Skip to content

PTI pode ser uma consequência da COVID-19

Pessoa com hematoma no braço por conta de sequelas da covid-19
Compartilhe

Última atualização em 14 de setembro de 2022

Esse risco existe em diversas infecções, mas por conta da pandemia do coronavírus, os casos relacionados a essa doença estão em alta


Sabe-se que diversas condições podem se desenvolver como consequência da COVID-19, por exemplo fraqueza muscular, danos neurológicos e insuficiência cardíaca. Mas, o que pouco têm se falado é que a trombocitopenia imune primária (PTI) também pode se manifestar como consequência da infecção pelo novo coronavírus. O risco disso acontecer é baixo, entretanto alguns casos estão sendo descobertos e investigados, principalmente em pessoas que apresentaram a COVID-19 de forma grave. 

A trombocitopenia imune primária é uma doença hematológica autoimune que acontece quando o corpo da pessoa começa a enxergar as próprias plaquetas como invasoras e passa a destruí-las. Dessa forma, o paciente fica com uma baixa quantidade dessas células sanguíneas e passa apresentar hematomas, sangramentos ou pequenas manchas avermelhadas, que são os principais sintomas de PTI.

“Estamos vendo casos de PTI relacionadas à infecção por COVID-19 porque ela está muito prevalente atualmente. Dessa forma, faz com que o número de casos de PTI também aumente. Mas, também podemos fazer um paralelo com outras infecções, principalmente as virais. Como a hepatite C, hepatite B, HIV, citomegalovírus, mononucleose, Helicobacter pylori e o SARS-COV-1”, ressalta o Dr. Fábio Jansen, hematologista da Oncologia da Rede D’Or do Rio de Janeiro.

 

PTI como consequência da COVID-19

Em primeiro lugar, o Dr. Jansen explica que a infecção pelo coronavírus pode causar a queda de plaquetas (plaquetopenia) por meio de diversos mecanismos. Identificou-se que de 10% a 36% dos pacientes internados desenvolveram essa condição, mas, na maioria das vezes, ela era leve.

O médico detalha as formas mais comuns que a COVID-19 pode gerar essa diminuição de acordo com a gravidade da infecção.  

Pessoa curada do COVID-19 recebendo alta do hospital

“Nos casos leves, a produção das plaquetas pode estar comprometida pela ação do vírus na medula óssea, que é tóxica”, ele diz. 

Enquanto que, a partir dos casos moderados, a infecção ativa a ação das plaquetas e da parede dos vasos, gerando um estado hiper-inflamatório, resultando na formação de coágulos e deixando a pessoa em estado pré-trombótico. “Isso acaba diminuindo a contagem das plaquetas por consumo. Isto é, pelo uso de plaquetas para formação de múltiplos pequenos coágulos dentro dos vasos”, o médico informa.

Os casos mais graves também são afetados por esses mecanismos. Mas, além disso, a plaquetopenia também acontece devido ao uso de diversas medicações, hemodiálise ou até mesmo da ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea). 

Entretanto, em relação à PTI, o mais comum é que os anticorpos, produzidos pelo sistema imunológico para combater o SARS-COV-2, reajam com as proteínas da superfície das plaquetas, chamadas de integrinas. Assim, esses anticorpos entendem que as plaquetas fazem parte da infecção e as ataca. 

Leia também:

Todas as pessoas infectadas pelo coronavírus correm esse risco?

O hematologista reforça que essa é uma complicação da COVID-19 pouco frequente, por isso um número baixo de pessoas desenvolverão a trombocitopenia imune primária. Entretanto, ainda não é possível predizer quem irá apresentar esse quadro.

Pessoas que ficaram internadas têm mais chances de ter sequelas da COVID-19

“Segundo os estudos, a PTI associada à COVID-19 ocorre com maior frequência em pacientes acima dos 50-60 anos, nos casos mais graves da doença e nos pacientes que apresentam manifestações hemorrágicas, mas respondem bem aos tratamentos estabelecidos. Por fim, o fenômeno ocorre geralmente na chamada fase inflamatória da doença (entre 7 e 10 dias após início dos sintomas)”, o Dr. Jansen explica.

