, ao tratamento ou precisarem de alguma ajuda em relação à jornada dele, o Apoio ao paciente da Abrale está à disposição!
Nós somos uma ONG que auxilia pacientes e familiares de pacientes com algumas doenças hematológicas, como a TE, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse, pode entrar em contato com o nosso Apoio ao Paciente, para que a gente possa conversar mais, te contar sobre nosso trabalho e apoiarmos você como precisar. Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo ?
Abraços!
Boa noite !! Apos varios exames que fiz fui diagnosticada com linfoma , apresentei um quadro inflamatório no corpo braço e costas muitas corceiras e feridas, passei por varios medicos , e no exames dava alteração hemograma mesmo asim apos 4 meses de investigação e que foi confirmado resultado, atraves da biópsia do glandulos inflamado.. Deus permitir logo estarei em tratamento!!
Olá, Ana, como vai?
Que boa notícia que a senhora conseguiu realizar os exames para identificar o que estava acontecendo e iniciar o tratamento o quanto antes!
Caso queira alguma ajuda ou apoio em relação ao linfoma, a Abrale está à disposição! Nós somos uma ONG que auxilia pacientes e familiares de pacientes com algumas doenças hematológicas, como o linfoma, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse, pode entrar em contato com o nosso Apoio ao Paciente, para que a gente possa conversar mais, te contar sobre nosso trabalho e apoiarmos você como precisar. Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.🥰
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo 🥰
Abraços!