Skip to content

Naftalina causa leucemia?

Naftalina causa câncer
Compartilhe

Última atualização em 5 de abril de 2024

As evidências em humanos são limitadas, mas recomenda-se evitar seu uso devido aos potenciais riscos à saúde e à disponibilidade de alternativas menos tóxicas no mercado

Há uma corrente circulando na internet afirmando que a naftalina causa leucemia, dentre outros tipos de câncer. Isso gerou preocupação, pois essa substância já foi muito utilizada nos lares, em armários e gavetas, como um repelente. Mas será que essa afirmação tem embasamento científico? 

A corrente que circula contém um vídeo, gravado por um médico, no qual ele afirma que a exposição à naftalina gera um aumento nas chances de alguém ter leucemia. Para entender melhor essa questão e saber se essa corrente é verdade, ou não, é importante conhecer a composição da naftalina, que é uma substância derivada do benzeno, um composto químico conhecido por seus potenciais riscos à saúde.

“A naftalina é derivada de benzeno, uma formação bem interessante para a gente avaliar, porque derivados de benzenos já estão descritos como fatores de risco para leucemia, dentre outros tipos de câncer e doenças da medula óssea, como falências medulares”, pontua o Dr. Jayr Schmidt Filho, líder do Centro de Referência em Neoplasias Hematológicas do A.C.Camargo Cancer Center.

A naftalina causa leucemia e outros cânceres?

Essa substância foi declarada pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer) como possivelmente carcinogênica para humanos, entrando no Grupo 2B. Isso significa que há estudos indicando existir uma possibilidade da naftalina causar câncer em animais, mas que as evidências em humanos são fracas. 

É importante apontar que, nos estudos em camundongos, os tumores que apareceram estavam mais relacionados ao trato respiratório e não a cânceres hematológicos, como a leucemia. 

Naftalina

Em relação à exposição em humanos, o IARC ainda aponta que foram publicados alguns relatos de casos em que pequenos grupos expostos ao naftaleno apresentaram um aumento no desenvolvimento de câncer no trato respiratório e gastrointestinal. Entretanto, a própria agência ressalta que esses relatórios são limitados e não fornecem evidências suficientes para demonstrar a carcinogenicidade da naftalina em seres humanos. 

Leia também:

Usar naftalina faz mal?

Diante dos potenciais riscos à saúde associados à naftalina, é compreensível que muitas pessoas estejam buscando alternativas mais seguras para combater insetos e mofo em suas residências. Por outro lado, existem produtos antimofo no mercado que oferecem a mesma ação, com menos toxicidade e sem o odor característico da naftalina.

Alerta de perigo

“É um produto que tem caído cada vez mais em desuso, porque sabemos que têm outros tipos de substâncias antimofo, com uma ação até melhor, menos tóxica e com menos riscos e até sem aquele odor característico da naftalina. O que podemos dizer em relação a isso é evitar o uso para que esse risco seja minimizado”, o Dr. Schmidt ressalta.

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! ?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top