Qual o jeito certo de tomar remédios
Última atualização em 29 de julho de 2021
Pode parecer algo simples, mas há algumas regras para que o efeito do medicamento não seja prejudicado
Se há algo muito usual na vida das pessoas é o ato de tomar remédios. E não falamos apenas dos pacientes de cânceres do sangue ou de qualquer outro tipo. Todo mundo fica doente em algum momento, precisa de suplementos ou até mesmo, no caso das mulheres, usa contraceptivos orais para evitar gravidez. O fato é que, seja qual for o objetivo, o medicamento precisa ser ingerido da forma correta para que tenha uma ação realmente eficaz. Para ajudar na missão de como desvendar isso, pedimos a colaboração de duas profissionais muito experientes no assunto: a hematologista Monika Conchon e a enfermeira Eloise Borriel Vieira, docente na Fundação Oswaldo Cruz e coordenadora do Comitê de Enfermagem da Abrale.
Com as dicas a seguir, podemos agir da maneira mais certa na hora de se medicar – mesmo que a gente nem suspeitasse que estava fazendo alguma coisa errada.
1 – É permitido tomar o remédio com leite ou outra bebida?
Nem todos os remédios podem ser tomados com qualquer líquido. Por exemplo, o Sulfato Ferroso não deve ser ingerido com leite e derivados, uma vez que diminuem a biodisponibilidade do ferro. O Mesilato de Imatinibe deve ser tomado apenas com água. Por isso, para não errar, a indicação é tomar sempre com água.
2 – Posso tomar os remédios a seco, sem nenhum líquido?
Não é errado, porém, não é o ideal. Além de ser desconfortável, a absorção pode ser iniciada no esôfago, que possui pH diferente do estômago, podendo levar a alterações na ação.
3 – Melhor tomar antes ou depois de comer (quando é solicitado que não seja tomado em jejum, claro)?
O ideal é depois de se alimentar, mas se for logo antes de começar a comer, não há problema.
4 – Há alguma comida ou bebida que possa intensificar positivamente o efeito de uma medicação?
Algumas medicações ao serem tomadas com determinado alimento podem ter melhor absorção, como no caso da Ciclosporina quando ingerida junto com alimentos mais ácidos. Um outro exemplo é o da vitamina C, que melhora a absorção do Sulfato Ferroso quando ingeridos ao mesmo tempo.
5 – A comida ingerida junto com os remédios pode prejudicar o efeito?
Alguns alimentos podem, sim, causar alguns prejuízos, como acelerar o metabolismo hepático. É o que acontece com a fruta americana grapefruit, que não deve ser ingerida junto com determinadas medicações (como o Imatinibe). Outro exemplo importante são as bebidas alcoólicas, que podem, de forma muito perigosa, potencializar a ação de calmantes, levando a uma diminuição da atividade dos sistemas nervoso central, cardiovascular e respiratório.
6 – Preciso ter algum cuidado ao tomar mais de um remédio no mesmo dia e horário?
Sim. É interessante que se saiba se ocorrem interações medicamentosas – ou seja, se uma substância influencia na outra. Temos medicações que são melhor absorvidas em meio ácido. O Omeprazol, por exemplo, pode tirar essa acidez do estômago e prejudicar sua absorção. Há também o caso de alguns antibióticos, como a Amoxacilina, que podem reduzir a eficácia dos contraceptivos orais.
7 – Posso cortar um comprimido no meio para ficar mais fácil de engolir?
Depende do comprimido. Cápsulas não devem ser abertas. Os chamados comprimidos de liberação lenta também não. Eles têm um revestimento que for violado fará o remédio ser absorvido mais rapidamente. Por isso, a indicação geral é de que os comprimidos sejam ingeridos integralmente, salvo exceções em crianças ou idosos. Nesses casos, o paciente pode consultar o farmacêutico sobre qual medicamento poderá ser cortado, ou macerado, ou ainda diluído.
8 – Alguns remédios devem ser guardados em geladeira. Qual é o risco que corro se eu não seguir essa indicação?
Algumas substâncias precisam de ambientes frios porque podem sofrer instabilidade química em temperaturas superiores. O risco de não seguir a indicação é perder parte da ação do medicamento.
9 – Qual é a melhor forma de guardar os comprimidos?
