Como detectar linfoma no hemograma

Última atualização em 9 de setembro de 2021
Por ser um exame de fácil acesso e realizado com frequência, os resultados podem levantar a suspeita desse câncer
Em alguns casos, há como detectar linfoma no hemograma e isso pode auxiliar a chegar no diagnóstico. Mas, não é sempre que esse câncer causa alterações no sangue e somente esse exame não é o suficiente para identificar, com certeza, a doença. Esse teste também tem relevância durante o tratamento oncológico, uma vez que ajuda na análise do quadro geral do paciente e oferece informações para possíveis ajustes na terapia.
O Dr. Marcelo Bellesso, hematologista coordenador do grupo de linfomas não Hodgkin da Hemomed e da área de linfomas da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, ressalta, em primeiro lugar, a importância de entender que chama-se de “linfoma” uma doença caracterizada pela proliferação de linfócitos (um tipo de leucócito) anormais. Entretanto, na verdade, se trata de um conjunto de cânceres extremamente diferentes entre si. Por isso, há a divisão entre linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin e, cada uma dessas categorias, é dividida em subtipos.
Esses linfócitos, causadores do linfoma, são células tumorais anormais e semelhantes entre si. Assim, esses variados grupos de células, que dão origem aos diversos subtipos de linfomas, podem invadir os linfonodos, causando seu aumento, originando as populares ínguas, ou qualquer outro tecido do nosso corpo.
Quando o linfoma altera o hemograma?
“O hemograma é um exame que avalia a contagem de células sanguíneas e a sua forma, como também a concentração de hemoglobina. As alterações ocorrem quando as células tumorais invadem a medula óssea – nossa “fábrica” de células sanguíneas – promovendo diminuição da produção das mesmas”, o Dr. Bellesso explica.

Ele complementa contando que outra possível situação na qual o linfoma altera o hemograma é quando os linfócitos anormais invadem o sangue.
Linfoma, um diagnóstico desafiador
Pacientes com este câncer chegam a demorar meses e até anos para receber um diagnóstico correto
Como detectar linfoma no hemograma
De acordo com o hematologista, devido às infiltrações, o hemograma pode indicar:
- Anemia (redução dos glóbulos vermelhos e da concentração de hemoglobina).
- Aumento ou diminuição da contagem absoluta de leucócitos.
- Plaquetopenia (baixa contagem de plaquetas).
- Presença de linfócitos anômalos.

Mas, nem sempre essas alterações estão presentes e, quando estão, somente esses resultados não são suficientes para realizar o diagnóstico de linfoma. Isso acontece porque, essas variações, principalmente dos glóbulos vermelhos, leucócitos e plaquetas, não são exclusivas desse câncer. Ou seja, podem acontecer em outras situações, inclusive de doenças benignas. Já os linfócitos anômalos podem aumentar a suspeita dessa neoplasia maligna, mas também não são o suficiente para identificá-la.
“O diagnóstico é feito por biópsia com imuno-histoquímica do tecido suspeito (linfonodo aumentado) ou, quando as células circulam no sangue podemos utilizar um exame chamado imunofenotipagem por citometria de fluxo”, o Dr. Bellesso esclarece.
Ele ainda salienta que nada substitui a entrevista médica, quando o paciente conta todos os sintomas para o médico e passa por uma avaliação física. Essa é a única forma de obter um conjunto de informações e direcionar quais exames fazer para confirmar ou descartar o linfoma.
Anemia em pacientes com câncer
Se não tratada corretamente, essa condição pode impactar de forma negativa no tratamento oncológico
Hemograma de paciente com linfoma
Depois de já ter recebido o diagnóstico e iniciado o tratamento, o paciente de linfoma necessita realizar esse exame. Ele é essencial para fazer o acompanhamento do quadro geral da pessoa, bem como para indicar terapia de suporte e ajustes de doses das drogas.

