Skip to content

Vitamina D contra câncer: realmente funciona?

Ainda segundo as Sociedades, aqueles indivíduos saudáveis, com até 60 anos, que estão com o nível entre 20 e 30 ng/mL, não precisam de suplementação.
Compartilhe

Última atualização em 28 de julho de 2021

A suplementação dessa substância pode fazer parte do tratamento oncológico, mas não tem efeito de cura ou prevenção


Utilizar a vitamina D contra câncer, ou para preveni-lo, tem sido um assunto muito discutido entre os pacientes oncológicos. Isso acontece porque acredita-se que fazer a suplementação dessa vitamina seria como um tratamento menos tóxico e invasivo em comparação à quimio e à radioterapia. Entretanto, grande parte dos estudos clínicos que foram realizados e controlados corretamente apontam que não é possível tratar ou evitar uma neoplasia utilizando esse método. Um dos protocolos mais conhecidos sugere que para alcançar esses efeitos, devem ser consumidas altas doses de vitamina D. Mas além de não trazer o resultado esperado, esse ato pode ser tóxico tanto para pacientes com câncer, quanto para pessoas saudáveis.

Apesar de, popularmente, ser conhecida como vitamina, a vitamina D é, na verdade, um pró-hormônio. Ela não pertence ao grupo das vitaminas, pois elas são obtidas somente por meio dos alimentos. Apesar de ser encontrada em alguns alimentos, a vitamina D, em grande parte, é produzida pelo corpo (na pele). Mas, ela necessita da ajuda de enzimas para realizar as suas funções e, dessa forma, também não pode ser considerada um hormônio.

“Tanto a vitamina D dos alimentos, quanto a produzida na pele, são formas inativas e precisam ser transformadas. Primeiro no fígado, em 25-hidroxi-vitamina D, e depois no rim, em 1,25-hidroxi-vitamina D, que é sua forma ativa”, explica o Dr. Vladmir Lima, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e coordenador do Comitê de Oncogenômica.

A principal função da vitamina D é regular o equilíbrio do cálcio no corpo e o metabolismo ósseo. Além disso, ela também auxilia na manutenção da função cardíaca e do sistema imunológico.

 

Qual o nível correto de vitamina D?

De acordo com a nova avaliação da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial (SBPC/ML) e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), o valor normal para pessoas saudáveis é acima de 20 ng/mL. Anteriormente, o ideal era que a vitamina D estivesse acima de 30 ng/mL – alguns médicos ainda consideram esse nível. 

Ainda segundo as Sociedades, aqueles indivíduos saudáveis, com até 60 anos, que estão com o nível entre 20 e 30 ng/mL, não precisam de suplementação.

vitamina d contra cancer, vitamina d cancer, vitamina d cura cancer, tratamento com vitamina d, tratamento vitamina d, tratamentos para deficiência de vitamina d, vitamina d tratamento, vitamina d hormonio, niveis de cancer, qual o nível correto de vitamina d, vitaminas para pessoas com cancer, vitaminas para pessoas com cancer, vitaminas para doentes oncológicos, suplemento para cancer, quantidade diaria de vitamina d, cancer freado pela vitamina d, vitamin d versus cancer, cancer por falta de vitamina d, falta de vitamina d causa cancer, falta de vitamina d pode causar cancer, protocolo coimbra para cancer, protocolo coimbra, protocolo de coimbra, protocolo coimbra vitamina d, protocolo coimbra como fazer, protocolo coimbra o que é, vitamina d

Após os 60 anos, o ideal é que o valor esteja entre 30 e 60 ng/mL. O mesmo vale para pessoas do grupo de risco, como pacientes oncológicos. 

O Dr. Lima conta que a falta de vitamina D em crianças pode causar raquitismo, associado a deformidades ósseas, fraqueza muscular e, em casos muito severos, insuficiência cardíaca. Já no adulto, provoca hiperparatireoidismo secundário, aumento de reabsorção óssea, tornando os ossos quebradiços, além de causar dor e fraqueza muscular.