Além disso, também ainda não se sabe precisamente qual a probabilidade da pessoa desenvolver PTI enquanto está com a COVID-19 ou depois de se recuperar. Isso acontece, primeiro, porque a infecção por esse tipo de coronavírus é considerada como uma doença nova. Portanto, ainda são necessários mais estudos sobre ela e mais avaliações de como aquelas pessoas que se curaram ficarão ao longo do tempo. 

A segunda razão, é pelo motivo do aparecimento da trombocitopenia imune primária como sequela da COVID-19 ser algo incomum. Vale reforçar que nem toda queda de plaqueta é PTI. Como falado anteriormente, a plaquetopenia como sequelas da COVID-19 pode ocorrer por outras causas. 

O médico complementa dizendo que esse risco não permanece durante a vida toda da pessoa, e que, segundo um estudo, em 20% dos casos, a PTI surge três semanas após os primeiros sintomas da COVID-19 e tem uma lenta tendência de queda após esse período. 

PTI em mulheres

Gravidez, menstruação e autoestima são temas bem comuns entre as pacientes. Leia mais sobre!

Tratamento da PTI relacionada ao coronavírus

Tradicionalmente, existem alguns possíveis tratamentos para a PTI, dependendo da quantidade de plaquetas do paciente. A primeira opção costumam ser os corticoides, seguidos pela imunoglobulina intravenosa e, em casos de falha dessas duas opções, pode ser feita a retirada do baço.

Tratamento para PTI como sequela da covid-19

No tratamento da PTI  como consequência da COVID-19, não há mudanças significativas em relação aos medicamentos utilizados. Mas, a imunoglobulina passa a ser a primeira escolha, porque boa parte dos pacientes com COVID-19 já estaria fazendo uso dos corticoides.

PTI, quando retirar o baço?

A trombocitopenia imune primária (PTI) ocorre devido a uma alteração nos anticorpos que passam a atacar as plaquetas. O baço é responsável pela maior parte das plaquetas destruídas. Leia mais sobre!

A vacina contra COVID-19 pode causar essa consequência?

Há relatos sobre o desenvolvimento de PTI após a vacina contra COVID-19, entretanto o Dr. Fábio Jansen salienta que isso é algo passível de acontecer com imunizantes contra diversos tipos de infecções.

“Isso ocorre porque as vacinas induzem a formação de anticorpos e, novamente, anticorpos podem ter reações cruzadas e considerar as integrinas das plaquetas como parte da infecção. Isso sempre vai existir, independentemente do tipo de vacina (de vírus inativado, se de RNA mensageiro), porque todas levam ao mesmo resultado: formação de anticorpos contra infecções. ”

Manchas vermelhas pelo corpo são sintomas de PTI

É possível evitar que a PTI seja uma das sequelas da COVID-19?

De acordo com o especialista, não é possível prevenir que a infecção cause a PTI, pois a resposta imunológica de cada um é muito individual e imprevisível.

“O que se sabe é que, como a PTI ocorrem casos mais graves de COVID-19, procurar assistência médica já com sintomas mais leves, no início do quadro, podem diminuir o risco dessa e demais complicações. O ideal mesmo é vacinar-se, evitando contrair o vírus. Afinal, embora existam casos de PTI pós-vacinal, eles também são raros. A vacina, sim, evita casos graves de COVID-19, e todas as suas complicações”, o Dr. Fábio Jansen alerta.

Vacinar diminui a chance do aparecimento de sequelas da COVID-19

Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
46 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Dúvida: Para quem tem PTI, com plaquetas variando entre 30.000 e 50.000, sem tomar medicação, apenas acompanhando com hemogramas desde 2015, a vacina do COVID é contraindicada? E se a PTI é resultante de Gamopatia monoclonal?

