A cura do câncer já existe?
Última atualização em 29 de julho de 2021
Esta descoberta é o sonho não só de muitos pacientes, mas também dos cientistas e da população em geral
“A cura do câncer já existe, já está ao alcance da população e não chegou com um achado milagroso”. É o que diz o Dr. André Abdo, médico hematologista no Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Ele compara os resultados atuais com os do passado e considera que a cura do câncer já é uma realidade. “Se você analisar 30 anos atrás, a quantidade de pessoas que morria por conta do câncer era muito maior. Na verdade, quase ninguém ficava vivo. Hoje isso mudou muito, os tratamentos estão super avançados, mas só estão avançados porque foram desenvolvidos de forma correta”, conta o médico.
A cura do câncer para a ciência
Para os cientistas, encontrar a cura do câncer é um grande desafio tanto pela complexidade da doença, quanto pelos obstáculos que aparecem durante o processo.
Primeiro, a palavra “câncer” não diz respeito a uma única doença e sim a um mundo enorme de doenças. Elas podem receber o mesmo nome, mas cada uma se comporta de um jeito, acontece por conta de um tipo de mutação e cada organismo pode reagir de forma diferenciada.
Por exemplo, o linfoma: existe o de Hodgkin e o não-Hodgkin, que também se divide em outros vários subtipos dependendo de certos aspectos. E cada um recebe um tratamento específico.
“Tudo isso chama câncer, então tem que tomar um pouco de cuidado e não generalizar a cura. Aliás, existem tumores que você não busca a cura, e sim estabilizar e acompanhar. E, assim, a pessoa vai viver muito bem”, explica o Dr. Abdo.
Outro ponto desafiador é a “descoberta” de drogas que prometem resultados fenomenais, mas sem nenhuma comprovação científica. E é preciso tomar muito cuidado com isso!
“A grande maioria das coisas que são pesquisadas nunca vão chegar à população, porque elas simplesmente não trazem reais resultados. Não adianta alguém falar que descobriu a cura para alguma coisa sem que seja feito o teste por meio de um estudo sério, controlado, em um lugar correto e com pacientes”, enfatiza o hematologista.
Ele ainda alerta que a teoria na qual existiria ou será descoberta uma cura milagrosa, e que por motivos diversos não será anunciada à população, é totalmente falsa!
Cura do câncer. O que é?
A resposta inicial é: sobre qual câncer você está perguntando?
“Existem cânceres que a proposta é totalmente curativa. Ou seja, o paciente nunca mais vai ter nada relacionado àquilo ou não deverá ter. Tirando o tumor, acabou o câncer, segue a vida”, conta o especialista.
É isso que acontece com o câncer de pele, por exemplo. Assim que ele é retirado, o tratamento acaba e a pessoa pode ser considerada curada.
Porém, o Dr. Abdo afirma que nos cânceres hematológicos, muitas vezes há uma confusão entre o conceito de cura e cronificação.
Ele usa como exemplo a pressão alta e a diabetes. “Elas não têm cura, você cronifica a doença, ou seja, trata, toma o remédio e não morre disso. Pode ter uma vida normal. Isso acontece muito nos cânceres hematológicos, principalmente nas doenças crônicas, como a leucemia mieloide crônica (LMC).”
Em outros tumores hematológicos, que até acabam tendo mais impacto na mídia, como as leucemias agudas e os linfomas, o objetivo do tratamento é alcançar a remissão. Ela não necessariamente é a cura, porque ainda existe um risco teórico da doença voltar. Mas, na remissão, os sintomas da doença não estão mais presentes.
“Usamos um número de a partir de cinco anos. Sabemos que a chance de a doença voltar depois disso é pequena. Ela existe, mas é pequena. Então até os cinco primeiros anos, ficamos vigilantes”, conta o Dr. Abdo.
Alta e cura são a mesma coisa?
Receber alta do tratamento, infelizmente, não é sinônimo de cura da doença. “Ele está curado naquele momento. Ou seja, o paciente não tem doença evidente naquele momento. Mas é preciso continuar acompanhando”, salienta o médico.
Depois dos cinco primeiros anos, se não tiver aparecido mais nenhum sinal da doença, aí sim pode ser considerado que o paciente está totalmente de alta e curado.
O que são as famosas células tronco?
