Skip to content

Linfoma pulmonar: o que é, sintomas e tratamentos

linfoma pulmonar, linfoma não hodgkin, linfoma no pulmão, linfoma pulmonar sintomas, sintomas de linfoma, sintomas de linfoma pulmonar, linfoma de hodgkin pulmonar, linfoma pulmonar causas, linfoma pulmonar maligno, linfoma pulmonar tratamento, linfoma hodgkin pulmonar, linfoma não hodgkin tem cura, toracotomia, linfoma malt pulmonar, linfoma malt, linfoma pulmonar benigno, linfoma pulmonar o que é, linfoma pulmonar primario, linfoma pulmonar prognostico, linfoma pulmonar tem cura, linfoma pulmonar tomografia, linfoma pulmonar é cancer, o que é linfoma pulmonar, sintomas linfoma pulmonar, comprometimento pulmonar no linfoma, diagnóstico linfoma pulmonar cobertura ans, existe linfoma pulmonar, hematologia doença linfoma pulmonar, linfoma de malt pulmonar, o que é linfoma no sangue, linfonodomegalia no pulmão, massa no pulmão tem cura, tumor linfoma, massa no pulmão, neoplasia pulmonar tem cura, lesão no pulmão tem cura, neoplasia maligna pulmonar, linfoma maligno, linfonodos no pulmão pode ser cancer, opacidade em vidro fosco é cancer, opacidade pulmonar, linfonodos pulmonares, neoplasias pulmonares cancer de linfoma, tumor no pulmão, tipos de cirurgia pulmonar, câncer de linfoma, tipos de biopsia pulmonar, cancer no linfoma, tumor no pulmao, sintoma de linfoma, linfonodo no pulmão, cancer linfoma tem cura, sintoma linfoma, linfoma tem cura?, linfoma tem cura, o que é linfoma?, diagnostico linfoma, linfomas tem cura, câncer linfoma, tumor de pulmão, linfoma não hodgkin prognóstico, linfoma de celulas b, sintomas de tumor no pulmão, tipos de linfoma, linfomas, mancha no pulmão, infiltração no pulmão, doença linfoproliferativa, linfoproliferativa, linfomas sintomas, linfoma não hodgkin sintomas, lnh, linfonodos no pulmão pode ser cancer, cancer de pulmão, câncer de pulmão, cancer de pulmão sintomas, sintomas de cancer de pulmão, sintomas de cancer no pulmão, cancer de pulmão tem cura, sintomas cancer de pulmão, sintomas do cancer de pulmão
Compartilhe

Última atualização em 18 de abril de 2024

Originário na região dos pulmões, o  linfoma pulmonar atinge, principalmente, idosos e pode ser confundido com outros tipos de câncer na região


O linfoma pulmonar é um tipo de linfoma não-Hodgkin que acontece, primariamente, no pulmão e, normalmente, não é agressivo. É considerado um câncer raro, pois representa somente 0,5% dos cânceres pulmonares e, geralmente, atinge pessoas com 60 ou 70 anos. Apesar do diagnóstico dessa doença ser complexo, o prognóstico tende a ser positivo na maioria das vezes. Ainda não se sabe se há e quais seriam seus os fatores de risco.

Esse tipo de linfoma é diferente tanto do linfoma não-Hodgkin (LNH) secundário, quanto do câncer de pulmão em si. 

O linfoma pulmonar primário aparece quando há uma proliferação anormal de células do tecido linfóide do pulmão. Em 90% das vezes, esse câncer está relacionado com a mucosa do pulmão, ou seja, é um linfoma MALT. 

Já o linfoma secundário de pulmão acontece quando o LNH tem origem em alguma outra parte do corpo. Em seguida, conforme a doença vai evoluindo, atinge os pulmões. Essa forma de linfoma pulmonar é a mais comum

Para saber qual o local primário do linfoma, é preciso fazer uma análise imunohistoquímica. Por meio desse exame, observa-se as proteínas que estão presentes naquele tecido, identificando seu local de origem. 

Já o câncer de pulmão tem origem em outras estruturas do órgão. 