Mantê-los em sua embalagem original, que foi pensada e desenhada para armazenar corretamente, preservando toda a sua integridade. Mas não há contraindicação para o uso de caixinhas separadoras de remédios.
10 – Mesmo com a receita médica, é preciso ler a bula?
Sim e sempre! Cada medicamento é diferente, e na bula estão todas as suas especificações e contraindicações. Lê-la é a melhor forma de não errar ao tomar um medicamento.
Excelente conteúdo… Obrigada pela postagem
Olá, Sheila!
Que bom que você gostou do nosso conteúdo, ficamos muito felizes!
Qualquer coisa que você precisar, estamos à disposição
Abraços
Sou farmacêutica e acho muito importante a informação sobre o assunto. Muitas pessoas costumam ingerir medicamentos de forma totalmente inadequada. As interações medicamentosas são completamente ignoradas, embora sejam importantes e algumas vezes até perigosas. Em química, um mais um nem sempre resulta em dois.
Na boa, acho que esse “porém “, deveria ser salientado pelo médico. Os pacientes não sabem!
Tomo dois tipos de medicamentos pela manhã : Losartana e .Ao levantar tomo dois copos de água, .faço um pequeno lanche e ingiro os dois comprimidos. A seguir, tomo café,leite e
outros para completar o “Café da Manhã” .
Está certo ou errado ?
Olá, Nely, tudo bem?
Na bula do Losartana não especifica se há algum problema em ingerir o medicamento e em seguida consumir café ou leite, por isso indicamos que a senhora fale com o médico que indicou esse tratamento para ver qual a melhor forma de tomar. Inclusive se a senhora deve tomar o remédio em jejum ou junto com a comida.
Abraços
Quero parabenizar pela matéria que é muito esclarecedora e gostaria de saber se o usuário de Quetiapina, Olanzapina e Rosucor pode ingerir os 3 de uma vez só?
Olá, Sandra, tudo bem?
Analisando as bulas dos medicamentos que a senhora comentou, pode ser que aconteça alguma interação entre o Olanzapina e o Rosucor já que o primeiro pode afetar o colesterol e o segundo é utilizado no tratamento também de colesterol.
Entretanto, recomendamos que a senhora leve a bula dos três medicamentos para os médicos que fizeram a prescrição e peça para que eles analisem com melhor e levem em consideração qualquer especificidade do seu caso.
Agradecemos pelo seu comentário e ficamos felizes que você gostou do nosso conteúdo!
Abraços!
Estava aqui pesquisando qual geito certo de tomar medicamento .a preocupação e com meu marido que toma muitos medicamentos de uma só vez .ele tem diabete .pressão alta.insuficiencia.cardiaca.cirrose etc quem eu devo consultar pra separar os medicamentos enfermeira ou farmacêutico .
Olá, Nilza, tudo bem?
O ideal é que você fale diretamente com o médico que prescreveu os medicamentos. Caso tenha sido mais de um profissional, leve todos os medicamentos para um deles e questione se algum dos medicamentos pode afetar o efeito do outro e se tem problema tomá-los ao mesmo tempo.
Se não for possível conversar com o(s) médico(s), consulte um farmacêutico!
Abraços
Olá. É possível que um remédio deixe de fazer efeito se sua dose for aumentada?
Dobrei a dose por prescrição médica mas o efeito foi contrário.
Olá, Pâmela, tudo bem?
É possível que ao dobrar a dose, seu corpo não reagiu muito bem e você teve efeitos colaterais.
Recomendamos que você entre em contato com o médico que prescreveu esse tratamento para ver se é possível substituí-lo, diminuir a dose ou qual é a melhor forma de solucionar essa situação!
Abraços
Boa noite!
tenho um filho, Danilo, portador de mucopolissacaridose tipo 3-c, ele faz uso de traqueostomia e sonda gastrica, tendo a necessidade de macerar todos os comprimidos juntos misturar com xarope. Posso misturar tanto remédio assim? são eles: lamotrigina/melleryl/urbanil/quetiapina, todos estes comprimidos macerados juntos e misturo ainda com depakene xarope. é certo? nunca perguntei isso ao medico. aproveito a oportunidade.
agradecido
Thales Santana
Olá, Thales, tudo bem?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com câncer do sangue! Recomendamos que o senhor entre em contato com o médico que prescreveu esses medicamentos para o seu filho para que ele possa te responder! Dê uma olhada também na bula dos medicamentos, muitas vezes eles indicam se ele pode ou não ser misturado com outros remédios.