Cancer não existe, existe fungos,bacterias,vermes,parasitas….Corrente eletrica cura tudo, sem remedio algum acordemmmm….
Walmir, o câncer já é uma doença cientificamente comprovada. Ele existe sim e milhões de pessoas realizam tratamento em todo o mundo. Se tiver alguma dúvida específica quanto à doença, estamos disponíveis para explicar. Obrigada.
Como? Corrente elétrica?
Explica melhir
(22) 98811.4468 whatsapp
Como assim corrente elétrica me explique por gentileza
Opa boa noite me manda se possível seu contato urgente.estou com um animalzinho com câncer.levo até vc se for o caso .mas e urgente.cresce todo dia.achi que não dura mais uma semana.pois não vou deixar ela sofrer.grato
Muito perigoso você afirmar isso, além que poderia ser considerado até crime. Imagine se pessoas param o tratamento por ler esse comentário. Além de ser totalmente ofensivo para alguém com câncer. Tenha decência!
Walmir! Me explica melhor, poderia entrar em contato no meu e-mail..
Obrigada!
é muita ignorância….
Existe cura sim e fácil ,sem remedio algum, quimio e o resto que matam mesmo.Mudar alimentação é inprescincível, se cair nas mãos dos quimioterapicos já era mesmo.
Olá, Walmir.
Ter uma alimentação balanceada e saudável ajuda sim a prevenir o aparecimento de cânceres, mas uma vez que a pessoa desenvolve um câncer realizar o tratamento é imprescindível! As quimioterapias, imunoterapias e quaisquer outros medicamentos utilizados no tratamento oncológico passam por um rigoroso processo de criação e verificação dos resultados para saber se eles realmente são benéficos aos pacientes. A liberação de um medicamento pode demorar anos para acontecer pois são utilizados vários métodos científicos para comprovar a sua ação, nada é aprovado sem pesquisas.
Infelizmente, as vezes, os pacientes descobrem um câncer em estágios mais avançados e não conseguem alcançar a cura por meio do tratamento , por isso a importância do diagnóstico precoce.
so um babaca pra falar que existe cura sim e facil.
Meu filho está cancerígeno
Tomou 6 quimioterapia e voltou pior.
Tomará mais 3 quimioterapia mais forte por 3 dias consecutivos.
Cheirando muito forte. Dores terríveis.
O que fazer
Olá, Lindinalva, como vai?
Como a quimioterapia atinge não somente as células doentes, mas também as células saudáveis, costuma causar alguns efeitos colaterais e o paciente pode não se sentir bem, principalmente, logo após a sessão. Os mais comuns são: queda de cabelo, dor, náusea, enjoo, boca seca e falta de apetite. É muito importante que qualquer sintoma que ele apresente, você conte para o médico que está acompanhando o tratamento para ele ver o que pode ser feito para diminuir esse desconforto e as dores.
Ele está realizando tratamento para qual tipo de câncer?
Abraços!
Não existe uma cura definitiva,walmir.
Walmir sanches,preciso urgente ajuda,numero de Portugal 912448576 obrigado
qual nome da vacina q esta curando,câncer?pois estamos aflito a filha da minha cozinha do tem 26 anos e esta cm câncer num estômago.vir uma reportagem q um homem brasileiro foi curador cm essa vacina,mi diga onde podemos encontrar essa vacina pois estamos desesperads
lá, Lila!
Conforme falamos na matéria, não existe UMA cura para todos os cânceres pois cada doença acontece devido a um tipo de mutação e porque cada paciente irá reagir ao tratamento de uma forma diferente!
O tratamento que a senhora está falando é o CAR T-cell? Se sim, o caso ao qual a senhora está se referindo é do paciente de linfoma que foi submetido a essa terapia na USP de Ribeirão Preto e alcançou a cura. Porém, esse tipo de tratamento ainda está em fase de teste, ou seja, ele ainda precisa apresentar resultados positivos outras pessoas,e, por isso, ainda não está disponível para a população em geral. Além disso, esse tratamento tem se mostrado eficiente em cânceres do sangue, como linfoma e leucemia, não tumores sólidos.
O recomendado é que ela siga corretamente o tratamento indicado pelo médico dela e, caso tenha interesse, procurar algum estudo clínico para o tipo de câncer dela!
