Paciente de mieloma múltiplo, atenção com os seus ossos

Esse câncer hematológico tem fraturas espontâneas como um dos sintomas mais comuns
Por Natália Mancini
Um dos principais sintomas do mieloma múltiplo, um tipo de câncer hematológico, são as dores e fraturas ósseas. Cerca de 80-90% dos pacientes apresentam comprometimento ósseo ao serem diagnosticados. Ter alguns cuidados especiais pode evitar as lesões e até auxiliar no tratamento da doença.
Essa complicação acontece porque as células do mieloma também interferem nas células que auxiliam a manter os ossos saudáveis. Existem dois tipos de células ósseas que trabalham juntas para constantemente reconstruir os ossos. As que constroem um novo osso, chamadas de osteoblastos, e as que destroem o “osso velho”, conhecidas por osteoclastos.
Quem tem mieloma possui células doentes que produzem uma substância responsável por fazer com que os osteoclastos aumentem a velocidade de destruição óssea. Como os osteoblastos não recebem esse mesmo “sinal”, eles não constroem um novo osso. Dessa forma, o “osso velho” é destruído sem ter um osso recém-formado para substituí-lo.
Como consequência, podem surgir áreas de enfraquecimento dolorosas e o osso pode aparecer mais fino aos raios X ou até mesmo com buracos. Isso torna mais provável que aconteçam fraturas e, consequentemente, dores ósseas.
Do mesmo modo, esse desequilíbrio das células pode causar a redução da altura do paciente, devido ao desgaste das vértebras. Além de também poder causar um desvio da coluna vertebral.
Drª Priscilla Cury, hematologista e especialista em mieloma múltiplo da clínica São Germano, diz que nem sempre é possível distinguir uma fratura causada pela doença de uma fratura normal. “Geralmente a suspeita ocorre quando o paciente apresenta fraturas sem ter sofrido um acidente ou exagerado na carga daquele osso que fraturou”.
Segundo ela, os ossos mais afetados são a coluna vertebral, arcos costais, crânio e bacia. Porém, é possível que os fêmures sejam afetados também.
Cuidados especiais durante o mieloma múltiplo
De acordo com a Ana Paula Oliveira Santos, coordenadora do Comitê de Fisioterapia da Abrale, os maiores cuidados são em relação às possíveis fraturas. As orientações vão desde o uso de coletes adequados até ferramentas que auxiliam a caminhar, como andador ou bengala.
“É importante também pensar nas adaptações das atividades do dia a dia. Por exemplo, tipos de calçados utilizados, postura e ajuste de móveis e tapetes para evitar quedas”, explica a Ana Paula.
É importante que o paciente não faça uso de anti-inflamatórios para aliviar a dor. Esse tipo de medicamento é contraindicado pois pode levar a uma insuficiência renal.
A Drª Priscila afirma que para as situações de dor, o paciente de mieloma múltiplo pode fazer uso dos bisfosfonatos. Esses medicamentos equilibram a reabsorção óssea, auxiliando a diminuir a dor.
Ao mesmo tempo, é importante manter uma alimentação balanceada e ficar atento ao bom tratamento da doença como um todo.
Posso fazer exercício tendo mieloma múltiplo?
É preciso, em primeiro lugar, que o paciente passe por uma avaliação clínica e física cuidadosa. No geral, deve-se evitar atividades que tenham alto impacto, como jogos coletivos e exercícios com carga alta.
A fisioterapeuta Ana Paula aconselha que os melhores exercícios são a hidroginástica, caminhada, bicicleta ergométrica e yoga. Porém, eles só devem ser realizados “após a liberação médica e com adaptação dos exercícios pelo fisioterapeuta de acordo com o caso de cada paciente”.
A fisioterapia em si é muito recomendada para os pacientes de mieloma múltiplo. A única condição é que ela precisa ser feita por um fisioterapeuta especialista na área da Oncologia. Dessa forma, ele pode indicar a melhor abordagem de acordo com a fase da doença e a condição do paciente.
A fisioterapeuta explica que “algumas complicações decorrentes do tratamento do mieloma podem ser minimizadas quando bem manejadas pelo profissional. A fisioterapia tem importante papel na manutenção da funcionalidade do corpo. Além de influenciar no alívio da dor (quando possível), manutenção da condição física, cardíaca e respiratória e minimizar a fadiga”.
Ela também pode ajudar na manutenção da força muscular, permitindo melhor sustentação do osso. Isso ajuda a evitar que as fraturas aconteçam e até possibilita uma melhor resposta ao tratamento
“Porém, todo o tratamento é individualizado e a indicação ou não do exercício vai depender das condições do paciente”, finaliza Ana Paula.
Oi boa noite!
Fui diagnosticada com neoplasia mamária,porém ainda não se ;se é bengna ou maligna ,o problema é que sinto muita dor nos isso ,fiz denciometria ossea e estou com osteoporose tbm ,ando bem preocupada pois não ja um ão isso do meu corpo que não dou,faço uso de bromasepan pra dormir ,mas nem ele tem me ajudado,oque faço?
