Skip to content

Conheça os níveis de prevenção em saúde

Níveis de prevenção em saúde
Compartilhe

Última atualização em 26 de abril de 2023

As ações estabelecidas em cada um deles podem ser tomadas a nível coletivo ou individual para garantir que as pessoas tenham apoio desde antes do aparecimento da doença, até o fim do tratamento

Os níveis de prevenção em saúde se dividem em prevenção primária, secundária e terciária. Dentro de cada um deles, há uma série de ações que podem ser realizadas com o objetivo de cuidar das pessoas durante as etapas de uma doença. É fundamental que todas as fases sejam trabalhadas em conjunto, principalmente no caso do câncer, para garantir que os pacientes recebam um cuidado completo, aumentando as chances de cura e a qualidade de vida desses indivíduos. 

Quais os três tipos de prevenção?

Marianna Cancela, pesquisadora da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA (Conprev), explica  que há, basicamente, três níveis de prevenção em saúde.

Quais os tipos de prevenção
  1. Prevenção primária. Ela é realizada antes do aparecimento da doença, com o intuito de controlar os fatores de risco, evitando que as pessoas se exponham a eles, ou então promovendo oportunidades para que, aqueles já estão expostos, encerrarem o contato.
  2. Prevenção secundária. São as estratégias, ações e procedimentos para descobrir uma doença antes do aparecimento dos sintomas e/ou em estadiamento precoce.
  3. Prevenção terciária. Representa as ações oferecidas direta e indiretamente para as pessoas que foram diagnosticadas, com o objetivo de reduzir os danos e efeitos adversos da doença.
Leia também:

Exemplos dos níveis de prevenção primária secundária e terciária

Marianna descreve que no primeiro nível, não fumar ou abandonar o tabagismo são as principais ações individuais que alguém pode ter. A pesquisadora ainda comenta que algumas das estratégias implementadas, no âmbito público, para diminuir o uso do tabaco foram o aumento dos impostos sobre o cigarro, a proibição da venda para menores de idade e não poder fumar em lugares públicos.

Exemplos de prevenção primária, secundária e terciária

A prevenção e tratamento da obesidade também entram como uma estratégia de prevenção primária, já que o excesso de peso é um fator de risco para o câncer.  A promoção de uma alimentação saudável, prática de exercícios e aconselhamento nutricional são algumas das referências nesse nível. 

Já um exemplo de prevenção secundária é o rastreamento do câncer. “O rastreamento consiste em examinar indivíduos saudáveis com o objetivo de selecionar aqueles com maiores chances de apresentarem neoplasias devido a resultados de exames alterados e encaminhá-los para uma investigação diagnóstica mais aprofundada”, Marianna esclarece. 

Ou seja, esses testes analisam se aquela pessoa possui uma maior chance de ter certos tipos de câncer. Caso seja identificado que sim, esse indivíduo passa a fazer exames mais específicos e em uma frequência diferenciada, em comparação com a população geral. 

“Além disso, a detecção precoce também é uma estratégia de prevenção secundária”, a profissional alerta. 

E por último, ela comenta que o maior exemplo de prevenção terciária são as ações com objetivo de curar a doença, prolongar a vida e melhorar a qualidade de vida, isto é, o tratamento em si e terapias para melhorar os sintomas e efeitos colaterais.

Leia também:

Prevenção do câncer

De acordo com Marianna, cerca de um terço dos tumores podem ser evitados se todos os fatores de risco modificáveis forem controlados. Apesar disso, há alguns tipos de neoplasias malignas que não podem ser prevenidas.

Os fatores de risco modificáveis, também conhecidos como ambientais, são aqueles relacionados aos hábitos e estilo de vida. Como fumar, ter uma má alimentação, consumo de álcool e exposição à radiação solar. É aqui que a prevenção primária pode atuar.

Prevenção do câncer

Já os não modificáveis são fatores de risco intrínsecos, que são a idade, gênero, etnia, genética e hereditariedade

“A interação entre os fatores modificáveis e os não modificáveis determina o risco individual de câncer. A prevenção em saúde atua em todas as fases da história natural do câncer, desde a exposição até os cuidados paliativos. Também pode evitar ou diminuir a chance de recidiva, detectar precocemente um segundo câncer e melhorar o estado de saúde do paciente”, Marianna Cancela afirma. 


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top