Os medicamentos venceram. E agora?
Última atualização em 29 de julho de 2021
Medicamentos são extremamente úteis no combate à diversas doenças, mas é importante ficar de olho na data de validade
Remédios nada mais são que uma receita. “Tudo começa com a pesquisa e descoberta desejada, que seja capaz de atuar no corpo, ‘consertando’ aquilo que se pretende reparar”, explica Denise Martins, farmacêutica e coordenadora de comunicação da Abrale.
O primeiro passo é descobrir o princípio-ativo (PA) da substância. Feito isso, os pesquisadores devem, então, desenvolver uma receita para produzir um remédio que tenha o efeito desejado no corpo.
Além dessa substância principal, devem ser adicionados ingredientes que consigam “protegê-la”. “Se o princípio-ativo for sensível à luz, por exemplo, tem-se que adicionar ingredientes que o protejam da luz. Se ele se degradar na presença de ar, tem-se que adicionar um ingrediente que evite o contato princípio ativo com o ar”, fala Denise.
Com estas respostas em mãos, os pesquisadores, finalmente, têm a receita completa do remédio, que deve seguir para a fase de experimentos. Dentre as respostas necessárias, está a vida útil do medicamento e são estes testes que irão determinar a data de validade.
A Profa. Dra Patricia Moriel, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNICAMP, explica que o remédio é submetido ao estudo de estabilidade, no qual será testado a sua capacidade de manter as suas propriedades químicas, físicas, microbiológicas e biofarmacêuticas em um período de tempo.
Esse estudo consiste em três ensaios:
1º Acelerado, que é projetado para acelerar a degradação química e as mudanças físicas desse medicamento, simulando uma condição forçada de armazenamento;
2º Acompanhamento, para entender como o medicamento funciona;
3º Longa duração, no qual é realizado um acompanhamento durante um período maior, sem interferência para determinar se a condição forçada está adequada.
No final desses ensaios, os pesquisadores conseguem determinar até quando o medicamento estará estável e agirá no organismo da forma planejada. Isso quer dizer, então, que no dia seguinte da data de validade ele já não funciona mais? Não é bem assim.
“É provável que ele ainda esteja funcionando no dia seguinte ao seu vencimento, mas não é possível garantir que ele esteja com 100% de efetividade”, explica a Profa. Dra. Patricia.
Com o efeito reduzido, é possível que esse medicamento não seja mais tão eficaz no combate às doenças, podendo até dificultar o tratamento em alguns casos. Um exemplo disso são os antibióticos. Supõe-se que um antibiótico precise de 10 moléculas para combater uma bactéria. Ao perder a sua eficiência, ele passa a ter só 8 moléculas. Então, quando o medicamento entrar em contato com a bactéria, ele não terá força suficiente para destruí-la e isso pode fazer com que ela fique resistente a esse tratamento.
Existem também os medicamentos que perdem seu efeito mais rapidamente depois de abertos, por exemplo, os colírios. Essa informação deve estar indicada na bula ou na própria embalagem.
Caso a pessoa faça uso de um medicamento vencido, também é possível que apresente problemas de saúde, além de efeitos indesejado. Por isso, é sempre importante ficar atento à data presente na embalagem do produto.
O Imatinibe é mais resistente?
Medicamento utilizado no tratamento da leucemia mieloide crônica (LMC), seu princípio-ativo age interrompendo a reprodução de células anormais causadas por este tipo de câncer.
Ao contrário dos antibióticos, o Imatinibe fora da data de validade não causará uma resistência ao câncer. “Neste caso, para que isso aconteça, depende muito mais de um fator genético, do que do medicamento propriamente dito”, explica Profa. Dra. Patricia.
Mas, assim como acontece com o restante dos medicamentos, não é garantida que a eficiência dele seja total após o vencimento. De acordo com a bula do Imatinibe, o prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação, e deve ser mantido entre 15 e 30ºC, longe da umidade e em local sem iluminação.
É importante frisar que, de nada adianta o medicamento estar na validade, se não está armazenado de forma correta. Se as instruções não forem seguidas, é possível que a droga perca a validade antecipadamente.
Descarte de medicamentos vencidos
Jogar os remédios vencidos no lixo comum ou no vaso sanitário não é correto, pois o sistema de esgoto não foi montado para eliminar as substâncias químicas presentes nesses produtos e nem sempre o lixo é tratado do jeito que deveria, então pode contaminar o meio ambiente e causar danos aos seres vivos daquele local.
O correto é levar até um posto de coleta, farmácia que realize esse tipo de coleta ou até um posto de saúde e pedir para que eles façam o descarte apropriado.
Estando nos locais adequados, as caixas e bulas serão mandadas para o reciclável (essa primeira parte, a própria pessoa pode realizar em casa) e as seringas dos medicamentos serão levadas até usinas para serem descontaminadas e, em seguida, encaminhadas para aterros de sólidos.