Como a especialidade da Abrale são os cânceres hematológicos, recomendamos que você procure o Oncoguia pois eles podem te auxiliar melhor! O telefone é 0800 773 1666
Abraços
Minha tia teve cancer de mama ha 7 anos atras e fez o tratamento estava curada.. agora descobriu no pulmao e figado depois de tanto tempo… algum tratamneto em estudo clinico para cura???
Olá, Aline!
O mais recomendado é seguir o tratamento indicado pelo médico da sua tia! O IBCC Oncologia abriu recentemente um estudo clínico para pacientes com câncer de pulmão de não pequenas células, converse com o especialista que está cuidando da sua tia e veja o que ele acha.
O estudo é esse https://todosjuntoscontraocancer.com.br/news/110
Torcemos para que a sua tia tenha um tratamento tranquilo e alcance a remissão mais uma vez!
Abraços
É verdade que a indústria farmacêutica não permite descobrir a cura
Olá, Vera, tudo bem?
Existe essa “lenda”, mas desenvolver um medicamento oncológico é mais difícil do que parece…Como explicamos na matéria, além de existirem vários tipos de câncer (mama, pulmão, leucemia etc), cada um deles pode ser causado por diversas alterações genéticas. Por exemplo, nem todo tipo de câncer de mama pode ser combatido com o mesmo remédio pois a mutação genética que fez com que as células passassem a se multiplicar desordenadamente não é a mesma. O que funciona com uma mutação, não funciona com a outra.
A tecnologia tem permitido o avanço nos tratamento e muitos tumores, hoje em dia, já podem ser curados. Mas, falar em “cura do câncer” é muito amplo e complexo devido a quantidade de mutações genéticas causadoras da doença.
Abraços
[…] pode reagir de maneira diferente e, por isso, recebe um tratamento específico, como explica esta matéria da Abrale. Sendo assim, vamos repetir, pela milésima vez, que não existe um tratamento ou cura […]
Gostei da matéria. Estou sentindo algumas alterações estomacais. Sei que preciso procurar um médico, mais ainda existe aquele velho hábito de procurar um médico quando sentir dor ou algo pior.
Olá, Pedro, tudo bem?
Ficamos muito felizes em saber que gostou da nossa matéria!
Realmente, é muito importante ficar de olho na saúde e de vez em quando fazer uma visita ao médico, principalmente, em caso de incômodo ou dor constante. Dessa forma, é possível descobrir o que está acontecendo antes mesmo de virar um problema e tratar o mais rápido possível.
Abraços
[…] Assim como em todos os casos, atente-se para a palavra TODOS, não existe um remédio “milagroso” capaz de curar o câncer. Isso porque o câncer não é uma doença simples, como muitos sabem, existem diversos tipos que podem surgir em diferentes partes do corpo, mais ou menos agressivos. Cada organismo reage de maneira diferente e, por isso, recebe um tratamento específico, como explica esta matéria da Abrale. […]
Existe algum estudo em aberto para câncer de ovário?
Olá, Fancismairy, tudo bem?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, como o câncer de ovário é um tumor sólido, pedimos para que a senhora entre em contato com a Instituição Oncoguia para que eles possam te orientar melhor! O telefone deles é 0800 773 1666.
Abraços!
Se alguém recebe o órgão ou um sangue não compatível de outra pessoa o organismo rejeita certo? O câncer é uma mutação, e ele tem características específica as quais as celulas normais não possuem. Exemplo a indicadores tumorais (AFP e PSA). E se fosse criada com base nisso? Inserir algo estranho no organismo que se liga-se diretamente a algo uma substância específica do câncer e assim, essas celulas malignas fossem eliminadas pelo o próprio organismo (essa ideia me veio agora) seria possível?
Olá, Erik, como vai?
Sim, nos transplantes de órgãos sólidos o doador e o receptor devem ter a mesma tipagem sanguínea.
Esse tipo de terapia, focada em atingir a mutação ou substância produzida/liberada pelas células cancerígenas já existem! Porém, como informamos nesta matéria, um mesmo câncer pode ser causado por diferentes mutações genéticas – por exemplo, um câncer de mama pode se desenvolver por diferentes mutações, o que dá origem aos subtipos sanguíneos. Ou seja, é preciso mapear MUITOS tipos de mutações genéticas e desenvolver tratamento para cada uma especificamente. Em outros tipos de câncer, ainda não foi possível identificar qual mutação é responsável pela doença, dessa forma também não foi possível dar início aos estudos para desenvolver terapias para essas doenças.
