Skip to content

Como lidar com o câncer na gravidez?

Mulher descobrindo câncer na gravidez
Compartilhe

Última atualização em 25 de maio de 2023

É preciso conversar com a equipe médica para entender os riscos e saber como seguir com ambos

Descobrir um câncer na gravidez, ou então descobrir que está grávida durante o tratamento oncológico, pode ser um momento assustador. Até há alguns anos, de forma alguma essas duas situações poderiam acontecer ao mesmo tempo. Mas, atualmente, os estudos mostram que é possível manter a gravidez e tratar a doença, dependendo do caso. Certos medicamentos e técnicas devem ser evitados e os riscos devem sempre ser avaliados pelo oncologista, para decidir qual a melhor estratégia.

O câncer de mama e o de colo do útero são os tipos de neoplasias mais comuns de serem diagnosticados ao longo da gravidez – até por serem alguns dos mais frequentes nas mulheres. 

A Drª. Daniela Martins, mastologista do Hospital Santa Catarina, comenta que a recomendação de não engravidar durante o câncer está em transição. Ou seja, não é mais uma proibição tão exata, como era antigamente. 

Isso acontece porque, de acordo com o Dr. Pedro Exman, oncologista do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, não é mais tão perigoso por conta das diversas opções terapêuticas que existem hoje em dia.

O que acontece se a mulher engravidar com câncer é que será necessário adaptar o tratamento, escolhendo o momento mais adequado para tratar e optando por medicamentos e técnicas que não representem riscos tanto para a paciente, quanto para o bebê.

Descobrir um câncer na gravidez

Durante muito tempo, diagnosticar um câncer durante a gestação era significado de ter que interromper a gravidez para cuidar da doença. Mas isso mudou, conta o Dr. Exman.

“Um princípio básico é manter a gestação sempre que não há risco, primeiro para a mãe e, em segundo, para o bebê. Em casos em que existe, de fato, um risco grande de vida para a mãe, aí sim discutimos, de forma legal, interromper a gestação”, ele explica.

Mulher descobrindo câncer na gestação

A Drª. Daniela complementa que, na maior parte dos casos, é possível sim manter a gravidez. São raras as vezes em que é necessário interrompê-la. 

“No Brasil, só temos autorização legal para interromper a gestação para tratamento quando há risco iminente de morte para a mãe, caso aquele tratamento não seja realizado. Essa situação nós só encontramos em casos graves de doença metastática com necessidade de se utilizar drogas quimioterápicas contraindicadas na gestação”, ela esclarece.

Leia também:

Exames para câncer na gravidez

Em geral, não há exames que são totalmente proibidos, mas não se deve utilizar contraste. Então, a ressonância magnética está autorizada, porém é preciso fazê-la sem esta técnica. 

Já a mamografia e a ultrassonografia estão liberadas e podem ser solicitadas diante da suspeita do câncer ou para acompanhá-lo.

Mulher fazendo ultrassom para gravidez

TEXTO

Tratamento de câncer na gestação 

Há alguns pontos importantes que devem ser avaliados pelos oncologistas para entender qual o melhor protocolo terapêutico para a paciente. O primeiro ponto é em qual momento a gestação está, por exemplo, se é o primeiro trimestre, segundo ou terceiro. Outro fator são as opções de medicamentos disponíveis e até mesmo se seria indicado, ou não, realizar uma cirurgia oncológica. Tendo todas essas informações, é definido como seguir.

Mulher na médica falando sobre tratamento de câncer na gestação

O momento certo para o tratamento

“O tempo de início do tratamento é fundamental”, o Dr. Exman afirma.

Ele informa que, geralmente, não se deve tratar pacientes que estão no primeiro trimestre da gestação, porque a placenta, que faz a proteção do feto, ainda não está totalmente formada. 

Quando pode fazer tratamento de câncer na gestação

 “A boa formação da placenta ocorre após o primeiro trimestre e é um fator fundamental para o início do tratamento oncológico. Isso acontece porque é ela que evita a exposição do bebê à quimioterapia.”