Existem diversos tipos de tratamentos para deficiência de vitamina D, como dietas ricas em salmão, sardinha, marisco, ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos. Em alguns casos, um especialista pode indicar a utilização de comprimidos para fazer a suplementação. Entretanto, o mais importante é se expor ao Sol durante 15 minutos antes das 10h ou após às 16h. 

Por outro lado, o alto nível de vitamina D (mais de 100 ng/mL)  também é possivelmente prejudicial, pois pode levar à intoxicação e hipercalcemia. Dessa forma, o acompanhamento e/ou tratamento deve ser feito somente sob supervisão médica. 

Células se dividindo levando ao desenvolvimento do câncer

Em quanto tempo o desenvolvimento do câncer acontece?

O tempo varia conforme as características da célula cancerosa. Por isso, é importante realizar exames de rotina. Leia mais sobre!

Falta de vitamina D pode causar câncer?

“A maior parte dos estudos bem controlados aponta que não”, afirma o Dr. Lima. 

O estudo VITAL, pesquisa randomizada que foi publicada na importante revista científica JAMA, analisou a suplementação de vitamina D como prevenção contra o câncer e doenças cardiovasculares. Os voluntários 

Células anormais se multiplicando e desenvolvendo um câncer

“Houve, contudo, uma menor incidência de câncer avançado (redução de 27%), principalmente na população com índice de massa corpórea normal. No entanto, trata-se de análise de subgrupo e deve ser encarada com cuidado”, salienta o médico.

Com resultados semelhantes, um segundo estudo, feito com mais de 25 mil pessoas, comparou a suplementação diária com 2000U de vitamina D3 versus placebo. Não houve menor incidência de câncer, nem menor mortalidade. Os voluntários foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu a vitamina em si e o outro, placebo. Os resultados apontaram que não houve redução da incidência de câncer nos indivíduos do primeiro grupo.  

Apesar disso, uma meta-análise, publicada em 2019, analisou dez estudos randomizados sobre o papel da vitamina D no câncer. As respostas demonstraram uma redução da mortalidade geral por câncer nos pacientes que realizavam a suplementação, mas não da incidência.

Esse resultado pode ser explicado, pois os níveis baixos de vitamina D estão associados a um pior prognóstico do câncer. Entretanto, o Dr. Lima salienta que a maioria dos estudos não consegue comprovar que a suplementação dessa vitamina resultaria em melhores desfechos. 

“Dessa forma, talvez a deficiência de vitamina D reflita um paciente mais doente, com volume de doença maior ou mais desnutrido. Todos esses fatores estão associados com pior prognóstico de modo geral”, diz.

vitamina b17, b17, vitamina b 17, vitamina b15, amigdalina, vitamina b17 onde encontrar, b17 vitamina, vitamina b17 para que serve, vitamina b17 onde encontrar nos alimentos, vitamina b17 alimentos, vitamina b17 cancer, semente de pessego, vitamina b17 existe, vitamina b17 e cancer, vitamina b17 beneficios, vitamina b17 e cancer, posologia complexo b, damasco propriedades, onde encontrar vitamina b17, para que serve damasco, laetrile, damasco fruta origem, caroço de pessego, vitamina b preço, vitamina b17 onde comprar, vitamina b17 como tomar, damasco para que serve, vitamina b17 comprar, alimentos com vitamina b17, dr. harold w, para que serve o damasco, vitamina b17 cura cancer, fontes de vitamina b17, sementes de damasco, semente de pêssego, vitamina e cura , broto de trigo, onde encontrar vitamina b17, vitaminas para pessoas com cancer, cancer doenca, amigdalina b17, amigdalina, cura cancer vitamina b17, cura do cancer com vitamina b17, amigdalina beneficiosm amigdalina alimentos, amigdalina b17 para que sirve, amigdalina cancer, amigdalina o que é

Vitamina B17 não cura câncer!

Mensagem que sugere a cura do câncer pelo uso da vitamina B17 é falsa e coloca a vida dos pacientes em risco, pois a substância pode causar intoxicação. Leia mais sobre!