Já os medicamentos em comprimido, por normalmente possuírem produtos químicos, são incinerados em usinas preparadas ambientalmente para essa ação para haver contaminação.
Para entender os medicamentos, clique aqui.
Meu medicamento cloreto de fluoxetina é de 2019 posso tomar pois estamos em 2020
Olá, Maria Cristina, tudo bem?
Orientamos que a senhora não utilize esse medicamento pois ele, provavelmente, não tem mais efeito e ainda pode causar alguma consequência negativa.
Abraços!
Olá. Se a data de validade é para o mês 5, eu posso fazer uso durante o mês 5? Ou no mês 5 ele já está vencido?.
Olá, Sthéfani, tudo bem?
O ideal seria comprar um novo medicamento para garantir que seu efeito esteja garantido. Porém, caso ele tenha sido armazenado da forma correta, é possível fazer uso do medicamento no início do mês de validade.
Abraços!
Meu Clavepen expirou-se em Janeiro de 2020 e estamos em 1 de Junho 2020. Sempre mantive bem conservado, conforme solicitado. Posso tomá-los ?
Olá, Giovannio, tudo bem?
A data de validade de um medicamento é definida de acordo com o período no qual aquela substância apresenta tem efeito. Então, um remédio vencido, além de não ter eficácia, também pode acabar causando algum efeito colateral.
No caso dos antibióticos, pode ser muito perigoso utilizá-lo após a data de validade pois, como ele não apresenta mais a mesma eficácia, a bactéria pode se tornar resistente ao tratamento. Dessa forma, a infecção pode se agravar e ser necessário fazer uso de uma medicação mais forte.
Recomendamos que o senhor jogue esse Clavepen e compre um novo!
Abraços!
Olá tudo bem? Estou tomando um antibiótico que venceu agora em julho, ele está bem conservado, corro algum risco?
Olá, Rafael, como vai?
Recomendamos que o senhor compre um novo, pois, mesmo estando bem conservado, o remédio não apresenta mais o mesmo efeito. Isso pode fazer com que o agente que está causando a infecção fique resistente ao medicamento e seja mais difícil de combatê-lo. Com isso, será necessário utilizar um método mais forte.
Abraços
Estou tomando Pyloritrat com data de vencimento no mês 6 tem algum problema?Faz efeito?
Olá, Franciele, como vai?
Orientamos que a senhora não faça uso desse medicamento! Além de, provavelmente, já ter perdido parte do seu efeito, é possível que cause algum mal à senhora.
Abraços!
Tomo Osteofix mas venceu em junho/2020 está bem conservado. Posso continuar tomando até final do frasco? Obrigada
Olá, Nilza, como vai?
Recomendamos que a senhora adquira um novo medicamento, pois esse, possivelmente, não apresenta o seu efeito total e ainda pode causar algum malefício a sua saúde.
Abraços!
Tomei apenas um comprimido de um antibiótico que venceu no mês de fevereiro, já estou tomando um novo, tem algum problema eu ter tomado um comprimido vencido nesse mês?
Olá, Mariana, como vai?
Como o medicamento vence no mês de fevereiro, é possível que ele tenha perdido um pouco da “força”. Porém, como foi somente uma dose, é improvável que afete o tratamento todo. Caso a senhora apresente algum sintoma ou, ao final do tratamento, perceba que a doença não está totalmente curada, retorne no(a) especialista que prescreveu o antibiótico.
Abraços!
Floxocip 500 antibiótico validade este mês 05/2021 já estou no meio do tratamento posso ter algum problema quanto à eficácia do tratamento ,este medicamento está em falta e comprei este com a validade faltam mais 3 dias para finalizar o tratamento.
Olá, Rose, como vai?
Como falado na matéria, é provável que um medicamento ainda esteja funcionando no dia seguinte ao seu vencimento, mas não é possível garantir que ele esteja com 100% de efetividade. Como o remédio em questão tem a data de validade no mês de maio (05), durante este mês ele ainda deve ter a mesma eficácia. Porém, caso a senhora apresente qualquer efeito colateral ou sintoma anormal, recomendamos que entre em contato com o(a) médico(a) que prescreveu esse tratamento.
Abraços!
Boa tarde estou com o medicamento clavulin que vence no mês de junho 2021 posso toma lo?
Olá, Fernanda, como vai?
Sim, o medicamento continua válido durante o mês de junho.
Abraços!
Olá, meu marido acabou de se dar conta que tomou 25 gotas de dipirona vencida há 1 ano para melhorar a dor muscular e os calafrios após tomar a vacina contra o covid. O que devemos fazer..? Tentar provocar vômito, levar ao posto de saúde ou somente aguardar..? Agradeço a atenção.
Olá, Paula, como vai?