Temos algumas matérias sobre esse assunto que achamos que o senhor pode se interessar!
Medicina personalizada na Oncologia
O que é a terapia genética?
Abraços!
Olá minha mãe fez cirurgia de abdômen cancer peritonio…antes ela vez 12 seção de quimio..ae fizeram cirurgia….ela retornou a consulta aí falaram q quimio não responde a esse tipo de cancer e cancer raro …..é se volta e só cirurgia …..oque posso fazer estamos sofrendo muito com isso nos ajudem
Olá, Cleverson, como vai?
A Abrale é especializada em atender pacientes com cânceres hematológicos, por isso, não temos tanta expertise para te orientar. Dessa forma, pedimos para que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com cânceres sólidos, para te auxiliar! O contato deles é 0800 773 1666
Abraços!
eu tenho um câncer raro que se iniciou no órgão reprodutor feminino, ele esta avançado não afetou nenhum órgão meu, mas vou precisa de quimioterapia para diminuir o tumor para fazer a cirurgia. ainda não comecei o tratamento pois estou esperando ser chamada pelo SUS.
Olá, Ecleia, tudo bem?
A senhora está aguardando há quanto tempo?
Abraços!
Meu irmão tem 18 anos tem câncer na pelve e pulmão
Fez 10 sessões de quimioterapia e está muito bem graças a Deus
Depois dessas 10 sessões foi pedido exame de tomografia
O exame mostra q ele já melhorou muito na pelve nem lesão tem mais é no pulmão melhorou muito tbm porém ainda tem alguns nodulos…A médica dele pediu revisão de lâmina
Pq se pede esse exame?
Olá, Miriele, como vai?
Esse teste, geralmente, é solicitado para ter uma segunda análise do material biopsiado para confirmar o resultado.
O ideal, é que seu irmão converse com a médica que o acompanha para que ela possa explicar exatamente o que ela quer investigar com esse teste.
Abraços!
Meu sobrinho tem melanoma uveal , teria algum remédio desse tratamento celular pra curar ele ?
Olá, Janice, como vai?
Como a Abrale é especializada em cânceres do sangue, nós não temos como fazer uma avaliação do seu sobrinho e não temos autorização para indicar tratamentos, infelizmente, não temos como responder sua dúvida. O ideal, é que seu sobrinho, ou a pessoa responsável, converse com o médico que diagnosticou ele para verificar quais são as opções de tratamento e saber se há alguma terapia-alvo para o caso dele.
Abraços!
Caro amigo sou leigo no assunto mas tenho uma pergunta , vejamos o câncer vem de uma única célula e que se multiplicar sem proporção , pois bem
Todos nós contemos celular cancerígenas
O pq não existe um medicamento que faça um bloqueio nas células para que ela não possa se desenvolver antes que o paciente seja acometido por tumores .?
José, na verdade o câncer é um conjunto de doenças, e não uma doença única. Ele pode acontecer em diferentes tipos de células e em diferentes partes/órgãos do corpo. Por isso, existem tratamentos distintos para cada um dos subtipos da doença. Obrigada pelo comentário.
boa Tarde. Minha filha diagnosticou CA matastatico . esse tipo que vc diz q pode ser tratamento crônico
?
Tenho canceres de próstata bem agressivos (7 e 9 na escala Gleason).Fiz tratamento de radio (25 sessões), uma aplicação de Eligard e braquiterapia, 57 hastes de iodo 125. Os efeitos foram incontinencias urinárias com sangramentos e dores iniciais suportáveis que foram resolvidos com medicamentos. As incontinencias já existentes persistem. Somente voltarei em jan/22 para exame de PSA e a segunda aplicação do Eligard (após 6 meses). Por enquanto nada foi conclusivo, então, o que eu devo esperar ?
Olá, Antônio, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise para te auxiliar. Porém, indicamos que o senhor entre em contato com o Instituto Lado A Lado Pela Vida, que atua no combate ao câncer, doenças cardíacas e saúde do homem, que com certeza eles conseguirão esclarecer suas dúvidas. O contato deles é (11) 3050-5510.
Abraços!