Vitamina D contra câncer

Dentre as terapias mais conhecidas pelos pacientes que utilizam a suplementação dessa vitamina como tratamento está o Protocolo Coimbra. Esse método sugere que a suplementação com altas doses de vitamina D (de 40.000 UI a 300.000 UI por dia) pode curar diversas doenças autoimunes e o criador do Protocolo, o Dr. Cícero Coimbra, afirma que também pode curar cânceres. 

Frasco de vitamina D

Primeiramente, ressalta o Dr. Lima, o excesso dessa vitamina pode significar um grande risco tanto para pacientes oncológicos, quanto para pessoas saudáveis.

“Pode provocar níveis elevados de cálcio no sangue e urina, resultando em dificuldade de concentração, confusão mental, apatia, tontura, psicose, estupor, coma, vômitos, dor abdominal, aumento da sede, diminuição do apetite, constipação intestinal, úlcera péptica, pancreatite, hipertensão, alterações do ritmo cardíaco, aumento da frequência urinária, desidratação, perda auditiva e depósitos anormais de cálcio nos órgãos, como rins e articulações. ”

Além disso, ele complementa informando não haver nenhum protocolo validado para tratamento oncológico que utilize altas doses de vitamina D. Ou seja, não há indicação para o utilizar esse método como terapia isolada e também não existem dados que comprovem que suplementação com altas doses de vitamina D seja um tratamento curativo para qualquer tipo de câncer.

Diversos estudos indicam, inclusive, o contrário. Duas análises recentes, AMATERASU e SUNSHINE avaliaram a suplementação de vitamina D em tumores do trato digestivo. Sendo que o segundo estudo foi feito utilizando altas doses. Em ambos, os resultados foram negativos. 

O estudo SUNSHINE, que incluiu apenas pacientes com tumores colorretais, mostrou uma tendência de melhor sobrevida livre de progressão (13 x 11 meses) para os pacientes que além da quimioterapia receberam suplementação de vitamina D em altas doses. Porém, não houve diferença em termos de taxa de remissão do câncer.

Fritadeira airfryer é cancerígena

A fritadeira airfryer é cancerígena?

Assim como acontece com várias novidades, este utensílio tem gerado muitas dúvidas e compartilhamento de informações incorretas. Leia mais sobre!

Vitamina D para quem tem câncer

A suplementação de vitaminas para pessoas com câncer pode ser parte importante do tratamento oncológico, uma vez que é comum que esses pacientes apresentem falta delas. Esse quadro, por sua vez, deixa o indivíduo mais vulnerável e pode até prejudicar a terapia. Por isso, a equipe médica pode prescrever medicamentos que ajudem a compensar o baixo nível e o mesmo pode acontecer com a vitamina D. 

Formas de conseguir vitamina D contra o câncer

“Como existe associação de pior evolução clínica com deficiência de vitamina D, é razoável detectar sua deficiência e corrigi-la, entretanto, não há dados consistentes que justifiquem o uso de doses suprafisológicas ou manter os níveis séricos muito elevados”, o Dr. Vladimir Lima fala.

Ele ainda orienta que as doses diárias de manutenção devem variar entre 600 e 800UI/dia. Já no caso de pacientes com deficiência de vitamina D, a dose diária recomendada é de 1000 a 2000UI/dia.

NOTA

A equipe de comunicação da Abrale solicitou uma entrevista com o Dr. Cícero Coimbra por meio da assessoria de imprensa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na qual ele é professor no Departamento de Neurologia e Neurocirurgia. Em resposta, a assessoria disse: “O chamado ‘Protocolo Coimbra’ foi criado para tratar doenças autoimunes, não pacientes oncológicos. Contudo, ele [Dr. Coimbra] disse que há diversos estudos que relacionam a importância da vitamina D para prevenção do câncer, mas que não são de sua autoria”. Ao questionarmos sobre as falas do Dr. Coimbra em entrevistas sobre a possibilidade de prevenção e cura de neoplasias malignas por meio da suplementação em altas doses de vitamina D, base do Protocolo criado por ele, não obtivemos retorno.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Por 2 anos suplementei vitamina D no tratamento de doenças autoimunes, pouco mais de 30 dias descobri um câncer no sangue chamado policitemia vera. Fica aqui a dúvida se toda essa suplementação não originou a doença.

Back To Top