“O câncer de pulmão se origina nos pneumócitos ou células das vias aéreas e o  linfoma é oriundo da mucosa do epitélio respiratório. Além disso, são tumores de comportamento muito diferentes. O câncer de pulmão tem um comportamento muito mais agressivo, na maioria das vezes”, explica o Dr. André Miotto, especialista em Cirurgia Torácica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT).

Sintomas de linfoma pulmonar

linfoma pulmonar, linfoma não hodgkin, linfoma no pulmão, linfoma pulmonar sintomas, sintomas de linfoma, sintomas de linfoma pulmonar, linfoma de hodgkin pulmonar, linfoma pulmonar causas, linfoma pulmonar maligno, linfoma pulmonar tratamento, linfoma hodgkin pulmonar, linfoma não hodgkin tem cura, toracotomia, linfoma malt pulmonar, linfoma malt, linfoma pulmonar benigno, linfoma pulmonar o que é, linfoma pulmonar primario, linfoma pulmonar prognostico, linfoma pulmonar tem cura, linfoma pulmonar tomografia, linfoma pulmonar é cancer, o que é linfoma pulmonar, sintomas linfoma pulmonar, comprometimento pulmonar no linfoma, diagnóstico linfoma pulmonar cobertura ans, existe linfoma pulmonar, hematologia doença linfoma pulmonar, linfoma de malt pulmonar, o que é linfoma no sangue, linfonodomegalia no pulmão, massa no pulmão tem cura, tumor linfoma, massa no pulmão, neoplasia pulmonar tem cura, lesão no pulmão tem cura, neoplasia maligna pulmonar, linfoma maligno, linfonodos no pulmão pode ser cancer, opacidade em vidro fosco é cancer, opacidade pulmonar, linfonodos pulmonares, neoplasias pulmonares cancer de linfoma, tumor no pulmão, tipos de cirurgia pulmonar, câncer de linfoma, tipos de biopsia pulmonar, cancer no linfoma, tumor no pulmao, sintoma de linfoma, linfonodo no pulmão, cancer linfoma tem cura, sintoma linfoma, linfoma tem cura?, linfoma tem cura, o que é linfoma?, diagnostico linfoma, linfomas tem cura, câncer linfoma, tumor de pulmão, linfoma não hodgkin prognóstico, linfoma de celulas b, sintomas de tumor no pulmão, tipos de linfoma, linfomas, mancha no pulmão, infiltração no pulmão, doença linfoproliferativa, linfoproliferativa, linfomas sintomas, linfoma não hodgkin sintomas, lnh, linfonodos no pulmão pode ser cancer, cancer de pulmão, câncer de pulmão, cancer de pulmão sintomas, sintomas de cancer de pulmão, sintomas de cancer no pulmão, cancer de pulmão tem cura, sintomas cancer de pulmão, sintomas do cancer de pulmãoDiferentemente dos outros tipos de linfoma, o linfoma pulmonar não costuma causar coceira, febre, suor noturno e nem perda de peso. Os sinais dessa doença são mais parecidos com os sintomas de câncer de pulmão. Como tosse (com ou sem sangue), falta de ar e dor no peito.

Entretanto, de acordo com o Dr. Miotto, grande parte dos pacientes não apresenta nenhum tipo de sintoma. Isso acontece, principalmente, “porque o comportamento do linfoma pulmonar tende a ser indolente, ou seja, de crescimento lento”. 

