Skip to content

Os medicamentos venceram. E agora?

Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Medicamentos são extremamente úteis no combate à diversas doenças, mas é importante ficar de olho na data de validade

Existem vários tipos de medicamentos.  Aqueles em gota, em comprimido, com gosto, sem gosto. Alguns tratam os sintomas. Outros, curam as doenças. Mas todos têm algo em comum e que não pode ser esquecido: eles são, na maioria das vezes, misturas químicas e por isso só podem ser utilizados até uma data estabelecida. Após essa data, medicamento vencido para de fazer efeito e ainda pode fazer mal

Remédios nada mais são que uma receita. “Tudo começa com a pesquisa e descoberta desejada, que seja capaz de atuar no corpo, ‘consertando’ aquilo que se pretende reparar”, explica Denise Martins, farmacêutica e coordenadora de comunicação da Abrale.

O primeiro passo é descobrir o princípio-ativo (PA) da substância. Feito isso, os pesquisadores devem, então, desenvolver uma receita para produzir um remédio que tenha o efeito desejado no corpo.

Além dessa substância principal, devem ser adicionados ingredientes que consigam “protegê-la”. “Se o princípio-ativo for sensível à luz, por exemplo, tem-se que adicionar ingredientes que o protejam da luz. Se ele se degradar na presença de ar, tem-se que adicionar um ingrediente que evite o contato princípio ativo com o ar”, fala Denise.

Com estas respostas em mãos, os pesquisadores, finalmente, têm a receita completa do remédio, que deve seguir para a fase de experimentos. Dentre as respostas necessárias, está a vida útil do medicamento e são estes testes que irão determinar a data de validade.

validade de medicamentos, como calcular prazo de validade de medicamentos, como entender a data de validade dos medicamentos, medicamento fora da validade faz efeito,  medicamentos fora de validade, prazo de validade de medicamentos após aberto, validade medicamentos após aberto, como saber a validade de um medicamento, controle de validade de medicamentos, estabilidade de medicamentos e determinação de prazo de validade, validade de medicamentos anvisa, calculo de validade de medicamentos, prazo de validade de medicamentos, medicamento vencido 2 meses, medicamento vencido, descarte de medicamentos vencidos, como descartar medicamentos vencidos, medicamentos vencidos, onde descartar medicamentos vencidos, medicamento vencido faz mal, tomar medicamento vencido, descarte medicamentos vencidos, 	 até quanto tempo pode tomar medicamento vencido, medicamento vencido faz efeito, medicamento vencido pode ser usado,  o que acontece se tomar medicamento vencido, como descartar medicamento vencido

A Profa. Dra Patricia Moriel, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNICAMP, explica que o remédio é submetido ao estudo de estabilidade, no qual será testado a sua capacidade de manter as suas propriedades químicas, físicas, microbiológicas e biofarmacêuticas em um período de tempo.

Esse estudo consiste em três ensaios:

1º Acelerado, que é projetado para acelerar a degradação química e as mudanças físicas desse medicamento, simulando uma condição forçada de armazenamento;

2º Acompanhamento, para entender como o medicamento funciona;

3º Longa duração, no qual é realizado um acompanhamento durante um período maior, sem interferência para determinar se a condição forçada está adequada.

No final desses ensaios, os pesquisadores conseguem determinar até quando o medicamento estará estável e agirá no organismo da forma planejada. Isso quer dizer, então, que no dia seguinte da data de validade ele já não funciona mais? Não é bem assim.

“É provável que ele ainda esteja funcionando no dia seguinte ao seu vencimento, mas não é possível garantir que ele esteja com 100% de efetividade”, explica a Profa. Dra. Patricia.

Com o efeito reduzido, é possível que esse medicamento não seja mais tão eficaz no combate às doenças, podendo até dificultar o tratamento em alguns casos. Um exemplo disso são os antibióticos. Supõe-se que um antibiótico precise de 10 moléculas para combater uma bactéria. Ao perder a sua eficiência, ele passa a ter só 8 moléculas. Então, quando o medicamento entrar em contato com a bactéria, ele não terá força suficiente para destruí-la e isso pode fazer com que ela fique resistente a esse tratamento.

Existem também os medicamentos que perdem seu efeito mais rapidamente depois de abertos, por exemplo, os colírios. Essa informação deve estar indicada na bula ou na própria embalagem.

Caso a pessoa faça uso de um medicamento vencido, também é possível que apresente problemas de saúde, além de efeitos indesejado. Por isso, é sempre importante ficar atento à data presente na embalagem do produto.

O Imatinibe é mais resistente?

Medicamento utilizado no tratamento da leucemia mieloide crônica (LMC), seu princípio-ativo age interrompendo a reprodução de células anormais causadas por este tipo de câncer.

Ao contrário dos antibióticos, o Imatinibe fora da data de validade não causará uma resistência ao câncer. “Neste caso, para que isso aconteça, depende muito mais de um fator genético, do que do medicamento propriamente dito”, explica Profa. Dra. Patricia.

validade de medicamentos, como calcular prazo de validade de medicamentos, como entender a data de validade dos medicamentos, medicamento fora da validade faz efeito,  medicamentos fora de validade, prazo de validade de medicamentos após aberto, validade medicamentos após aberto, como saber a validade de um medicamento, controle de validade de medicamentos, estabilidade de medicamentos e determinação de prazo de validade, validade de medicamentos anvisa, calculo de validade de medicamentos, prazo de validade de medicamentos, medicamento vencido 2 meses, medicamento vencido, descarte de medicamentos vencidos, como descartar medicamentos vencidos, medicamentos vencidos, onde descartar medicamentos vencidos, medicamento vencido faz mal, tomar medicamento vencido, descarte medicamentos vencidos, 	 até quanto tempo pode tomar medicamento vencido, medicamento vencido faz efeito, medicamento vencido pode ser usado, o que acontece se tomar medicamento vencido, como descartar medicamento vencido

Mas, assim como acontece com o restante dos medicamentos, não é garantida que a eficiência dele seja total após o vencimento. De acordo com a bula do Imatinibe, o prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação, e deve ser mantido entre 15 e 30ºC, longe da umidade e em local sem iluminação.