“O hemograma é como uma fotografia que registra o instante frente a um cenário de oscilação quando tratamos um paciente com linfoma. Muitos protocolos de quimioterapia são intensos e alteram a produção de células sanguíneas, sendo necessária a monitorização para checar se há anemia e/ou queda da imunidade com a baixa contagem de neutrófilos e/ou contagem baixa de plaquetas”, o médico informa.
Assim, é possível evitar que a pessoa desenvolva, por exemplo, uma neutropenia e tenha um maior risco de contrair uma infecção ou uma anemia que a impossibilite de continuar o tratamento.
Quanto à frequência na qual o hemograma deve ser realizado, o Dr. Marcelo Bellesso fala que varia de acordo com o protocolo de tratamento e questões de cada paciente.
mas pode excluir biópsia do linfonodo aumentado quando os outros exames mostram negativado para neoplasias mas com sintomas que estão na lista como maligno ? imunofenotipagem policional
hemograma leucocitose linfocitose moderados porem percistente mas imunofenotipagem policional
sim tenho auteracoes varios leucocitos mas meu exame imunofenotipagem nao encontrou neoplasias entao proximo passo é biopsia linfonodos
Estou com os linfonodos da região cervical aumentados há algum tempo, sem infecção na garganta, hemorragia normal, qual medico pode solicitar esses exames adicionais, qual especialista consultar?
Olá, Maiara, como vai?
A especialidade indicada para avaliar os linfonodos é a Hematologia, então a senhora deve procurar um(a) hematologista para que ele(a) possa avaliar o linfonodo em si e verificar se é necessário realizar algum exame a mais. Porém, caso a senhora encontre dificuldade em marcar essa especialidade, outra que pode procurar é um(a) especialista de cabeça e pescoço, que pode solicitar alguns testes como o ultrassom.
Abraços!
Mayara vc descobriu oq causou o aumento dos Linfonodos??
O valor do meu leucocitos esta em 2000/ml e Hemacias 12000/ml .Normal??
Olá, Vinicius, como vai?
A unidade de medida do seu exame (ml) é diferente da unidade de medida que nós temos na nossa tabela de valor de referência. Por isso, pedimos para que o senhor olhe no próprio exame para identificar se o resultado está dentro do valor de referência do laboratório. Geralmente, os laboratórios colocam o valor de referência do lado direito do resultado. O senhor verifica qual o valor mínimo e o máximo que eles indicam e compara com o seu resultado.
Porém, lembramos que somente o(a) médico(a) que solicitou esse teste pode analisar o resultado adequadamente. Dessa forma, indicamos que retorne nesse profissional!
Abraços!
Linfócitos aumentou e plaquetas alta criança de 4 anos caroço aumentou no pescoço
Olá, Danielle, como vai?
Essas alterações podem acontecer por diversos motivos, por isso, recomendamos que o paciente retorne ao(à) médico(a) que solicitou os exames o mais rápido possível para que ele(a) possa identificar certinho o que está acontecendo!
Abraços!
Oi Danielle, estou passando pelo mesmo problema, como está seu filho? Descobriu o que era?
Linfomas tipicos alterados 6248
Estou sentindo alguns sintomas, e fui à consulta de uma hematologista. Meu hemograma resultou com linfócitos e leucócitos altos, além de bairro ferro. Minha doutora está de férias, eu estou muito preocupada com este resultado.
Linfócitos 3.330
Leucócitos 10.310
Olá, Paolla, como vai?
Os seus leucócitos estão só um pouquinho acima do intervalo de referência que nós temos (máximo de 10 mil). Já os leucócitos, precisam ser de 20 a 40% de todos os glóbulos brancos na corrente sanguínea. Porém, somente um hematologista pode analisar os resultados de forma correta e de acordo com o seu contexto geral.
Caso a hematologista demore para retornar de férias e haja uma urgência no caso, recomendamos que veja com ela se pode indicar um colega para dar continuidade até ela retornar.
Abraços!