Olá boa tarde, tenho uma dúvida o meu namorado está com as plaquetas e os leucócitos baixos , nós estamos muito preocupados com oque pode ser,
As plaquetas dele estar 133 mil e os leucócitos estão de 3900.
Será que pode ser algo grave? O restante está TD bem, não está com anemia nem nada.

Ele trabalha em um laticínio, e trabalha na produção de manteiga, ele é exporto a varias substâncias química pra fazer a limpeza das máquinas e do local onde trabalha, a uns 40 dias ele tomou a vacina da gripe e do Corona, ele tomou a da gripe em uma semana e a da covid na outra semana. Será que tem alguma relação, é algo a se preocupar?

As plaquetas na milha mãe caíram de 175mil para 75 mil após duas doses da Coronavac. Como ela havia realizado um exame antes de se submeter as vacinas para acompanhamento oncológico, 05 meses depois, precisou realizar novos exames para uma cirurgia e para a nossa surpresa a cirurgia foi suspensa por conta da queda de plaquetas. Somente após 07 meses que as plaquetas subiram, mas ainda não chegou ao número de antes. O próprio médico confirmou que a vacina foi uma possível causa. Eu não tenho dúvidas.

Boa noite! A vacina da Pfizer é segura para adolescente (14 anos) com PTI. Minha filha foi diagnosticada em 2017 (estava com 11 mil plaquetas). Hoje as plaquetas estão na faixa de 90 mil (sem medicação). Meu receio é que a vacina cause uma queda brusca nas plaquetas.

Muito obrigada pelo retorno! A natação tem sido fundamental na manutenção de um nível seguro de plaquetas para minha filha, porém agora, por conta do decreto do prefeito Eduardo Paes, ela não pode mais frequentar a piscina da academia. Minha filha está sendo segregada e excluída. O prefeito precisa rever seu decreto e prever as exceções com urgência. Peço a ajuda de vocês!

Olá! Decreto Rio n° 49335 de 26 de agosto de 2021. Que impede a entrada em academias, piscinas, etc… sem o comprovante de vacinação contra a Covid. O decreto não prevê nenhuma exceção, mesmo para aqueles que não podem se vacinar por razões médicas (que é o caso da minha filha de 14 anos).

Sim. E tenho o laudo. Para a minha filha qualquer vacina representa um risco de queda de plaquetas (ela tem plaquetas abaixo do normal desde 2017 por conta da PTI).

Minha mãe teve coviď já a 1 ano e agora quando foi fazer um checape as plaquetas está baixa em 50, ela repetiu o exame deu a mesma coisa, pode ser pela covid?

Olá boa tarde! Eu tive covid em agosto em setembro apareceu manchas roxas nas minhas pernas. Será que tem algo haver?

Minha sobrinha de 35 anos havia tomado a segunda dose da vacina astrazeneca . Pegou covid depois da quarentena jà se sentia melhor mais houve uma queda de plaquetas e leococitos e depois de 15 dias os medicos não havia receitados nada passou uma semana internada so tomando soro. somente quando teve alta encaminharam ela para prorcurar um hematologista.
Porque foi essa queda brusca das plaquetas podem me informa.
Gostei muito da página vocés estão de parabéns.

Bom dia!

Duvida: Peguei COVID em Dezembro/2020, em Julho tomei a vacina da Janssen e agora em Agosto fiz exames de rotinas, e deu no meu exame que estou com discreta plaquetopenia, ela está em 111.000. Porém restaste dos exames está normal.
Leucocitos: 5.220
VHS: 14 mm 1ºh

As plaquetas podem ter baixados devido ao COVID e a vacina?

Thais, é uma possibilidade. Mas a queda de plaquetas também pode acontecer por diversos outros motivos. Fique atenta aos exames de sangue e procure por um hematologista, para tirar todas as suas dúvidas a respeito!