Boa Noite, sobre a pressão alta, porque não tem cura definitiva e apenas controle. Não tem como identificar o que está causando o descontrole da pressão e assim eliminar o problema? Eu não tenho o costume de ir ao médico pra nada. Tenho 52 anos e não fico doente como as pessoas que eu conheço. Minha alimentação desde que eu era bebê e até agora é: Arroz, feijão, carne de porco ou carne de frango, carne de boi raramente, banana de qualquer tipo, mas a que eu mais gosto é a nanica. Essa é a base da minha alimentação, raramente como verduras, como alface quando volto da praia e tomate quando não tem banana. Não gosto de comidas incrementadas, tipo: Pizza, lasanha, empadão, comidas com muita mistura. Tomo muito refrigerante, mas comecei a tomar com 16 anos, bebo muita água, E como muita fruta, adoro frutas, e as verduras que eu como sempre como cruas não gosto de comer elas comidas. Eu nunca pesei mais que 60 kg, agora estou com 49 kg. Eu não tenho uma rotina controlada em nada, apenas faço o que eu tenho vontade, não tenho horário pra dormir, como quando estou com fome e não tenho muita atividade física nem sou sedentário, ando muito a pé, não sei o que é ter cãibra, nunca tive anemia, minha gripe não me deixa de cama e não dura 3 dias, meus ferimentos tem cicatrização rápida e não tomo remédio a não ser pra dor de cabeça que fica pesada quando eu bebo um pouco mais. Eu não suporto dor, mas um médico me disse que eu sou resistente a dor e é por isso que eu não suporto sentir dor, e que quando eu reclamo de dor é porque ela está bem acima do suportável. Eu então pergunto: Eu tenho algum problema grave, ou não tenho nada? Não sou igual as pessoas ou sou apenas uma pessoa que tem muita sorte. O que sou eu afinal de contas?
É verdade que existem alimentos que curam o câncer?
Olá, Laura, como vai?
Não, ainda não há evidências científicas indicando que qualquer alimento possa curar um câncer.
Há, entretanto, hábitos alimentares que podem contribuir com o bom andamento do tratamento, ou atrapalhar. Caso a senhora tenha interesse em conhecer mais sobre esse assunto, nós temos diversas matérias que podem te ajudar! Vamos deixar o link a seguir: https://revista.abrale.org.br/tag/alimentacao-e-cancer/
Abraços!
Bom dia.
Não é uma coisa só que pode cura o câncer, é um conjunto ações que se profissional que estar tratando o paciente souber fazer, com certeza trará grande resultado para o paciente, e não uma coisa só isolada.
A Quimioterapia é um veneno para o ser humano. Estudo engenharia Biomédica e sei que existe outros tratamentos mais eficazes e simplesmente não o fazem pelo dinheiro. A vida dos outros não interessam às indústrias farmacêuticas.. tal como todas as outras doenças de longo prazo.. preferem ficar a receber dinheiro de anos de tratamento que os outros fazem. Infelizmente essa é a realidade e sempre será
Olá, Henrique, como vai?
Não sabemos se o senhor tem o costume de acompanhar as novidades na área da Oncolgoia, mas frequentemente novos tratamentos são desenvolvidos e disponibilizados para a população. Em alguns casos, a quimioterapia, apesar de ser um tratamento sistêmico, é o melhor que ainda existe. Já para outros, há terapias mais “tecnológicas” que agem diretamente na mutação genética relacionada ao câncer. Porque, como explicamos nessa matéria, cada subtipo de câncer é causado por uma mutação genética diferente. Então, nem todo câncer de mama é igual ou todo câncer de pulmão é igual. Assim, um subtipo pode responder bem a uma terapia, mas outros não, por isso, não é possível ter um tratamento único e geral.
Caso o senhor queira se aprofundar no assunto, nós temos algumas matérias que podem te interessar bastante! Vamos deixar os links a seguir para que possa dar uma olhada:
Medicina personalizada na Oncologia
O que esperar das primeiras terapias CAR-T Cell aprovadas no país?
Pós-ASH 2021: novos tratamentos para o câncer
Destaques ASH 2020 – Novidades no tratamento do linfoma
Destaques ASH 2020: tratamentos para mieloma múltiplo
Novos tratamentos da leucemia mieloide aguda estão a caminho
Imunoterapia: o que é e como funciona
Terapias biológicas inovam tratamento oncológico
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Abraços!