Boa noite! Eu estou com um linfonodo aumentado no pescoço, já algum tempo, de característica endurecida, bem fixa e indolor. No começo não sentia nenhum sintoma, mas agora me sinto muito cansada, sinto dor ao respirar, como uma pressão no meu peito. Fui ao hematologista que me passou muitos exames, mas disse que não era um linfoma, pois meu quadro clínico aparentemente estava bom. Não pediu uma biópsia do linfonodo alterado, mesmo quando ele viu uma ultrassonografia da minha mama, onde mostrava que havia linfonodos alterados na minha axila, esse exame tem 1 ano e meio. O que eu devo fazer? Procurar outro hematologista?
Olá, Rosirene, como vai?
Acreditamos que por terem aparecido linfonodos na mama, o profissional mais adequado para avaliar esse quadro seria um ginecologista ou mastologista.
Como esse exame já tem mais de um ano e os linfonodos ainda não retornaram ao tamanho normal, a senhora também pode retornar no hematologista que se consultou ou procurar uma segunda opinião de um hematologista.
Abraços!
meus exames de hemograma a mais de 15 anos que tem alterações na contagem de plaquetas somente nas plaquetas as outras contagem de celulas vem sempre sem alterações o que será que está acontecendo? estou com 135,000 de plaquetas e tenho 42 anos e agora
Olá, Everaldo, como vai?
Como o senhor tem alteração no hemograma há bastante tempo, nós acreditamos que seria importante buscar um hematologista, que é a especialidade médica responsável por cuidar de questões do sangue, e, com certeza, poderá ajudar!
Abraços!
às vezes estou bem outras não muitas vezes sinto fraqueza nas pernas às vezes sudoreses estou sentindo muita dor na virilha fiz exame de imagem e deu que estava com ingua um pouco maior ou aumentado o que pode ser?
Olá!
Seguindo a orientação que indicamos no outro comentário, um hematologista continua sendo a especialidade indicada para o senhor procurar. Além de cuidar de questões relacionadas ao sangue, esse médico também avalia órgãos como os linfonodos, então poderá te ajudar!
Abraços!
Tenho sentido fraqueza, cansaço, muito sono, perda de apetite e dores abdominais
Ultrassom e endoscopia não deu nada, esse é o resultado do hemograma, devo me preocupar? Qual médico devo procurar?
Olá, Laisa, como vai?
A princípio, acreditamos que o melhor seria retornar ao médico que solicitou esses exames para fazer uma avaliação dos resultados. Caso ele não consiga fechar um diagnóstico, nós acreditamos que a senhora pode procurar um hematologista, para analisar essas quedas na série branca e o aumento nos eritrócitos.
Abraços!
estou com aumento nos leucocitos 14.340 nos segmentados 9.178 e nos linfocitos 3.872 as plaquetas nao estao em 205.000 mas tenho dores ha mais de um mes no corpo como se minha pele estivesse em carne viva principalmente nas costas tenho dpoc , retocolite , diverticulite , alem de ter perdido todos de minha familia com cancer. e este é meu maior medo, e estou com medo de levar os resultados no medico ultimamente a falta de ar ta acima do de costuma muito pior
Olá, Ossana, como vai?
Entendemos super a sua ansiedade e nervosismo, é normal e compreensível 🧡 Mas, às vezes, a nossa imaginação pode nos levar para um caminho de muita preocupação e, nem sempre, as coisas acontecem dessa forma. Independentemente do que for, quanto antes a senhora descobrir e souber o tratamento mais indicado, maiores são as chances de ficar bem! Nossa recomendação é retornar ao médico, se possível, leve alguém com você (nessas situações de ansiedade, é sempre bom ter um apoio), para ver o que ele irá falar!
Abraços!
eu tenho linfocitose desde 2018 nunca vai para normal
Meu exame deu ,linfopenia relativa,monocitose relativa e plaquetopenia .
Eu devo me preocupa
Olá, Alya, como vai?
Essas alterações podem acontecer por diversos motivos! Por isso, nós acreditamos que o melhor é a senhora retornar ao(à) médico(a) que solicitou esses exames, para que ele(a) possa avaliar corretamente os resultados e identificar certinho se há algo acontecendo e como proceder.
Abraços!