Diagnóstico de linfoma pulmonar

linfoma pulmonar, linfoma não hodgkin, linfoma no pulmão, linfoma pulmonar sintomas, sintomas de linfoma, sintomas de linfoma pulmonar, linfoma de hodgkin pulmonar, linfoma pulmonar causas, linfoma pulmonar maligno, linfoma pulmonar tratamento, linfoma hodgkin pulmonar, linfoma não hodgkin tem cura, toracotomia, linfoma malt pulmonar, linfoma malt, linfoma pulmonar benigno, linfoma pulmonar o que é, linfoma pulmonar primario, linfoma pulmonar prognostico, linfoma pulmonar tem cura, linfoma pulmonar tomografia, linfoma pulmonar é cancer, o que é linfoma pulmonar, sintomas linfoma pulmonar, comprometimento pulmonar no linfoma, diagnóstico linfoma pulmonar cobertura ans, existe linfoma pulmonar, hematologia doença linfoma pulmonar, linfoma de malt pulmonar, o que é linfoma no sangue, linfonodomegalia no pulmão, massa no pulmão tem cura, tumor linfoma, massa no pulmão, neoplasia pulmonar tem cura, lesão no pulmão tem cura, neoplasia maligna pulmonar, linfoma maligno, linfonodos no pulmão pode ser cancer, opacidade em vidro fosco é cancer, opacidade pulmonar, linfonodos pulmonares, neoplasias pulmonares cancer de linfoma, tumor no pulmão, tipos de cirurgia pulmonar, câncer de linfoma, tipos de biopsia pulmonar, cancer no linfoma, tumor no pulmao, sintoma de linfoma, linfonodo no pulmão, cancer linfoma tem cura, sintoma linfoma, linfoma tem cura?, linfoma tem cura, o que é linfoma?, diagnostico linfoma, linfomas tem cura, câncer linfoma, tumor de pulmão, linfoma não hodgkin prognóstico, linfoma de celulas b, sintomas de tumor no pulmão, tipos de linfoma, linfomas, mancha no pulmão, infiltração no pulmão, doença linfoproliferativa, linfoproliferativa, linfomas sintomas, linfoma não hodgkin sintomas, lnh, linfonodos no pulmão pode ser cancer, cancer de pulmão, câncer de pulmão, cancer de pulmão sintomas, sintomas de cancer de pulmão, sintomas de cancer no pulmão, cancer de pulmão tem cura, sintomas cancer de pulmão, sintomas do cancer de pulmãoConsidera-se que o diagnóstico desse linfoma seja complexo devido à falta de sintomas específicos e pela necessidade de diferenciação do tecido. Isto é,  identificar se é um linfoma pulmonar primário, se é uma metástase ou se é um câncer de pulmão.

Os exames realizados para identificar o linfoma pulmonar são parecidos com os utilizados para constatar a neoplasia de pulmão. Dessa forma, a pessoa é submetida à avaliação clínica e a testes como tomografia computadorizada de tórax, PET SCAN, cintilografia óssea, ressonância magnética e biópsia do local.

“Para o diagnóstico preciso é fundamental a realização de biópsia, que também pode ser indicada para o estadiamento invasivo”, conta o Dr. Miotto.

Os principais tipos de biópsia pulmonar são a broncoscopia, a guiada por tomografia, videotoracoscopia e mediastinoscopia. Entretanto, em alguns casos é preciso realizar a toracotomia, abertura da parede do tórax. Esse método permite que o profissional tenha uma maior visibilidade do local, consequentemente possibilitando a coleta de mais material. Porém, por outro lado, é um procedimento mais invasivo.

“As biópsias são realizadas preferencialmente pela via menos invasiva, mas consequentemente o material retirado pode ser menor. Com isso, a biópsia nem sempre será correta. Por isso é importante que a indicação da via de biópsia seja precisa para cada paciente”, o médico considera.

Com o material coletado na biópsia, é realizada a análise imunohistoquímica e verifica-se qual o tipo daquela célula. Assim, é possível saber se é linfoma primário, metástase ou câncer de pulmão e, em seguida, planejar o tratamento.

Linfoma pulmonar tem cura?