Quimioterapia na gravidez

Há algumas drogas quimioterápicas que podem ser utilizadas e há outras que não devem entrar no protocolo. Isso acontece porque alguns medicamentos podem ultrapassar a proteção da placenta e chegar até o feto, mesmo depois de ela estar completamente formada.

Mulher grávida fazendo quimioterapia

A Drª. Daniela exemplifica que uma das drogas que não pode ser administrada nessas situações é o metotrexato, devido ao fato de ele ser teratogênico e ter risco de causar malformações graves.

“O esquema mais estudado e mais utilizado é o com antracíclicos e taxanos”, ela informa.

Radioterapia na gravidez

Radioterapia na gravidez

O Dr. Exman alerta que esse é um tratamento que é totalmente contraindicado durante toda a gestação, por risco da malformação. 

Segundo a Drª. Daniela, a única exceção são os casos de “cânceres metastáticos dramáticos”. Por exemplo, um tumor no sistema nervoso central, mas é indispensável colocar uma proteção abdominal para realizar a radioterapia.

TEXTO

Cirurgia oncológica durante a gestação

O procedimento cirúrgico é considerado seguro e pode ser realizado – o único ponto que precisa de cuidado é a utilização da anestesia em gestantes. Além disso, caso o câncer esteja próximo ao útero, também é preciso estar atento, mas não é, necessariamente, um impedimento.

Quem está grávida pode fazer cirurgia

O único impedimento para a cirurgia oncológica é caso o câncer seja no útero.

Leucemia na gravidez

Como a leucemia, e os outros cânceres hematológicos, afetam a paciente de uma forma sistêmica, “as repercussões da doença e do tratamento afetam mais o corpo todo e não apenas um órgão isolado”, a Drª. Daniela pontua. 

Exame de sangue com leucemia

Então, a decisão de como realizar a terapia depende do tipo de leucemia, se é aguda ou crônica, e em qual momento a gestação está, se início ou fim.

“Por exemplo, em casos de leucemia aguda e gestação inicial, pode ser necessária a interrupção da gestação, já que a terapêutica pode causar malformações graves ao feto”, a médica fala.

Mas, se for possível utilizar outro tipo de medicamento, que não traga riscos para a mãe e para o bebê, a gravidez pode ser mantida.

No caso da leucemia mieloide crônica (LMC), as pacientes devem fazer uso dos inibidores de tirosina quinase (ITK) ao longo de toda a vida. Porém, não é indicado tomar esse remédio durante a gravidez, justamente porque ele pode causar aborto espontâneo ou interferir na formação do feto durante o primeiro trimestre de gestação. 

Mas, em casos de gravidez não planejada, o indicado é interromper o uso do medicamento imediatamente. 

Foi o que aconteceu com a  Itaciara Monteiro, que descobriu a LMC quando tinha nove anos de idade. Na época, os inibidores de ITK não eram o tratamento padrão, então Ita, como gosta de ser chamada, só começou a tomar a terapia quando completou 15 anos.

Aos 22 anos, ela engravidou. “Como minha LMC estava indetectável, decidi que seguiria com a gravidez. Eu queria ser mãe! E hoje, só tenho a agradecer por essa oportunidade e por ter enfrentado esse risco. Meu filho, Ian Monteiro Simões, tem 14 anos e é o amor maior que eu poderia sentir”, ela relembra.

Hoje, Ita é formada em Gestão de Marketing e também em Enfermagem. Atualmente, trabalha no Apoio ao Paciente Abrale, ajudando diversos pacientes que acabaram de receber o diagnóstico de um câncer, além de coordenar o Comitê de Pacientes e também o Programa Bem-Estar, da organização.

O câncer influencia no momento do parto?

Mulher dando à luz

“Não. A via de parto é obstétrica, não temos contraindicação de parto vaginal ou cesariana. É recomendado que o parto aconteça de duas a três semanas após o último ciclo de quimioterapia para diminuir as possíveis consequências de anemia, leucopenia ou plaquetopenia decorrente desse tratamento”, afirma a Drª. Daniela


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Eu tive leucemia ( LMA) com 20 semanas de gravidez . Procurei outros pacientes como eu, o que foi muito difícil de achar . Fiz dois ciclos de quimioterapia grávida.
Meu filho nasceu com 34 semanas de gestação.

Back To Top