Abraços!
Boa noite!
Eu,Darcilene estou tentando engorda mas nao consego eu ja tomei cobavitl mas toda vez que eu tomo ele ataca mei sistema nervoso e acabo ficando nervosa fico sem paciencia pra nada tem outra vitamina que eu possa tomar que nao ataca o sistema nervoso eu quero engorda
Olá, Darcilene, tudo bem?
Recomendamos que a senhora procure um nutricionista para montar uma dieta adequada para as suas necessidades e ter certeza que a senhora está ganhando peso de forma saudável!
Abraços
Olá, bom dia!
Gostava de saber, quanto tempo esperar, no mínimo, para fazer a medicação após efetuar uma refeição?
Olá, tudo bem?
Varia de remédio para remédio, alguns necessitam de jejum, outros não! Essa informação, você consegue encontrar na bula do medicamento ou com o médico que o prescreveu!
Abraços!
Google
One of our visitors not too long ago encouraged the following website.
Posso tomar cloridrato de terbinafina com o xarope mucosolvan?
Olá, Anderson, tudo bem?
A bula consultada nesse site não apresenta informações sobre a interação entre o cloridrato de terbinafina com xarope.
Pedimos para que o senhor converse com o(s) médico(s) que prescreveu(ram) esses medicamentos para verificar se há alguma contraindicação em utilizar os dois remédios simultaneamente.
Abraços!
Google
Just beneath, are several entirely not associated internet sites to ours, nonetheless, they’re surely really worth going over.
Tomo lisador ( dipirona 1 g ) todos os dias por conta de uma dor que sinto na perna e não posso fazer cirurgia por agora pois estou gestante no terceiro trimestre, qual o melhor horário para tomar após a refeições ou antes ? Alguma observação que seria importante! Obrigada
Olá, Ludmila, como vai?
De acordo com a bula consultada nesse site, deve ser ingerido de “1 a 2 comprimidos, em intervalos mínimos de 6 horas, com um pouco de água e sem mastigar” e “não há dados disponíveis até o momento sobre a administração concomitante de alimentos e dipirona”.
Em caso de dúvidas, recomendamos que a senhora entre em contato com o médico que prescreveu esse remédio para que ele possa te orientar melhor.
Abraços!
Obrigado pela orientação
Oi boa noite,tomei uma dose única de albendazol e em seguida tomei uma sopa,vai fazer efeito?
Olá, Jisele, como vai?
A bula desse medicamento, consultada neste site, não menciona se a eficácia do remédio fica prejudicada se ele for consumido juntamente com medicamentos.
Recomendamos que a senhora converse com o médico que prescreveu esse tratamento para verificar se há algum problema.
Abraços!
Senhores(as), bom dia!
Venho por meio deste canal solicitar uma informação, claro se for possível.
Faço uso das seguintes substancia, veja abaixo;
Um dia tem 24:00 hs é claro, como devo distribuir todos estes medicamentos, e se possível uma informação que sempre fica sem resposta pelos médicos, alguma substancia dessa não tira a eficácia ou efeito da outra da outra?
Agradeço a quem possa me auxiliar pois; nunca tive a resposta.
atenciosamente:
Rogério G Ramos
Contato:(31)99459-2898
Olá, Rogério, como vai?
Quanto à forma de distribuição do medicamento, o senhor deve seguir o horário indicado pelo médico. Já a questão sobre interação entre os medicamentos, como nós não possuímos um profissional de Farmácia para responder os comentários, não podemos te oferecer uma resposta.
Recomendamos que leve essa lista (e as bulas dos remédios) para o(s) médico(s) que prescreveu os tratamentos para que seja avaliado se há alguma interação entre as drogas. Outra opção seria procurar um profissional de Farmácia da equipe multidisciplinar do hospital no qual o senhor recebeu o diagnóstico de hiperplasia prostática benigna para verificar se essa pessoa pode te oferecer uma orientação.
Abraços!
Google
Here are a few of the web pages we recommend for our visitors.
Google
Sites of interest we have a link to.
Gostaria de saber qual a maneira correta de tomar os comprimidos quando na bula indica 2 comprimidos 2vezes ao dia???
Olá, Fabiana, como vai?