linfoma pulmonar, linfoma não hodgkin, linfoma no pulmão, linfoma pulmonar sintomas, sintomas de linfoma, sintomas de linfoma pulmonar, linfoma de hodgkin pulmonar, linfoma pulmonar causas, linfoma pulmonar maligno, linfoma pulmonar tratamento, linfoma hodgkin pulmonar, linfoma não hodgkin tem cura, toracotomia, linfoma malt pulmonar, linfoma malt, linfoma pulmonar benigno, linfoma pulmonar o que é, linfoma pulmonar primario, linfoma pulmonar prognostico, linfoma pulmonar tem cura, linfoma pulmonar tomografia, linfoma pulmonar é cancer, o que é linfoma pulmonar, sintomas linfoma pulmonar, comprometimento pulmonar no linfoma, diagnóstico linfoma pulmonar cobertura ans, existe linfoma pulmonar, hematologia doença linfoma pulmonar, linfoma de malt pulmonar, o que é linfoma no sangue, linfonodomegalia no pulmão, massa no pulmão tem cura, tumor linfoma, massa no pulmão, neoplasia pulmonar tem cura, lesão no pulmão tem cura, neoplasia maligna pulmonar, linfoma maligno, linfonodos no pulmão pode ser cancer, opacidade em vidro fosco é cancer, opacidade pulmonar, linfonodos pulmonares, neoplasias pulmonares cancer de linfoma, tumor no pulmão, tipos de cirurgia pulmonar, câncer de linfoma, tipos de biopsia pulmonar, cancer no linfoma, tumor no pulmao, sintoma de linfoma, linfonodo no pulmão, cancer linfoma tem cura, sintoma linfoma, linfoma tem cura?, linfoma tem cura, o que é linfoma?, diagnostico linfoma, linfomas tem cura, câncer linfoma, tumor de pulmão, linfoma não hodgkin prognóstico, linfoma de celulas b, sintomas de tumor no pulmão, tipos de linfoma, linfomas, mancha no pulmão, infiltração no pulmão, doença linfoproliferativa, linfoproliferativa, linfomas sintomas, linfoma não hodgkin sintomas, lnh, linfonodos no pulmão pode ser cancer, cancer de pulmão, câncer de pulmão, cancer de pulmão sintomas, sintomas de cancer de pulmão, sintomas de cancer no pulmão, cancer de pulmão tem cura, sintomas cancer de pulmão, sintomas do cancer de pulmãoSim, é possível curar um linfoma pulmonar. Segundo o Dr. Miotto, isso acontece, especialmente, no caso de pacientes com lesões menores e de crescimento mais lento. Para o linfoma MALT primário de pulmão, a taxa de sobrevida em cinco anos  é de cerca de 90%. Entretanto, se forem encontradas lesões fora do pulmão e linfonodomegalia no pulmão (aumento dos linfonodos ), o prognóstico pode ser mais complexo.

O tratamento do linfoma pulmonar pode ser feito por meio de cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou imunoterapia. A escolha do melhor tratamento leva em conta se as lesões estão localizadas ou difusas, tamanho e velocidade de crescimento. Sendo que essas terapias podem ser realizadas isoladamente ou associadas.

Para os linfomas indolentes é possível que um tratamento mais conservador seja utilizado juntamente com o acompanhamento médico. Conforme a doença for evoluindo, o médico avaliará a necessidade de um tratamento mais intenso. 

“A indicação de tratamento depende do caso de cada paciente. E a probabilidade de curar também varia de caso para caso”, finaliza o Dr. André Miotto.

 

Quando o câncer chega ao sistema nervoso central (SNC)

Câncer com metástase pode ser tratado


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Eu fui diagnosticada com infiltrado pulmonar

Minha mãe tem linfoma de hodgkin é um pulmão dela já está comprometido estou apavorada não tem cura diz os médicos ??

nossa choquei os linfonodos aumentao dento do pulmão ou no pescoço?

Estou comminhavsobrinha com suspeita de linfonodolos mas não tenho como pagar o tratamento o que posso fazer

O meu esposo foi diagnosticado com linfonodos no pulmão esquerdo,o que devemos fazer?

Gostaria de saber sobre o linfoma de pulmão grau 4

Fragmentos de mucosa brônquica contendo epitélio ciliado, glândulas mucosas e um folículo
linfoide, exibindo apenas discreto processo inflamatório crônico, inespecífico, em atividade.

Oi a minha filha teve linfoma nao Hodgkin, a 2 anos teve remissao total.mas alguns mese teve dor no peito e falta de ar o cardio pediu uma tomografia e deu um nodulo no pulmao esquerdo de 12mmx10mm, sera q voltou

Back To Top