É importante frisar que, de nada adianta o medicamento estar na validade, se não está armazenado de forma correta. Se as instruções não forem seguidas, é possível que a droga perca a validade antecipadamente.

Descarte de medicamentos vencidos 

Jogar os remédios vencidos no lixo comum ou no vaso sanitário não é correto, pois o sistema de esgoto não foi montado para eliminar as substâncias químicas presentes nesses produtos e nem sempre o lixo é tratado do jeito que deveria, então pode contaminar o meio ambiente e causar danos aos seres vivos daquele local.

O correto é levar até um posto de coleta, farmácia que realize esse tipo de coleta ou até um posto de saúde e pedir para que eles façam o descarte apropriado.

Estando nos locais adequados, as caixas e bulas serão mandadas para o reciclável (essa primeira parte, a própria pessoa pode realizar em casa) e as seringas dos medicamentos serão levadas até usinas para serem descontaminadas e, em seguida, encaminhadas para aterros de sólidos.

Já os medicamentos em comprimido, por normalmente possuírem produtos químicos, são incinerados em usinas preparadas ambientalmente para essa ação para haver contaminação.

Para entender os medicamentos, clique aqui.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
46 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Meu medicamento cloreto de fluoxetina é de 2019 posso tomar pois estamos em 2020

Olá. Se a data de validade é para o mês 5, eu posso fazer uso durante o mês 5? Ou no mês 5 ele já está vencido?.

Meu Clavepen expirou-se em Janeiro de 2020 e estamos em 1 de Junho 2020. Sempre mantive bem conservado, conforme solicitado. Posso tomá-los ?

Olá tudo bem? Estou tomando um antibiótico que venceu agora em julho, ele está bem conservado, corro algum risco?

Estou tomando Pyloritrat com data de vencimento no mês 6 tem algum problema?Faz efeito?

Tomo Osteofix mas venceu em junho/2020 está bem conservado. Posso continuar tomando até final do frasco? Obrigada

Tomei apenas um comprimido de um antibiótico que venceu no mês de fevereiro, já estou tomando um novo, tem algum problema eu ter tomado um comprimido vencido nesse mês?

Floxocip 500 antibiótico validade este mês 05/2021 já estou no meio do tratamento posso ter algum problema quanto à eficácia do tratamento ,este medicamento está em falta e comprei este com a validade faltam mais 3 dias para finalizar o tratamento.

Boa tarde estou com o medicamento clavulin que vence no mês de junho 2021 posso toma lo?

Olá, meu marido acabou de se dar conta que tomou 25 gotas de dipirona vencida há 1 ano para melhorar a dor muscular e os calafrios após tomar a vacina contra o covid. O que devemos fazer..? Tentar provocar vômito, levar ao posto de saúde ou somente aguardar..? Agradeço a atenção.

Olá! Tenho um remedio Azitromicina di-hidratada com vencimento em março 2021 ainda esta lacrado. Posso tomar hoje?

Meu alivium venceu em abril ainda posso tomar?

Se eu achar um medicamento vencido na prateleira da farmácia, me dá o direito de levar o mesmo de graça?

Meu remedio nimesulida vence esse mês 08/2021.posso tomar

O meu venceu 08/2021.
Eu posso fazer o consumo desse medicamento?

Tenho 50 vidros de dipirona vencida a UM mês que ganhei pra doação e a pessoa não deve ter visto isso ou viu e deu assim mesmo o que eu faço com eles?

Bom dia. Minha esposa toma Olanzapina 10 mg, a data de validade da caixa é 11/2021, hoje é dia 06/12/2021, ela ainda pode tomar o remédio até o final da caixinha ou imediatamente tem que começar a caixa nova?Agradeço desde já a resposta

Ganhei uma caixa do meu anticoncepcional q vence no mês 01/2022,Ainda posso fazer o uso desse medicamento em janeiro? tendo em vista q terminaria de toma-lo no dia 27/01?

Bom dia. tenho em casa uma caixa de lercanidipino de 10 mg, com o vencimento 01/2022, abri ela hoje, posso continuar até que dia com a administração desse remédio?

Meu medicamento é L-Tirosina 500mg tem 7 meses de vencido…qual risco se eu tomar?

Remédio osteofix venceu dia02/2021 posso tomar

Isb Care 8 …100mg fabricado 07/12/2021 venceu dia 08/04/2022 posso tomar ,manipulado

Minha cachorrinha passou por uma cirurgia, a cx de amoxicilina + clavulanato de potássio que ela tomou na cirurgia anterior está vencendo agora em fev/2023, se ela tomar até 03/03 ainda é provável que esteja tudo bem quanto ao tratamento (levando em conta tbm que fevereiro é um mês mais curto, e que equivaleria tal prazo ao dia 31 de algum outro mês)?

Back To Top