O(a) médico(a) que prescreveu esse tratamento indicou quantos comprimidos e quantas vezes ao dia? Se sim, siga a orientação médica.
A bula está indicando para a senhora tomar dois comprimidos duas vezes ao dia. Então, se o intervalo entre as doses for de 12h a senhora deve, por exemplo, tomar dois comprimidos às 10h e dois comprimidos às 22h.
Abraços!
Tomo vários medicamentos tem alguma fórmula melhor
Olá, Clair, como vai?
Depende dos medicamentos utilizados! O ideal é que você converse com o(s) médico(s) que prescreveu(veram) esses medicamentos para verificar qual a melhor forma de tomá-los. Nas bulas também é possível encontrar informações sobre interação medicamentosa, ou seja, se tem algum remédio ou alimento que não pode ser consumido perto da hora de tomar o remédio.
Abraços!
Após tomar um tipo de remédio em jejum orientado pelo médico, QUANTO tempo tenho que esperar para tomar outro tipo de remédio, é mais quanto tempo para tomar outro remédio para pressão arterial, são três tipos de remédios diferentes.
Olá, Antonio, como vai?
Somente um dos remédios é preciso tomar em jejum? Se sim, o senhor toma esse remédio em primeiro, se alimenta e, depois, faz uso dos outros medicamentos. Fique atento se a bula dos remédios indica algo relacionado à interação medicamentosa, ou seja, se tem alguma substância que pode diminuir ou cortar o efeito do medicamento. Isso pode acontecer tanto com comida, quanto com outros remédios.
Caso um dos medicamentos apresente interação com outro ou se o senhor precisar fazer uso de todos em jejum, pedimos para que o senhor converse com o(a) médico(a) que prescreveu esses tratamentos para que ele possa te orientar como tomá-los!
Abraços!
Pode da Amoxicilina logo após da janta?
Olá, Janiele, como vai?
De acordo com a bula consultada neste site, a amoxicilina não apresenta interação alimentícia, ou seja, pode ser utilizada após as refeições. Porém, alguns dos efeitos colaterais desse medicamento envolvem vômito e náusea, então é importante verificar se você não apresenta esse sintomas ao tomar o medicamento logo após a janta.
Abraços!
Boa noite caríssima
Pretendo saber se quando a bula diz para tomar o medicamento em jejum e o paciente toma ao deitar, já depois do jantar. O texto anterior não explica como deve ser.
Agradecia.
Cumprimentos.
Olá, Domingos, como vai?
Como nós não somos o médico, ou fazemos parte da equipe do médico, que prescreveu o tratamento, não podemos oferecer orientações sobre o tratamento.
Cada medicamento e cada tratamento exige um tempo de jejum diferente. Caso a indicação seja de jejum total, o medicamento deve ser ingerido antes da primeira refeição do dia. Porém, caso a indicação seja de jejum de, por exemplo, duas horas, o medicamento deve ser ingerido duas horas após a refeição e deve-se esperar o mesmo tempo para fazer a refeição seguinte.
Como falamos, nós não podemos indicar qual o momento correto, essa informação deve ser obtida na bula do remédio e/ou com o médico que prescreveu o tratamento.
Estamos à disposição!
Abraços!
Obrigado pela informação.
Congratulei lei.
Cumprimentos,
Domingos Veiga.
8l
Olá, Leda, como vai?
Como podemos ajudá-la?
Abraços!
Muito boa postagem,pois nos falam bem as nossas duvidas.
Olá, Rodrigo, como vai?
Ficamos felizes em saber que o senhor gostou do nosso conteúdo!
Qualquer dúvida que tiver, estamos à diposição.
Abraços!
e o mesmo remedio pode ser admistrado 3 capsulas do mesmo medicamento ao mesmo tempo ?
Olá, Larissa, como vai?
Se o(a) médico(a) prescreveu que as três cápsulas devem ser ingeridas ao mesmo tempo, então pode sim! Porém, nesses casos, especialmente se for algum medicamento forte, é possível que o seu estômago fique sensível, por isso, converse com o(a) médico(a) para verificar se é preciso tomar algum protetor estomacal também.
Abraços!
Boa tarde
Quando bula diz 3 comprimidos às principais refeições, são 3 comprimidos 3x ao dia ou 1×3?
Obrigada
Olá, Karanini, como vai?