1 mês antes da pandemia, fiz hemograma pois apareceram manchas roxas na minha barriga e braços, desde de lá minhas plaquetas encontram se baixas, não passa de 40, a médica não soube oq fazer, gostaria de algumas dicas para aumentar minhas plaquetas, obrigada

Mirian, sou Carlos Benedik, tenho 71 anos, moro em Indaiatuba, interior de São Paulo, tenho experiência com as plaquetas em torno de 40.000, com a qual convivo até hoje levando uma vida normal, apenas com algumas restrições. Caso queira saber a rotina toda para o correto diagnóstico, que no meu caso é uma doença rara chamada gamopatia monoclonal me mande um e-mail para [email protected]. Uma dica importante é evitar bebida alcoólica que inibem a produção de plaquetas pela medula óssea e também reduzir o consumo de café.

Oii

Olá fiz hemograma hj e deu,leucócitos totais.7.520, plaquetas 223mil , tá normal?

Oi bom dia meu marido tomou vacina dia 29 /12/2021foi a terceira dose . Ele tem asma grave faz tratamento com xoler . Dia 22 de janeiro ele fez o teste estávamos com covid eu e ele . Ele sem sintomas . No dia 5 de fevereiro apresentou falta de ar muito grande sem adiantar fazer as bombinha . Dia 77 foi internado com 45 de plaquetas, fez 5 bolsas de sangue mas não subiu muito foi 55 . Detalhe as plaquetas dele são de 90sempre . Será que tem algum tratamento pra ele conseguir aumentar essas plaquetas já está internado a uma semana fez vários exames até agora fez até endoscopia. Pode ser da covid ou da vacina?
O que devo fazer?
A matéria de vcs foi muito esclarecedora me acalmou um pouco . Mas estou desnorteado . Isso tem controle

Olá boa tarde gostaria de saber sobre plaquetas baixas depois do covid. Meu pai teve covid em dezembro de 2020 e os exames deram plaquetas de 144 aí em junho fizemos os exames e a plaqueta estava em 90 . O médico mandou esperar 6 meses para repetir o exame para ver se normalizou. Meu pai toma xarelto a 3 anos

Tive covid um ano atrás. Fiz um hemograma e meu leucócitos está 2.500, neutrófilos segmentado está 530 plaquetas 190.000. tomei a segunda dose da vacina em setembro 2021. Meus glóbulos brancos podem ter baixado por conta do covid?. Meu exame não deu anemia.

Olá gente, minha mãe apareceu uns hematomas roxos sem explicação, fizemos um hemograna e as plaquetas deu 29 mil e fora isso ela nao sente nada e não explicação pra isso, será se é resultado da vacina ?

Em 9 de fevereiro meu namorado teve Covid, mas meses antes começou a se sentir cansado e ele tem de nascimento anemia mediterrânea, no inicio de março a situação se agravou e ele mal conseguia caminhar, ele fazia tudo, era uma pessoa normal, praticava esporte e no dia 8 de março foi diagnosticado com leucemia linfoblastica aguda, desenvolveu PTI, tomou sangue e agora segue com tratamento com imunoterapia. Quero saber se essa leucemia se desenvolveu por causa das vacinas ou por causa do Covid?

Minha esposa está com as plaquetas 11 mil fes transfusão foi para 48 mil e caíram para 5 mil estamos muitos preocupados ,qual hospital melhor para esse tratamento?

Fiz o exame em abril minha plaquetas estavam em 121.000 e com dois meses depois eu fiz de novo e minha plaquetas estão em 126.000 é normal?

Minhas plaquetas estavam em 122.000 , meus leucócitos em 4.700…e meu HDL em 103…repeti os exames 1 semana depois e minhas plaquetas estão em 101.000 e os leucócitos em 5.100, o HDL 101…estou a 1 semana com sintomas gripais…tenho que fazer um teste de covid…tive covid a 1 ano e meio atrás…e tomei duas doses da coronavac…

Meu filho tem 8 meses, esta com covid e plaquetas em 54mil. Nenhum outro sintoma. Existe algo a ser feito em termos de medicamento para ajudar a subir ?

Back To Top