Água de coco quente não cura câncer
Última atualização em 5 de outubro de 2022
Um texto que circula no WhatsApp tem feito essa afirmação a milhares de brasileiros. Mas é pura fake news
Essa mensagem tem circulado no WhatsApp de muitas pessoas, fazendo até com que alguns pacientes oncológicos desistam do tratamento convencional e o troquem por esse. Entretanto, essa “evolução” não tem nenhum embasamento científico, ou seja, não há provas de que realmente funcione.
“Apesar das diversas vantagens da fruta, do ponto de vista nutricional, não existe nenhuma evidência científica que possa comprovar que ela cura câncer. Essa é uma informação falsa”, afirma Bianca Manzoli, coordenadora do Comitê de Nutrição da Abrale.
A mensagem ainda traz a informação que deve ser utilizado flocos do coco para preparar o suposto medicamento: “corte de dois a três flocos finos. Em um copo, adicione a água quente, vai se tornar ‘água alcalina’”.
Cada forma do coco (água, pedaço ou flocos) tem suas próprias características e benefícios nutricionais, se consumidas em equilíbrio. Entretanto, não causam diferenças na saúde do indivíduo que tenham impacto suficiente para curar uma doença.
Quanto à questão da água alcalina, a nutricionista explica que ela também não apresenta nenhum efeito comprovado cientificamente.
“A água alcalina não tem efeito comprovado na saúde. Independentemente do que nós comermos ou bebermos, o pH do sangue não vai se alterar”.
A água de coco pode trazer benefícios para o paciente?
Essa bebida pode ser uma ótima aliada contra alguns problemas causados pelos efeitos colaterais do tratamento oncológico, como a desidratação.
“Sabemos que diversos efeitos colaterais podem prejudicar a hidratação adequada do paciente. Há perda significativa de líquidos e de sais minerais que precisam ser repostos. Dessa forma, podemos utilizar a água de coco como forma de hidratação. Ou ainda utilizá-la na forma de gelo, para auxiliar na prevenção de mucosite”, recomenda Bianca.
Além disso, o coco é uma fruta rica em flavonoides, compostos bioativos, propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Esses compostos podem auxiliar no funcionamento do sistema imunológico do paciente.
É importante, porém, procurar ajuda de um nutricionista especializado em Oncologia para saber as dosagens recomendadas a cada pessoa.
E quanto ao óleo de coco?
Apesar de não trazer nenhum malefício, ele também não apresenta nenhum efeito no combate ao câncer.
Entretanto, assim como a própria fruta, o óleo de coco é muito calórico e gorduroso, então é importante saber a quantidade adequada.
Bianca ressalta que não existe nenhum tipo de alimento que tenha a capacidade de curar um câncer por si só. O segredo é ter um estilo de vida equilibrado em todas as áreas.
“Devemos sempre incentivar a melhora no estilo de vida, incluindo alimentação balanceada e a adequada prática de atividade física. Assim, prevenimos não só o câncer, mas diversas outras doenças também”, finaliza a nutricionista Bianca Manzoli.
Fato ou fake: quais alimentos causam câncer
Maiores mentiras sobre o câncer