Do jeito que nós entendemos, é um comprimido por refeição, ou seja, três comprimidos por dia. Porém, pedimos para que a senhora confirme com o(a) médico que prescreveu esse tratamento para confirmar.
Abraços!
Medico passou remedio de 6/6hs p debre porem se no 2 momento de tomar o remedio nao haver mais a febre pode suspender a medicaçao?
E caso volte a febre da novamente e recontar o horario novamente?
Olá, Haroldo, como vai?
Se a indicação for tomar o medicamento somente se houver febre, sim pode suspender a medicação quando o sintoma parar e voltar a tomar caso necessário.
Abraços!
Boa noite! Muito ótimo o esclarecimento, parabéns, e agradeço ao site!
Olá, Wllington, como vai?
Ficamos muito felizes de saber que o senhor gostou do nosso conteúdo! ?
Qualquer dúvida ou sugestão, estamos à disposição!
Abraços!
Amoxilina e clavulanato devem ser tomados ao iniciar uma refeição?
Olá, Mauro, como vai?
De acordo com a bula do medicamento consultada neste site, “para minimizar a potencial intolerância gastrintestinal, recomenda-se administrar o medicamento no início da refeição.”
Abraços!
Posso Tomar 3 Embonato de Pirvinio No Almoço E Outros 3 Na Janta
Olá, Jerônimo, como vai?
O ideal é que o senhor siga a orientação que o(a) médico(a) passou para ter o melhor resultado.
Abraços!
Qual a forma de tomar amoxilina e buscopan?
Olá, Rony, como vai?
Por ser antibiótico, o mais comum é que a amoxilina deva ser tomada de 8 em 8 horas e o buscopan, de 3 a 5 vezes ao dia. Porém, o senhor deve seguir a orientação indicada pelo médico – provavelmente está escrito na receita que o médico te forneceu.
Abraços!
Posso usar quais frutas para ajudar a tomar antibiótico
Olá, Camilo, como vai?
Geralmente, na bula do próprio medicamento indica quais alimentos devem ser evitados para que o efeito do antibiótico não seja prejudicado! Recomendamos que o senhor dê uma olhada lá para saber certinho. Junto a isso, nós temos uma matéria que aborda a interação entre medicamentos-medicamentos e medicamentos-alimentos que acreditamos que pode te interessar/ajudar! Caso queira dar uma olhada, vamos deixar o link a seguir: https://revista.abrale.org.br/interacao-medicamentosa-alimentos/
Abraços!
Google
We came across a cool internet site that you simply could appreciate. Take a look for those who want.
Como diluir o comprimido de amitizá para paciente gastomizado
Olá, Hélio, como vai?
A Abrale é uma associação que presta auxílio a pacientes com cânceres do sangue e não temos enfermeiros disponíveis para responder as perguntas feitas aqui na Revista Online. Por esses motivos, não temos autorização para oferecer orientações sobre tratamentos. Assim, recomendamos que o senhor converse com o médico ou enfermeiro da equipe médica para que eles expliquem se isso pode ser feito e como deve ser o processo.
Abraços!
Estou tomando 2 antibiótico para DIP.porem toda vez que tomo comprimido sinto a sensação de que ele está agarrado na garganta ,isso é normal ou pode ser algum problema ?
Pois ano passado eu me engasguei com nimesulida ele ficou agarrado na minha garganta e comecei a fazer vômito e sem voz e ficando roxa,só desceu quando comi um pedaço de pão que meus pais me deram pra ajudar descer,fiquei semanas com gosto da nimesulida horrível
Oi, Mari, tudo bem?
Você toma os medicamentos com água? É importante tomá-los com uma boa quantidade de água, justamente para ajudar a engolir melhor.
Porém, há algumas pessoas que realmente têm dificuldade em tomar comprimidos por diversos motivos. Em alguns casos, não há problema em amassar o comprimido ou cortá-lo para facilitar. Mas, é indispensável perguntar para o médico se isso pode ser feito ou se prejudicaria o efeito. Outra opção é pedir para substituir comprimidos por remédios líquidos.
Abrços!
Bom dia, gostei desse conteúdo, achei bastante esclarecedor, gostaria de tirar uma dúvida,cuido de uma senhora de 95 anos que faz uso dos medicamentos Alois, Quetiapina e Razapina, depois que teve covid está com dificuldade de deglutição,tenho diluído esses medicamentos e ministrado entre o jantar,esses três medicamentos diluídos perdem o efeito?
