Skip to content

Chemobrain: o que é, sintomas e tratamento

chemo brain o que significa, chemo brain sintomas, nevoeiro quimioterapico, chemo brain traducao, tipos de quimioterapia, quimioterapia afeta a memoria, sequelas da quimioterapia, paclitaxel efeitos colaterais, quimioterapia afeta a memória, chemo brain quimioterapia, chemo brain sintomas, chemo, chemo brain, o que significa brain, nevoa cerebral, nevoa, cerebral sintomas, nevoa no cerebro, nevoa cerebral o que é, o que é nevoa cerebral, nevoa do cerebro sintomas, o que é nevoa do cerebro, quanto tempo leva para desintoxicar o cerebro da nevoa, cerebro da quimio, cerebro de quimio, efeitos da quimio para o cerebro
Compartilhe

Última atualização em 5 de outubro de 2022

O quadro, que costuma interferir na realização das tarefas diárias, é um dos possíveis efeitos colaterais da quimioterapia


O chemobrain, também conhecido como névoa cerebral, é um quadro comum nas pessoas que realizam quimioterapia contra um câncer. Inicialmente, ele foi pesquisado e identificado em mulheres que tratavam tumor de mama, mas, atualmente, sabe-se que também pode acontecer em pacientes que realizam terapia para combater outros tipos de neoplasia maligna. Os sintomas e sua intensidade variam de caso para caso e há algumas formas de tratá-los ou amenizá-los.

De acordo com o Dr. Antonio Cavaleiro de Macedo Lima Filho, especialista em cancerologia clínica no Hospital Santa Catarina – Paulista, esse termo “descreve alterações cognitivas sentidas pelos pacientes durante ou após um tratamento médico contra o câncer. ”

Um dos possíveis motivos para a névoa cerebral se desenvolver é devido aos efeitos colaterais da quimioterapia no cérebro. Entretanto, outra possível razão é o estresse psicológico, como ansiedade e depressão. Sendo que os sintomas podem se agravar quando é feito o uso de medicações para controle de náuseas e dor, idade avançada, desnutrição e até mesmo o envolvimento do cérebro pelo câncer, no caso de metástases.   

O Dr. Antonio Cavaleiro conta que todos os pacientes oncológicos têm risco de apresentar o chemobrain, mas que a probabilidade depende de características do indivíduo, modalidades do tratamento e tipo do câncer.

“Quanto mais debilitante o tratamento, maior a chance dos sintomas surgirem. Em geral, os pacientes submetidos à quimioterapia citotóxica são mais afetados. Por outro lado, o quadro é menos comum em pacientes que recebem outros tratamentos médicos contra o câncer. Por exemplo, hormonioterapia, imunoterapia e terapia de alvo molecular”, diz.

imunoterapia, efeitos colaterais tardios, quimioterapia, radioterapia, câncer, abrale, efeitos colaterais a longo prazo, efeitos colaterais, problemas cardíacos, fertilidade, autoimune, problemas pulmonares

Efeitos colaterais tardios: o pós-câncer

Acompanhamento médico é indicado para pacientes que estão há mais de cinco anos em remissão. Leia mais sobre!

Sintomas de chemobrain

Como as manifestações desse quadro envolvem prejuízo de raciocínio, memória e foco, costumam ser bastante frustrantes para os pacientes. Dentre os principais sintomas da névoa cerebral estão:

  • Redução na velocidade de raciocínio, aprendizagem e resolução de problemas. 
  • Dificuldade de concentração e para finalizar uma tarefa.
Pessoas com sintomas de chemobrain
  • Lapsos de memória recente (“onde estacionei o carro?”, data do exame/consulta, senhas etc.).

Não existe uma única forma dos sintomas aparecerem. A depender do paciente, pode ser que somente uma das opções aconteça. Em outros casos, elas podem se manifestar ao mesmo tempo. Além disso, a intensidade também é variável.

“Quanto um indivíduo é afetado e quanto tempo dura, é variável. Para a maioria dos pacientes, os sintomas podem ser sutis e não serem percebidos por pessoas ao redor”, pontua o médico. 

Ele complementa informando que o momento no qual os indícios se iniciam também não é igual para todas as pessoas. Entretanto, costumam aparecer nas primeiras semanas do tratamento e tendem a melhorar algumas semanas após o término. Caso a terapia seja mais intensa, o paciente pode ter efeitos residuais leves por mais tempo, mas é raro que dure longos períodos.

relação entre depressão e câncer cura da depressão depressão e cancer sintomas de depressão câncer depressão psiquiatra apoio psicológico diagnóstico do câncer depressão é uma doenç Organização Mundial da Saúde Mal do século tratamentos para a depressão o cancer e a depressão A depressão e o paciente oncológico

Quando câncer e depressão aparecem juntos

Pacientes oncológicos podem desenvolver um quadro depressivo e a ajuda profissional será fundamental. Leia mais sobre!

Lidando com a névoa cerebral

Devido ao fato do desenvolvimento desse quadro ser multifatorial, ou seja, ocorrer por diversos motivos, é importante identificar quais são os fatores associados àquele caso. Isto é, se está relacionado a quadros psicológicos, outras medicações ou anemia. 

Algumas das medidas possíveis para amenizar os sintomas e proporcionar uma melhor qualidade de vida são praticar:

Pessoa fazendo lista para ajuda a lidar com chemobrain
  • atividades físicas leves, como caminhadas, podem ajudar a melhorar a atenção, o humor e deixar a pessoa mais alerta.
  • técnicas de meditação, como o mindfulness, podem ajudar a melhorar a atenção e reduzir a ansiedade. Recomenda-se também auxílio psicológico para casos de ansiedade e depressão.
  • atividades intelectuais, como leitura de ficção, palavras cruzadas e sudoku, exercitam o cérebro e podem melhorar a memória e velocidade de raciocínio.

Para evitar que o chemobrain interfira nas atividades cotidianas, o Dr. Antonio Cavaleiro aconselha a manter uma rotina diária e respeitar os horários de descanso e sono. Além disso, o ideal é anotar todos os compromissos em uma agenda, ou no smartphone, bem como as perguntas para fazer ao médico no dia da consulta. Focar em uma só atividade por vez também pode auxiliar a evitar a não realização de uma tarefa por completo. O principal, entretanto, é contar à família e ao médico que acompanha o tratamento os sintomas apresentados, já que, muitas vezes, eles são sutis e imperceptíveis para outras pessoas.

“Em muitos casos de chemobrain os sintomas são leves e transitórios. Aceitar o problema e não focar tanto nos sintomas que te incomodam, mas nas medidas que ajudam a lidar com ele, são passos importantes”, o especialista aconselha. 


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Insônia, dificuldade de concentração, lapsos de memória e (outras alterações que recebem o nome de chemo brain) […]

Back To Top