Olá, Maria, como vai?
Recomendamos que a senhora procure um ortopedista para analisar a sua osteoporose e ver qual o melhor tratamento para o seu caso. Caso a senhora receba o diagnóstico de neoplasia maligna, é ainda mais necessário procurar esse tipo de profissional, pois, dependendo do tratamento utilizado, pode haver um prejuízo nos ossos.
Abraços!
Fui diagnosticada cm mieloma multiplo mais nao apresento lezoes osseas
Olá, Simone, como vai?
Esse é um bom sinal, normalmente, as lesões ósseas acontecem em estágios mais avançados do mieloma múltiplo! Qual tipo de tratamento a senhora está realizando?
A senhora já conhece a Abrale? Nós somos uma associação que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o mieloma, por meio de alguns serviços gratuitos, como o Apoio ao paciente, apoio psicológico e jurídico. Estou encaminhando o seu contato para a nossa equipe do Apoio e, dentro de alguns dias, a senhora deve receber um e-mail nosso explicando mais sobre o nosso trabalho e nos colocando à disposição para o que a senhora precisar!
Abraços!
Oi bom dia, minha mãe tem mieloma múltiplo, e fraturou a costela, com um movimento brusco em casa
Olá, Ciméia, como vai?
Esperamos que a sua mãe esteja bem! É muito importante que ela passe em um médico para avaliar a fratura em si e também se consulte com o hematologista que acompanha o tratamento dela. Como informamos na matéria é contraindicado o uso de anti-inflamatórios para alívio, o ideal é utilizas os bisfosfonatos.
A senhora e a sua mãe já conhecem a Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com alguns tipos de cânceres, como o mieloma múltiplo, por meio de alguns serviços gratuitos, como o Apoio ao Paciente, Apoio Jurídico e Psicológico. Estou encaminhando o seu e-mail para o Apoio ao Paciente e, dentro de alguns dias, a senhora receberá um e-mail nosso explicando mais sobre o nosso trabalho e nos colocando à disposição para o que vocês precisarem!
Abraços!
Olá. Meu nome é Sônia. Desde agosto de 2019 tive a primeira de algumas fraturas na coluna em diferentes vértebras e este ano a minha clavícula direita inchou muito e fraturou com muita dor. Somente em Dezembro de 2020 foi diagnosticado Mieloma Múltiplo.
Eu gostaria de conhecer a ong ABRALE.
Preciso de apoio pois estou com um nível de preocupação muito instável.
Agradeço pela oportunidade e pelas informações recebidas
Olá, Sônia, como vai?
Estou encaminhando o seu comentário e contato para o Apoio ao Paciente da Abrale para que a gente possa conversar, te conhecer e te apoiar da melhor forma possível! Fique atenta ao endereço de e-mail que a senhora informou quando fez o comentário, dentro de alguns dias nós enviaremos uma mensagem por lá!
Abraços
O que fazer quando o mieloma está nos ossos e sangue
Olá, Lucilene, como vai?
Estou encaminhando o seu contato para o Apoio ao Paciente da Abrale para que a gente possa conversar e te auxiliar da melhor forma possível! Dentro de alguns dias, a senhora deve receber um e-mail nosso no endereço que a senhora indicou quando fez o comentário.
Abraços!
Fui diagnosticada com mieloma multiplo, fazem 2 meses, nao tenho fraturas e vou começar meu tratamento com o Talidomoda.
Estou fazendo no CEPON, aqui em florianopolis, equipe maravilhosa!
Gostaria de alguma informaçoes, como assistente social,alguns serviços gratitos para mim e familia. Pois elas se encontram em outro estado.
Agradeço desde ja!
Olá, Sabrina, como vai?
Estou encaminhando o seu comentário e contato para o Apoio ao Paciente da Abrale, nós somos uma ONG que auxilia pessoas com alguns tipos de doenças sanguíneas, como o mieloma múltiplo. Dentro de alguns dias, a senhora receberá um e-mail nosso explicando mais sobre o nosso trabalho e nos colocando à disposição para o que a senhora e sua família precisarem! Fique atenta ao endereço de e-mail que foi indicado ao realizar o comentário.
Abraços
Olá Sabrina Boa tarde!
Sou paciente de mieloma múltiplos, moro em florianopolis!
Caso precisem de auxílio estou a disposição para ajudar!
Vai dar tudo certo!
Olá, Jefferson, como vai?
O senhor já conhece a Abrale? Nós somos uma associação que auxilia pacientes com alguns tipos de cânceres, como o mieloma multiplo, por meio de serviços gratuitos! Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente e, dentro de alguns dias, o senhor receberá um e-mail nosso explicando mais sobre o nosso trabalho e nos colocando à disposição para o que precisar!
Abraços