A princípio vocês devem somente esperar, é improvável que o medicamento cause algum mal-estar, é mais provável que ele somente não faça efeito. Caso os sintomas continuem, recomendamos que procurem um pronto atendimento.
Abraços!
Olá! Tenho um remedio Azitromicina di-hidratada com vencimento em março 2021 ainda esta lacrado. Posso tomar hoje?
Olá, Francisca, como vai?
Orientamos que a senhora não tome este medicamento pois ele, muito provavelmente, perdeu o efeito, ou está com efeito reduzido, e ainda pode causar algum mal estar.
Abraços!
Meu alivium venceu em abril ainda posso tomar?
Olá, Elida, como vai?
Como a data de validade já passou, o efeito do medicamento será nulo ou estará fraco e, além disso, pode causar algum mal estar na senhora. Por isso, orientamos que a senhora não faça uso deste remédio.
Abraços!
Se eu achar um medicamento vencido na prateleira da farmácia, me dá o direito de levar o mesmo de graça?
Olá, Elizabeth, como vai?
Não é seguro fazer uso de medicamentos vencidos, pois, além da eficácia poder estar prejudicada, eles podem fazer mal. Por esses motivos, a farmácia não pode permitir que uma pessoa leve o remédio. O correto é retirar da prateleira para que ninguém corra riscos.
Abraços!
Meu remedio nimesulida vence esse mês 08/2021.posso tomar
Olá, Gracielle, como vai?
Sim, a senhora pode fazer uso desse medicamento durante este mês.
Abraços!
O meu venceu 08/2021.
Eu posso fazer o consumo desse medicamento?
Olá, Renan, como vai?
Como o mês 08 já acabou, nós recomendamos que o senhor não faça uso desse medicamento, pois a “potência” dele pode estar enfraquecida e ele pode causar algum prejuízo para a sua saúde.
Abraços!
Tenho 50 vidros de dipirona vencida a UM mês que ganhei pra doação e a pessoa não deve ter visto isso ou viu e deu assim mesmo o que eu faço com eles?
Olá, Priscila, como vai?
Orientamos que a senhora não faça uso desses medicamentos e que procure um local adequado para descartá-los. Geralmente, as farmácias disponibilizam um local para jogar medicamentos vencidos.
Abraços!
Bom dia. Minha esposa toma Olanzapina 10 mg, a data de validade da caixa é 11/2021, hoje é dia 06/12/2021, ela ainda pode tomar o remédio até o final da caixinha ou imediatamente tem que começar a caixa nova?Agradeço desde já a resposta
Olá, Fábio, como vai?
Como o medicamento já venceu, é possível que o efeito esteja menor e/ou ainda é possível que ele cause algum mal. Portanto, o ideal é que ela comece a tomar a caixa nova para garantir que o tratamento continue com os mesmos resultados.
Abraços!
Ganhei uma caixa do meu anticoncepcional q vence no mês 01/2022,Ainda posso fazer o uso desse medicamento em janeiro? tendo em vista q terminaria de toma-lo no dia 27/01?
Olá, Vanessa, como vai?
Como a validade indica o mês um, é possível tomar o medicamento durante esse mês sim.
Abraços!
Bom dia. tenho em casa uma caixa de lercanidipino de 10 mg, com o vencimento 01/2022, abri ela hoje, posso continuar até que dia com a administração desse remédio?
Olá, Tamires, como vai?
Como a validade do medicamento estava indicando 01/2022, o remédio só poderia ser usado até o final do mês de janeiro.
Abraços!
Meu medicamento é L-Tirosina 500mg tem 7 meses de vencido…qual risco se eu tomar?
Olá, Fernando, como vai?
Além do medicamento não ter mais efeito, ele pode fazer mal para a sua saúde. Orientamos que o senhor não utilize esse medicamento e procure um local para descartá-lo da forma adequada.
Abraços!
Remédio osteofix venceu dia02/2021 posso tomar
Olá, Letícia, como vai?
Como o medicamento venceu há mais de um ano, não a senhora não deve tomá-lo.
Abraços!
Isb Care 8 …100mg fabricado 07/12/2021 venceu dia 08/04/2022 posso tomar ,manipulado
Olá, Isadora, como vai?
Como faz 6 meses que o medicamento venceu, a senhora não deve tomá-lo, pois além de não ter o mesmo efeito, pode causar algum malefício.
Abraços!
Minha cachorrinha passou por uma cirurgia, a cx de amoxicilina + clavulanato de potássio que ela tomou na cirurgia anterior está vencendo agora em fev/2023, se ela tomar até 03/03 ainda é provável que esteja tudo bem quanto ao tratamento (levando em conta tbm que fevereiro é um mês mais curto, e que equivaleria tal prazo ao dia 31 de algum outro mês)?
Olá, Márcia, como vai?
Como são poucos dias de diferença, não há problema não ?
Abraços!