Olá, Marcia, como vai?
De acordo com a bula “O comprimido de Alois® 10 mg pode ser partido e não deve ser mastigado. O comprimido de Alois® 20 mg não deve ser partido ou mastigado.”
Já o Quetiapina “não deve ser partido ou mastigado.”
Na bula do Razapina não há nenhuma informação nesse sentido.
Indicamos que a senhora, ou a paciente, converse com o(a) médico(a) que prescreveu esses medicamentos para que ele(a) possa orientar melhor quanto essa questão de diluir os medicamentos e, não podendo, como fazer.
Abraços!
Uma duvida, quando na bula diz, tomar 3 caps por dia… se eu tomar as 3 capsulas de uma só vez vai ser disperdicio? Ou tanto faz em tomar as 3 ao mesmo tempo ou separando manhã, tarde e noite.. ?
Olá, Jefferson, como vai?
Nós aconselhamos que o senhor tome o medicamento conforme o médico orientou, pois ele prescreveu de acordo com as suas necessidades específicas.
Abraços!
Porque não vem escrito na bula se o medicamento deve ser tomado antes ou após às refeições? Ou se não pode ser tomado com outros medicamentos?
Olá, Cedeni, como vai?
Geralmente, vem escrito na bula na parte de “Interações Medicamentosas”. Se não há nenhuma indicação sobre isso, é porque, provavelmente, não tem problema tomá-los com medicamentos.
Em relação a tomar os remédios antes ou depois das refeições, quando essa é uma informação relevante, os médicos devem explicar qual é o melhor momento para fazer uso do tratamento. Caso você esteja em dúvida sobre quando usar algum medicamento, converse com o(a) médico(a) que prescreveu a terapia, assim, ele(a) poderá te explicar!
Abraços
Gostaria de saber ocq fazer p o remédio manipulado, em cápsulas, não causar reação como azia, queimação?
Olá, Paola, como vai?
Nós indicamos que a senhora busque o(a) médico(a) que prescreveu esse tratamento, para que ele(a) investigue o porquê a senhora está sentindo essas reações e se é necessário interromper ou substituir o tratamento.
Abraços!
Olá, bom eu sou menor de idade e preciso tomar um remédio de amoxicilina com clavulanato de potássio e esses comprimidos são muito grandes tenho que tomar de 12 em 12 horas, mas já me engasguei com eles uma vez desde então fiquei com medo de tomar de novo, será que alguém pode me ajudar, eu preciso de um jeito que eu não me engasguei com ele por favor me ajudem é urgente.
Olá, Rafa, como vai?
O ideal é conversar com o médico que prescreveu esse tratamento para que ele veja se é possível substituir o remédio em cápsula por um líquido ou então se é possível cortar o remédio ao meio.
Abraços!
Boa tarde.
Me tirem uma dúvida, minha médica passou um manipulado, em gotas. Esqueci de perguntar tanto a ela, quanto no local que fiz. Ela passou 3 gotas Sublingual ao dia. Isso quer dizer, 1+1+1, ou 3 gotas de vez?
Olá, Gessika, como vai?
Da forma que a senhora está relatando, dá a entender que são três gotas uma vez ao dia, se fosse para dividir, provavelmente, estaria escrito “uma gota três vezes ao dia”. Mas, se a senhora puder entrar em contato com a médica para confirmar a orientação, seria o ideal.
Abraços!
boa noite eu tomo 10 gotas de neoleuptil pode tomar o remedio neuleoptil depois de comer sanduíche a noite
Olá, João, como vai?
Na bula desse medicamento não há nada descrito sobre precisar ter cuidado para tomá-lo junto à refeições, então aparentemente não tem problema não. Porém, o ideal seria checar essa informação com o(a) médico(a) que prescreveu esse tratamento.
Abraços!
Tipo eu comprei um remedio ele fala que tem que tomar 2 cápsulas por dia, 1 manhã e 1 noite com as refeições que horario tem que tomar??
Olá, Augusto, como vai?
Como está indicado que é preciso tomar uma cápsula pela manhã e uma pela noite, sempre acompanhando de uma refeição, o senhor pode tomar no café da manhã e na janta.
Só confirme na bula se é necessário tomar ao longo, antes ou depois da refeição e há algum algum alimento que possa dar interação medicamentosa.
Abraços!